F125cc.com
125cc e menos de 25 anos. F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
125cc e menos de 25 anos. F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
85 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 85 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

125cc e menos de 25 anos.

+46
sovesky
Jackal
Ferreira dos Santos
elsobrolho
minhos
Keeway
Viktor.147
mondrian
R3volution
nunes
RuiGaspar
ALopes
Rodolfof
Frescote
Diogo_Ramos
cristiano_agostinho
Frysis
Hulki
breakpulse
miguelgazela
Marcao17
etiko87
dgiestas
Pedro_G.
Helder Cruz
zezinho971
power_of_night
vso
Joel Maia
Fogueiras
paparazy
vinnys
bmaa128
jose antonio lobo
Cueball
Gimenez
kadeR
fanning
DFPA46
Royal05
Alexandre Alvaro
Dias
jjmaia
PReduto
veiga
RicardoBC
50 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  RicardoBC Qui 6 Jan - 12:55

Caros,

Todos sabemos que a fada mágica que nos dá o poder de andarmos em duas rodas e não cairmos no chão só nos toca a porta aos 25 anos... Experimentem: peguem num jovem de 24 anos - olhem para ele, mal se aguenta em pé! Olhem agora para um(a) jovem de 25 e presenciem o milagre! Até parece que está a usar centenas daquelas pulseiras para o equilíbrio 125cc e menos de 25 anos. 70049

Como tal, para aqueles com menos de 25 anos, aqui fica a informação de como poder ter andar de 125 apenas com carta de carro:



Subcategoria A1 em autopropositura

Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).

Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 782009 de 13 de Agosto aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições

- Tenham idade igual ou superior a 25 anos;

- Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.

Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.

A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 6922005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

Requisitos

Ser titular de carta de condução válida para a categoria B;
Ter aptidão física e mental;
Residir em Portugal;
Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
Aprovação na prova de aptidões e do comportamento (prova prática).
Documentos

Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento (prova prática) são necessários os seguintes documentos

Fotocópia simples do documento de identificação pessoal, que ateste que o candidato reside em território nacional e exibição do original;
Exibição da carta de condução;
Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Modelo 922 INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda);
Uma fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso;
Formulário Modelo 1 IMTT; AQUI
Formulário Modelo 2 IMTT. AQUI
Taxas

Licença de aprendizagem € 15
Prova das aptidões e do comportamento € 30
Emissão da carta de condução € 30


Procedimentos

A emissão da licença de aprendizagem deve ser requerida nos serviços do IMTT e a marcação da prova das aptidões e do comportamento pode ser efectuada nos centros de exame do IMTT ou nos centros privados.

Para o efeito é necessário

Preencher o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional ou distrital do IMTT.
Os impressos estão disponíveis em Formulários – Condutores e Veículos.

Enquadramento legal

Artigos 123.º n.º 10 e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 442005, de 23 de Fevereiro

Lei n.º782009, de 13 de Agosto, que procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da subcategoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B

RicardoBC

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  RicardoBC Qui 6 Jan - 13:01

Já agora aqui ficam os centros de atendimento do IMTT AQUI, também podem tratar disto numa escola de condução, mas como dizia um economista - "There's no such thing as a free lunch"
Ou seja somem uns euros ao preço (já alto na minha opinião)...

RicardoBC

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  veiga Sex 7 Jan - 13:33

Só uma coisinha... sei que está off-topic, mas cá vai:

O fulano dos 25 anos não se safava com as tais pulseiras, pois tal como era previsivel aquilo não serve para nada!

Giro vai ser ouvir agora as pessoas que as compraram e que diziam que aquilo fazia milagres... vai ser hilariante...

Os médicos depois desta vão passar só a receitar placebos e toda a gente vai ficar curada! lol! lol! lol!
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Dom 9 Jan - 23:01

tenho 22 anos, fiz o exame na sexta feira e correu tudo bem.. Acho que é um exagero o que paguei, quando uma pessoa de 25 anos n tem d pagar nada.. Ao menos faziam preços mais acessiveis, ou entao qq pessoa deveria ter q prestar uma prova.. Cumps pessoal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  PReduto Seg 10 Jan - 12:22

Sendo de Loures (perto de mim), onde fizeste?
Demorou quanto tempo desde o tempo de inscrição até ao dia do exame?

Em que consistiu o exame?
PReduto
PReduto

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : SYM Fiddle II 125 S

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Seg 10 Jan - 13:47

boas.. Eu fiz assim, para nao perder tempo nas filas imensas do imtt, fui por um centro privado em auto proposiçao.. Tentei fazer pla apec, mas a senhora nao percebia nada do assunto, entao diz que nao faziam so atraves de escolas, entao fiz pelo acp ( nao e preciso ser socio ), entreguei toda a documentaçao necessaria na delegaçao mais perto de mim, que era a do colombo, de la eles enviaram tudo para o centro de exames ( no carregado ) , e esperei pouquissimo tempo para marcar exame.~
o exame foi cerca de 25 min, levei a mnh mota e carro, dps vais com um auscultador e o examinador vai.te a dar instruçoes.. Depois e como foi na de carro, stop é para parar mesmo, passadeiras, sinais de perca de prioridade, piscas, etc etc.. Ah e os famosos 8.

Cumps

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  RicardoBC Seg 10 Jan - 18:39

codename_88 escreveu:Acho que é um exagero o que paguei,.. Ao menos faziam preços mais acessiveis

Se não me é indiscrição (e para bem do serviço público) quanto é que pagaste no total?

RicardoBC

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Seg 10 Jan - 19:37

São 60€.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Seg 10 Jan - 20:56

eu acho que o meu total ficou entre os 80eur. 30 p pedir a licenca d aprendizagem, 30 p exame, e mais um x p emissao da nova carta

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Seg 10 Jan - 20:59

Foste roubado, só pode...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Seg 10 Jan - 21:55

jjmaia, segundo o que o RicardoBC transcreveu

RicardoBC escreveu:
Licença de aprendizagem € 15
Prova das aptidões e do comportamento € 30
Emissão da carta de condução € 30
os valores batem certo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Seg 10 Jan - 22:23

1º a emissão de cartão são 24€, sei disse pois tive que pagar duas em menos de um ano, 2º eu fizo exame à cerca de um ano, só se os valores subiram entretanto, e 20€ é uma grande subida.

Eu paguei isto:

Licença de aprendizagem € 16
Prova das aptidões e do comportamento € 20
Emissão da carta de condução € 24

Só se eles subiram o valor da prova, pois a emissão paguei-a em Outubro pela AP, não foi à muito tempo...

EDIT: Fui confirmar e de facto os preços são esses. Subir 15€, grande treta...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Ter 11 Jan - 21:20

pois amigo, era quase impossivel ser roubado, pois os preços eram os mesmos em todo o lado.. Cumps

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Ter 11 Jan - 21:49

15€ a mais não deixa de ser um roubo...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Ter 11 Jan - 22:36

sim, eu acho um abuso.. Se ao menos toda agente fizesse.. Mas nao.. Tenho uma colega minha q tem quase 30 anos, nem d bicicleta sabe andar, quer comprar uma mota , mas nao tem d prestar prova nenhuma nem gastar dinheiro, pq ja tem essa idade.. Mas pronto, eu com os meus22 anos sou considerado maior perigo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Dias Qua 12 Jan - 10:21

codename_88 escreveu:... Tenho uma colega minha q tem quase 30 anos, nem d bicicleta sabe andar, quer comprar uma mota ...
SFF avisa aqui a malta do fórum se e quando isso vier a acontecer, com indicação da zona em que existirá uma maior probabilidade de nos cruzarmos com a tua colega!
Estou (mais ou menos) no gozo porque o meu instrutor de condução já me disse que tem tido candidatos à carta "A" que nunca tinham antes andado de bicicleta e passaram no exame!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Qua 12 Jan - 10:42

pois la está.. Tiveram instruçao para tal !!

Mas pronto, de qualquer maneira viva a lei das 125, é um espetaculo e apesar do dinheiro que gastei para nao ter que esperar ate aos 25 anos, nao estou nada arrependido.
Cumps

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Alexandre Alvaro Qui 13 Jan - 19:39

Boas pessoal. Eu tenho 22 anos, mas tenho a carta de veículos de categoria B e a licença de condução de ciclomotores. Se eu quiser andar com uma 125 tenho de pedir um documento especial ou basta andar com estes dois documentos e o BI? Obrigado.

Alexandre Alvaro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Qui 13 Jan - 20:07

Penso que tens que averbar a carta.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Alexandre Alvaro Qui 13 Jan - 20:34

Alguém sabe o que é necessário fazer para isso? É que segundo o website do IMTT, é necessário voltar a ter o atestado médico, a fotografia, etc etc etc... Parece-me demasiado trabalho para uma coisa tão simples.

Alexandre Alvaro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidad Qui 13 Jan - 20:54

Alexandre Alvaro, bem vindo a este forum.
Entretanto passa primeiro pela apresentação

https://moto125cc.forumotion.com/t682p720-apresentacoes

para sabermos um pouco sobre ti.

Abraço
NunoC


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Royal05 Sex 11 Fev - 19:18

BOas malta...

Eu quando saiu a lei das 125 ainda não tinha 25 anos e ja tinha a carta de carro, ou seja tirei a licença de ciclomotor, a qual paguei 16euros fiz o exame e voíla...
A coisa mais simples de fazer é esta, tirar a licença camarária, demorei 15 dias para poder andar com a minha menina...

Abraço
Royal05
Royal05

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 08/02/2011
Mota : Honda CBR 600RR

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Convidado Sex 11 Fev - 20:05

Eu meti-me nisso e quem me dera nunca ter metido.

1º Pagas!
Tens de fazer exame, mas não te dão mota.
Logo vais a uma escola... Mas a licença que emitem não tem o número da escola...
Logo não da
Logo pedes para porem, mas dizem que tem de ser a escola
Então pedes à escola... mas dizem-lhes que tens de ser tu a pedir
Etc etc
Quando finalmente desistes pq sabes que não passas no exame sem treino e sem mota perguntas se não podes guardar o € da emissão de carta e do exame para quando tirares a carta.
Resposta: Não.
Devolvem? Também Não...

Resultado: Tirei a carta....E fiquei sem o €....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Royal05 Sex 11 Fev - 20:15

Boas amigo,

Então passo a explicar o que se passou de concreto no meu caso..
Então eu ja tinha a minha dtr e não tinha carta nem licença nem nada e como ainda faltavam 2 anos para fazer 25, fui ao IMTT e perguntei o k tinha k fazer sem ter que tirar a carta A1, então eles disseram k eu podia tirar a licença de ciclomotor que custa 16 ou 18 euros.. Nao me lembro ao certo...

Então eu auto propus-me a exame, como tenho amigos com scooters 50 todas originais, com piscas e tudo..lolol, e como se sabe tb tem que se levar um carro para o senhor examinador ir sentado, lá fui eu... antes do exame dei umas voltinhas na scooter... O exame demorou 15min e fui passado...

Tao simples quanto isso....

Abraço...
Royal05
Royal05

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 08/02/2011
Mota : Honda CBR 600RR

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  DFPA46 Sáb 12 Fev - 15:33

Isto é bastante engraçado: perguntei numa escola de condução (segurança maxima), sobre esta lei de quem tem licença de ciclomotores e carta B poder conduzir 125cc sem esperar pelos 25 anos, a duas pessoas diferentes e ambas me disseram que não era possível e só é possivel com a carta A1 ou AL. E fora ter visto aqui no forum e no site do IMTT, dois amigos meus também me disseram que era possível.


125cc e menos de 25 anos. 750583
DFPA46
DFPA46

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 10/02/2011
Mota : Aerox 50 R

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Dom 13 Fev - 0:36

É possível sim, basta perguntar ao IMTT e não a quem está com medo de perder lucro.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  fanning Sex 25 Mar - 17:06

Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
Ja tenho a papelada toda em ordem os modelos a preencher.Já que por escola de condução fica muito caro 150€ e ainda despesas do IMTT, alugo uma 50cc na scooter solution ou então vou ainda tentar que me emprestem uma e finalmente ter a licença!

fanning

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011
Mota : Kymco downtown 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Marco Machado Sex 25 Mar - 17:09

fanning escreveu:Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
Ja tenho a papelada toda em ordem os modelos a preencher.Já que por escola de condução fica muito caro 150€ e ainda despesas do IMTT, alugo uma 50cc na scooter solution ou então vou ainda tentar que me emprestem uma e finalmente ter a licença!

queremos saber p resultado do exame 125cc e menos de 25 anos. 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  jjmaia Sex 25 Mar - 18:44

fanning escreveu:Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
Ja tenho a papelada toda em ordem os modelos a preencher.Já que por escola de condução fica muito caro 150€ e ainda despesas do IMTT, alugo uma 50cc na scooter solution ou então vou ainda tentar que me emprestem uma e finalmente ter a licença!

Mas vais-te auto-propor a 125 ou a 50? Se for 125 tens que levar uma 125.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  fanning Sáb 26 Mar - 0:48

isso tenho de perguntar porque li num fórum que um levou uma 50cc, na net nao especifica 125cc e menos de 25 anos. 750583
-mas é uma questão a colocar, mas também alugar uma 125cc fica um pouco mais caro... Na proxima segunda vou la como se dizer- meter os papeis lol!

fanning

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2011
Mota : Kymco downtown 125

Ir para o topo Ir para baixo

125cc e menos de 25 anos. Empty Re: 125cc e menos de 25 anos.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos