F125cc.com
Indecisão entre Naked 125cc F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Indecisão entre Naked 125cc F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
121 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 121 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Indecisão entre Naked 125cc

5 participantes

Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 2:12

Boas pessoal, já há bastante tempo que acompanho aqui o pessoal do forum das 125cc e por isso mesmo, venho pedir uns conselhos.
Desde que ando a tirar a carta de carro que me tenho interessado nas 125cc. Consumos, manutenção, oferta, enfim...
O que pretendo é mesmo propôr-me a exame prático de 50cc para então poder adquirir a minha 125cc ( Categoria B + Exame prático de 50cc = Permissão para 125cc).
Inicio aqui o meu pedido, se alguém tiver uma 50cc que pode emprestar para conseguir fazer o exame de 50cc agradeço que me diga alguma coisa. Sei que há pessoal solidário aqui que tem todo o gosto em o fazer.
Agora, em relação às motas em si eu estive a ver a Sym Wolf 125 e a Honda CB125F (modelo que sairá no primeiro trimestre de 2015).
Já vi que a Sym tem os seus prós e contras e quanto à CB125F, naturalmente que não procuro conselhos sobre se é uma boa maquina ou não, mas apenas a refiro para que fique claro os gostos que tenho em relação à 125 que procuro.
Estive mesmo a pensar a serio na actual Honda CBF mas depois quando soube que iria sair esta já no principio de 2015 mudei de ideias, uma vez que o actual modelo já está bastante descontinuado a nível estético.
Deixo imagens das duas:

Sym Wolf 125:
Indecisão entre Naked 125cc 04_wolf


Honda CB125F (2015):

Indecisão entre Naked 125cc 2015-honda-cb125f-to-arrive-in-europe-very-soon-photo-gallery_9 

Peço desculpa se fui demasiado longo, ainda me estou a habituar ao que devo dizer no forum.
Se disse alguma estupidez, por favor, corrijam-me. Agradeço a vossa opinião!

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Dissidente Ter 9 Dez - 10:07

Duarte, fala-nos um pouco sobre o uso que vais dar à mota. Vai ser mota do dia a dia, para qualquer tempo? Que percurso diário vais fazer? Quais são os teus planos a médio-longo prazo para a mota?
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  NPedrosa Ter 9 Dez - 11:42

Se for somente para andares em cidade e esporadicamente umas voltitas maiores,, uma 125cc chega e sobra.

Mas como aconteceu a mim e a muitos outros neste fórum, depois de começares a andar de mota e a teres prazer nisso, uma 125 não te vai chegar.

Para começares no mundo das duas rodas avança para a compra de uma em segunda mão. 

A não ser que tenhas carteira recheada e aí podes ir para nova.

Eu quando comprei a minha Duke pensei:

- Bem, não tenho carta de mota (nem tempo para a tirar) e quero comprar uma mota.
- Por não ter tempo para tirar a carta, vou escolher umas das melhores 125cc que há no mercado, já que vai ser para ficar.

9 meses depois de ter comprado a Duke, arranjei tempo para tirar a carta A, (ainda a estou a tirar) e esta semana vou fechar negócio para ir buscar uma Yamaha MT-07.


Em relação a essas duas, passa nos stands para veres ao vivo e mais importante, senta-te nelas para ver se te sentes confortável.  Indecisão entre Naked 125cc 952112 Indecisão entre Naked 125cc 697124

Pensa bem e boa escolha.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 12:13

Obrigado desde já à resposta dos dois, realmente o que pretendo é uma mota para fazer 40 a 50 kms por dia para ir ate ao centro de Lisboa e voltar. Apesar de eu querer ir dar aquelas voltas ao fim de semana e fazer eventualumas viagens maiores no verão.
Quantos kms é que acham que estas 125 aguentam? Nao tenho a minina noção do número de kms que uma 125 aguenta em termos de longevidade.
A minha ideia é comprar uma mota para me durar 2 a 3 anos e depois, se possível, tirar a carta A2.
Ja agora, em relação à 50cc que preciso para fazer o exame, vocês nao sabem de ninguém que me pode ajudar?

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  NPedrosa Ter 9 Dez - 12:54

Sou de Leiria. Nesse ponto não te consigo ajudar.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Dissidente Ter 9 Dez - 13:24

Duarte, a respeito da resistência da mota aos km's, tirando material manifestamente mau ou defeitos de componentes dura o que quiseres cuidar dela. Se fizeres sempre as revisões atempadamente e recomendadas, cuidares bem do seu tratamento e tudo durará muitos e bons km's.

Pegando nos teus valores, e admitindo que vás andar com ela no dia a dia independentemente do tempo que faça estamos a falar de cerca de 1100 km's por mês, e arredondando com umas voltitas pelo meio farás um mínimo de cerca de 14k km's/ano. Uma vez que já tens a ideia de vires a tirar a carta de mota creio que é melhor apontarmos para os 2 anos  Indecisão entre Naked 125cc 326955 - 28k km's.

Qualquer uma das duas te deve fazer essa quilometragem sem problemas de maior, no entanto a pensares no valor de revenda a CBF provavelmente desvalorizará menos que a Wolf. Não sei os preços delas mas é uma questão de fazeres a análise e veres se a diferença de preço entre as duas justifica a desvalorização em dois anos (e se quiseres por as coisas em termos mais concretos transforma a diferença de valores em gasolina ou revisões; é sempre bom percebermos que tipo de voltinhas podemos fazer com o dinheiro que poupamos  Indecisão entre Naked 125cc 697124)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 13:42

NPedrosa escreveu:Sou de Leiria. Nesse ponto não te consigo ajudar.

Obrigado na mesma pela ajuda!

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 13:45

Pronto, então já sei que em relação à longevidade da mota não tenho muito com que me preocupar!
Mas achas que vale a pena eu comprar uma mota nova ou mais vale uma mota usada? É que os preços são bastante diferentes quando olho para uma mota nova e para uma mota em segunda mão.
Obrigado desde já!

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  SL125 Ter 9 Dez - 14:15

Sobre a 50cc, desculpa a inocente pergunta, mas não te vais propor a exame através de uma escola de condução?
Nesse caso, eles têm 50cc precisamente para esse fim...

Indecisão entre Naked 125cc 952112
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Dissidente Ter 9 Dez - 15:17

Duarte M escreveu:Pronto, então já sei que em relação à longevidade da mota não tenho muito com que me preocupar!
Mas achas que vale a pena eu comprar uma mota nova ou mais vale uma mota usada? É que os preços são bastante diferentes quando olho para uma mota nova e para uma mota em segunda mão.
Obrigado desde já!

Bem, antes de responder deixa-me contar-te a minha experiência. Meti-me nas motas por questões financeiras, para reduzir o custo de combustível. Sempre fui petrol head mas nos carros. Nem sabia se me ia adaptar a andar de mota no dia a dia nem nada. Tirei umas aulitas para ver se aquilo era para mim (mal sabia eu...) e para saber mínimamente o que estava a fazer em cima de uma mota.

Pensava em meter-me numa mota usada, para ser mais barato e tal, mas foi na altura da famosa lei das 125cc (aliás, foi o motivo pelo qual comecei a pensar nisso; era o custo da mota, equipamento e pouco mais) e o mercado de usados inflaccionou de tal forma que uma mota usada chegava a estar quase ao mesmo preço da mesma nova (estamos a falar de diferenças de 200-300€  Indecisão entre Naked 125cc 750583). Depois de pesquisar muito (e com muita ajuda aqui destes companheiros) lá cheguei à shortlist e pesquisando o mercado concluí que por pouco mais comprava a mota nova. Uma mota para durar...

Isto foi há cerca de 3.5 (mais coisa menos coisa). Comprei a mota, comecei a andar sempre que o tempo permitia. Quando ganhei alguma prática comecei a andar com pendura em algumas voltinhas (nunca muito fácil por causa da miúda pequena), andar com chuva, e o bichinho começou a morder. Quando me apercebi andava de mota todos os dias (menos ao fim de semana, que éramos três; só quando passeava sózinho), com qualquer tempo, até parecia que já tinha alguma experiência na coisa. Este Verão decidi que daria o próximo passo (para mim; não há problema nenhum sem não subir de cilindrada, antes pelo contrário... dependendo do caso até é a escolha acertada), impulsionado pela minha mulher querer ver o meu rabo fora da minha 125cc (para o substituir pelo dela  Indecisão entre Naked 125cc 326955), e eis que cá estou. A nossa 125cc vai no próximo fds fazer a revisão dos 20k.

Agora a resposta à tua pergunta... na altura apenas comprei a mota nova porque as usadas estavam demasiado inflaccionadas. Mesmo a 600cc que comprei há meses estava a suspirar por uma MT-07 nova, mas depois de fazer contas (e várias vezes) comprar usada compensava sempre sobre comprar nova (a considerar um mínimo de 3 anos).

Se é a tua primeira mota, e ainda não tens prática, e se consegues um bom negócio de usados pessoalmente (e sempre IMHO) iria para a usada. Se depois de ganhares prática quiseres subir, ficarás satisfeito por não teres gasto muito dinheiro com a tua mota de entrada (e aplicado parte dessa diferença em gasolina para ires rolar com o pessoal, que é das melhores formas de se ganhar experiência e sentir o prazer de andar de mota). Se quiseres manter-te na 125cc podes sempre pensar, se quiseres, em trocar de mota por uma melhor dentro do mesmo segmento de cilindrada, talvez um pouco melhor.

Mas pelos planos que indicas acho que é melhor perderes umas horitas à procura de uma usada  Indecisão entre Naked 125cc 952112

Dá uma vista de olhos na secção de classificados do fórum:

https://moto125cc.forumotion.com/f3-venda-on-topic

Tens a vantagem da maioria das motas em venda serem de membros do clube com os respectivos diários de bordo abertos. Assim sempre conheces o histórico da mota, o que é sempre uma grande vantagem sobre as "motas de senhora guardadas a maioria do ano em garagens e com as revisões todas feitas"  Indecisão entre Naked 125cc 326955 Indecisão entre Naked 125cc 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty :)

Mensagem  Helder Cruz Ter 9 Dez - 15:39

Não sei o que procuras numa mota, nem que motas gostas, embora tenhas mencionado nakeds e dado o exemplo de dois modelos.
Tens outros: Keeway RKS, Daelim Roadwin Fi, Hyosung GT125 Comet, Yamaha YBR... etc.

Fracamente, as japonesas são muito melhores que as Taiwanesas, Coreanas e Chinesas.
Mas se queres comprar barato e relativamente bom, não penses duas vezes que não te arrependes.
Se soubesse o que sei hoje, teria comprado a minha 125cc usada. Mas depende do tempo que achas que a vais manter e do dinheiro que tens disponível para o efeito.

As 125cc levam-te onde levam as outras... A minha levou-me de Alverca a Coimbra, Batalha, Portalegre, Beja, etc. Levam-te é mais devagar, com menos segurança e menos despesa.
Para andar no meio do transito de Lisboa, não há como uma naked 125cc como a minha!
(se bem que a rapaziada das PCX parecem peixes dentro de água a por entre os carros...)
Acrescenta mais qualquer coisa neste tópico. Vai vêr as motas aos stands ou procura os vários modelos na net...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 19:51

Pois, realmente acho que o melhor é ir para uma mota usada, uma vez que não há grande necessidade de comprar uma mota excelente agora.
Estou mesmo a pensar na Sym Wolf 125, sabem de algum negócio de alguém aqui do forum? (A cor é que tem de ser preta). Se souberem de alguma coisa agradeço.
Sabem se compensa mais autopropor me atraves do IMT a exame prático de 50cc ou se o melhor é através de escola de condução? Eu penso que os preços são bem menores sem o intermediário escola de condução, mas nao sei.
Obrigado desde já a todos!

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Duarte M Ter 9 Dez - 20:06

Já agora, sabem de concecionarios que vendam usadas na zona de Lisboa?

Duarte M

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/12/2014
Mota : Inexistente

Ir para o topo Ir para baixo

Indecisão entre Naked 125cc Empty Re: Indecisão entre Naked 125cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos