F125cc.com
Troca de retentor do veio da cx velocidades F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
42 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 41 Visitantes :: 2 Motores de busca

Scpsnet

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Troca de retentor do veio da cx velocidades

Ir em baixo

Troca de retentor do veio da cx velocidades Empty Troca de retentor do veio da cx velocidades

Mensagem  SL125 em Seg 24 Nov - 10:01

Olá companheiros,

Alguém me sabe indicar se para se fazer a troca do retentor do veio onde está encaixado o pedal de mudanças é preciso abrir o bloco da caixa / motor?

Ou basta tirar fora o pedal de mudanças do respetivo estriado do veio e consegue-se mudar?

Obrigado!
Troca de retentor do veio da cx velocidades 952112
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Troca de retentor do veio da cx velocidades Empty Re: Troca de retentor do veio da cx velocidades

Mensagem  SL125 em Seg 24 Nov - 10:50

Após alguma pesquisa, julgo que é isto...

Alguém já testou?
SL125
SL125

Troca de retentor do veio da cx velocidades Empty Re: Troca de retentor do veio da cx velocidades

Mensagem  NPedrosa em Seg 24 Nov - 12:02

Parece-me que vais ser a cobaia.

:padre:
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Mensagem  SL125 em Seg 24 Nov - 12:35

Já percebi que se faz pelo exterior, que era a minha grande dúvida!
Num futuro mais ou menos próximo conhecerão a menina onde estou a "trabalhar"...
Troca de retentor do veio da cx velocidades 697124
SL125
SL125

Mensagem  retmix em Seg 24 Nov - 22:28

Isso é mt simples de fazer mas tem atenção que tens que Vazar o óleo do motor se não qd tirars o retentor vai sair o óleo todo. Ao colocar tem que ser cm cuidado para não trilhar o retentor.
retmix
retmix

Masculino Mensagens : 47
Mota : Keeway RKV

Mensagem  SL125 em Seg 24 Nov - 22:34

Bem lembrado!
Se calhar deixarei então para a proxima revisão, pois só está a verter pouco.
(y)
SL125
SL125

Mensagem  Dias em Ter 25 Nov - 11:24

- Não é necessário retirar o óleo todo se deitares a moto para a direita, o que também facilita bastante o trabalho.
- Para não trilhar o retentor, para além da dica no vídeo (molhá-lo com óleo do motor para escorregar bem, tanto ao longo do veio como para entrar na caixa), aqui vai mais uma dica: enrola um bocado de papel vegetal molhado em óleo à volta do recartilhado do veio (apenas o suficiente para pouco mais de 1 volta) antes de enfiares o retentor novo (logo que passe a zona do recartilhado, podes tirar o papel porque já não há crise).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5413
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  SL125 em Ter 25 Nov - 11:45

Dias escreveu:... aqui vai mais uma dica: enrola um bocado de papel vegetal molhado em óleo à volta do recartilhado do veio (apenas o suficiente para pouco mais de 1 volta) antes de enfiares o retentor novo (logo que passe a zona do recartilhado, podes tirar o papel porque já não há crise).

Boa, assim garante-se que o interior do retentor não fica riscado pelo recartilhado!
Valeu!  Troca de retentor do veio da cx velocidades 952112
SL125
SL125

Troca de retentor do veio da cx velocidades Empty :)

Mensagem  Helder Cruz em Ter 25 Nov - 11:57

Não te esqueças de montar a parte "aberta" para o lado da caixa, para que o próprio óleo faça o "beiço" do vedante apertar contra o veio para vedar.

Vê como está o veio, na área onde encosta o vedante. Se estiver sujo ou um resíduo duro, passa um pouco de lixa fina para o retirares.

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8157
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  SL125 em Ter 25 Nov - 12:09

Helder Cruz escreveu:Não te esqueças de montar a parte "aberta" para o lado da caixa, para que o próprio óleo faça o "beiço" do vedante apertar contra o veio para vedar.

Vê como está o veio, na área onde encosta o vedante. Se estiver sujo ou um resíduo duro, passa um pouco de lixa fina para o retirares.

Mais uma boa dica, é por isso que gosto deste fórum!!!
Por acaso julgo que vou encontrar alguma sujidade, pois já estive a inspecionar e vem alguma sujidade da zona do retentor.
Tentarei evitar a lixa, para não riscar o veio... vamos ver. Só depois de tirar poderei ver.
Trata-se de uma mota que comprei usada e estou a revê-la.
Agora como troquei o óleo, provavelmente o que ela tinha era mais grosso..., aparece um pinguito de vez em quando!
SL125
SL125

Mensagem  Helder Cruz em Ter 25 Nov - 12:21

Para te dizer a verdade, o que te escrevi no meu comentário anterior já o tinha feito anteriormente, tal como algumas das dicas que os outros companheiros te deram nos comentários deles.

Acabei por não enviar o comentário, porque não faz muito sentido eu estar a dar-te conselhos quando eu não faço nada na minha moto para além de ver níveis e lubrificar a corrente.
NADA!

Helder Cruz

Mensagem  SL125 em Ter 25 Nov - 12:27

Eu também não fazia...nem faço, na minha Superlight!
Mas esta veio para as minhas mãos a precisar de muito carinho... e como eu gosto de as acarinhar eheeh

E o facto de não ser nova, e de não ter de me preocupar com garantias, deixa-me alguma liberdade para mexer no que conheço menos e aprender alguma coisa... vamos ver se não sai burrice... ehehhehe

Troca de retentor do veio da cx velocidades 952112
SL125
SL125

Mensagem  Helder Cruz em Ter 25 Nov - 12:38

Quando vou a abusar não gosto de ir a pensar no que fiz na mota e no que pode acontecer caso tenha feito algo errado...

Helder Cruz

Mensagem  Helder Cruz em Ter 25 Nov - 12:38

Quando vou a abusar não gosto de ir a pensar no que fiz na mota e no que pode acontecer caso tenha feito algo errado...

Helder Cruz

Mensagem  SL125 em Ter 25 Nov - 12:45

Há sempre a adrenalina do risco!!! eheheh
Agora a sério, percebo o que queres dizer!

Claro que não me vou pôr a trocar um rolamento, afinar válvulas ou substituir disco de embraiagem... pois são coisas que desconheço totalmente e que acho que só deve meter-se a isso quem sabe mesmo!

Há dias abri um tópico também sobre a troca do kit de transmissão. Graças às dicas do pessoal, já desisti de fazer eu a troca. É um processo demasiado crucial para ser feito por um amador como eu.
Mas foi bom "ouvir" o que a malta tem a dizer sobre o assunto!
SL125
SL125

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: