F125cc.com
Fevereiro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
51 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, ion, luis-neves, pmonteiro, Rafael Neves, rookie125, talf

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Mensagem  Vasco Costa em Sex 13 Nov - 21:24

Boas,

Visto não ter encontrado nenhum outro Título mais indicado para o Tópico assim foi. (Provavelmente irei acabar por me lembrar de um)

Como alguns sabem ou não, tive uma Honda CBF 125 do qual fui muito Feliz com ela, porém infelizmente tive um Acidente no qual ficou despedaçada, carenagens para um lado, escape para o outro e por aí vai. À uns tempos atrás consegui mais um fato histórico (na minha vida) que foi a aquisição da Carta B consequentemente a aquisição de um Carro também..

A minha Mãe, com as suas dificuldades sempre me ajudou em tudo o que pôde, porém eu sempre adquiri tudo com o meu próprio Dinheiro, esforço e suor. Tanto a minha Carta A1, B e o próprio Carro e mota foram pagos com o meu Dinheiro.

Agora vem o dito "problema":

Eu adoro, amo de todas as formas possíveis de descrever veículos de duas rodas, o que me fez adquirir um carro foi o facto de eu viver com o meu Irmão que têm apenas 9 Anos e a minha Mãe que infelizmente não tem carta de carro. Como bom filho que sou (sim considero-me um bom filho xD) senti-me na obrigação de ter um para lhe poder ajudar em qualquer coisa que ela precise.

Hoje dia 13, paguei a minha Inscrição para a obtenção da categoria A2, visto só precisar de 1 Aula de Condução para me propor a Exame.

Agora surge a verdadeira pergunta, é difícil sustentar dois veículos? Quais os prós e contras? (Se é que existe)

Sei que a pergunta não é a mais adequada mas, imaginem-se vocês na minha "situação" obteriam por ter dois veículos? Ficariam apenas com o Carro? Ou ... apenas com a Mota?

(PS: Eu, como sou e da maneira que fui educado, enquanto a minha Mãe não tirar Carta o que provavelmente não irá tirar eu irei sempre ter um Carro, portanto a pergunta é mais inclinada para os custos e afins.)

Agradeço toda a ajuda!

Vasco Costa

Masculino Mensagens : 350
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : Actual: Honda Hornet 600 de 1998 / Anterior: Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Mensagem  alfredo lopes em Sex 13 Nov - 21:56

Boas amigo, sustentar dois veiculos, depende da tua capacidade financeira, e da necessidade de teres, ou não, dois veiculos, ter um carro nas tuas circunstancias, e muito bem, para apoio a familia e de louvar, a mota, para uns e o veiculo ideal para fazer umas poupanças, (deixar o carro na garagem, e ir de mota pro trabalho por exmplo) para outros e um puro prazer, gosto de andar de mota, e andam nela quando lhes apetece, tens de ver bem se podes ou não financeiramente ter os dois veiculos. Ter uma mota, tendo carro, nao me parece ter muitos custos, a não ser os iniciais, a compra da mota e equipamento etc...depois disto, nao sera muito custoso, acho.
Abraço.

alfredo lopes

Masculino Mensagens : 5647
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Mensagem  Fabiodasilva em Sex 13 Nov - 22:38

Boas Camarada

Como o colega Alfredo disse apenas tu podes ajuizar a situação financeira.
Agora além do investimento inicial da mota e equipamento tens de inicialmente a juntar logo duas coisas:

Seguro + Selo

Que dependem sempre de companhia para companhia e no selo de cilindrada/ano

Se vires que consegues depois é só gerir 
Se a tiveres de parar ela também não come pão .. pelo menos a minha não 

Fabiodasilva

Masculino Mensagens : 447
Data de inscrição : 07/10/2015
Mota : CBR 600 F4 Ex: Sym Wolf 125 / Dtlc / Aerox / V5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Mensagem  Dissidente em Sab 14 Nov - 9:09

Estás a chamar velho a quem, hein? 

Como o alfredo e o fábio indicaram tudo depende do teu esforço financeiro mensal, sem esquecer com as coisas que vão aparecendo ao longo do ano - seguros, impostos, manutenção e inspecções.

Se tiveres um veículo parado ele continua a custar dinheiro, mas este custo é diluído ao longo do ano, daí que a pensares nessa situação deves tentar optimizar tudo de forma a teres menos custos (ie. escolheres um carro de mais baixa cilindrada e com menor custo operacional, uma mota mais económica e fiável, etc).

Pela situação que apresentaste dificilmente conseguirás não te meteres no carro, e IMHO essa será a opção correta, dado todos os fatores. Ajudas a tua mãe e ficas com um veículo mais versátil para toda a tua utilização. A questão se juntamente com o carro consegues aguentar uma mota também é a que temos que considerar.

A melhor forma de conseguires ter uma ideia geral se é suportável ou não é fazeres uma pequena análise financeira do carro e da mota e veres se é compatível com o teu esforço. Considera o investimento inicial que vais ter com os veículos, especialmente se houver um crédito envolvido que signifique que vais ficar a pagar um X por mês. Depois com base na tua estimativa de km's no carro e na mota (provavelmente vais ter aqui vários cenários; só com carro, carro e mota, carro para isto e aquilo e mota para aqueloutro, etc) vê quanto te custará o combustível ao mês. Com base na mesma estimativa de km's e na periodicidade das revisões de cada veículo vê de quanto em quanto tempo terás que lhes fazer a manutenção, quanto custa uma manutenção típica e divide esse valor por mês (não é algo que tenhas que pagar ao mês mas ficas com uma noção de quanto te custam os veículos por mês). A tudo isto junta os valores dos seguros, IUC, IPO e divide-os novamente por mês e acabas mais ou menos com quanto os vários cenários te custam por mês. IMHO inclui também um valorzito anual para renovação de equipamento da mota (luvas, blusões, etc), a dividir por mês, para poderes contar com isso.

Por fim (caramba, isto já vai longo) deixa-me dizer-te que é de louvar essa preocupação com a tua Mãe e a tua família. Tomara mais gente ser assim, em vez de apenas tomar tomar tomar sem lhes "devolver" nada. É uma das características de um bom motard, companheiro    (já para não falar de uma boa pessoa  )

_________________
Ride Fast, Ride Safe 


Dissidente
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5614
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ajuda dos mais velhos "faxavor"!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum