F125cc.com
Não homologada com Rectrovisor direito F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Não homologada com Rectrovisor direito F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
163 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 163 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Não homologada com Rectrovisor direito

5 participantes

Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  Ávila Seg 5 Dez - 19:05

Hoje fui ao centro pagar o seguro da moto e agora ir à baixa é uma maravilha porque tenho faixa de BUS quase à porta de casa até ao centro.
No Campo Alegre paro num semáforo e chega ao meu lado um policia numa scooter julgo que Honda 125 e diz-me de uma forma simpática: É melhor meter um rectrovisor porque dá multa de 120€. 
Eu disse-lhe que a moto era antiga e que na ficha de homologação não tem rectrovisor do lado direito. Ao qual ele me respondeu; olhe que a multa é 120€.
Agradeci e semáforo verde pela linha de Bus fora, o agente da autoridade começa a dar gás, colo atrás dele a abrir por ali fora e ele a curtir a olhar pelos rectrovisores a ver se eu o passava. :)
Paramos no semáforo seguinte e eu digo-lhe que vou tratar do assunto e ficamos na conversa. Já com o semáforo verde e nós na conversa, no fim diz; veja lá isso, agradece e arranca de gás.

Por acaso já ando há um tempo a pensar meter o outro rectrovisor, por uma questão de segurança e mais visibilidade para trás. Aproveitei fui ao Torres e comprei lá um.

Mas continuo a achar que na minha moto não é obrigatório, pois não consta na ficha de homologação, assim como (e embora eu tenha) o reflector rectangular por baixo da matricula (na ficha de homologação são dois reflectores redondos nos cantos superiores da matricula.
No clube 2Rodas Classicas, que é onde tenho o seguro, confirmaram-me que não é obrigatório se não consta na ficha de homologação.
De qualquer forma meti, porque já andava com ideia disso e não vale a pena andar depois a reclamar multas e perder tempo e dinheiro.
Ávila
Ávila

Masculino Mensagens : 1797
Data de inscrição : 09/09/2015
Mota : Yamaha Dt 125 Mx - Yamaha Mx 175 - Motobecane 50V - Solex S3800

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  luism Seg 5 Dez - 19:36

Vou falar de cor, mas acho que obrigatório é só o do lado esquerdo. Acho que fazes bem em andar com os dois, mas se quiseres andar com um apenas é andar com a ficha de homologação junto ao documento único da mota. Aí eles não têm por onde pegar.

É como os carros sem cinto de segurança atrás- a não ser que a lei tenha mudado- se originalmente não tiver não és obrigado a colocar um, até porque iria contra a outra lei de não poder alterar as características originais do veículo.
luism
luism

Masculino Mensagens : 389
Data de inscrição : 14/03/2012
Mota : Aprilia pegaso 650

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  Ávila Seg 5 Dez - 20:06

Agora estou a pensar que o policia até é capaz de ter à primeira vista razão.
O ano da minha moto é 1986, mas a matricula é de 1999, já é das brancas.
E se em 1999 já era obrigatório os dois rectrovisores, talvez tenha razão à primeira vista. Embora na ficha de homologação não conste rectrovisor do lado direito. Isso seria motivo para impugnar a multa, mas não vale a pena o trabalho.

É que a minha moto teve matricula da GNR, prestou 13 anos de serviço na guarda fiscal (nos quais fez só 6.000 km) com a matricula GF XX XX.
Ou seja é aposentada da GNR :) - Merece respeito.

Para já é meio estranho ter ali um rectrovisor, que embora seja igual ao da esquerda, fico com a ideia que a haste é maior. Além disso para furar no trânsito parado é mais uma coisa a atrapalhar. Mas num instante fico habituado a isso.
Ávila
Ávila

Masculino Mensagens : 1797
Data de inscrição : 09/09/2015
Mota : Yamaha Dt 125 Mx - Yamaha Mx 175 - Motobecane 50V - Solex S3800

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  Helder Cruz Ter 6 Dez - 8:11

Para os efeitos que indicas, o que interessa é o ano de fabrico.
Imagina que comprava uma Dona Elvira em Espanha e a matriculava este ano em Portugal...!
A tua, fabricada em 1986 com matricula de 1999 ainda tem outro senão: é anterior à Normativa de máquinas CE de 1998 e está matriculada após a dita normativa!!

São poucas as alterações à lei que obrigam a alteração da viatura. Mas há.
Por exemplo, o meu Toyota Corolla de 1974 teve de montar um espelho do lado esquerdo quando já tinha uns 10 anos.
Nunca teve, no entanto, de montar espelho do lado direito ou cintos de segurança no banco traseiro.
Por acaso já tinha cintos nos bancos dianteiros.
As matriculas, de plástico, com fundo preto e letras brancas, só podem ser utilizadas com um documento do IMT que confirme o caracter histórico ou coleccionavel da viatura.

Se a tua mota fosse minha, provavelmente faria como tu, desde que não tivesse de alterar grande coisa. Dá menos trabalho e despesa apertar um espelho direito que protestar uma multa.

O Alfredo Lopes talvez possa trazer alguma luz ao assunto, se estiver por aqui.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  JMoura Qua 3 Jan - 21:52

Boas
Pessoal desculpa por estar a intrometer, mas é os espelhos nos punhos? São legais?
JMoura
JMoura

Feminino Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/08/2017
Mota : I-Moto Dragon II

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  Ávila Qui 4 Jan - 2:56

JMoura escreveu:Boas
Pessoal desculpa por estar a intrometer, mas é os espelhos nos punhos? São legais?

Não faço ideia se na ficha de homologação diz a localização exacta dos espelhos. Quando muito diz no guiador e se assim for nos punhos é no guiador,por isso seria legal.
Será considerado alteração às características originais?
Ávila
Ávila

Masculino Mensagens : 1797
Data de inscrição : 09/09/2015
Mota : Yamaha Dt 125 Mx - Yamaha Mx 175 - Motobecane 50V - Solex S3800

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  papatango Ter 22 maio - 0:09

Ávila escreveu:
JMoura escreveu:Boas
Pessoal desculpa por estar a intrometer, mas é os espelhos nos punhos? São legais?

Não faço ideia se na ficha de homologação diz a localização exacta dos espelhos. Quando muito diz no guiador e se assim for nos punhos é no guiador,por isso seria legal.
Será considerado alteração às características originais?
Só até 50cc é que não necessitam de espelho no lado direito, acima disso todas elas são obrigadas (exceptuando as classicas)
No teu caso, era andares com a homologação
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Não homologada com Rectrovisor direito Empty Re: Não homologada com Rectrovisor direito

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos