F125cc.com
DUVIDA  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
DUVIDA  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
135 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 135 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

DUVIDA

4 participantes

Ir para baixo

DUVIDA  Empty DUVIDA

Mensagem  joaosilva03 Dom 30 Dez - 6:00

Vou agora acabar de tirar a minha carta A1, queria uma mota com uma boa performance, os consumos nao sao grande preocupação mas claro nao queria uma bebeda pra casa.
A Aprilia RS 125 a 2T é uma boa opcao ?
Que dizem desta ?DUVIDA  Screen10

joaosilva03

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/12/2018
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA  Empty Re: DUVIDA

Mensagem  Trigueiro Dom 30 Dez - 17:41

O principal "defeito" que vejo nessa mota é o ser a 2 tempos. As máquinas a 2 tempos tem os seus aficionados, e há, neste fórum, pelo menos dois aficionados ferrenhos que poderão te dar melhores opiniões.

Então porque é que tenho reservas nos motores a 2 tempos? Pelo desgaste rápido que esses motores possuem, para não falar nos gripanços por falta de óleo, os quais se traduzem no "mudou o pistão".

E é aqui que a porca torce o rabo! Se mudou o pistão antes de gripar, em princípio não haverá grande problema. Mas se foi na sequência de um gripanço, geralmente por falta de óleo, cuidado que por vezes o mudar o pistão não é o suficiente. É que quando acontece o motor gripar, para além do pistão, a biela, os rolamentos da cambota, a própria cambota, o cilindro e até a bomba de óleo e as lamelas podem ser afetados.

Quando comprei a Yamaha BWs para um descendente meu, o vendedor da loja (essa BWs era uma retoma de um outro negócio) disse-me que tinham mudado o pistão à mota e que ela estava mecanicamente impecável. Notei logo nos primeiros dias um cantar grasnado do motor que se foi agravando. Mas como a mota andava que se fartava, deixei rolar, ciente de que um dia algo ia partir. Passados cerca de 1500 - 2000 Km, o motor gripou. E não foi por falta de óleo no respetivo depósito! Bom, levou um novo pistão, após uma retificação da cabeça, e, passados 10 dias, tornou a gripar. O pistão partiu no mesmo sítio que o anterior (no bordo junto à boca do escape).

Aí tive que me convencer que, aquando daquele primeiro conserto no stand que me vendeu a mota, não era só o pistão que estava mal, mas também havia pequenas mazelas nos componentes associados e que se agravaram com o tempo. Resumindo: se a mudança do pistão, que foi feita já nas minhas mãos, custou cerca de 150€ (usou-se um pistão pirata), o segundo conserto, que envolveu uma cabeça nova, conjunto pistão, biela, cambota e rolamentos, bomba de óleo nova e lamelas movas, já atirou a fatura para cerca de 550€ (de novo, alguns componentes não eram os da Yamaha, ou o preço ultrapassaria possivelmente os 1000€).

Por isso, julgo que antes da compra dessa mota, a mesma deverá ser vista por um mecânico que perceba mesmo de motores a dois tempos, coisa que penso já não ser assim tão fácil de encontrar.

É que 2600€ ainda é um bocado de dinheiro por uma 125 em 2ª mão que já leva 10 anos, a qual não vai ser usada para ir, a 40km/h, comprar o jornal no quiosque ao fim da rua, if you know what I mean...

Minha opinião, claro! :padre:
________________________________________

Um pormenor que me esqueci de dizer: as motas a dois tempos podem até andar muito, mas também consomem bastante! A BWs 50 que existe cá por casa bebe "só" 5 litros aos 100. Portanto, essa Aprilia, quando for em modo de avião numa autoestrada qualquer, deverá consumir para cima de 5 litros/100km.


Última edição por Trigueiro em Qua 2 Jan - 10:10, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Complemente sobre o consumo.)

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA  Empty Re: DUVIDA

Mensagem  nunes Qua 2 Jan - 9:28

João, passa nas apresentações para a malta te ficar a conhecer um pouco.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA  Empty Re: DUVIDA

Mensagem  Mario_Marques Sex 4 Jan - 20:35

Se o teu objectivo nº1 for performance não compres esse modelo de RS125, precisas de uma GS ou MP, as mais antigas, essas sim em alguns modelos têm boa performance, não que essa seja má mas não tem nada a ver com as mais antigas e é uma diferença enorme, é muito pesada comparativamente ás outras apesar de ter o mesmo quadro, a vantagem desse modelo é mesmo a estética(subjectivo...) e ter uma especie de injecção electronica pelo que gasta menos e anda mais certinha.
É preciso teres muito cuidado ao comprar uma mota dessas, ou compras uma rigorosamente impecável, ou se compras uma maltratada ou modificada estás basicamente feito ao bife e secalhar nem vais saber disso.
Eu restauro aprilias e tive recentemente uma mota desse modelo, ia restaura-la toda para mim, comprei-a a trabalhar e já com bastantes km's, quando comecei a desmontar e ver a sucatada que estava acabei por a vender a um cliente meu que a queria(restaurei para ele pois ele felizmente pod€€€€ é um cota coleccionador com muito carcanhol), para ficar algo ao meu nivel teria de gastar uma pequena fortuna, fruto de todos os sucateiros que já tinham andado a mexer nela nos seu quase 50mil km's, o antigo dono da mota não fazia ideia do que tinha, ele estava super satisfeito com ela pois não conhecia outra realidade e para ele estava perfeita, eu já a comrpei imaginando a cagada que deveria estar, só não pensava que tinha tanta sucatice :padre:

-Agora, uma mota dessas super bem tratada é fiável e confiável e dentro do estilo e cilindrada é a melhor escolha, não vais encontrar muita gente que saiba realmente trabalhar nessa mota e cumpra tudo como o fabricante manda, tenha documentação de manutenção, etc,, vais sim encontrar muita gente que diz que sabe e que fazem sucatada, tem os seus pontos negativos tais como, vais ser chulado forte e feio em peças em portugal(mas lá fora são baratas e abundantes), o pessoal diz-te logo "sabe como é, é uma aprilia as peças são caras", isso não é nada verdade, há é pessoal a aproveitar-se mesmo muito disso, tem as suas manias por exemplo enquanto está fria nem vale a pena tentar andar muito com ela e o processo de aquecimento do motor se não for sempre bem feito basicamente acabas por lixar o motor, gasta gasolina e oleo 2t, oleo bom não é barato, oleo barato lixa-te o motor basicamente, tens de te mentalizar que um motor 2t precisa de volta e meia ser revisto e isto é antes de dar problemas não é quando já os tem, pois ai ja nada tens a fazer, isto não é defeito, é feitio devido á tecnologia do motor porque não tens um sistema de lubrificação dedicado e separado, essa mota gasta pneus caros, os amigos do alheio gostam muito dessas motas para lhes sacarem o motor e enfiar em dtr's e outras, se comprares uma das "rápidas" é a loucura total, fora das autoestradas, facilmente acompanhas ou andas mais rápido do que motas com 4 ou 5 vezes a cilindrada dessa da mesma época

Eu pessoalmente acho que só vai dar mais de 1800euros por uma mota dessas ou uma mito quem não estiver muito bom da cabeça ou se se tratar de algo mesmo muito especial, se for uma mota completamente refeita ao estado original, com facturas de tudo, tudo novo e original,  algum material performance especifico original da marca, etc, ai sim, os preços sobem mas não é qualquer uma que vale, muito poucas valem valores altos, só alguns modelos especiais e de certos anos.

Eu dei 1400euros pela minha igual a essa, ano da mota 2013, ou seja bem mais nova que essa um bom pedaço e "revista" também lol

Dá uma vista de olhos nos diarios de bordo:
https://moto125cc.forumotion.com/f39-diarios-de-bordo

Que me recorde tens ai pelo menos 3 aprilias RS 125 minhas, posso-te dizer que mesmo uma imaculada, com facturas de material original xpto, super bem tratada e bem menos km's que essa ninguém me pagava 2600euros.hehehe
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA  Empty Re: DUVIDA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos