F125cc.com
Keeway RKV desvia com chuva F125cc10
Maio 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
37 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lallo, Manuel 123

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Keeway RKV desvia com chuva

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Keeway RKV desvia com chuva Empty Keeway RKV desvia com chuva

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 4 Nov - 13:47

Pois bem, ontem aconteceu me o seguinte, a caminho de casa começou a chover, e como tenho os famosos cordial, toca de ir com o máximo cuidado principalmente a curvar, até que numa reta plana, a mota começou a desviar para a faixa contraria, por mais que abrandasse ela continuava a virar, e eu a tentar puxa la para a direita novamente, depois numa descida muito ligeira com curva à direita, inclinei me para virar e ela começou novamente a ir para a esquerda, mesmo a 10 à hora a virar o guiador e ela nunca me ''obedecia'', tive de parar por completo e arrancar novamente

isto deve se aos pneus cordial? sei que não valem nada à chuva mas mudar me assim a trajectória?mesmo que a estrada tenha uma ligeira inclinação lateral não é normal de todo ela desviar. 

se alguém me conseguir esclarecer

Pedro Carmo

Masculino Mensagens : 38
Mota : RKV

Keeway RKV desvia com chuva Empty Re: Keeway RKV desvia com chuva

Mensagem  Helder Cruz em Qua 4 Nov - 13:59

Chiça!!!!
Poderá ser dos pneus (AMBOS), sim, se a mota tiver tendência para seguir a inclinação da estrada ou na direcção do vento.
Mas isso é praticamente a completa ausência de aderência!
Estás à espera de quê para trocar os pneus? De ficares sem rasto?
Provavelmente os teus pneus já não têm camada aderente, mas apenas a carcaça, a que o pessoal gosta de chamar de plástico.

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8123
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Claudio Rodrigues em Qua 4 Nov - 14:05

Pedro Carmo escreveu:Pois bem, ontem aconteceu me o seguinte, a caminho de casa começou a chover, e como tenho os famosos cordial, toca de ir com o máximo cuidado principalmente a curvar, até que numa reta plana, a mota começou a desviar para a faixa contraria, por mais que abrandasse ela continuava a virar, e eu a tentar puxa la para a direita novamente, depois numa descida muito ligeira com curva à direita, inclinei me para virar e ela começou novamente a ir para a esquerda, mesmo a 10 à hora a virar o guiador e ela nunca me ''obedecia'', tive de parar por completo e arrancar novamente

isto deve se aos pneus cordial? sei que não valem nada à chuva mas mudar me assim a trajectória?mesmo que a estrada tenha uma ligeira inclinação lateral não é normal de todo ela desviar. 

se alguém me conseguir esclarecer
Boas, a minha também tem os cordial mas nunca me aconteceu nada assim de tão extremo a não ser quando apanhei uma ventania maluca e chuva ao mesmo tempo. Aliás, conduzindo com o minimo cuidado já cheguei à conclusão que não são assim tão ruins, desde que tenham a pressão correcta e lhes demos algum aquecimento pois mesmo a chuva já me apercebi que se portam melhor com alguma velocidade que devagar. No meu DB podes ver que não tenho problemas de fazer viagens a chuva precisamente porque já ganhei algum habito aos pneus. Agora não sei se pode estar relacionado ou não, como faço mais nacional que localidade e ando sempre na casa dos 90/100 tenho sempre os pneus quentinhos e tenho notado os pneus cada vez mais seguros, ao ponto de colegas meus já me terem dito que me viram a curvar com 2 dedos da péseira ao chão (com piso seco claro) Keeway RKV desvia com chuva 750583 .
Quanto a tua, o maximo que te posso dizer é, verifica a pressão dos pneus, tenta ver se a roda de trás está direita, a forma mais facil é largares o volante em andamento e se ela começar a fazer força para algum lado é porque provavelmente tens a roda desalinhada. Keeway RKV desvia com chuva 952112
Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues

Masculino Mensagens : 408
Mota : Keeway RKV

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 4 Nov - 14:14

Helder Cruz escreveu:Chiça!!!!
Poderá ser dos pneus (AMBOS), sim, se a mota tiver tendência para seguir a inclinação da estrada ou na direcção do vento.
Mas isso é praticamente a completa ausência de aderência!
Estás à espera de quê para trocar os pneus? De ficares sem rasto?
Provavelmente os teus pneus já não têm camada aderente, mas apenas a carcaça, a que o pessoal gosta de chamar de plástico.

os pneus ainda nem 3000kms tem, desde que a comprei que os queria trocar, só que é aquela coisa de estar a arrumar uns pneus com muito piso, apesar de não valerem nada. se bem que se for ao chão gasto mais. e outra razão é nao andar de mota com chuva, só mesmo quando vou com sol e depois venha a chover

por isso é que é estranho, porque eles parece que foram mergulhados em manteiga,  é a segunda vez que me acontece isto, mas em sitio diferenetes.

Pedro Carmo

Mensagem  Helder Cruz em Qua 4 Nov - 14:17

Troquei o pneu traseiro da minha Daelim aos 3500km... vidrava com facilidade.
De tal forma que não conseguia subir ao Cabo da Roca a mais de 40km/h!!
O meu cunhado comprou recentemente uma Daelim Daystar e não descansou enquanto não trocou o sapatinho...

Helder Cruz

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 4 Nov - 14:38

Helder Cruz escreveu:Troquei o pneu traseiro da minha Daelim aos 3500km... vidrava com facilidade.
De tal forma que não conseguia subir ao Cabo da Roca a mais de 40km/h!!
O meu cunhado comprou recentemente uma Daelim Daystar e não descansou enquanto não trocou o sapatinho...

aquilo parece é que absorve a agua como uma esponja e quando não dá mais começa a escorregar, porque até lá não me foge. mas vou mesmo arriscar só andar com ela com tempo seco até ter €€€ para trocar o calçado

Pedro Carmo

Mensagem  Helder Cruz em Qua 4 Nov - 14:46

Absorver água não absorverá.
No máximo ao contrário... começariam por ter pouca aderência até aquecerem e depois ficariam melhores...

Experimenta passar uma grosa no pneu traseiro a ver se fica melhor.
Se ao fim de uns 200km ficar na mesma, tens de trocar mesmo - está a vidrar consecutivamente.

Helder Cruz

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 4 Nov - 14:56

Helder Cruz escreveu:Absorver água não absorverá.
No máximo ao contrário... começariam por ter pouca aderência até aquecerem e depois ficariam melhores...

Experimenta passar uma grosa no pneu traseiro a ver se fica melhor.
Se ao fim de uns 200km ficar na mesma, tens de trocar mesmo - está a vidrar consecutivamente.

sim eu sei que não absorve, era um exemplo. disse isso porque é quando já estão mais quentes que começam a piorar

vou experimentar usar a grosa e ver como se porta depois

obrigado Helder

Pedro Carmo

Mensagem  Helder Cruz em Qua 4 Nov - 15:04

Depois conta-nos, por favor, Pedro.

Helder Cruz

Mensagem  Wartak em Qua 4 Nov - 15:49

Se a mota desvia com vento é normal.. mas sair assim a escorregar devido a chuva e estra um pouco inclinada .. isso é patinagem artistica! Tens os pnues vidrados e isso é um perigo muito grande para ti!
Meteres lixa nos pneus é algo que te pode "eventualmente" melhorar a aderencia por uns 100km máx e depois voltas ao mesmo andamento de coração na boca.. é assim que queres andar?

Troca esses pneus por uns macios.. mais vale que se gastem rápido e trocares mais vezes do que se tornarem plástico e sem dares conta voltares à patinagem artistica outra vez Keeway RKV desvia com chuva 952112
Wartak
Wartak

Masculino Mensagens : 211
Mota : Honda Hornet 600 f9

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 4 Nov - 18:26

fui hoje à loja/oficina onde a comprei, falaram que podia ser da caixa de direcção por estar muito tempo parada, mas amanha se tiver sol vou leva la para realmente verem.

assim que souber relato aqui a causa para o caso de vir a acontecer a mais alguém

Pedro Carmo

Mensagem  G1zm0 em Qui 5 Nov - 12:35

Pedro, a malta realmente fala em trocar os pneus e acredita que o deves fazer assim que possível.
Esses pneus vão ter aspecto de "novos" por mais de 20mil km, por isso não esperes por isso ;)
Andei 1 inverno com eles e não consegui arriscar outro, são um perigo mesmo tem atenção.
G1zm0
G1zm0

Masculino Mensagens : 32
Mota : Kawasaki Versys 650

Mensagem  Helder Cruz em Qui 5 Nov - 13:44

Avarias na caixa de direcção têm como sintoma a vontade própria da mota em estar constantemente a querer virar para um lado ou em querer virar sozinha, na totalidade, sempre que rodas um pouco o guiador.
O que contaste foi que a mota caía sempre na direcção da inclinação da estrada ou com o vento, o que me parece bem diferente...

Helder Cruz

Mensagem  Carlos Alexandre em Qui 5 Nov - 14:28

pois troca pneus, direção de estar parada ui ui ui e via mas era outro mecanico Keeway RKV desvia com chuva 326955
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6361
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  Wartak em Qui 5 Nov - 14:55

Direcção de estar parada ficaria perra.. se os rolamentos colassem poderia até virar aos solavancos e na pior das hipoteses nem virar por ficar tudo colado de ferrugem...

Com os sintomas que apresentas eu mudaria os pneus ASAP! .. e talvez fosse trocar os rolamentos da coluna de direcção MAS noutro mecânico!
Wartak
Wartak

Mensagem  Pedro Carmo em Sex 6 Nov - 9:01

Wartak escreveu:Direcção de estar parada ficaria perra.. se os rolamentos colassem poderia até virar aos solavancos e na pior das hipoteses nem virar por ficar tudo colado de ferrugem...

Com os sintomas que apresentas eu mudaria os pneus ASAP! .. e talvez fosse trocar os rolamentos da coluna de direcção MAS noutro mecânico!

eu nem acredito que seja da caixa de direcção pois tempo seco ela porta se bem, e à chuva  só me aconteceu aquilo de desviar e só foi nuns 50m de resto mantem se quieta

mas como está na garantia vou lá, pois para mim aquilo é mesmo obra dos pneus

Pedro Carmo

Mensagem  Dissidente em Sex 6 Nov - 9:36

Pedro, já agora, isso foi uma situação isolada ou já sentiste isso mais vezes?
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Pedro Carmo em Dom 8 Nov - 20:34

Dissidente escreveu:Pedro, já agora, isso foi uma situação isolada ou já sentiste isso mais vezes?

tinha sentido noutro dia de chuva também, mas ai chovia mesmo a potes e não foi tão acentuado, mas senti a mota a deslizar

quando tive no mecanico agora apertaram me um parafuso na parte de baixo do quadro, pois a roda traseira abanava ligeiramente, foi a única coisa que fizeram, e que tenho o guiador torto, nunca tinha reparado, nem notado na condução, mas realmente está torto, mas que era possivel ser dos pneus,  por enquanto continuarei com aqueles mas apenas em dias de sol é que a mota sai à rua

Pedro Carmo

Mensagem  Dias em Seg 9 Nov - 13:50

"My 2 cents", que valem o que valem.
Verifica o aperto do parafuso (ou porca) do lado direito (lado oposto à corrente) do eixo da roda de trás. Não é o esticador... é mesmo o do eixo!
Pelo sim, pelo não, põe-te do lado direito da moto (sentado no chão ou com um banco baixo) de frente para o eixo de trás, alivia o parafuso (ou porca) 1/4 de volta, agarra a parte de trás do pneu com a mão esquerda, com a ponta do pé direito empurra a parte da frente do pneu de trás e aperta o parafuso (ou porca).

Explicação: Numa moto com corrente à esquerda, se a fixação do lado direito do eixo da roda de trás estiver mal apertada, a roda pode lembrar-se de virar para a direita, o que faz a moto ir para a esquerda. Se for este o caso, o desvio muito provavelmente acontece quando se trava (ou depois de ter travado) atrás e o travão de trás deve ficar mais "mole".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5272
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Wartak em Seg 9 Nov - 14:16

Dias escreveu:"My 2 cents", que valem o que valem.
Verifica o aperto do parafuso (ou porca) do lado direito (lado oposto à corrente) do eixo da roda de trás. Não é o esticador... é mesmo o do eixo!
Pelo sim, pelo não, põe-te do lado direito da moto (sentado no chão ou com um banco baixo) de frente para o eixo de trás, alivia o parafuso (ou porca) 1/4 de volta, agarra a parte de trás do pneu com a mão esquerda, com a ponta do pé direito empurra a parte da frente do pneu de trás e aperta o parafuso (ou porca).

Explicação: Numa moto com corrente à esquerda, se a fixação do lado direito do eixo da roda de trás estiver mal apertada, a roda pode lembrar-se de virar para a direita, o que faz a moto ir para a esquerda. Se for este o caso, o desvio muito provavelmente acontece quando se trava (ou depois de ter travado) atrás e o travão de trás deve ficar mais "mole".

Nem me tinha lembrado dessa! Keeway RKV desvia com chuva 1653292880
Wartak
Wartak

Mensagem  Helder Cruz em Seg 9 Nov - 14:32

Parece-me um teoria excelente, mas deveria verificar-se independentemente do estado de aderência do piso e não apenas quando está de chuva.
Certo?

Helder Cruz

Mensagem  Dias em Seg 9 Nov - 14:50

Concordo que a chuva é o ponto fraco da minha teoria, mas foi a única coisa que me ocorreu como possível explicação lógica. Contudo, a água e a lama na zona de fixação do eixo podem justificar um comportamento diferente, e um disco de travão oxidado pela água trava mais depois de secar (como as maxilas estão na parte de cima do disco, a travagem empurra o eixo para trás).
Mais uma vez, não sou bruxo (caso contrário já estava rico).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5272
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Helder Cruz em Seg 9 Nov - 14:52

Não me interpretes mal, Dias... foi muito boa ideia, a tua!

Helder Cruz

Mensagem  Pedro Carmo em Seg 9 Nov - 18:34

esse parafuso foi o que me apertaram

mas ela agora ficou estranha Keeway RKV desvia com chuva 536420

não consigo curvar como antes, e já tinha o guiador torto, por isso não é daí

a verdade é que também ganhei medo, mas entro numa curva correctamente mas à saída ela puxa para fora, e deixo de acelerar um pouco para conseguir mexer mais com o guiador do que propriamente com o corpo.

algo está mal (tirando o também ser um nabo em cima da mota)

Pedro Carmo

Mensagem  Helder Cruz em Ter 10 Nov - 8:12

No andar de mota tudo é uma questão de hábito.
Ser-se nabo em cima de uma mota é 80% psicológico, 10% físico e 10% falta de técnica.
Portanto, tenta avaliar se essa sensação é falta de habituação às novas condições da mota, se é algum receio teu, a mistura dos dois ou se a máquina não está em condições!

Proponho-te o seguinte: vai dar uma volta na mota de um amigo. Mesmo que não seja uma do modelo da tua. Compara como andas e curvas numa e noutra.
Se notares que a mota não é a tua, que tem algo de estranho, pouco familiar, mas curvares relativamente bem, à vontade... leva a tua mota a outro mecânico e conta tudo ao pormenor.

Helder Cruz

Mensagem  Pedro Carmo em Qua 18 Nov - 20:09

a saga continua, já fui dar uma jeitinho no guiador e está mais direito que antes, a mota a curvar para a esquerda responde bem, para a direita parece que bloqueia alguma coisa (até eu fico bloqueado)

reparei hoje que com a mota parada, o guiador encosta muito mais ao deposito todo virado para a esquerda do que todo virado para o lado direito

mesmo em curvas fechadas e velocidades reduzidas, é muito mais facil as à esquerda que a direita

Pedro Carmo

Mensagem  Wartak em Qui 19 Nov - 8:59

Como o Helder sugeriu.. era capaz de ser bom dares uma volta noutra mota e ver se tens essa mesma sensação ou se é só com a tua...

Se tiveres a mesma sensação com outra (é psicológico)

Se com outra curvares bem e sem stress (leva a tua a OUTRO mecânico)
Wartak
Wartak

Mensagem  Helder Cruz em Qui 19 Nov - 9:41

As curvas para a direita serão sempre mais difíceis de fazer que para a esquerda.
A visibilidade é menor porque fazes a curva por dentro e tem um efeito psicológico muito forte depois de muitos anos a conduzir ou a ser conduzido.

Agora... se te apercebes de uma assimetria ao rodares a totalidade do guiador para um lado e para outro, isso evidencia algo que vai para além do psicológico, embora possa acentuar o seu efeito.

Como creio que já te terei escrito antes e repetindo o que te disse o Wartak: vai a outro mecânico!!!!
Mais não seja para o problema chegar a outra pessoa sem ideias pré-concebidas sobre o problema. Precisas de ver isso pela raiz, com alguém de cabeça fresca.
Segundo, se o mecânico é o mesmo que te vendeu a mota, nunca irá confessar que essa forquilha já deu um piparote algures, como um javali, que é o temo que se venha a verificar à Keeway do nosso amigo Cláudio, de Sines.

Helder Cruz

Mensagem  Claudio Rodrigues em Qui 19 Nov - 18:06

Helder Cruz escreveu:egundo, se o mecânico é o mesmo que te vendeu a mota, nunca irá confessar que essa forquilha já deu um piparote algures, como um javali, que é o temo que se venha a verificar à Keeway do nosso amigo Cláudio, de Sines.
Confere, o meu medo inicial também era que a forquilha tivesse rebentado, mas já foi ao mecânico, testaram, mediram e até agora nada de babadelas, aparentemente está OK Keeway RKV desvia com chuva 952112
Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues

Masculino Mensagens : 408
Mota : Keeway RKV

Mensagem  Fary em Qui 19 Nov - 18:39

Realmente é melhor levares a moto a outro lado, e não é normal teres o guiador de um lado quase a bater no deposito e do outro lado não, é sinal que algo está errado e claramente dificulta nas curvas..

Só para veres quando tive o acidente, mudaram-me o guiador quando fui buscar a moto dizia que o guiador era de outra moto! Bastou inclinar o guiador para a frente e voltou tudo ao normal.. Nem conseguia fazer um "8"
Fary
Fary

Masculino Mensagens : 520
Mota : Yamaha Fazer

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: