F125cc.com
[DÚVIDA] A1 e B F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Agosto 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
49 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

[DÚVIDA] A1 e B

Ir em baixo

[DÚVIDA] A1 e B Empty [DÚVIDA] A1 e B

Mensagem  tricef em Dom 7 Maio - 1:41

Boa Noite a todos! 

Tenho oportunidade de adquirir uma 125 de um amigo a um preço bem razoável e pensei que seria a oportunidade ideal para me iniciar no mundo das duas rodas. 
Eu tenho carta B à quase 5 anos e tenho 23 anos neste momento. Estive a procurar no site do IMT sobre a possibilidade de adquirir a carta A1, porém acho que as informações que eles têm lá estão super desactualizadas  [DÚVIDA] A1 e B 750583

Eu li que apenas necessitava de realizar um exame prático e ficaria com a carta A1. Gostaria de saber se alguém me poderia explicar como posso obter a carta A1. 

Cumprimentos!  [DÚVIDA] A1 e B 697124

tricef

Masculino Mensagens : 2
Mota : r125

[DÚVIDA] A1 e B Empty Re: [DÚVIDA] A1 e B

Mensagem  mastiphal em Dom 7 Maio - 15:43

Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(categoria A1), desde que tenham idade igual ou superior a 25 anos ou sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores (Lei n.º 78/2009, de 13 de Agosto).
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

Ou seja, quando fizeres 25 anos podes andar com qualquer motociclo não superior a 125cc e 11KW
mastiphal
mastiphal

Masculino Mensagens : 73
Mota : Mash 75 & Vespa PK50 XLS Ex: Aerox 50 & Vespa P125X

Mensagem  tricef em Dom 7 Maio - 16:24

Na lei n78/2009, artigo 123 diz:
10 — Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos, para os efeitos da alínea d) do n.o 4 do presente artigo, à realização e aprovação em exame prático, sendo fa- cultativa a instrução adicional em escola de condução.

Agora não sei se essa lei está desactualizada

tricef

Masculino Mensagens : 2
Mota : r125

Mensagem  ZILLA_PT em Dom 7 Maio - 18:16

Basicamente ou esperas ate aos 25 ou tiras a carta A1. Isso de fazer o exame prático pelo que tenho visto é "treta" porque precisas de uma mota como têm na escola de condução, com aquele L se não me engano. Ou seja basicamente tens mesmo de ir a uma escola de condução ..

Há pessoal cá no fórum mais entendido dessas leis, espera pela informação deles, que já te tiram qualquer dúvida que possas ter ;)
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Mensagem  Helder Cruz em Seg 8 Maio - 8:01

É a mesma treta prevista para a licença A2 para quem tem a A1 ou a A para quem tem a A2!
Só tens de fazer uma exame prático, mas dificilmente terás uma mota habilitada para o exame sem te envolveres com uma escola de condução e nunca conseguirás marcar um exame num centro de exames de uma cooperativa de escolas se não fores inscrito aravés de uma. Fazer o exame num centro do IMT leva algumas semanas ou meses a marcar.
Como já escreveram, ou esperas pelos 25 anos ou te inscreves numa escola de condução para teres aulas de condução e fazeres o exame, o que acaba por ser mesmo o mais aconselhával para teres alguma garantia de que passas.
É provavel que algumas escolas teimem em te levar a fazer o exame teórico ou não façam uma redução no valor por não teres aulas teóricas...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8299
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Tiago M em Seg 8 Maio - 10:34

Não basta o exame prático. Tens de fazer a "específica" para motociclos. São 10 perguntas sobre condução e segurança em duas rodas. É maior o incómodo de a fazer do que a dificuldade.

Dou-te uma outra alternativa - Em vez de tirares agora a A1, podes esperar até fazeres 24 anos e tirar logo a carta A.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Mensagem  Helder Cruz em Seg 8 Maio - 11:35

Entao o rapaz leu mal? É o mais certo...

É mesmo como já disseram... esperar por esperar, é fazeres os 24 e tirares a carta A, com código e exame prático!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8299
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: