F125cc.com
Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
43 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

rookie125

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

[URGENTE] Redução de Marcha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[URGENTE] Redução de Marcha

Mensagem  Vasco Costa em Qui 12 Mar - 23:04

Boas Pessoal,

Eu acho que ando a fazer mal a Redução das Mudanças... Por vezes, eu ia vamos imaginar a 60Km/h e o Semáforo ficava vermelho, eu começava a colocar em Neutro e só depois começava a travar. Isso fazia com que quando eu reduzisse aquilo fazia uns estalitos do tipo ficava encravado. Abocado, eu notei que, vamos imaginar que eu vou a uns 60/70Kmh... O Semáforo fica vermelho ou eu tenho de travar rápidamente por qualquer outra coisa eu travo tudo e depois começo a reduzir vamos supor desde a 5 á 1/N... Aquilo que me acontece ás vezes e últimamente quase sempre que tenho de fazer isso é eu começar a reduzir e aquilo encrava.. Não reduz mais... Eu fico ali a carregar no Pedal e aquilo não desce! Tenho de empurrar a Mota à mão para a beira e carregar naquela porcaria com a Mão (Muitas vezes seguida) para aquilo descer.. É no mínimo embaraçosso... O que será o problema? E o que tenho de fazer para o resolver?...
Vasco Costa

Masculino Mensagens : 360
Mota : Atual: Suzuki GSX-F 600 de 1998 Anterior: Honda Hornet 600 de 1998 / Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Re: [URGENTE] Redução de Marcha

Mensagem  Dissidente em Qui 12 Mar - 23:15

A mota é nova não é companheiro? Ainda está na rodagem? É normal... é 80% técnico e 20% falta de experiência 

Quando o equipamento é novo as peças têm que acamar para trabalharem em conjunto de forma suave e fluída. Além disso antes da revisão dos 1k kms (e de acabar a rodagem) o óleo que equipa o motor, e que é partilhado pela caixa, têm propriedades diferentes do óleo comum. Por este motivo é normal no início as mudanças por vezes custarem a entrar e ficarem mesmo presas nas situações que descreves.

Mesmo depois por vezes tb acontece, e aí entra a parte da falta de experiência. Habitua-te a utilizar o motor para ir travando a mota, juntamente com os travões. Não só é mais eficiente como seguro. Ires reduzindo progressivamente diminui a probabilidade da mudança ficar presa. No entanto, quando isso acontecer, é tão simples como largares levemente a embraiagem e sentires a mudança a entrar. Aí já estás pronto para as outras 
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Carlos Alexandre em Qui 12 Mar - 23:18

vê que óleo metem na mota poderá
 não ser o indicado como poderá ser a embraiagem a precisar de afinação ou uma nova
mas já vi algumas a faser isso e era do óleo pois o mecânico mudou de marca e ficou bom
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 5865
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  Vasco Costa em Qui 12 Mar - 23:25

Não não, por ser a primeira mota eu optei por Usada.
Tirei a Carta 13-02-2015 e comprei-a 18-02-2015. Com 24.500 Km's.
Já conta com 27.350...
Vasco Costa

Mota : Atual: Suzuki GSX-F 600 de 1998 Anterior: Honda Hornet 600 de 1998 / Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Mensagem  Vasco Costa em Qui 12 Mar - 23:28

Realmente não sei o que fazer... Acredito que seja apenas por falta de experiência...
Eu espero!!!
Vasco Costa

Mensagem  Fogueiras em Qui 12 Mar - 23:28

passa pela oficina para ver se está alguma coisa a trabalhar mal... puderá ser o oleo não ser o mais indicado

camarada, um conselho! Porque não abres um diário de bordo? será preferivel colocar sempre estas dúvidas e outras que possam surgir no DBordo, ficando tudo no mesmo sitio!!!!
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5792
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Mensagem  Dissidente em Qui 12 Mar - 23:29

Então vou ali mais para a teoria do Carlos... qualidade do óleo e/ou afinação da embraiagem
Dissidente

Mensagem  Vasco Costa em Qui 12 Mar - 23:35

Também já pensei em fazer um DB, acho que está na altura!
Eu sou um Nabo nas partes de Manutenção... Primeira vez que tentei tirar a Carenagem direita parti aquela porcaria. -.-' Desde esse dia que não meto nem tiro mais nada. Quanto ao Óleo ela esteve na Revisão dos 24.000Km's. E meteram lá.
Eu não mudo o Oléro nem dos Travões nem do Motor, apenas vejo se tem. E como para mim tem sempre, nunca meti. '-'
Vasco Costa

Mensagem  Fogueiras em Qui 12 Mar - 23:42

pode não ser o oleo mais indicado......

não te esqueças de abrir o DB
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5792
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Mensagem  JLD em Sex 13 Mar - 0:20

Vasco Costa escreveu:Boas Pessoal,

... eu travo tudo e depois começo a reduzir vamos supor desde a 5 á 1/N... 

Pergunta um pouco estúpida, mas largas (e apertas) a embraiagem entre reduções, ou estás a tentar reduzir tudo seguido de 5ª até 1ª?
JLD

Masculino Mensagens : 189
Mota : Yamaha FZ6 ; ex. Sym Wolf 125

Mensagem  Vasco Costa em Sex 13 Mar - 0:25

Pergunta um pouco estúpida, mas largas (e apertas) a embraiagem entre reduções, ou estás a tentar reduzir tudo seguido de 5ª até 1ª?

Agora que falas nisso, acho que quando encravava eu apertava a Embraiagem e reduzia uma a uma, mas sem largar a embraiagem. Só quando "encravava" é que tirava a Mão e lá ia eu com a Mão a fazer força naquela porcaria.
Vasco Costa

Mensagem  JLD em Sex 13 Mar - 0:33

Pois, então tenta reduzir e embraiar entre reduções.

E para além disso, a mudança convém que entre na rotação certa... ao dizeres que "travas tudo e depois reduzes", penso que estarás a tentar reduzir de 5ª (por ex.) a uma velocidade (e rotação) já demasiado baixa para a mudança em que estás... É uma questão de hábito, mas ao travar tudo, como disseste, tens que ir reduzindo a caixa ao mesmo tempo em que a mota reduz a velocidade, se tentares reduzir fora de tempo vai encravar.
JLD

Masculino Mensagens : 189
Mota : Yamaha FZ6 ; ex. Sym Wolf 125

Mensagem  Helder Cruz em Sex 13 Mar - 8:13

Muda ai as percentagens do Dissidente... isso é 100% falta tua.
Experimenta reduzir uma a uma.
Para uma travagem de emergência, reduz só uma mudança ou nem reduzas nenhuma se não tiveres tempo.
A parar num semáforo, deverás parar a mota já em ponto morto, ou habilitaste a não conseguir engrenar a 1ª para arrancar.

Parece confuso mas é simples. O problema foi que te habituaste a apertar a embraiagem e "cá vai alho" de descer por ali abaixo...

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7627
Mota : Honda XL1000V; BMW R1200GSA

Mensagem  Dias em Sex 13 Mar - 10:35

Como já foi dito acima (e como eu já tentei explicar a quando do meu post sobre as caixas das motos), os "cães" só encaixam quando estão alinhados, o que só é garantido que aconteça se estiverem a rodar. Assim, se a embraigem estiver solta e a roda estiver parada, a mudança pode não engrenar, o que se nota pela falta do barulho característico e até pelo curso do pedal.

Agora perguntarão: então como é que a 1ª entra quando a moto está parada?
Ora bem, as embraiagens de discos em banho de óleo têm a peculiaridade de o óleo colar os discos e estes só se soltarem se forem forçados a escorregar. Ao meter-se a 1ª com a roda parada, a sequência é:
1) Caixa em N.
2) A maneta da embraiagem está solta, logo os 2 conjuntos de discos estão colados.
3) Aperta a maneta da embraiagem... mas os discos continuam colados!
4) Carrega no pedal para meter a 1ª. Como os discos estão a rodar, os "cães" hão-de ficar alinhados e engrenam, o que faz os discos escorregarem e soltarem-se.
Portanto, a moto só fica efectivamente desembraiada depois da mudança entrar.
Se, de seguida e com a roda ainda parada, tentarem meter outra mudança, ela pode não entrar porque já está mesmo desembraiada.

Solução: Largar sempre ligeiramente a maneta até ouvir o "tac" ou sentir o motor a fazer força.
Dias

Masculino Mensagens : 4505
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Vasco Costa em Sex 13 Mar - 12:21

Obrigado pela ajuda de todos, acho que então é culpa minha mesmo. (Ainda Bem).
Como falaram, habituei-me a apertar a embraiagem e descer tudo.. 
Já entendi mais ou menos o que tenho de fazer, colocar uma à uma conforme o motor vai pedindo e não descer tudo logo. Mas numa de emergência eu travo a fundo e consigo parar mas aquilo estava na 4. Aí faço o que? Reduzo uma a uma? Ma se largar a mão da embraiagem a mota desliga-se. Acho melhor ter ficado pela bicicleta. '-'
Vasco Costa

Mensagem  Dissidente em Sex 13 Mar - 12:28

Vasco, numa travagem de emergência feita dessa forma ao reduzires se a mudança ficar presa soltas ligeiramente a embraiagem até sentires (e ouvires) a mudança a entrar. Aí está engatada e podes arrancar (ou continuar a reduzir) 
Dissidente

Mensagem  SL125 em Sex 13 Mar - 13:58

Dias escreveu:...

Solução: Largar sempre ligeiramente a maneta até ouvir o "tac" ou sentir o motor a fazer força.

e

DissidenteVasco, numa travagem de emergência feita dessa forma ao reduzires se a mudança ficar presa soltas ligeiramente a embraiagem até sentires (e ouvires) a mudança a entrar. Aí está engatada e podes arrancar (ou continuar a reduzir)  

ESTÁ TUDO DITO AQUI

E ainda em caso de emergência, e se não tiveres tempo de fazer o que diz o Dissidente, lembra-te, nesse momento o mais importante é imobilizares a mota em segurança.
Não percas muito tempo a pensar no que é correto, senão podes atrapalhar-te e dá mau resultado...
Se puderes e quiseres treina em zonas de pouco trânsito fazer essas reduções mais repentinas, para apanhares o jeito!

Às vezes na mota acontece-me isso de ser mesmo de repente e não ter tempo de fazer as reduções sequenciais, então aproveito depois quando ela está mesmo quase parada para fazer as reduções que ainda faltam, aproveitando que a mesma se vai mexendo uns cms...

Mesmo de carro, sempre tive o hábito de acompanhar com a cx de velocidades. Nunca reduzo de uma 5ª para terceira... quanto muito, e se não houver tempo, vai em 5ª de embraiagem pisada e depois calculo a mudança mais adequada à velocidade a que vou depois de afrouxar, engreno-a, e siga!

PS: Não te esqueças de depois vir aqui dar feedback, que a malta gosta sempre de saber como correram as coisas!
SL125

Masculino Mensagens : 620
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Mensagem  Helder Cruz em Sex 13 Mar - 14:47

Numa travagem de emergência a sério... daquelas em que te vêm os tintins à goela, trava com o travão da frente e o de trás e não apertes a embraiagem.
Numa travagem mais a sério mas que te seja possível fazer algo mais, apertas a embraiagem enquanto travas, reduzes uma mudança e voltas a largar.

Não desesperes. Acredita que a bicicleta é mais perigosa que uma mota.

Helder Cruz

Mensagem  Dissidente em Sex 13 Mar - 15:13

E acima de tudo... não abras a boca... ainda te caem os tintins e depois tens que estar imobilizado na via à procura deles sobre o alcatrão 

(Patrocinado por: Muralhas)

Dissidente

Mensagem  Helder Cruz em Sex 13 Mar - 15:18

...E se forem difíceis de encontrar como as peças do meu telemóvel depois de cair a 60km/h... são um par de horas à procura no meio da estrada!

Helder Cruz

Mensagem  Vasco Costa em Sab 14 Mar - 1:41

Uma maravilha, posso dizer com 100% de certeza que hoje foi o segundo dia em que conduzi de forma perfeita. (O primeiro foi no Dia do Exame de Condução.  lol!)

Obrigado pelas dicas, não ficou presa mesmo tendo de fazer uma ou duas travagens assim mais repentinas! Isto daqui a uns tempos já nem é preciso ir à Escola de Condução tirar a Carta é só vir aqui ao Fórum e vai nisto. 

Por falar em cair o Telemóvel, no dia do Exame caiu-me a Licença de Aprendizagem e a Carteira...   Mas vá, conseguimos encontrar antes do Exame terminar!
Vasco Costa

Mensagem  Convidado em Sab 14 Mar - 8:51

Vasco Costa escreveu:Uma maravilha, posso dizer com 100% de certeza que hoje foi o segundo dia em que conduzi de forma perfeita. (O primeiro foi no Dia do Exame de Condução.  lol!)

Obrigado pelas dicas, não ficou presa mesmo tendo de fazer uma ou duas travagens assim mais repentinas! Isto daqui a uns tempos já nem é preciso ir à Escola de Condução tirar a Carta é só vir aqui ao Fórum e vai nisto. 

Por falar em cair o Telemóvel, no dia do Exame caiu-me a Licença de Aprendizagem e a Carteira...   Mas vá, conseguimos encontrar antes do Exame terminar!
Eu não tirei carta    o Dissidente foi o professor

Convidado
Convidado

Mensagem  Dissidente em Sab 14 Mar - 10:38

Mas que tanta travagem brusca fazes tu moço? 
Dissidente

Mensagem  Vasco Costa em Sab 14 Mar - 19:53

Opa, eu não sou de andar devagar durante muito tempo :x 
Depois acontece uns sustos... Mas nada que não se controle facilmente.
Hoje notei, quando travei no Sinal as Mudanças ficaram Presas.. Larguei um pouco a Embraiagem e entrou logo automaticamente. Vou ver se faço o DB mais logo.
Vasco Costa

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: