F125cc.com
Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
33 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 30 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, balasteiro, tiagofvale

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Empty Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque

Mensagem  vtrm em Qua 14 Out - 21:33

Boas a todos.
  Criei este tópico para poder esclarecer algumas duvidas que tenho em relação a esta mota que escolhi para minha primeira mota. 
  Antes de mais gostaria de saber se algum de vocês também notou alguns pontos de ferrugem na parte de ferro que esta pintado de preto mato (penso que seja essa a cor, acho que essas partes pertencem ao quadro) gostaria de saber se alguém me consegue dizer quanto custará para reparar.   
  Hoje ao estacionar a mota pensei ter colocado no neutro e ao largar a embraiagem a mota deu um "coice" (descobri então estar em 1ª) e como apenas peso 55 quilos e meço cerca de 1,70m acabei por não aguentar a mota e tive um encontro com o chão não foi nada de mais mas chegou para riscar o peso do punho, a manete da embraiagem e com isto descobri que a mota verte gasolina pela tampa do deposito...
  Gostava de saber se tem ideia do preço de um peso de punho e se é normal a mota verter gasolina pela tampa quando inclinada, se não é normal qual será o problema e a sua solução?   
  Desde já obrigado.      Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 113258

Última edição por vtrm em Dom 18 Out - 19:19, editado 1 vez(es)
vtrm
vtrm

Masculino Mensagens : 46
Mota : daelim roadwin 125 fi

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Empty Re: Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque

Mensagem  Convidado em Qua 14 Out - 22:37

vtrm escreveu:Boas a todos.
  Criei este tópico para poder esclarecer algumas duvidas que tenho em relação a esta mota que escolhi para minha primeira mota. 
  Antes de mais gostaria de saber se algum de vocês também notou alguns pontos de ferrugem na parte de ferro que esta pintado de preto mato (penso que seja essa a cor, acho que essas partes pertencem ao quadro) gostaria de saber se alguém me consegue dizer quanto custará para reparar.   
  Hoje ao estacionar a mota pensei ter colocado no neutro e ao largar a embraiagem a mota deu um "coice" (descobri então estar em 1ª) e como apenas peso 55 quilos e meço cerca de 1,70m acabei por não aguentar a mota e tive um encontro com o chão não foi nada de mais mas chegou para riscar o peso do punho, a manete da embraiagem e com isto descobri que a mota verte gasolina pela tampa do deposito...
  Gostava de saber se tem ideia do preço de um peso de punho e se é normal a mota verter gasolina pela tampa quando inclinada, se não é normal qual será o problema e a sua solução?   
  Desde já obrigado.      Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 113258
A primeira  vez que deixei a mota cair tinha o depósito cheio e fez o mesmo.
No caso do falso neutro também já aconteceu quantos vezes assim como uma primeira que não entrou, mas apaga a luz de neutro.
Quando a comecei a conduzir também acontecia ficar com uma mudança presa.

Se tens Mota  pouco tempo e ainda te estás a habituar, não a repares já.

Convidado
Convidado

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Empty Re: Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque

Mensagem  Fernando Gil em Qui 15 Out - 11:16

Creio que as Daelim, assim como as Hyosung (já tive das duas) não têm uma borracha que envolve por dentro o tampão do depósito e que evita derrames com o depósito cheio, ou mesmo um certo odor a gasolina quando ficam expostas ao sol devido à evaporação excessiva da mesma, por isso aconselho a que não atestem até ao cimo quando reabastecem.

Quanto ao neutro, tal como diz a Carina, a luz apaga se estiver engatada, mas como és pouco experiente aconselho-te a largares um pouco a embraiagem, pois se estiver engatada uma mudança dá sinais de querer arrancar.

Abraço Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 952112
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Mensagem  Helder Cruz em Qui 15 Out - 12:31

É normal acontecer teres um falso alarme de mota engatada com a mota em neutro ou teres a luz do neutro acesa com uma mudança engatada.
A melhor forma de evitares este efeito é mesmo desengatares a mota quando estás a parar, com a mota ainda em movimento.
(se gostas de deixar a mota estacionada em neutro)
As mudanças oferecem alguma resistência a engrenar ou desengrenar com a mota já parada, o que dá azo a teres falsas informações no painel e teres dificuldades em desengatar uma 2ª ou 3ª para engatares a 1ª para arrancares num semáforo.

Sim, a Roadwin verte gasolina pelo tampão do depósito, mas não te preocupes que não evapora se tiveres a mota parada muito tempo -  a minha está parada há 2 anos e 3 meses e ainda tem gasolina para a por a trabalhar de volta e meia.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8237
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Alex em Qui 15 Out - 12:42

Boas camarada. Nao a tens na garantia?

Ja andei numa daqui de alguem do forum...  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 70049  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 326955

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796
Alex
Alex
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 2963
Mota : Kawasaki J300 ED Especial / KRS MOTO GRS 125

Mensagem  Helder Cruz em Qui 15 Out - 13:09

Não é avaria, Alex. É mesmo assim.
Também já andaste na minha... em Almada, quando o canhão de chave tinha falhas de contacto.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Alex em Qui 15 Out - 13:10

Helder Cruz escreveu:Não é avaria, Alex. É mesmo assim.
Também já andaste na minha... em Almada, quando o canhão de chave tinha falhas de contacto.

Touba falar sob a ferrugem. A garantia cobre isso tudo.

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 456796
Alex
Alex
Mod
Mod

Mensagem  Helder Cruz em Qui 15 Out - 13:16

Ahh.... a ferrugem...

Não percebi onde tens a ferrugem a aparecer.
As partes cromadas são muito dadas a enferrujar, sim. Limpa com WD40, deixa evaporar, num par de dias. Depois usa spray de verniz de electricista.
É remédio santo!
A Delfina nunca mais teve um ponto de ferrujem nos cromados.

Nas partes pintadas não estou a ver onde possas ter problemas. Talvez nas soldaduras ranhosas que podes encontrar sob os plásticos. Nesses pontos de ferrugem pouco ou nada poderás fazer senão limpar como conseguires e dar spray de tinta preta. São poros de soldadura onde a tinta não chegou.

Sobre o contrapeso riscado: amigo... se vais trocar tudo o que te aparecer riscado ou com pequenas quincas... vais ter uma mota renovada antes de completar um ano!
Helder Cruz
Helder Cruz

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Empty Obrigado pelas rápidas respostas.

Mensagem  vtrm em Qui 15 Out - 18:26

Obrigado pelas rápidas respostas.
   Eu para já não a quero reparar mesmo porque já vi que a estacionar eu tenho azar e depois com o peso e tamanho desta mota comparado ao da Yamaha 125 sr em que tirei a carta ajuda ainda mais a que eu vá parar ao chão, só queria mesmo ter uma ideia de quanto custam os contrapesos.
   Não a mota não tem garantia porque já é de 2012 e foi comprada em segunda mão a um preço bem em conta para o limitado orçamento que tinha resultante do que consegui ganhar nas ferias de verão.
   Quanto a ferrugem curiosamente nas partes cromadas não tem nenhuma é mesmo só nas partes com tinta.(fotos abaixo)
   Ao tirar as fotos e olhar mais cuidadosamente para o motor reparei num tubo meio cor de rosa sem nada por dentro que estava lá pendurado não sei de que possa ser o tubo nem à quanto tempo esta assim mas pelo que vi acho que vem da parte da frente da mota porque da para ver que passa por baixo do deposito. (fotos abaixo)

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Dcrol5

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 4vpr8z

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Iqkh9g

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque Vq1ngy

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 30aqbt2

Última edição por vtrm em Qui 15 Out - 19:00, editado 1 vez(es)
vtrm
vtrm

Mensagem  Alex em Qui 15 Out - 18:58

Pois garantia ja nao tem. Mete Wd 40 nesses pontos de ferrugem.

Alex
Alex
Mod
Mod

Mensagem  vtrm em Qui 15 Out - 19:02

Eu queria dizer garantia e não seguro... (Já alterei)
   Mas o WD não poderá tirar tinta juntamente com a ferrugem?
vtrm
vtrm

Mensagem  Alex em Qui 15 Out - 19:28

vtrm escreveu:Eu queria dizer garantia e não seguro... (Já alterei)
   Mas o WD não poderá tirar tinta juntamente com a ferrugem?
Nao nada disso. A minha antiga Azulinha passava com WD 40 em toda a mota. Menos naquelas zonas tipo travoes, pneus... etc como é obvio.

Alex
Alex
Mod
Mod

Mensagem  vtrm em Qui 15 Out - 19:34

Vou experimentar então para ver se resolve.
   E quanto ao tubo que encontrei lá pendurado alguém tem ideia do que possa ser e o que posso fazer?
vtrm
vtrm

Mensagem  Dissidente em Qui 15 Out - 19:53

Esse tubo é normal, e destina-se a ventilar o depósito de gasolina, e a servir de escoadoro se o encheres acima do nível. Não costuma é estar aí assim tão exposto. Também deves ter mais um, preto, que é o respiro do carter de óleo. 

Agora esses pontos de ferrugem tens mesmo que os tratar.

Sobre o falso neutro deve ser uma questão de hábito, e já te mencionaram aí dois truques para dominares isso. Um outro motivo para isso poder estar a acontecer é demasiada folga na corrente. Verifica a folga e ajusta-a se for caso disso.
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  j-santos em Qui 15 Out - 19:54

Boas ,esse tubo é quase de certeza o tubo do filtro da gasolina que vai deitando fora impurezas se o tapares com o tempo vais ver que ele vai acomunado resíduos

j-santos

Masculino Mensagens : 1423
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Mensagem  vtrm em Qui 15 Out - 20:00

Dissidente escreveu:Esse tubo é normal, e destina-se a ventilar o depósito de gasolina, e a servir de escoadoro se o encheres acima do nível. Não costuma é estar aí assim tão exposto. Também deves ter mais um, preto, que é o respiro do carter de óleo. 

Agora esses pontos de ferrugem tens mesmo que os tratar.

Sobre o falso neutro deve ser uma questão de hábito, e já te mencionaram aí dois truques para dominares isso. Um outro motivo para isso poder estar a acontecer é demasiada folga na corrente. Verifica a folga e ajusta-a se for caso disso.
   Onde deveria estar então o tubo para o poder colocar no local apropriado?
   Como me aconselha a tratar estes pontos de ferrugem? Com WD mesmo? Ou há mais algum método?
vtrm
vtrm

Mensagem  Dissidente em Qui 15 Out - 20:12

Na Burra o tubo desce junto ao motor até mais ou menos a meio da mota:

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque DSC_0127

Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque DSC_0126

Sobre a ferrugem deves ter primeiro que tratar desses pontos antes de aplicares o WD40. Isso é uma medida preventiva.
Dissidente
Dissidente

Mensagem  vtrm em Qui 15 Out - 20:22

Não sei mesmo como os retirar porque tenho um pouco de receio de tirar a tinta e depois ficar com manchas... Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 7373
vtrm
vtrm

Mensagem  Helder Cruz em Sex 16 Out - 9:30

Confirmo o que já foi dito sobre o tubo rosa. Tenta posicionar o tubo por forma que qualquer fluido que venha a ser vertido por esse tubo não caia sobre uma superfície quente do motor.

Para a ferrugem, o ideal seria passares lixa, dares um primário anticorrosivo e pintares à cor, de preferência uma zona maior para não ficares com a pintura malhada.
Como acredito que não estejas disposto a desmanchar os plásticos e protegeres áreas que não queres pintar com overspray, compra AMARIT preto e dá com pincel directamente sobre as zonas com ferrugem.
Deve ficar com manchas devido à diferença dos pretos mas a ferrugem desaparece.

Sim, a mota é um bocado pesada. Deves ter algum cuidado com ela quando parado.
A minha Suzuki pesava 200kg e nunca a deixei cair... mas a Delfina foi ao tapete uma vez e não foi mais por sorte.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  vtrm em Sex 16 Out - 19:47

Obrigado pela ajuda.
   Já agora acham que com pinhão de ataque de 15 dentes a mota melhora muito? Eu vivo na parte de cima de um vale e a escola e todos os locais onde costumo ir durante a semana ficam no fundo do vale o que implica todos os dias da semana (ou quase) ao ir para lá é a descer mas para vir por qualquer das estradas que escolha é sempre a subir com inclinações consideráveis. Com os 15 dentes ela ira subir na mesma sem dar problemas ou irá perder muito a força?
vtrm
vtrm

Mensagem  vtrm em Dom 18 Out - 15:44

Com os 15 dentes ela irá perder muito a força?
vtrm
vtrm

Mensagem  rookie125 em Dom 18 Out - 19:38

Aumentar o número de dentes do pinhão de ataque implica que por cada rotação do motor vais aumentar a distância percorrida, o que só é bom em plano ou em descida. Nas subidas precisas de mais rotações para fazer avançar a mota e ao mesmo tempo elevar toda a massa (mota e condutor), ou seja é necessária força para essa elevação. Com mais dentes no pinhão de ataque é como usar uma pedaleira maior na bicicleta: aumentas a velocidade máxima em plano e a descer, mas vês-te à nora nas subidas.
Já muito se falou da força versus potência aqui pelo fórum: uma varia na razão inversa da outra, isto porque a potência mecânica, de uma forma geral, é igual à força multiplicada pela velocidade (VxF). Sendo a potência do motor fixa para um certo regime de funcionamento (rpm), se queremos que aumente V (mais dentes no pinhão de ataque) então diminui F, o que é indesejável para as subidas.
Resumindo, se aumentares o número de dentes do pinhão de ataque, vais descer que nem uma bala, mas subirás bem mais lento do que antes ou usas uma mudança mais baixa em rpm mais elevado.
rookie125
rookie125

Masculino Mensagens : 128
Mota : Benelli TRK 502; ex-Keeway RKS 125

Mensagem  vtrm em Dom 18 Out - 21:43

Apesar de tudo o que já ouvi falar e me aconselharem o pinhão de 15 dentes vou optar por manter o de 14 devido as estradas que mais frequento.
   Já agora alguém me sabe dizer como se tira o db killer e se é possível? Quero tirar só para se ouvir mais principalmente pela segurança devido aos sustos que já apanhei por não repararem na minha presença.
vtrm
vtrm

Mensagem  Dissidente em Dom 18 Out - 22:30

Companheiro, o pinhão de ataque é baratucho e de troca relativamente simples. Não perdes nada em tentar. Se achares que a mota não fica com a dinâmica que estavas à espera facilmente repões a situação  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 952112

Sobre o dbkiller não é retirável, só com bricolagem e creio que de forma permanente
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Helder Cruz em Seg 19 Out - 9:32

Se tens de fazer subidas algo íngremes não te aconselho a mudar o pinhão ou a cremalheira: a mota é bastante pesada e vais ter muitas dificuldades em vencer um pendente maior.

Sobre o db killer: depois de o tirares é fácil de repores. É só voltar a montar como estava.
Há duas dificuldades na remoção do db killer dessa mota: uma o remover fisicamente na primeira vez, pois está bem preso devido às temperaturas que já sofreu. Segundo, arranjares uma maneira de ficares a ponteira sem o db killer, e aqui é quando terás de fazer uma bricolage: eu usei 3 parafusos auto roscantes.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  vtrm em Seg 19 Out - 18:36

Obrigado pelas respostas agora é só convencer o meu pai a me dar uma ajuda nisso :paz:
vtrm
vtrm

Mensagem  Dissidente em Seg 19 Out - 19:31

Bem, podias sempre tentar a abordagem "é para não andar tão depressa nas subidas", se bem que se ele percebe alguma coisa de mecânica vai-se rir por causa das retas  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 326955
Dissidente
Dissidente

Mensagem  vtrm em Seg 19 Out - 19:54

Ai está o problema ele percebe de mecânica hahaha. Mas vamos ver o que ele diz porque apesar de a mota ser minha ele também gosta de dar umas voltinhas nela... Isto das duas rodas é só experimentar não se quer outra coisa lol!
vtrm
vtrm

Mensagem  Dissidente em Seg 19 Out - 20:01

O meu em Angola durante a guerra do ultramar tb tinha uma Honda Little e andava nela para todo o lado, até apanhar uma poça de óleo e acordar 3 dias depois no hospital. Esta é a história oficial. Não muito de acordo com a história uns tempos depois quando estava a regressar a Portugal, creio que no fim da guerra, palmaram-lhe a mota no porto e nunca mais andou de mota.

Foi um acérrimo defensor de mil motivos para eu não me meter nisto, mas depois de me meter pergunta sempre como é que andam as motinhas (a minha e a da Carina), e já deixou escapar entre dentes que gostava que o levasse a dar uma volta um dia destes eheheh Tenho que ver se arranjo um capacete L emprestado para o levar a dar uma volta um dia destes. Acho que ele vai gostar  Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 697124
Dissidente
Dissidente

Mensagem  vtrm em Seg 19 Out - 20:13

O meu pai quando era mais novo também andava em motorizadas (ciclomotores) emprestadas com pistão 80 que segundo ele davam 140km/h. Ele nunca se opôs a tirar a carta de mota (apesar da idade que tenho) principalmente por ter sido eu a pagar a carta e tudo mais... A minha mãe já é outra historia mas...
   Acho que fazes bem em o levares a dar uma voltinha para ele se lembrar da maravilha que é andar de mota, porque apesar da menor segurança e tudo mais que possam dizer é uma sensação maravilhosa... Daelim roadwin 125 fi pinhão de ataque 3406585401
vtrm
vtrm

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: