F125cc.com
Ultrapassagens legais ou ilegais? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Ultrapassagens legais ou ilegais? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
136 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 136 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Ultrapassagens legais ou ilegais?

+5
Helder Cruz
nunes
Claudio Rodrigues
FRamos
vtrm
9 participantes

Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  vtrm Qui 12 Nov - 19:18

Boas a todos, queria saber se alguem me consegue responder a uma duvida que tenho à uns tempo.
   Quando vou a conduzir por vezes deparo-me com condutores simpáticos que dão um " jeitinho" para a direita para eu passar e eu passo sempre e agradeço mas será isto legal?
   Já me disseram que e totalmente proibido, já me disseram que a policia não liga a isso, já me disseram que com duplo traço contínuo era proibido mas ninguém sabe ao certo.
Tendo eu a carta à dois meses e não a querendo perder sera que alguém me pode esclarecer sobre a legalidade de tal?
vtrm
vtrm

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 20/09/2015
Mota : daelim roadwin 125 fi

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  FRamos Qui 12 Nov - 20:40

Pelo que sei desde que não passes a linha na estrada podes ultrapassar dentro da tua faixa.  Cumprimentos
FRamos
FRamos

Masculino Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Claudio Rodrigues Qui 12 Nov - 20:51

vtrm escreveu:Boas a todos, queria saber se alguem me consegue responder a uma duvida que tenho à uns tempo.
   Quando vou a conduzir por vezes deparo-me com condutores simpáticos que dão um " jeitinho" para a direita para eu passar e eu passo sempre e agradeço mas será isto legal?
   Já me disseram que e totalmente proibido, já me disseram que a policia não liga a isso, já me disseram que com duplo traço contínuo era proibido mas ninguém sabe ao certo.
Tendo eu a carta à dois meses e não a querendo perder sera que alguém me pode esclarecer sobre a legalidade de tal?
segundo o código os sinais de proibição e as linhas continuas não proibem a ultrapassagem mas sim que transponhas a linha. proibição de ultrapassagem existe sim mas:

 Artigo 41.º 
Ultrapassagens proibidas
1 - É proibida a ultrapassagem: 
a) Nas lombas; 
b) Imediatamente antes e nas passagens de nível; 
c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos; 
d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões e velocípedes; 
e) Nas curvas de visibilidade reduzida; 
f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente; 
g) Sempre que a largura da faixa de rodagem seja insuficiente. 
2 - É proibida a ultrapassagem de um veículo que esteja a ultrapassar um terceiro. 
3 - Não é aplicável o disposto nas alíneas a) a c) e e) do n.º 1 e no n.º 2 sempre que na faixa de rodagem sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido, desde que a ultrapassagem se não faça pela parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido oposto. 
4 - Não é, igualmente, aplicável o disposto na alínea c) do n.º 1 sempre que a ultrapassagem se faça pela direita nos termos do n.º 1 do artigo 37.º 
5 - Quem infringir o disposto nos n.os 1 e 2 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues

Masculino Mensagens : 408
Data de inscrição : 08/09/2015
Mota : Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  nunes Sex 13 Nov - 9:15

vtrm, com duplo traço contínuo ou com um só traço contínuo é precisamente a mesma coisa. O segundo serve apenas para reforçar a proibição porque têm ambos o mesmo valor e, é sempre proibido transpor esses traços.
em relação ao jeitinho que os carros dão, desde que não passes traços contínuos parece-me que não te vão chatear muito.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Helder Cruz Sex 13 Nov - 9:54

É a leitura que faço, de facto:

Traço contínuo proíbe a transposição ou mesmo que pises, a linha.
O duplo contínuo apenas torna mais grave a transgressão.
A proibição da manobra de ultrapassagem é efectuada por sinalética vertical, que muito usualmente acompanha o traço contínuo/duplo contínuo.

Os agentes da autoridade Portugueses deverão fazer uma leitura do código como a nossa, mas independentemente disso, existe a praxis corrente e o bom senso, que ainda vai sendo usado, em especial com os motociclistas.
Se passares pela esquerda, em situações de transito lento, podes passar por cima de zebras, duplos contínuos, que não acredito que policia algum vá embirrar contigo.

Se passares pela direita, pela berma, ou mesmo pela esquerda em cavalinho, sem escape, sem médios acesos, a mais de 100... eles vão fazer-te pagar por tudo!!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Tiago M Sex 13 Nov - 10:23

Como já foi dito, podes desde que não transponhas o traço e não haja outros elementos que proíbam a ultrapassagem, como sinalização vertical, entroncamentos, passadeiras, lombas, etc. Ah! E ainda há a distância mínima que tens de dar ao veículo que vais a ultrapassar.
Ou seja, em teoria é permitido. Na prática, são poucos os casos em que consegues ultrapassar sem estar a infringir algo.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Dissidente Sex 13 Nov - 10:54

Helder Cruz escreveu:Se passares pela esquerda, em situações de transito lento, podes passar por cima de zebras, duplos contínuos, que não acredito que policia algum vá embirrar contigo.

Isto claro, desde que não vás completamente em contra-mão como algum pessoal que vejo a ultrapassar em zonas de contínuo. Uma coisa é transpor o contínuo porque o Sr. do carro acha que está a conduzir um camião largo e não é capaz de ou ir a meio da faixa, ou dar um jeitinho para a direita (que nada o obriga, tenha-se em atenção...), outra coisa é sermos nós a pensar que estamos a conduzir um carro e para tal temos que ir a ultrapassar a meio da faixa contrária, porque sim...

É coisa que faço regularmente no meu trajeto de volta a casa (se pensar bem tb devo ter alguma coisa na ida) num pequeno troço que tem sempre trânsito parado e que por algum motivo idiota tem sempre os carros chegados mais ao contínuo, em vez de ocuparem o centro da faixa (já nem vou pedir que façam o que eu faço que é encostar-me à direita para facilitar a passagem de bicicletas e motociclos (pronto... é mais os motociclos!)). Transponho o contínuo por motivo de força maior (quando estão a meio da faixa procuro não o fazer), mas sempre o mais chegado à minha faixa possível (inclusivamente porque juntamente com os carros em sentido contrário também vêm frequentemente autocarros, e esses sim são largos o suficiente para eu me chegar para o meu lado e por vezes parar. Já fiz isso "inocentemente" nas barbas da polícia, e pelo feedback visual que tive pelo retrovisor não se preocuparam minimamente com isso. Se o posso fazer legalmente? Não... mas não era a mesma coisa  Ultrapassagens legais ou ilegais? 326955
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  amok Sex 13 Nov - 11:07

Tiago M escreveu:Como já foi dito, podes desde que não transponhas o traço e não haja outros elementos que proíbam a ultrapassagem, como sinalização vertical, entroncamentos, passadeiras, lombas, etc. Ah! E ainda há a distância mínima que tens de dar ao veículo que vais a ultrapassar.
Ou seja, em teoria é permitido. Na prática, são poucos os casos em que consegues ultrapassar sem estar a infringir algo.

a distância mínima (lateral) só está identificada em caso de ultrapassagem de bicicletas(1.30m), tudo o resto refere a "distancia mínima" como distancia que podes efectuar a manobra em segurança, pode ser 2cm pode ser 1 metro pode ser o que quiseres, depende da velocidade que vais...

o código de estrada, tem muitos artigos "obscuros"(já pareço o Dani Pedrosa a falar)

e como já todos disseram, também aprendi que as linhas continuas só proíbem a transposição
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Data de inscrição : 12/02/2015
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Tiago M Sex 13 Nov - 11:13

amok escreveu:
Tiago M escreveu:Como já foi dito, podes desde que não transponhas o traço e não haja outros elementos que proíbam a ultrapassagem, como sinalização vertical, entroncamentos, passadeiras, lombas, etc. Ah! E ainda há a distância mínima que tens de dar ao veículo que vais a ultrapassar.
Ou seja, em teoria é permitido. Na prática, são poucos os casos em que consegues ultrapassar sem estar a infringir algo.

a distância mínima (lateral) só está identificada em caso de ultrapassagem de bicicletas(1.30m), tudo o resto refere a "distancia mínima" como distancia que podes efectuar a manobra em segurança, pode ser 2cm pode ser 1 metro pode ser o que quiseres, depende da velocidade que vais...

o código de estrada, tem muitos artigos "obscuros"(já pareço o Dani Pedrosa a falar)

e como já todos disseram, também aprendi que as linhas continuas só proíbem a transposição
Pensei que tivesse sido definido para todos. Pelo menos que fosse para todos os veículos de duas rodas, que não é só aos ciclistas que a malta dos carros gosta de fazer rasantes.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Helder Cruz Sex 13 Nov - 11:59

Só está definido para os ciclistas, no que parece ser uma campanha pró-biker que ainda não consegui entender.
Não vejo igual preocupação para com os motociclistas nem com os peões, que tantas vezes são surpreendidos por rasantes dos ciclistas em parques e zonas pedestres.

Eu próprio sofri um acidente de bicicleta numa ciclovia, causada por dois peões que me deixou deficiente de uma mão, portanto, não pensem que sou um anti-ciclista...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Dissidente Sex 13 Nov - 19:06

Pela minha humilde experiência do dia a dia na marginal de Oeiras, eu sou! Desde passar vermelhos a abusar do artigo que lhes permite andar par a par quando não cause transtorno para o trânsito causando... wait for it... transtorno para o trânsito, estes senhores sim pensam que a estrada é toda deles e que podem fazer o que bem entendem sem consequências. Eu pelo menos encaro (novamente, na minha humilde experiência; nem todos são assim, da mesma forma que nem todos os motards são feios... uns são só porcos e maus, ou outras combinações dessa tríade) encaro-os como ratos com rodas que deviam ser erradicados da via pública. Querem pedalar vão para a mata ou para um ginásio e deixem de estar a tentar armar acidentes por puro egoísmo!  Ultrapassagens legais ou ilegais? 436749

Pronto... foi a minha opinião políticamente incorreta. Quem morrer de amor por esta espécie é porque nunca esteve a um danoninho de se esbardalhar contra a traseira de um carro (e a ser esbardalhado por trás sem qualquer forma de lubrificação por outro) porque um sr. ciclista decidiu parar em plena marginal ignorando por completo quem vinha atrás, para subir o passeio... porque sim... (teve azar que o gajo que o ia passando a ferro e teve reflexos demasiado rápidos não gostou, saiu do carro e começou a enfardar no idiota de calçõezinhos de licra e capacete de amendoim; quando encontrei os meus tim-tins no chão, os apanhei e segui viagem estava uma grande caldeirada armada entre o dito idiota e mais três pessoas; não me preocupei muito sobre quem estava a agarrar quem e quem queria oferecer um sorriso novo ao simpático ciclista).
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  vtrm Sáb 14 Nov - 10:09

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos. Ultrapassagens legais ou ilegais? 697124
vtrm
vtrm

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 20/09/2015
Mota : daelim roadwin 125 fi

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Helder Cruz Seg 16 Nov - 9:31

Tens uma mota bem boa para passar por entre os carros...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Dissidente Seg 16 Nov - 13:35

"Ouvimos dizer..."  Ultrapassagens legais ou ilegais? 326955
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  vtrm Seg 23 Nov - 18:39

Na zona onde vivo não há muito por onde passar entre os carros porque não há muitas vias de rodagem no mesmo sentido como em Lisboa e assim mas ela aguenta-se muito bem a ultrapassar... Eu fiz esta pergunta devido a uma ultrapassagem que fiz um bocadito (grande) a cima do limite de velocidade com a policia a passar em sentido contrario, da qual só me apercebi porque pareceu.me ver uns pirilampos ao ultrapassar  Ultrapassagens legais ou ilegais? 314343
  Quando olhei para traz já estavam a dar a volta e eu lembrei.me de um outro atalho para casa Ultrapassagens legais ou ilegais? 1810273129
   Não sei se era mesmo para mim ou não mas assustei.me...
vtrm
vtrm

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 20/09/2015
Mota : daelim roadwin 125 fi

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  ZILLA_PT Seg 23 Nov - 20:04

vtrm escreveu: lembrei.me de um outro atalho para casa Ultrapassagens legais ou ilegais? 1810273129

hehehehe  Ultrapassagens legais ou ilegais? 7373
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Dissidente Seg 23 Nov - 20:35

Companheiro, quando isso acontecer já sabes, enquanto passas por eles,   Ultrapassagens legais ou ilegais? 697124

Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821 Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821 Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  vtrm Seg 23 Nov - 21:23

Dissidente escreveu:Companheiro, quando isso acontecer já sabes, enquanto passas por eles,   Ultrapassagens legais ou ilegais? 697124

Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821 Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821 Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821
   Epa não me lembrei disso  Ultrapassagens legais ou ilegais? 815477821
vtrm
vtrm

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 20/09/2015
Mota : daelim roadwin 125 fi

Ir para o topo Ir para baixo

Ultrapassagens legais ou ilegais? Empty Re: Ultrapassagens legais ou ilegais?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos