F125cc.com
Triciclos   F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
29 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 2 Motores de busca

balasteiro, tiagofvale

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Triciclos

Ir em baixo

Triciclos   Empty Triciclos

Mensagem  mondrian em Sex 3 Jul - 16:58

Alguém me consegue invocar uma razão válida para me ser permitido conduzir um triciclo sem limite de cilindrada e não poder conduzir, por exemplo, uma PCX 150? Triciclos   750583
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Mota : Honda PCX

Triciclos   Empty Re: Triciclos

Mensagem  nunes em Sex 3 Jul - 17:11

mondrian escreveu:Alguém me consegue invocar uma razão válida para me ser permitido conduzir um triciclo sem limite de cilindrada e não poder conduzir, por exemplo, uma PCX 150? Triciclos   750583

eu penso que não podes conduzir triciclo sem limite mas apenas até 400cc ou algo parecido. acho que há um limite.
e porque é que o podes fazer?? porque a Lei permite, ehehehe. mas que não tem lógica, não, a meu ver.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7843
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Dias em Sex 3 Jul - 19:25

Como o nunes já adiantou, mesmo para a Máfia dos veículos há limites. Por exemplo, não podes conduzir um camião TIR a que tires todas a rodas... excepto 3 (mesmo que mores em Tires Triciclos   314343 )!
Se a pergunta é "porquê a diferença de tratamento?" (o que supostamente está proibido na Constituição), a resposta é simples: Não é só quem anda de moto que recebe luvas pelo Natal (o que supostamente também está proibido na Constituição, mas é muito difícil provar que não foi só porque Sua Exª estava com frio mas mãos)!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5425
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  mondrian em Sex 3 Jul - 19:49

Salvo o devido respeito por opinião diversa, e se não me está a escapar nenhuma alteração ao código da estrada (a escapar a mim e ao IMTT...), os titulares da carta de condução da categoria B podem conduzir triciclos a motor com potência superior a 15 KW se tiverem mais de 21 anos:

Triciclos   1g2jia

Podem confirmar aqui, na página 7.

Ou seja, eu, titular da carta de condução categoria B, posso conduzir um triciclo motorizado sem limite de potência!...
mondrian
mondrian

Mensagem  Dias em Sex 3 Jul - 20:10

É verdade!
Afinal os FDP dos político-legisladores ainda são mais estúpidos (ou será corruptos) do que eu pensava! Podes conduzir um F16 com a pós-combustão ligada (desde que não levante vôo é um triciclo, não é?) mas não podes uma 150!
Chama-se a isto Segurança Rodoviária!
Dias
Dias

Mensagem  nunes em Seg 6 Jul - 10:54

mondrian escreveu:Salvo o devido respeito por opinião diversa, e se não me está a escapar nenhuma alteração ao código da estrada (a escapar a mim e ao IMTT...), os titulares da carta de condução da categoria B podem conduzir triciclos a motor com potência superior a 15 KW se tiverem mais de 21 anos:

Triciclos   1g2jia

Podem confirmar aqui, na página 7.

Ou seja, eu, titular da carta de condução categoria B, posso conduzir um triciclo motorizado sem limite de potência!...

olha, isso é uma novidade. eu pensava que tinha limites. sempre a aprender, eheh.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7843
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  mondrian em Seg 6 Jul - 14:13

Pois é...

E eu sinto que conduzia com mais segurança uma Íntegra, que também é scooter (750 cm3), do que, por ex., uma HD Trike Tri Glide, com 1 700 cm3 (vejam aqui); esta última, eu posso conduzir e a Íntegra 750 já não posso!...

Isto já para não falar que a lei permitiu-me a mim, que nunca tinha sentado o dito numa mota, chegar a um stand e sair de lá com a PCX (ou, se eu quisesse, uma mota com mudanças...)! Isto sim, é perigoso! Agora que já sei andar (4 anos de experiência, mais de 17 000 Kms, sem sequer a minha PCX ter um risco por menor que seja), a lei acha perigoso eu poder subir de cilindrada sem pagar outra carta...

Será que estas incongruências da lei só me incomodam a mim?...
mondrian
mondrian

Mensagem  Helder Cruz em Seg 6 Jul - 14:29

A Lei deu uma benesse para aproximar o código da estrada de todos os estados membros a malta já está a achar pouco?!
Apesar de discordar com algumas coisas, só tenho a agradecer!

A carta B permite conduzir um triciclo sem limite de potencia em determinadas condições. Se não estou em erro e se o código não foi alterado entretanto, tem de ter travão de pé (como as motas normais), algo assim do género.

Para quem tem 4 anos de experiencia e sabe andar bem, torna-se fácil tirar a carta para subir de cilindrada...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8237
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  mondrian em Seg 6 Jul - 14:54

A benesse que referes, foi mais uma directiva imposta pela união europeia para uniformização de legislação a que o nosso Estado teve que obedecer, já que na generalidade dos países da união europeia já era assim.

Claro que isto já é melhor que nada! Eu apenas me insurjo contra as "contradições" legais. E, como é obvio, se eu já tivesse carta como tu tens, este problema passava-me ao lado! Triciclos   70049

E repara que eu só me declarei capaz de conduzir scooters, motas com mudanças nunca conduzi e aí reconheço que se torna necessária uma aprendizagem! Mas scooters...

O meu ponto é: se a minha carta me permite tanto conduzir um utilitário como um Ferrari; porque me permite conduzir a PCX e não qualquer scooter? Já nem falo nos triciclos super-vitaminados...

Sim, eu sei, quem quer bolota trepa, se quero conduzir qualquer mota, tenho que tirar a carta! Mas que a lei não faz sentido, pelos motivos supra, não faz!...
mondrian
mondrian

Mensagem  Helder Cruz em Seg 6 Jul - 15:15

Tenho carta porque a tirei, porque tal como tu, só estive habilitado a conduzir motociclos até 125cc e 11kw desde 14 de Agosto de 2009 com a entrada em vigor da nova lei.

Eu entendo o que queres dizer... mas para aproximar a lei ao que pretendes, e faz algum sentido, teriam de inventar uma nova classe de motociclos: as scooters!
Então aí já poderias tirar a carta para uma Burgman 650cc, uma Integra 750cc ou uma Aprillia 800cc sem teres de aprender a meter mudanças com os pés.
Poderia ser uma chatice para mim se amanhã quisesse dar uma vota na tua scooter!.

Também estou de acordo com o escalonamento progressivo das cartas de condução de automóvel carta B. Mas nesse caso, o papá que tem um carrito como um Dacia Duster com 110cv já não o poderia emprestar ao filhote recem encartado para levar a namorada a jantar...

Como se haveria de resolver esta questão, eu não sei.
Mas para a resolver da maneira que sugiro acima, para os scootards, poderiamos levantar ainda outra questão pertinente: automóveis com mudanças manuais e automáticas...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  mondrian em Seg 6 Jul - 15:35

Eu sei bem que esta situação nunca se vai alterar, vê o meu post mais como um desabafo contra leis que não fazem sentido!...

Mas aplicar a lógica das cartas de carro às motas, não implicava nenhuma restrição ao moço que queria ir com o carro do pai; eu n estou a defender a limitação nas cartas de carro em função da cilindrada, tal como acontece com as motas! Pelo contrário, o meu ponto era que estando habilitado para conduzir um carro, posso conduzir qualquer um; estando habilitado para conduzir uma mota, também deveria poder conduzir qualquer uma!
mondrian
mondrian

Mensagem  Helder Cruz em Seg 6 Jul - 15:59

Eu entendi, amigo!
Eu também não queria falar mal do que escreveste. Para fazer esse papel ficava calado! 
Nem sequer estou em desacordo contigo, apenas me lembrei de algumas coisas que fazem sentido na lei e outras que não fariam sentido de alterar e tentei expor.

Não entendo o porquê de limitar a potencia da licença de condução de mota até uma certa idade e anos de carta, já que 35kw é mais que suficiente para um puto de 18 anos partir as trombas num muro.
Acho que cada vez mais as instituições do estado tentam tomar o papel de educador e retiram a todos nós as oportunidades de tomar decisões baseados no bom senso.
Não sei se também este escalonamento é uma aproximação à lei de outros estados membro, mas recordo que isto é algo em vigor desde o inicio da decada de 90.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  mondrian em Seg 6 Jul - 16:41

Triciclos   952112
mondrian
mondrian

Mensagem  Dias em Seg 6 Jul - 18:56

Helder Cruz escreveu:... Então aí já poderias tirar a carta para uma Burgman 650cc, uma Integra 750cc ou uma Aprillia 800cc sem teres de aprender a meter mudanças com os pés ...
Hoje vi uma BMW C600 Sport... Fiquei muito triste porque não tem malas... Assim, como é que o pessoal percebe que é uma BMW?
Triciclos   314343 Triciclos   314343 Triciclos   314343
Dias
Dias

Mensagem  mondrian em Seg 6 Jul - 20:44

Dias escreveu:como é que o pessoal percebe que é uma BMW?
Triciclos   314343  Triciclos   314343  Triciclos   314343
...percebes quando ele rodar o punho, em scooters talvez só a Aprillia 800cc seja mais rápida...
mondrian
mondrian

Mensagem  Helder Cruz em Ter 7 Jul - 8:31

Cada vez que me lembro que a Integra tem mais 4cv que as restantes NC...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  mondrian em Ter 7 Jul - 12:08

A Íntegra deve abafar... só não gosto do vidro, que acho exageradamente grande. Deve ter uma protecção bem eficaz, mas esteticamente... deveria dar para regular em altura, para podermos subir ou descer ao gosto do freguês!
mondrian
mondrian

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: