F125cc.com
revisoes F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
revisoes F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
99 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 99 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

revisoes

+3
Helder Cruz
Ruben F. Oliveira
Tiago M
7 participantes

Ir para baixo

revisoes Empty revisoes

Mensagem  Ruben F. Oliveira Qua 7 Jun - 14:24

pessoal, mudam todos os filtros a todas as revisões?
costumo fazer na marca a cada 3500 km a conselho do mecânico. mas pagar perto de 100 tantas vezes parece me exagerado..

Ruben F. Oliveira

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/05/2016
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Tiago M Qua 7 Jun - 16:49

100€ a cada 3500km!? Não te enganaste a escrever esses valores?
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Helder Cruz Qua 7 Jun - 17:11

Pega no manual da Duke e procura os intervalos para mudança de filtros e óleo.
O que se propõe o senhor a fazer-te na mota a cada 3500km, exactamente?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Ruben F. Oliveira Qua 7 Jun - 19:07

o fabricante indica a mudança de óleo e filtros a cada 5000. faço a 3500 a conselho dele, e acho q faz sentido, dado ser um motor que anda sempre em altas rotações, 5000 torna se muito. mas agora com o fim da garantia, penso que sera melhor alternativa alternar a troca dos filtros para vez sim vez não. n falei disso ao mecânico mas penso q não devera haver problema. aguardo o vosso feedback ;)

Ruben F. Oliveira

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/05/2016
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Helder Cruz Qua 7 Jun - 19:57

Não te preocupes que o fabricante equaciona sempre o pior cenário. Até porque tem muitos filtros para vender. Se diz 5000km, são 5000km!
Entendo-te e aplaudo, mas diz-me lá o que têm feito em todas e cada revisão, porque estou curioso!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Ruben F. Oliveira Qui 8 Jun - 11:54

as mais recentes ate dizem se não me engano, 6 000 km e o motor e exatamente o mesmo...
a cada revisão tem mudado, filtro de óleo e ar. mas entendo o que ele me tenta dizer, as motas recentes vem com distancias entre revisões cada vez maiores, já o mecânico do carro me diz o mesmo, da para fazer, mas a longo prazo a durabilidade do motor não será a mesma. isto é, o que eles me dizem. os mais entendidos que se expressem agora. hehe

Ruben F. Oliveira

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/05/2016
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Helder Cruz Qui 8 Jun - 12:11

Do ponto de vista do fabricante existem dois ângulos opostos de ver o assunto: um, relacionado com a tentativa de aumentar as vendas de um modelo, oferecendo custos de manutenção eventualmente menores por espaçar as intervenções; outro, o de vender peças de substituição, nomeadamente filtros!

Ora... filtros, é coisa que se arranja com facilidade e baratos no mercado paralelo. Portanto, as marcas deixaram de cobrar uma fortuna por simples filtros e até de os fabricar com formas e características estranhas na tentativa de impedir a cópia. Idem aspas para kits de transmissão, jantes, espias, manetes, etc...
Espaçar as intervenções sem um fundamento forte, poderá levar a intervenções mais caras a médio prazo, desgaste prematuro das peças do motor e danos irreversíveis na imagem da marca por avarias típicas.

Estas duas vertentes são tão debatidas pelos clientes finais e tão esgotadas nas reuniões da administração das marcas, que não tenho qualquer dúvida que a tendencia sentida nos últimos anos para espaçar as intervenções se deve unicamente ao aumento da qualidade dos óleos sintéticos, dos materiais utilizados nas peças de desgaste do motor e na possibilidade de controlo dimensional mais rigoroso na produção dos componentes.

Quando se misturam factores como alteração das características técnicas do filtro do ar ou se remove por completo para andar mais, se atesta a caixa com óleos mais baratos e fora das especificação do fabricante, se montam escapes de rendimento e se fazem alterações aos parametros da centralina, óbviamente que o resultado é trágico para a máquina.
Apenas nos casos de quem inventa com a mecânica da mota é que faz sentido aumentar os cuidados e reduzir os periodos entre intervenções.

Pessoalmente, sempre que compro uma mota em 2ª mão vou a correr fazer uma revisão. Mudo tudo o que possa estar menos bem ou com uma esperança de vida limitada. Como faço poucos quilometros, faço uma revisão de ano a ano, quando se justifica e de preferencia numa oficina da marca, para ficar mais barato.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Ruben F. Oliveira Qui 8 Jun - 13:59

faço sempre no concessionário ktm, usam sempre os óleos adequados (100% sintético motorex)

Ruben F. Oliveira

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/05/2016
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Helder Cruz Qui 8 Jun - 14:04

Excelente! Agora alguém me explique porque raio se muda um filtro de ar de 3500 em 3500km, porque eu não atinjo.
O óleo sintético, numa 600R, muda-se, no mínimo, de 12000 em 12000 km.
Porque raio se haveria de mudar ao fim de 3500km numa 125cc a 4 tempos?

Francamente, no teu lugar, fazia o seguinte execício: se os 100€ de 3500 em 3500km te fazem muita moça, muda de oficina. Se não te fazem muita diferença, continua que vais ter sempre uma mota em excelentes condições.
Quando quiseres vender dá-me um toque que eu estarei interessado!

P.S.: não estou a ser sarcástico. É assim que eu faço com as minhas - trato-as melhor do que precisam de ser tratadas, para ficar descansado e porque não tenho motas por uma questão de economia.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Passos Sáb 10 Jun - 14:52

Estou para comprar uma duke das novas e tb me falaram dos 3500km entre revisões mas nunca nesses valores. Não te enganaste a postar os valores? Fogo.... agora até fiquei preocupado lol. Na yamaha o custo de manutenção é super baixo!
Passos
Passos

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/04/2017
Mota : Yamaha MT 125/ABS

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Trigueiro Sáb 10 Jun - 15:50

As 125 mais comuns mudam o óleo de 4000 em 4000 km, seja óleo mineral ou sintético. Fazer mudança do óleo aos 3500Km é uma boa política de conservação da mota, desde que à mesma seja dada uma utilização normal.

Quero com isto dizer que motas que passam muito tempo paradas, mas com o motor a trabalhar (tipo motas de carteiro ou sempre em grande engarrafamentos), devem mudar o óleo ainda com menos quilómetros.

Quanto aos filtros, varia!

O filtro de óleo deve ser mudado sempre que se muda o óleo!!! Antigamente os filtros de óleo eram caros e por vezes difíceis de se obter, além de que os óleos eram de muita má qualidade, resistindo pouco tempo. Foi assim que se instituíu a política de mudar o filtro só a cada duas mudas de óleo. Hoje em dia fazer isso é geralmente errado, visto que os óleos melhoraram e duram mais tempo, além de que os poros dos filtros de óleo (geralmente são de papel) diminuíram os seus diâmetros, pelo que mais facilmente ficam saturados. E o que não queremos é que falte óleo ao motor porque o filtro está entupido!

Quando ao filtro de ar, seguir sempre o conselho do fabricante, mas tendo o cuidado de limpar este filtro a cada muda de óleo em que o mesmo não seja substituído. Não usar o motor (por muito tempo) sem filtro de ar e muito cuidado com os filtros de rendimento ou expostos às intempéries!

Quanto a óleos sintéticos, semi-sintéticos e minerias, falar disso em pormenor daria um grande testamento!!! Usem o que o fabricante recomenda, se possível inclusive da marca recomendada. Há óleos minerais e sintéticos bons, como também há óleos mineriais e sintéticos que são uma grande porcaria! Um óleo sintético de porcaria pode ser muito pior do que um bom óleo mineral, desde que este último respeite os requisitos do motor da mota em questão. Não se fiem no conceito de que o óleo sintético dura muito mais tempo que um óleo mineral! Quando o óleo sintético perde as suas propriedades, o que fica é um óleo muito pior do que um óleo mineral. Seguir o que o fabricante recomenda!!!

Para quem quiser comprar óleos de marca a preços relativamente acessíveis, aconselho esta casa (é lá que compro os óleos para os meus carros e há alguns óleos para motas): www.texoleo.pt

100€ por uma revisão normal? Pode ser puxado, mas os filtros de ar, consoante os modelos, podem ser caros (mais de 30€), podendo também o preço do filtro do óleo ultrapassar os 10€. Junte-se a isso o preço do óleo (as 125 levam geralmente entre 1 a 2 litros de óleo), estamos a juntar mais 10-25€, consoante o óleo e a sua quantidade. Se a oficina for das picuinhas, que fazem um serviço como é dado de ser (ver/afinar travões, ver/lubricar cabos de acelerador, choque, embraiagem, alinhamentos de luzes, lubrificação de eixos, etc) 100€ continua a ser caro, mas uma revisão mal feita sai sempre bem mais caro!

O melhor é verem como se faz (não faltam vídeos de demonstração no youtube) e fazerem pela vossa mão. Se optarem por este caminho, cuidado que se deve substituir a anilha de cobre do bujão do óleo a cada muda do óleo e o bujão não deve ser apertado com demasiada força. O melhor é saber a força de aperto em Nm (Newton meters) para a mota em questão e apertar o bujão com uma chave dinamométrica (custam entre 50 a 100€, mas é um investimento que fica para vários anos).


Última edição por Trigueiro em Dom 11 Jun - 1:02, editado 1 vez(es)

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  zzk Dom 11 Jun - 0:29

Vou fazer de nazi das abreviaturas..

A força de aperto - torque - em Nm, significa "Newton metro".
Nanômetro (nm) é um submúltiplo do metro (unidade de comprimento).

revisoes 33673 revisoes 952112
zzk
zzk

Masculino Mensagens : 92
Data de inscrição : 01/05/2016
Mota : CB500X 2017

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Trigueiro Dom 11 Jun - 1:00

zzk escreveu:Vou fazer de nazi das abreviaturas..

A força de aperto - torque - em Nm, significa "Newton metro".
Nanômetro (nm) é um submúltiplo do metro (unidade de comprimento).

revisoes 33673 revisoes 952112

E estás corretíssimo! Já corrigi. Gracias. revisoes 952112

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Johnnynunes Ter 30 Jun - 0:20

Aproveitando o tópico, e esperando não ir contra as regras do forum, podem aconselhar-me alguma loja que venda os Kit de manutenção da moto? Sou dos Açores, não é fácil conseguir o material para a manutenção para a moto...

Johnnynunes

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2019
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Trigueiro Ter 30 Jun - 9:46

Johnnynunes escreveu:Aproveitando o tópico, e esperando não ir contra as regras do forum, podem aconselhar-me alguma loja que venda os Kit de manutenção da moto? Sou dos Açores, não é fácil conseguir o material para a manutenção para a moto...

Tendo em conta que não tens uma mota qualquer, convém optar pelo representante da marca do local onde moras:

Moto Horta

Morada: Rua da Praça, Nº 54
9900-401 Flamengos

Especialmente se a mota ainda está na garantia.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Johnnynunes Ter 30 Jun - 11:14

Trigueiro escreveu:
Johnnynunes escreveu:Aproveitando o tópico, e esperando não ir contra as regras do forum, podem aconselhar-me alguma loja que venda os Kit de manutenção da moto? Sou dos Açores, não é fácil conseguir o material para a manutenção para a moto...

Tendo em conta que não tens uma mota qualquer, convém optar pelo representante da marca do local onde moras:

Moto Horta



Morada: Rua da Praça, Nº 54
9900-401 Flamengos

Especialmente se a mota ainda está na garantia.

Desde já obrigado pela resposta. Infelizmente eles já não são representantes oficiais. Fui lá e embora arranjem alguma coisa, há outras que não tem, por exemplo pastilhas. Sei que há uns kit's onde vem tudo o que precisamos, podia alguém conhecer quem vendesse. Obrigado

Johnnynunes

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2019
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Trigueiro Ter 30 Jun - 11:29

Agrimoto, de Vivelinda Rodrigues, na Terceira. É a cinco minutos a pé de minha casa. Telefones para lá e perguntas se tem o que queres. Se precisares de alguém que te ponha a encomenda no correio, ao dispor!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Johnnynunes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Johnnynunes Ter 30 Jun - 11:47

Trigueiro escreveu:Agrimoto, de Vivelinda Rodrigues, na Terceira. É a cinco minutos a pé de minha casa. Telefones para lá e perguntas se tem o que queres. Se precisares de alguém que te ponha a encomenda no correio, ao dispor!

Boa ;)
Muito obrigado

Johnnynunes

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2019
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisoes Empty Re: revisoes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos