F125cc.com
Dezembro 2016
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
76 usuários online :: 11 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, bargelopes, duarteduarte, Francisco Neto, Marco Machado, NPedrosa, papatango, Pedro.Miguel, pmonteiro, Ruben Vieira, ZILLA_PT

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Novato neste mundo (toda a ajuda é bem-vinda)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novato neste mundo (toda a ajuda é bem-vinda)

Mensagem  Nanoc em Qua 14 Out - 14:12

Boas a todos.

Antes de mais, explicar o porquê de uma moto. É uma paixão recente e que está relacionada com o meu trabalho, num portal de motos. Para mim sempre foram um caixão de duas rodas, mas a pouco e pouco tenho visto que é muito mais que isso. Tanto que que decidi comprar uma. Um amigo meu nunca teve uma aula nem se tinha sentado numa - tal como eu agora - e comprou uma Keeway 125RKV e está a adorar. Comprou a moto sem saber andar nela, nunca tinha, como eu, andado sem ser numa acelera. Aprendeu a andar na moto dele, no pátio dele de casa e nas estradas não movimentadas ali perto. Eu penso fazer o mesmo.

O bicho foi mordendo e percebi que tinha de comprar uma, mas as dúvidas são mais que muitas. Devido ao orçamento, teho de ir para uma usada, até porque é uma paixão recente e posso não gostar da sensação de conduzir uma ou não me adaptar às mudanças.

- O meu mecânico perguntou-me logo se ia para uma a dois ou quatro tempos...e eu fiquei a olhar. Quais as diferenças gerais a nível de mecânica entre ambos os tipos e também diferenças a nível de consumos?

- Quando se compra (usado), é só tratar do registo de propriedade e está feito? Onde se faz isso? Como me protejo de eventuais multas naquela moto/matrícula que os donos anteriores não tenham pago e despois sobrem para mim?

- Fui ao tópico de escolher a primeira moto, mas não fiquei esclarecido. Fiquei sem saber qual a gama/tipo da Megelli 125S e da Megelli 125R, que são diferentes mas são os tipos de moto que gosto. Desportiva, naked, estrada? Fiquei na mesma.

- O meu limite é 1700/2000 euros. Não deixa de ser uma experiência e não queria gastar mais. Estou dividido, pelo que vi nos sites de usados, entre o que me enche o olho (Megelli 125S e Megelli 125R) mas é de marca pouco conhecida (e pelo que li aqui já nem se fabrica mais) e entre algo mais fiável (Honda CBF125 e Honda CBR125R). O meu mecânico disse-me logo para que para efeito de peças mais vale ir para marca mais "sólida" e que seja mais fácil encontrar material caso seja necessário. É aqui que entram as Honda, que supostamente são fiáveis, marca conhecida, preço atractivo e fácil de encontrar peças.

- Interessa-me apenas o segmento 125cc. Preocupo-me só em mudar no futuro, caso seja caso disso. Não penso em 250cc ou acima...é ir e ver como corre com a 125.

- Adoro as 125 da Aprilia, da Yamaha e da KTM, mas não tenho dinheiro para elas (nem usadas). Daí olhar para as Honda ou Megelli. 

- Se tiverem dicas sobre comprar usado, espcecialmente para um maçarico como eu, agradeço. Vou levar comigo um amigo para testar a moto no dia que a for testar/ver/buscar.

Peço desculpa pelo lençol de texto e agradeço desde já a atenção.
Cumprimentos e boas voltas

Nanoc

Masculino Mensagens : 17
Mota : Honda CBR 125

Re: Novato neste mundo (toda a ajuda é bem-vinda)

Mensagem  Tiago M em Qua 14 Out - 14:37

A YBR não te agrada?
Já vi usadas com poucos quilómetros por menos de 2000€.

Tiago M

Masculino Mensagens : 381
Mota : Yamaha YBR Custom "Ofélia"

Mensagem  Carlos Alexandre em Qua 14 Out - 14:53

fala com o ALEX ele tem uma e nova ve é o tipo de mota que gostas
ve no diario da austriaca

Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 5190
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  Carlos Alexandre em Qua 14 Out - 14:57

Carlos Alexandre

Mensagem  Carlos Alexandre em Qua 14 Out - 15:17

http://markt.motorradonline.de/gebrauchtes-motorrad-1360791-generic-ksr-moto-gsr-125

olha e esta e o preço não foge aquilo que tu queres e é nova e tem 2 anos de garantia

olha que é mais barato do que pinta ali é na alemanha

Carlos Alexandre

Mensagem  Helder Cruz em Qua 14 Out - 15:54

Grande misturada de perguntas!

Deixa-me fazer-te outra: que carta tens?!
Se tens licença de condução B e mais de 25 anos, ainda bem que queres apenas uma 125cc, porque é o que poderás conduzir, até 11kw ou seja... 15cv.
Esquece as 125cc a 2 tempos, pois de um modo geral têm todas mais de 15cv, como a Cagiva Mito ou a Honda NSR, capazes de atingir velocidades da casa dos 180km/h...

A Megelli 125S é uma naked alta, a fazer lembrar uma supermotard. A 125R é uma mota carenada, é uma R, desportiva!
Tive uma durante um ano na garagem, destas últimas. A qualidade é muuuito questionável, mas o design é espantoso.
Com esse budget, podes procurar usadas: RKS e as RKV, a Daelim Roadwin na versão carenada ou naked, conforme preferires, a Sym wolf...
A Honda CBR125R, modelo de 2013 é muito porreira. Tem os pneus algo estreitinhos, mas é uma boa mota. Experimentei numa pista de Karting e foi muito agradável.
Não gasta muito e é HONDA!

Deixa uma pontinha para capacete, blusão e luvas, pelo menos!

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 6501
Mota : Daelim Roadwin 125; Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  Wartak em Qua 14 Out - 16:33

Vou aproveitar e adicionar info sobre a tua dúvida, "desportiva, naked, estrada"

Exemplo de uma desportiva -> Honda CBR 600 RR
Exemplo de uma naked -> Honda CB600F "Hornet"

Ambas são de estrada e estrada indica apenas que é uma mota feita para andar em estrada alcatroada sem buracos de preferência. O melhor mesmo é sentares-te em alguns modelos e quando encontrares uma em que te sintas bem.. é essa que vais querer!

Outra questão, falaste sobre 2T e 4T "tempos"..
Bom, os motores têm diferenças muito grandes em termos mecânicos que não acho necessário referir aqui, mas no geral posso-te dizer que as 2T são mais rotativas e fazem aquele barulho de motoserra caracteristico das 2T.. (exemplo yamaha dt50 ou DT125) consomem mais, têm mais poços de potência, mas quando estão afinadinhas andam que se desunham. Têm também uma manutenção muito prática e fácil.
Exemplo do som de uma 2T:

As 4T têm aquele barulho caracteristico no caso das monocilindricas "tak tak tak" e nas de 2 3 ou 4 cilindros um som mais parecido com o motor dos carros..

Exemplo de som de uma 4T monocilindrica:

As motas 4T têm normalmente consumos  mais baixos, mas não aceleram tão rapidamente e a mecânica pode por vezes ser um pouco mais complexa a começar por terem válvulas de injecção e escape ao invés das simples "janelas" nas 2T hehe

Mota 2T 125cc - 27cv
Mota 4T 125cc - 14cv

Bom, para começares no mundo das motas uma CB125 servirá perfeitamente, pois são modelos de baixo consumo, baixa manutenção e grande fiabilidade a comparar com outras marcas nesse género 125cc 4T! (são Honda!!!) por isso é que as consegues encontrar no mercado de usadas mesmo as velhinhas.. enquanto as de outras marcas com essa idade já entregaram a alma ao criador cof cof

Sobre registo de propriedade tens aqui alguma ->informação <- e aqui ->mais informação<- normalmente quem fica pendurado com multas por pagar é o antigo proprietário quando o novo não altera o nome de proprietário atempadamente e começa logo a levar multas de estacionamente .. vão todas para a morada do antigo proprietário que terá de fazer prova de que a mota já não é dele à data da multa...uma cegada!

De resto e reforçando o que te disse o Helder, guarda algum para casaco, capacete, luvas e botas! Porque assim que começares a andar o "bicho" já não te larga e mais dia menos dia já andas a ver modelos de cilindrada maior

Wartak

Masculino Mensagens : 211
Mota : Honda Hornet 600 f9

Mensagem  Fogueiras em Qua 14 Out - 16:56

acho que já aqui está muito e boa inf....

• primeiro definir o estilo que se pretende.....
  • usado!? novo!?
  • o que há no mercado para o orçamento estipulado (contar com 200/300€ para equipamento)

em relação a registos e no caso de viaturas usadas, podes pedir na conservatória mais inf sobre a viatura, nomeadamente coimas e afins. Em relação a penhoras, penso que só no tribunal, e mesmo assim não sei se fornecem inf....

o ideal é... na hora que fechas o negócio, fazes o registo

Fogueiras

Masculino Mensagens : 8293
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Mensagem  Helder Cruz em Qua 14 Out - 17:04

Esqueci-me do assunto da mudança de nome.

É, de facto, do interesse de quem vende a assinatura e entrega do documento de mudança de proprietário.
O documento que assinas e entregas numa conservatória do registo automóvel já prevê a passagem de propriedade sem reservas e sem ónus, portanto estás safo de eventuais multas e reservas de propriedade.

O documento que sacares da net tem de ser impresso de um lado e de outro. Não aceitam o documento em duas folhas separadas.

Helder Cruz

Mensagem  Nanoc em Qua 14 Out - 21:32

Ora muito obrigado a todos pela ajuda. 

Tiago M escreveu:A YBR não te agrada?
Já vi usadas com poucos quilómetros por menos de 2000€.

Não desgosto, mas prefiro Honda, lado a lado...

Carlos Alexandre escreveu:fala com o ALEX  ele tem uma e nova ve é o tipo de mota que gostas 
ve no diario da austriaca

Não posso mandar mensagens privadas, como sou novo no fórum tenho de fazer X posts, parece-me.

Carlos Alexandre escreveu:
olha e esta e o preço não foge aquilo que tu queres e é nova e tem 2 anos de garantia

olha que é mais barato do que pinta ali é na alemanha

Estas motos de marca desconhecida para mim, que sou leigo nisto, não me inspiram muita confiança...eu sei que nem tudo 'o que vem da China' é mau, e se calhar pago a mais porque vou, em alguns casos, com as marcas. Como não conheço muito esta realidade prefiro ir para uma marca que me diz mais, não sei. Um dos motivos pelos quais me registei foi precisamente para aprender este tipo de situação e aprender com quem tem experiência.

Helder Cruz escreveu:Grande misturada de perguntas!

Deixa-me fazer-te outra: que carta tens?!

Tenho a normal de carro. Um passo de cada vez Se o bicho atacar, logo se verá 

Wartak escreveu:Vou aproveitar e adicionar info sobre a tua dúvida, "desportiva, naked, estrada"

Exemplo de uma desportiva -> Honda CBR 600 RR
Exemplo de uma naked -> Honda CB600F "Hornet"

Outra questão, falaste sobre 2T e 4T "tempos"..

As motas 4T têm normalmente consumos  mais baixos, mas não aceleram tão rapidamente e a mecânica pode por vezes ser um pouco mais complexa a começar por terem válvulas de injecção e escape ao invés das simples "janelas" nas 2T hehe

Mota 2T 125cc - 27cv
Mota 4T 125cc - 14cv

De resto e reforçando o que te disse o Helder, guarda algum para casaco, capacete, luvas e botas! Porque assim que começares a andar o "bicho" já não te larga e mais dia menos dia já andas a ver modelos de cilindrada maior

Obrigado, estou bem mais informado, excelentes dicas!

Helder Cruz escreveu:É, de facto, do interesse de quem vende a assinatura e entrega do documento de mudança de proprietário. O documento que assinas e entregas numa conservatória do registo automóvel já prevê a passagem de propriedade sem reservas e sem ónus, portanto estás safo de eventuais multas e reservas de propriedade.

O documento que sacares da net tem de ser impresso de um lado e de outro. Não aceitam o documento em duas folhas separadas.

Mais uma vez muito obrigado, tenho a dizer estou mesmo inclinado para uma CBR125R. Estarei atento a negócios na net, se souberem de algum site específico para procurar...uso olx, custojusto, coisas, standvirtual, autosapo e motores24h.

O que acham de querer comprar primeiro e depois aprender a andar nela? Será um bocado idiota? É que não quero pagar por aulas (nem tenho tempo) nem tenho um amigo que mê empreste para testar...tenho é quem venha comigo para a trazer, quando a for comprar- Obrigado mais um vez a todos!

Nanoc

Mensagem  Carlos Alexandre em Qua 14 Out - 21:54

olha tem motor com provas dadas e mais não digo quanto a peças basta ires ao saite deles esta por todo norte e Lisboa e um ponto ou dois no Algarve

olha minha quando a comprei era marca desconhecida era a sym a kymco era cuidado
hoje e uma marca que da cartas
esta marca não e diferente a Yamaha que o alex tinha era pura chinoca ele que fale 
não tão fiável como pintão a honda pcx feita na índia 
vê na Alemanha e uma marca boa 
mas cada um sabe dos seus bolsos se  arriscava entre  comprar uma com 5 anos ao preço desta eu preferia pois tem 2 anos de garantia e assim peças não faltao
olha temos um caso mota de marca e bem cara e foi a Itália e bomba de gasolina deu o berro teve que vir de avião e teve a mota parada um mês Suzuki pois e isso no mercado e relativo 

preço de arromba novinha motor comprovado o resto todas as marcas tem chinoca incluído 
boa escolha e novo e novo

Carlos Alexandre

Mensagem  rookie125 em Qui 15 Out - 0:07

O que acham de querer comprar primeiro e depois aprender a andar nela? Será um bocado idiota? É que não quero pagar por aulas (nem tenho tempo) nem tenho um amigo que mê empreste para testar...tenho é quem venha comigo para a trazer, quando a for comprar- Obrigado mais um vez a todos!
Eu  cá acho bem :)
Comprei a minha sem nunca ter andado antes.
Tive uma lição com o senhor que ma vendeu (ele ficou espantado e assustado quando percebeu como eu era mesmo maçarico), fiz uns km em estrada com pouco trânsito, tive uma aula de condução e depois comecei a ir trabalhar de mota. Aos poucos vou ganhando experiência. É muito importante ficar a conhecer bem os trajetos diários. De carro é uma coisa, de mota é outra quase totalmente nova.
Boas curvas 

rookie125

Masculino Mensagens : 65
Mota : Keeway RKS 125

Mensagem  Nanoc em Qui 15 Out - 0:21

E talvez até seja bom aprender logo nela, sem vícios de outras, digo eu

Nanoc

Mensagem  Tiago M em Qui 15 Out - 0:35

rookie125 escreveu:

Eu  cá acho bem :)
Comprei a minha sem nunca ter andado antes.
Tive uma lição com o senhor que ma vendeu (ele ficou espantado e assustado quando percebeu como eu era mesmo maçarico), fiz uns km em estrada com pouco trânsito, tive uma aula de condução e depois comecei a ir trabalhar de mota. Aos poucos vou ganhando experiência. É muito importante ficar a conhecer bem os trajetos diários. De carro é uma coisa, de mota é outra quase totalmente nova.
Boas curvas 
O mesmo aqui.
Apenas tinha andado meia dúzia de metros em linha recta com uma mota usada do stand.
Depois de comprar, passei uma tarde a andar numa rua sem trânsito para me habituar às velocidades, arranques, equilíbrio, etc.

Há imensos vídeos no youtube com dicas para iniciantes. Foi assim que aprendi as bases. O resto vem com a prática.

Tiago M

Masculino Mensagens : 381
Mota : Yamaha YBR Custom "Ofélia"

Mensagem  Claudio Rodrigues em Qui 15 Out - 2:48

Vai ao youtube ao canal do cager on two wheels que ele da boas dicas para quem quer começar. Foi onde aprendi boas dicas e foi assim que fiz 200 km no mesmo dia em que peguei numa mota

Claudio Rodrigues

Masculino Mensagens : 373
Mota : Keeway RKV

Mensagem  Helder Cruz em Qui 15 Out - 9:15

Só te posso dizer que o ideal é teres aulas numa mota apropriada, com crash bars, com quem sabe o que diz e como dizer.

No entanto, a morares na Benedita, onde não te faltam percursos sem transito e espaços abertos para treinares manobras, creio que não terá problemas de maior em aprenderes sozinho e tornares-te num bom motociclista.
A CBR125R talvez não seja a mota ideal para aprender: Se a deixares cair podes danificar as carenagens que são caras, mas de resto é leve (o que te permite segurar com a força de braços se necessário), baixa e "resistente a maus tratos".
O modelo de 2013, com escape curto é muito divertido.

Força nessa compra e "siga para Bingo"!

Última edição por Helder Cruz em Qui 15 Out - 13:19, editado 2 vez(es)

Helder Cruz

Mensagem  nunes em Qui 15 Out - 11:52

nanoc, temos uma Sym Wolf à venda aqui no fórum por 1550€.
está nova uma vez que tem apenas 1200 Km.
se estiveres interessado dá lá uma saltada.
pelo que a malta diz e pelos DB's é uma mota com provas dadas e sem grandes problemas.

nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5575
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Nanoc em Seg 19 Out - 3:15

Olá a todos.
Sábado fui ver a minha primeira escolha, a Honda CBR 125. Descobri uma usada a um preço que podia pagar e assim que pus os olhos nela fiquei apaixonado. Levei o meu cunhado para a experimentar e assim que ele a ligou aquele roncar - o escape não era original e ela parecía uma 250 - conquistou-me: tinha de ter aquela moto.
Agora o lado mau é que o conta-rotações não trabalha, à frente da moto foi toda alterada, o farol traseiro e o plástico por cima estavam soltos/mal fixos, faltavam-lhe carenagens de lado, engasgava-se quando se metia a terceira mudança (mas online cunhado disse que podia ser de estar fria) e pior que tudo, o dono não sabia quantos donos tinha tido é que quando a comprou ela não tinha conta-quilómetros...ou seja, não sabe quais os kms reais dela.
Lutei contra a vontade cega de a trazer e tentei ser racional. Não fiz negócio. Não me quis precipitar e foi uma visita boa para aprender como são estes negócios com particulares.
Tenho mais ou menos definido o que quero, mas ou tem mais de 20 mil kms, ou é de muito longe, ou é uma CBF125 (prefiro CBR125), ou está mal estimada, ou é cara para a minha carteira ou não gosto da cor.
Podia ter a minha motinha na garagem mas decidi esperar por outra oportunidade.
Vamos ver se ela aparece.

Nanoc

Mensagem  nunes em Seg 19 Out - 9:08

Nanoc escreveu:Olá a todos.
Sábado fui ver a minha primeira escolha, a Honda CBR 125. Descobri uma usada a um preço que podia pagar e assim que pus os olhos nela fiquei apaixonado. Levei o meu cunhado para a experimentar e assim que ele a ligou aquele roncar - o escape não era original e ela parecía uma 250 - conquistou-me: tinha de ter aquela moto.
Agora o lado mau é que o conta-rotações não trabalha, à frente da moto foi toda alterada, o farol traseiro e o plástico por cima estavam soltos/mal fixos, faltavam-lhe carenagens de lado, engasgava-se quando se metia a terceira mudança (mas online cunhado disse que podia ser de estar fria) e pior que tudo, o dono não sabia quantos donos tinha tido é que quando a comprou ela não tinha conta-quilómetros...ou seja, não sabe quais os kms reais dela.
Lutei contra a vontade cega de a trazer e tentei ser racional. Não fiz negócio. Não me quis precipitar e foi uma visita boa para aprender como são estes negócios com particulares.
Tenho mais ou menos definido o que quero, mas ou tem mais de 20 mil kms, ou é de muito longe, ou é uma CBF125 (prefiro CBR125), ou está mal estimada, ou é cara para a minha carteira ou não gosto da cor.
Podia ter a minha motinha na garagem mas decidi esperar por outra oportunidade.
Vamos ver se ela aparece.

fizeste muito bem em não comprar.
essa mota para além de mal tratada já deve ter tido algum acidente valente.
vai ver uma wolf ao vivo. é uma mota muito linda e muito bem conseguida. e com preços apelativos.

nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5575
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Helder Cruz em Seg 19 Out - 9:24

Frente modificada e conta quilómetros sem funcionar já chegava para não a comprares.
A engasgar em 3ª e com carenagens a menos... esquece!!!!

Helder Cruz

Mensagem  Santi2.3 em Seg 19 Out - 22:35

Epá, ó Nanoc,

Só te posso dizer o seguinte: há três meses atrás eu era tu (que raio de Português).

Ou seja, carta de carro, nunca tinha andado (quanto mais conduzido) uma mota.
Muitas duvidas e muitas decisões para fazer.

OLX pois claro, e foi aí que achei a minha cabrita com três anos e menos de 250Km, mas longe para "calhau", ou seja Sines ;-).

Eu não queria, nem sabia, vir com ela pelo que tive a felicidade de um amigo meu ir comigo e com a minha mulher buscar a mota.

o primeiro mês foi sem grandes pressas, a partir daí é todos os dias de semana 30Km pelo menos.

Praticar, aconselho parques de estacionamento (não reparei de onde és desculpa), mas reparei que tens quem te possa levar a mota a um desses estacionamentos (ao pé de Rio de Mouro há um que deve ser espectacular) a Carina Silva disse que há um em Odivelas(?), o Dissidente também deve saber...

Garanto-te que depois de 1/2 horas num parque desses já levas a mota para casa...mais ou menos. A vantagem de uma 125 é que não sai disparada se fizeres asneira com o acelerador...

Eu estou a adorar andar de mota, mas como o pessoal disse, não te esqueças do capacete, luvas, casaco e, se poderes umas calças por causa da Chuva...

Resumindo e baralhando, já fiz mais de 2.000 Km com a mota em 2 meses... .

Boa sorte com a escolha da mota e faz-te à estrada.

Abç e boas curvas.

Santi2.3

Masculino Mensagens : 150
Mota : KTM Duke 125

Mensagem  Dissidente em Seg 19 Out - 23:57

Dissidente
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 6422
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Nanoc em Qua 21 Out - 16:45

Helder Cruz escreveu:A CBR125R talvez não seja a mota ideal para aprender: Se a deixares cair podes danificar as carenagens que são caras, mas de resto é leve (o que te permite segurar com a força de braços se necessário), baixa e "resistente a maus tratos".
O modelo de 2013, com escape curto é muito divertido.

Ora bem malta, estou mesmo virado para uma CBR125, mais baixinha. Até achar a pequena vou estando atento.

Já passei literalmente horas na net a ver dicas de como me iniciar na condução. Mas ontem tive a minha primeira 'aula', dada por um amigo que teve os tomates para me meter em cima da sua Keeway RKV de apenas dois meses de vida. Ele aprendeu a andar nela após a comprar nova no stand e passou pelo processo de aprender ali no pátio de casa. Não é um condutor experiente mas passou recentemente pela fase em que estou e percebe os meus receios e dúvidas.

Gostei bastante de andar nela, mas ainda não meti mudanças. Foi mais para sentir estar sobre duas rodas, o equilíbrio, sentir o acelerador e a embraiagem. Pensei que era mais leve, tipo a do meu Corsa B mas deixei a moto ir abaixo bastantes vezes. Não tinha confiança para dar o gás que ela precisava no arranque.

Com o tempo espero ir lá. Abraço a todos e obrigado pelas dicas

Nanoc

Mensagem  Dissidente em Qua 21 Out - 16:53

Companheiro, presumo que conduzas carro, pelo que percebi. O truque no início é sentires a zona de fricção, onde a embraiagem agarra, tal como no carro. Concentra-te em a sentires apenas, e largares um bocadinho mais, só um bocadinho, e sentires a mota a andar uns cm's para a frente. É essa a zona que vais trabalhar de seguida, acelerando um bocadito, várias vezes até saberes arrancá-la. Daí para a frente é evoluires passo a passo para recolheres os pés para as pezeiras, mudares de mudança para 2a, aprenderes a parar devegar a mota (tão simples como embraiar e pressionar levemente o travão da frente (para começar... deixa o de trás lá para trás; sempre que queiras parar pressiona a embraiagem e deixa desacelerar, aí pressiona levemente o travão da frente só até parar), depois ires subindo e descendo de mudança, mais umas curvitas, e por fim aprenderes a usar ambos os travões.

O resto é prática 

Dissidente
Mod
Mod

Mensagem  Helder Cruz em Qua 21 Out - 17:44

Boa escolha!
Grande máquina!

Boa sorte e diverte-te muito!

Helder Cruz

Mensagem  Nanoc em Sex 13 Nov - 15:10

Boas a todos.

Ainda não achei a minha pequena, continuo à procura de CBR125 usada, menos de 20 mil kms (de preferência).

Entretanto o tonto que me meteu em cima da Keeway RKV dele deu-me uma nova 'aula'. Desta vez fui para a estrada e com 20 minutos de experiência meti em prática as horas e horas de vídeos que vi no Youtube para aprender a meter mudanças, e com a ajuda do meu amigo andei pela primeira vez numa estrada muito pouco movimentada e dei umas voltinhas.

Meti as minhas primeiras mudanças, deixei a moto ir abaixo, tive de pôr o pé tipo Rossi nas curvas, com medo que caísse, mas no geral adorei a experiência. Agora quero mais! Deixo aqui o link com um vídeo, se pudessem comentar e ajudar-me a melhorar, agradecia 

View My Video

Abraço 

Nanoc

Mensagem  Helder Cruz em Sex 13 Nov - 15:41

Estás pronto! Siga para bingo, venha a mota!

Helder Cruz

Mensagem  Dissidente em Sex 13 Nov - 19:19

Companheiro, ainda não vi o vídeo (agora não tenho tempo), mas desabitua-te ao truquezinho da perna nas curvas. Estás na altura certa para isso, que os maus vícios quando já estão muito enrraizados são muito mais difíceis de perder (eu que o diga... hoje pela primeira vez com as minhas novas luvas com bridge no mindinho  ).

Esse nosso instinto primário de meter a patinha de fora "para se cair" funciona ao contrário do desejável, e se a patinha tocar no chão é o suficiente para partires um tornozelo e ires buscar mais qualquer coisa se a mota vai ao chão. Na verdade o pé ali não te faz nada em caso de "quase" queda que seja positivo, muito pelo contrário. Também contráriamente ao que possas pensar não te ajuda de todo a curvar (a não ser que estejas numa mota de cross... aí ajuda; eles não metem a perninha de fora por medo de se espalhar mas para transferir massa para o interior da curva). 

Agora, como diz o Hélder, siga para bingo! 

Dissidente
Mod
Mod

Mensagem  Helder Cruz em Seg 16 Nov - 9:46

O pé para a frente, numa corrida de moto GP, é uma invenção recente que quase todos os pilotos aderiram.
Supostamente serve para transferir o centro de massas para a traseira e libertar um pouco a pressão do travão dianteiro - eu não aceito esta explicação que vi na TV, mas deixo-a aqui.
No moto Cross serve para equilibrar a mota ao transferir massa para dentro da curva, como diz o Dissidente, e para fazer de ancora em terreno mais arenoso, e possibilitar fechar mais a curva.
Por esta última razão, é que as botas de moto cross são super reforçadas e rijas, para não deixar partir tornozelos e azular as unhas dos dedões contra as pedras que se escondem debaixo da areia.

Mesmo o abrir a perna do lado de dentro para fazer uma curva, tem mais efeito ao arejar as virilhas do que a ajudar a fazer a curva.
Só senti esse efeito, com a Suzuki, em velocidades da ordem dos 180/190km/h (no circuito fechado lá de casa).
...e a essas velocidades não apetece expor nada para fora das carenagens...!

Última edição por Helder Cruz em Seg 16 Nov - 16:54, editado 1 vez(es)

Helder Cruz

Mensagem  Wartak em Seg 16 Nov - 16:46

A perna de fora nas entradas para curva à esquerda no MotoGP começaram com o Rossi "the Rossi leg Wave" e ele próprio não tem uma explicação técnica para o assunto.. ele apenas mete a perna para fora por sentir que ajuda a travar para a curva... mas ele e a equipa já fizeram medições e em ambos os casos (perna para fora ou perna na peseira) o centro de gravidade, tempo de curva e forças aplicadas na mota são iguais...

A sugestão fica de que ele "trouxe" essa moda para o MotoGP devido à experiencia que ele tem de motocross e dirt tracking.. o primeiro a copiar esse feito foi o Max Biaggi e mais tarde toda esta geração de espanha também o começou a imitar dizendo que ajuda a balancear a mota para a curva..

Bom, se tecnicamente não há diferença.. podemos contar com o factor psicológico. e aí eles acabam por expremer um pouco mais nas curvas por ter "aquele" pé de fora e sentir que ganham vantagem. todos sabemos que o factor psicológico ajuda muito nas provas e ninguém quer ficar atrás do "IL DOCTTORE"

Eu por mim já é bom não cair da mota a direito... quanto mais em curva

Wartak

Masculino Mensagens : 211
Mota : Honda Hornet 600 f9

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:14

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: