F125cc.com
Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 F125cc10
Fevereiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125

Ir em baixo

Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 Empty Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125

Mensagem  Hugo Cunha em Ter 17 Mar - 11:17

Bom dia, antes de mais peço desculpa pela provável reciclagem de informação que eventualmente já aqui foi falada, no entanto tenho formado algumas dúvidas sobre este tema com base em leituras que tenho feito em alguns fóruns quer cá em Portugal quer fora. Pois bem, as minhas questões prendem-se com o resultado de uma alteração no sistema de escape da minha mota.
Tenho uma Yamaha MT125 e costumo fazer diariamente um percurso que me obriga a estar em cerca de 70% do tempo no meio dos carros. Apercebi-me que a mota é pouco audível neste tipo de situações e com isso surgiu-me a ideia de colocar uma linha de escape. Andei à procura de soluções e a que me pareceu mais em conta foi uma linha da Arrow (colector + ponteira - catalizador).
Sendo que eu na realidade não estou à espera de tirar mais performance com este sistema, por mim parecia-me uma situação plug n play. No entanto li em vários fóruns que ao se colocar uma linha de espace sem efetuar a devida afinação na mistura air/fuel, vou sobreaquecer a mota em regimes mais altos (infelizmente para as 125 andamos quase sempre em regimes altos) e isso iria logicamente trazer problemas de motor a medio/longo prazo.
A outra solução passava por colocar só a ponteira de escape, mas também pelo que li e à semelhança do sistema completo de escape uma pessoa pode tender a perder potencia em altas o que no caso de uma 125 se acaba por se sentir mais.
Gostava, se possível, que me ajudasse nesta situação para perceber qual será a melhor opção para mim.

Abraço. Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 697124
Hugo Cunha
Hugo Cunha

Masculino Mensagens : 8
Mota : Yamaha MT-125 RaceBlue

Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 Empty Re: Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125

Mensagem  luis.simoes em Ter 17 Mar - 19:26

Hugo Cunha escreveu:Bom dia, antes de mais peço desculpa pela provável reciclagem de informação que eventualmente já aqui foi falada, no entanto tenho formado algumas dúvidas sobre este tema com base em leituras que tenho feito em alguns fóruns quer cá em Portugal quer fora. Pois bem, as minhas questões prendem-se com o resultado de uma alteração no sistema de escape da minha mota.
Tenho uma Yamaha MT125 e costumo fazer diariamente um percurso que me obriga a estar em cerca de 70% do tempo no meio dos carros. Apercebi-me que a mota é pouco audível neste tipo de situações e com isso surgiu-me a ideia de colocar uma linha de escape. Andei à procura de soluções e a que me pareceu mais em conta foi uma linha da Arrow (colector + ponteira - catalizador).
Sendo que eu na realidade não estou à espera de tirar mais performance com este sistema, por mim parecia-me uma situação plug n play. No entanto li em vários fóruns que ao se colocar uma linha de espace sem efetuar a devida afinação na mistura air/fuel, vou sobreaquecer a mota em regimes mais altos (infelizmente para as 125 andamos quase sempre em regimes altos) e isso iria logicamente trazer problemas de motor a medio/longo prazo.
A outra solução passava por colocar só a ponteira de escape, mas também pelo que li e à semelhança do sistema completo de escape uma pessoa pode tender a perder potencia em altas o que no caso de uma 125 se acaba por se sentir mais.
Gostava, se possível, que me ajudasse nesta situação para perceber qual será a melhor opção para mim.

Abraço. Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 697124
Boas pelo que sei tudo precisa de ser afinado e tambem andava a ver uns arrow para a keeway mas ainda ninguem tem ideia de nada nem os mecanicos... Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 750583
luis.simoes
luis.simoes

Masculino Mensagens : 135
Mota : Rkv - Clementina e Zundapp ks sport - Papa atacadores

Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 Empty Re: Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125

Mensagem  Dissidente em Qua 18 Mar - 10:08

Bem, deixem-me dar o meu ponto de vista pouco técnico da coisa. Estão a complicar o que é razoávelmente simples...

Não sei como é com as motas, mas será muito similar aos carros. Assumindo que não tiram nenhum sensor da linha de escape (em motas de injecção deverá haver pelo menos uma sonda lambda destinada a avaliar os gases de escape e dar feedback à centralina para ajustes na gestão do motor), só precisarão de reprogramar a centralina com ajustes nos mapas se quiserem obter ganhos de potência como consequência do que será (provavelmente) um sistema de escape menos restritivo. Os pequenos ajustes de simplesmente trocar uma ponteira ou a linha (possívelmente com a excepção de suprimir o catalizador, que nas motas mais recentes também deve existir, provavelmente integrado na panela final) deverão à partida ser efetuados pela própria centralina do motor ao fim de alguns km's.

Ou seja, IMHO trocar a panela final ou a linha de escape dificilmente vos matará o motor, mas se quiserem ganhos terão que trocar a linha toda e reprogramar a centralina para o novo sistema. Posto isto, não é apenas a trocar a linha de escape que a mota ficará a andar mais (de forma apreciável), e o proveito vs o investimento neste segmento de motas será no mínimo discutível.

Just my 2 cents  Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 697124

Que haja alguém que saiba realmente do que está a falar (not me! Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 326955 ) e que me corrija se vos estou a induzir em erro  Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  luis.simoes em Qua 18 Mar - 21:57

no meu caso nem era para tirar mais partido mas para na abrir o escape de origem que para mim está feio, apostava na linha completa da arrow em aluminio, porque tb tem titanium... voilá... esteticamente gostava mais!  Duvida sobre escape em motor Yamaha MT125 750583
luis.simoes
luis.simoes

Masculino Mensagens : 135
Mota : Rkv - Clementina e Zundapp ks sport - Papa atacadores

Mensagem  Helder Cruz em Qua 23 Mar - 12:31

Hugo: já procuraste na net alguma discussão em foruns ou algum vídeo de como remover um eventual db killer do teu escape?

Consegues retirar o silenciador ou tens de remover a linha de escape toda desde a cabeça do motor?
Podes sempre bater um ferro pelo escape dentro, arrasas os labirintos e desfazes o material do catalizador.
Este último irá obrigar-te a ter de drenar os reíduos pela saída do escape a cada sessão de batidas de ferro.

Na minha opinião... deste uma fortuna por essa mota. Mais vale juntares mais uns trocos e trocas o silenciador ou a linha completa para roncar mais alto!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8243
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: