F125cc.com
Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
77 usuários online :: 7 usuários cadastrados, 1 Invisível e 69 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ana Isabel, CelsoC, Fabiodasilva, Marco125cc, papatango, RJC, Trigueiro

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

manutenção

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

manutenção

Mensagem  j-santos em Qua 7 Out - 11:09

Boas pessoal, preciso dos vossos preciosos conselhos,
comprei a minha lobinha a uns dois meses, mas tenho a possibilidade de fazer as minhas proprias revisoes, pois o mecanico com quem trabalho nao se importa que eu leve o material....
então queria pedir-vos conselhos de qual o melhor oleo que posso usar na minha princesinha (wolf 250 ni) e para a corrente o que acham que seja melhor?

filtros terão de ser os de origem pois nao consigo arranjar de mais nenhuma marca(k&n) nem de oleo nem de ar Sad Sad Sad, mas o oleo e a manutençao da corrente sempre posso tentar melhora com a vossa ajuda.........
já vi alguns da castrol, da motul etc etc......
mas gostava de chegar a uma conclusao de qual seria o melhor..

obrigado

j-santos

Masculino Mensagens : 996
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Re: manutenção

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Out - 12:45

Quanto ao óleo não sei. Creio que terás de procurar a especificação do óleo para a tua mota e depois um bom e barato no mercado nacional.
No teu lugar não poupava no óleo.

Para a corrente, eu experimentei vários e nunca nenhum me deixou tão satisfeito como o da Castrol, na Delfina (125cc) e na Katana (600cc).

Na Efigénia não me convence e muito provavelmente a necessidade de substituir a transmissão advém da falta de qualidade do lubrificante.
Na próxima reparação terei de avaliar o assunto com o meu mecânico.
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7198
Mota : Daelim Roadwin 125; Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  j-santos em Qua 7 Out - 13:12

Helder Cruz escreveu:Quanto ao óleo não sei. Creio que terás de procurar a especificação do óleo para a tua mota e depois um bom e barato no mercado nacional.
No teu lugar não poupava no óleo.

Para a corrente, eu experimentei vários e nunca nenhum me deixou tão satisfeito como o da Castrol, na Delfina (125cc) e na Katana (600cc).

Na Efigénia não me convence e muito provavelmente a necessidade de substituir a transmissão advém da falta de qualidade do lubrificante.
Na próxima reparação terei de avaliar o assunto com o meu mecânico.
mas na tua opinião o lubrificante da castrol é o melhor?
desculpa que nao percebi muito bem 

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Out - 13:25

Sim, o da Castrol apresenta uma boa qualidade ao preço que custa.
Para mais, está disponível nas superfícies do Jumbo.

Se vieres a ter uma mota de melhores prestações talvez deixe de ser suficiente.
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qua 7 Out - 13:53

Helder Cruz escreveu:Sim, o da Castrol apresenta uma boa qualidade ao preço que custa.
Para mais, está disponível nas superfícies do Jumbo.

Se vieres a ter uma mota de melhores prestações talvez deixe de ser suficiente.
ok obrigado pela ajuda, e o oleo? tens alguma opinião ?
estou indeciso entre o castrol:
castrol-power-1-racing-4t-10w-40
ou motul:
motul-7100-4t-10w-40

ou então alguma marca que nao conheça e seja boa igualmente.

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Out - 14:00

Se de facto o óleo indicado para a tua mota é o 10w-40, acho que deverias optar pela Castrol.
Pelo simples facto do lubrificante de corrente da Castrol ser melhor que o da Motul e ser uma marca reconhecida e muitos anos de qualidade comprovada.

Os óleos da Galp são de uma qualidade superior e os da Cepsa não são caros.

Se a mota fosse minha preferiria Galp ou Castrol. Na falta destes talvez BP.
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qua 7 Out - 14:13

j-santos

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 12:34

Boas pessoal, mais uma questão de um maçarico, em relação ao oleo, optei pela marca castrol, mas estou em duvida se meto o 10w40 semi sintetico ou o 10w 40 100% sintetico, a diferença de preços não é significativa por isso o problema é se o 100% sintetico vai prejudicar em alguma coisa a minha lobinha.......

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qui 8 Out - 12:40

O sintético é inteiramente fabricado em laboratório. Tendem a ser mais caros e terem melhores características como maior capacidade de lubrificação, resistência à temperatura, criação de espuma, dissolução de ar e emulsão de água. As três primeiras são importantes num óleo de motor.
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 12:51

Helder Cruz escreveu:O sintético é inteiramente fabricado em laboratório. Tendem a ser mais caros e terem melhores características como maior capacidade de lubrificação, resistência à temperatura, criação de espuma, dissolução de ar e emulsão de água. As três primeiras são importantes num óleo de motor.
resumindo so terei vantagens colocando o sintetico em vez do semi sintetico certo? é que pensei que pudesse ter algum solvente que estragasse alguma coisa

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qui 8 Out - 13:57

Supostamente nenhum destes óleos terá qualquer solvente passível de te danificar vedantes ou tubos. Uns serão melhores que outros, mas são características que te poderão levantar problemas a looooongo prazo.
Nunca saberás se uma válvula ou bomba avariou porque o óleo que usaste entre os X e os Y quilómetros era mais agressivo com os polímeros.

Sim, é de esperar que o sintético seja melhor, sim.
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 14:21

ok, obrigado pela ajuda, vou optar pelo sintetico entao.

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qui 8 Out - 14:25

Fogo à peça, como se costuma dizer na gíria.

Ainda sobre manutenção... eu não faço pêva na minha mota!
Fica tudo com o mecânico!
O máximo que fiz na CBR foi ver o nível de óleo e esticar a corrente.
E depois desta última intervenção, que realizei duas vezes, não rolava descansado...
Não aconselho ninguém a fazer as revisões pelos seus meios sem saber muito bem o que está a fazer, mesmo que sejam coisas de rotina como mudar filtros e óleos.

(Para mudar o filtro de ar da CBR é necessário levantar o depósito e desligar 4 sensores.)
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 14:53

é um excelente conselho, mas eu tambem nao vou fazer..... aliás porque a mota tem pouco mais de um mês, mas o mecanico nao se importa que eu lhe dê os materiais para ele fazer..... isso é bom porque assim sei o que ela leva desde sempre......

j-santos

Mensagem  Helder Cruz em Qui 8 Out - 14:58

Santos... convém que o mecânico a quem confiamos a nossa vida (sim, escrevi vida e não mota) mereça essa confiança, tanto na escolha da origem das peças e produtos como na factura final.
Se o teu mecânico sabe escolher o melhor óleo para a tua mota, deixa ser ele a tratar disso e não te maces mais.
Mais não seja porque contigo a fornecer os materiais podes perder a capacidade de reclamação de defeito de mão-de-obra!

Se ele próprio não sabe que óleo colocar ou não quer saber... arranja outro!
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 15:14

j-santos

Mensagem  pagm70 em Qui 8 Out - 15:35

no continente o óleo castrol ronda 15€ este é um preço justo ou há quem venda mais em conta? alguém sabe?
pagm70

Masculino Mensagens : 305
Mota : SUZUKI DR 125 de 2000

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 15:37

na texoleo é mais em conta......estou a pensar mandar vir de lá... mas nao sei se existem melhores preços......se alguem conhecer alternativas......

j-santos

Mensagem  Carlos Alexandre em Qui 8 Out - 16:13

pagm70 escreveu:no continente o óleo castrol ronda 15€ este é um preço justo ou há quem venda mais em conta? alguém sabe?

atenção ao oleo tem que ser pra mota e tem com ou sem mudanças
o de carro não é igual
muito cuidado
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 5511
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  j-santos em Qui 8 Out - 16:33

Carlos Alexandre escreveu:

pagm70 escreveu:no continente o óleo castrol ronda 15€ este é um preço justo ou há quem venda mais em conta? alguém sabe?

atenção ao oleo tem que ser pra mota e tem com ou sem mudanças
o de carro não é igual
muito cuidado
sim ,eu falo de oleo especifico para mota.....
nao consigo colocar o link do oleo que falo mas é especifico para mota.....

j-santos

Mensagem  FGrasina em Qui 8 Out - 22:31

Na minha mota ponho valvoline 10w40 mas talvez mude na proxima revisao para motorex. Quanto à corrente de momento ponho lubrificante da galp (da proxima vez vou experimentar o da motul)... se tiver muito suja, perco 1h de volta da corrente a escovar com escova, supergel e agua e só depois meto lubrificante. (é raro, só fiz isso uma vez até hoje). Quanto ao filtro de oleo compro na KTM o aconselhado.

Faço este tipo de coisas em casa porque me dá gosto e assim sempre poupo dinheiro, a mão de obra por vezes pode ficar tão ou mais caro que o material. 

No entanto falando do oleo castrol, usei na minha macal a 2T para mistura, só tenho a dizer bem, mas também era premium... Para motores a 4T a qualidade deve manter-se ou será superior certamente.

Quanto à corrente deixo só um conselho, evita comprar lub. de marca branca, e ve sempre na especificação se protege os o-rings...
FGrasina

Masculino Mensagens : 75
Mota : KTM Duke 125 & Macal M70

Mensagem  Pacnel em Qui 8 Out - 23:08

Boa noite pessoal,
eu utilizo este óleo para a corrente silkolene chain lube.
14€ na Norauto, para mim é o melhor

Pacnel

Masculino Mensagens : 199
Mota : HONDA NC700X ABS EX:Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Helder Cruz em Sex 9 Out - 8:32

Pacnel: esse é aquele que deixa um resíduo branco na corrente, certo?
Tenho de experimentar isso, sim! Estou farto do chiqueiro que os lubrificantes tradicionais provocam.
Vou ver o que me aconselha o mecânico quando for substituir o kit de transmissão, em breve.

Voltando aos óleos: Já tocaram em vários pontos importantes. O facto do óleo para motas ser específico, pois lubrifica a caixa e o motor (num carro lubrifica apenas o motor e a caixa tem um lubrificante à parte - valvulina); o óleo para mistura dos motores a 2T, que sem carter são lubrificados pelo óleo que deve ir misturado no combustível que deverá carburar com um mínimo de depósito de resinas.
Podem verificar o procedimento para inspeccionar o nível de óleo do motor e como o substituir no manual da vossa máquina.
Tenham especial atenção para os carteres que montam anilha de cobre no bujão e que carece de ser substituída cada vez que escoam o óleo velho para mudança.
Helder Cruz

Mensagem  Helder Cruz em Sex 9 Out - 8:32

Pacnel: esse é aquele que deixa um resíduo branco na corrente, certo?
Tenho de experimentar isso, sim! Estou farto do chiqueiro que os lubrificantes tradicionais provocam.
Vou ver o que me aconselha o mecânico quando for substituir o kit de transmissão, em breve.

Voltando aos óleos: Já tocaram em vários pontos importantes. O facto do óleo para motas ser específico, pois lubrifica a caixa e o motor (num carro lubrifica apenas o motor e a caixa tem um lubrificante à parte - valvulina); o óleo para mistura dos motores a 2T, que sem carter são lubrificados pelo óleo que deve ir misturado no combustível que deverá carburar com um mínimo de depósito de resinas.
Podem verificar o procedimento para inspeccionar o nível de óleo do motor e como o substituir no manual da vossa máquina.
Tenham especial atenção para os carteres que montam anilha de cobre no bujão e que carece de ser substituída cada vez que escoam o óleo velho para mudança.
Helder Cruz

Mensagem  pagm70 em Sex 9 Out - 8:56

Hélder estás a ficar repetitivo !!
pagm70

Mensagem  Helder Cruz em Sex 9 Out - 9:06

epá... a sério?
Já tinha falado da cena das anilhas de cobre mas já há uns meses, noutro tópico...

Desculpem...
Helder Cruz

Mensagem  pagm70 em Sex 9 Out - 9:19

não é isso postaste 2 vezes a mesma coisa!!
pagm70

Mensagem  Helder Cruz em Sex 9 Out - 9:35

ehhhh... pois foi.
Tinhas-me enviado uma PM que ainda dava para apagar a última...!
Helder Cruz

Mensagem  Ruca.Silva em Sex 9 Out - 10:14

Helder Cruz escreveu:Pacnel: esse é aquele que deixa um resíduo branco na corrente, certo?

A pergunta não foi para mim, mas como é o que uso também posso responder. Sim, deixa um resíduo branco na corrente, o que dá jeito para saber que elos da corrente já estão lubrificados!   Ao fim de uns km's, o branco desaparece da corrente mas continua bem lubrificada.
Ruca.Silva

Masculino Mensagens : 632
Mota : Honda NC750X

Mensagem  Wartak em Sex 9 Out - 10:16

Na minha Hornet estou a usar no motor Sylcolene Comp 4T que ultrapassa os pre-requisitos do Castrol recomendado pela Honda.

Na corrente uso Castrol Chain Wax ou Castrol Racing lube.. ambos são bons porque não me respingam o chão todo à garagem .. meto de uma volta à corrente a cada 2 depósitos (500 a 600km)

Na tua mota deves ler o livro de serviço e ver qual o óleo recomendado, independentemente da marca deves respeitar a graduação (exemplo na minha 10w40) e verificar as classificações que deve respeitar:

Primeira diferença que encontras é serem minerais/semi-sintecticos/sintecticos:
O que eu recomendo para uso normal são os semi-sintecticos, já os 100% sintecticos só acho que façam diferença para motores que são usados ao extremo tipo moto desportiva usada em trackday ou motas de cross que só façam competição..

Nota:Só são realmente sintecticos os que dizem 100% sintectico..

Os constructores/engenheiros de cada motor definem a classificação mínima necessária para que não haja fricção excessiva e desgaste prematuro das peças mecânicas para cada modelo. A classificação é tão mais alta quanto menor for a folga entre peças de fricção do motor...São estas as classificações que vês nos garrafões de óleo para motos, normalmente:

JASO - MA, MA1, MA2 e MB

API -  SG, SH, SJ, SL, SM

Estas duas classificações (jaso e api) têm a ver com controlo de processo e percentagens de compostos químicos presentes no óleo que lhes garantem níveis de eficiência diferenciados, normalmente quanto mais para para a frente no alfabeto melhor.

Assim, se por exemplo a tua mota pedir no livro (10w40 - Jaso MA - API SH)..  podes usar com bastante confiança qualquer óleo para moto (10w40) com as Jaso e Api maiores (exemplo 10w40 - Jaso MA1 - API SL)

Outra coisa, não uses óleo de motor de carro na tua mota! E há uma razão bastante rápida de entender para te dizer isso.
Os carros têm geralmente óleo no carter do motor e têm outro óleo diferente na caixa de velocidades.. As motas não!
As motas têm o mesmo óleo a lubrificar motor e caixa e esse óleo tem na sua composição elementos que permitem a embraiagem funcionar bem (ou seja lubrifica o motor e caixa mas mantém a embraiagem com a fricção necessária para funcionar correctamente LOL).. óleo de motor de carro não tem esse parametro em conta e se o usares na mota vais ter bastantes problemas de embraiagem mais cedo ou mais tarde!

Hope it helped
Wartak

Masculino Mensagens : 211
Mota : Honda Hornet 600 f9

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: