F125cc.com
Tinta Branca nas Estradas F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Tinta Branca nas Estradas F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
101 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 101 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Tinta Branca nas Estradas

+3
Lallo
FCortez
Manelze88
7 participantes

Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Manelze88 Ter 31 Jul - 19:46

Boas pessoal,
Sempre que passo por cima de tinta branca na estrada (seja traço descontínuo, setas ou passadeiras) sinto a mota a rabiar um pouco e isto a direito. A curvar evito sempre passar no branco.
A minha dúvida é se isto passa ou é atenuado com mudança de pneus para uns em condições ou se mesmo melhorando é algo que vou sempre sentir.
Tenho um certo receio de qualquer dia sair disparado principalmente naquelas passadeiras à saída das rotundas. Faço sempre pontaria aos espaços sem tinta mas já aconteceu não conseguir evitar.
Cumprimentos

Manelze88

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/10/2014
Mota : Keeway tx 125

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  FCortez Ter 31 Jul - 23:37

A tinta das estrada é um bocado escorregadia, por ter partículas de vidro para refletir a luz e por ter uma textura mais lisa. Além disto ela costuma ter sempre uma camada grossa e com uns milímetros especialmente nas passadeiras. Esse rabiar é o pneu a descer da tinta para o alcatrão, nota-se mais se a tinta for mais recente com uma camada mais alta(passadeiras, setas).
Acho que a única solução para a mota não dançar seria um pneu mais largo.
Já agora não aconselho a curvar por cima da tinta, caixas de esgoto e cola de alcatrão (aqueles riscos pretos) em dias de chuva, escorrega bastante e foi assim o meu primeiro tombo.

FCortez

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/03/2017
Mota : Sym XS 125K

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Manelze88 Ter 31 Jul - 23:42

Pois... Noto bem o salto quando passo por cima de setas e passadeiras bem como daquelas espécie de lombas de tinta antes de chegar a uma rotunda. Mas esse rabiar faz-me alguma confusão.. Agora que falou sim também já apanhei esses tais riscos pretos no alcatrão e a mota também tem tendência a rabiar mas pronto. Mas por exemplo na tinta dos tracos descontinuos e da borda da estrada já não têm esse tal relevo pois não? Eu pelo menos não noto. Aí já não há grande perigo??

Manelze88

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/10/2014
Mota : Keeway tx 125

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Manelze88 Ter 31 Jul - 23:42

E obrigado pela ajuda!!!

Manelze88

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/10/2014
Mota : Keeway tx 125

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  FCortez Ter 31 Jul - 23:57

A tinta dos traços é sempre uma camada mais fina, não se gasta tanto por não ter transito a passar sempre por cima. Não sei se alguma vez viste a pintar uma estrada, as riscas são pintadas com uma pistola num camião sempre a andar, as outras formas eles põem um molde no chão e espalhar tinta a balde.
Ao primeiro assustava-me um bocado mas depois uma pessoa habitua-se. É só deixar a mota seguir caminho sem fazer correções, sem se atrapalhar.

FCortez

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/03/2017
Mota : Sym XS 125K

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Lallo Qua 1 Ago - 4:10

Recomendo a leitura dos artigos de Geraldo Tite Simões, jornalista especializado. Atualmente mantém um curso avançado de técnicas de pilotagem de motas.

No vídeo a seguir que é de nível  básico, inclusive aborda a questão das faixas brancas de sinalização.


Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Helder Cruz Qua 1 Ago - 11:18

A tinta utilizada em Portugal não é a mais apropriada.
Se existisse, de facto, uma preocupação com a segurança rodoviária e até com os interesses com a segurança especial dos ciclistas e dos peões, utilizavam a tinta que encontro em cidades como Amesterdão, areadas - os pneus têm mais aderência nas faixas das passadeiras do que no alcatrão!
Ainda tenho de verificar, mas a tinta homologada para o efeito, será anti derrapante, creio e não só reflectora.

De facto, em circulação normal, é de evitar passar por cima dos riscos brancos, seja qual for a sua natureza: passadeira pintada com espátula e spray, zebras pintadas a spray ou tracejado, pintado com viaturas especializadas. Especialmente quando chove!

De todas as motas que já tive, as que faziam/fazem notar mais os traços eram precisamente as de curso de suspensão mais longo. Seria de esperar o contrário...
Quanto ao "fugir" da mota, o efeito diminui com a qualidade e largura dos pneus.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  nunes Qua 1 Ago - 11:21

Manelze88, esse rabear é normal.
o que te aconselho é que evites passar na junção da tinta branca com o alcatrão porque é nessa união que se sente mais o rabear.
se tiveres que passar em cima do branco, passa bem no centro que não vais notar quase nada.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Dias Qua 1 Ago - 12:00

Cá vem o chato do Dias!
Ao contrário dos pneus dos enlatados, os das motos são mais arredondados (o "corte" transversal), o que faz com que o raio em cima da tinta seja menor do que o em baixo. Dito de outro modo, a velocidade linear é menor na tinta, o que faz com que a roda curve para galgar o ressalto.
Portanto, ou se anda no preto, ou se anda no branco, ou já se sabe que a roda vai abanar!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Manelze88 Seg 6 Ago - 5:52

Obrigado a todos pelas dicas. Realmente foram preciosas pois estive com atenção e acontece exactamente o que dizem. Quando passo completamente ao centro dos traços o efeito de rabiar praticamente não existe. Noto bastante é nas setas que, pelo formato, em algum sítio vou apanhar uma "junção" com o alcatrão. Aqueles riscos da união de alcatrão (riscos pretos) são a meu ver ainda mais perigosos. Mal se passa por cima a mota tende logo a rabiar e devido à extensão podemos entrar numa situação realmente perigosa.
Mais uma vez um muito obrigado. Cumprimentos

Manelze88

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/10/2014
Mota : Keeway tx 125

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Trigueiro Ter 7 Ago - 15:34

Ui! A tinta branca...

Como já dito pelo Hélder, a tinta branca devia ser areada, para dar uma boa aderência. Porque é que isso não acontece?

Essencialmente por 3 razões:

1 - Quem faz o caderno de encargos do concurso público para a pintura das estradas esquece-se de mencionar esse requisito e o empreiteiro aproveita a omissão e usa uma tinta sem areado que é mais barata (até tintas vulgares de pintar casas usam!).

2 - Quem faz o caderno de encargos menciona o uso de tinta areada, mas o empreiteiro usa na mesma uma tinta lisa e a coisa fica assim mesmo.

3 - Quem faz a aplicação da tinta não toma a precaução para que a mesma esteja bem homogeneizada, antes de a aplicar, e depois ficam partes muito areadas e outras muito lisas e escorregadias.

Enquanto neste país, ninguém for bater com os costados em tribunal por causa do uso de tinta branca escorregadia nas vias públicas, esse mal, especialmente para os motociclistas, vai se manter.

Sei de duas pessoas que já malharam no chão por causa da tinta branca lisa pintada no pavimento de uma estrada. Uma delas fui eu.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Dias Ter 7 Ago - 16:46

Trigueiro escreveu:... Enquanto neste país, ninguém for bater com os costados em tribunal por ...
Para quando a responsabilização cível e criminal dos detentores de cargos políticos?
Estou a falar de TODOS: desde o cu-rupto que teve a diarreia mental de sugerir a proposta de lei, até aos marotíssimos (ou será meretríssimos?) do TC que ficam muito incomodados quando "alguém" tem que lhes perguntar "esta m€rd@ é constitucional?".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Helder Cruz Qua 8 Ago - 12:32

Todos gostariam de ganhar bem, ter dicas para aplicar bem o vosso dinheiro mal ganho e não fazer nada, certo?
Todos somos potenciais políticos!!
Vamos candidatar-nos a um cargo?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Tinta Branca nas Estradas Empty Re: Tinta Branca nas Estradas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos