F125cc.com
Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Julho 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
61 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

David Simão, Dias, José Conceição, tiagofvale

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape

Ir em baixo

Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape Empty Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape

Mensagem  Lallo em Qui 21 Mar - 14:41

Saudações galera (malta),

Em motas de maior cilindrada as quais eu possui, os intervalos em quilômetros recomendados de ajuste das válvulas eram deveras maiores. Nalgumas nunca precisei ajustá-las pois não batiam ou mostraram-se presas.

Contudo, essa YBR 125 Factor atual, ela bate válvulas naturalmente ainda que eu ajuste as folgas ao limite mínimo preconizado no manual de serviços da fábrica. Então eu fico sem referência se eu me baseasse por meu ouvido.

Por outro lado, os intervalos sugeridos no manual do proprietário (utilizador) da Factor fabricada no Brasil (cá é com s) são curtos demais para a imensa maioria dos itens. São aproximadamente a metade dos intervalos recomendados nos manuais em inglês e inclusive em português de Portugal para o mesmo modelo de motor.

Isto posto, agora eu lhes pergunto.

Para os motores 125cc OHC, em média com qual quilometragem costumam vós proceder com este tipo de ajuste?
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 341
Mota : YBR 125 Factor

Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape Empty Re: Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape

Mensagem  Lallo em Sex 22 Mar - 12:11

Up!   :portugal:   Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape 70049 Come on guys.

post script: look, i said guys not gays, take it easy.
Lallo
Lallo

Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape Empty Re: Ajuste de folgas de válvulas de admissão e escape

Mensagem  nunes em Sex 22 Mar - 14:07

eu gostava mas não te sei ajudar.
de motas percebo pouco (para não dizer nada)
gosto disto é para andar a azucrinar a malta eheheh.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8041
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Trigueiro em Sex 22 Mar - 16:54

Lallo

Posso dizer-te desde já que para a XVS 650 Drag Star, o recomendado pela Yamaha é o ajuste das válvulas a cada 10 000Km, facto que, pelo curto espaçamento entre si, é usado frequentemente pelos detratores deste modelo. Penso que para as 1100 Drag Star o intervalo de ajuste da folga das válvulas de admissão e de escape seja o mesmo, mas já não tenho a certeza.

Para a YBR 125, já experimentaste a verificar o que diz o Manual do Haynes? Este geralmente indica valores das motas vendidas no Reino Unido, mas por vezes indica os valores para motas vendidas noutros mercados. Como sabes, por vezes os componentes de um motor num dado mercado não são iguais para motas do mesmo modelo noutro mercado.

Tenho a ideia de que na minha chinoca, a Jialing JH125-33 (as motas Traxx aí no Brasil), o intervalo de afino também é 10 000Km, mas só confirmando no Manual do Haynes para motas chinesas que tenho lá em casa.

Curiosamente, já faltam poucos quilómetros para ter que fazer o ajuste das válvulas da minha Drag Star 650. Depois vou deixar fotos aqui, para um certo mouro que anda pelas arábias, numa Virago 535, só a passear e a comer do bom e do melhor.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 907
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Mensagem  Lallo em Sab 23 Mar - 3:04

Trigueiro,

Quanto à YBR 125 Factor brasileira em essência é um modelo o qual mantém o mesmo motor da YBR 125 Inglesa. De facto a YBR é um projeto que foi inicialmente concebido e desenvolvido pela Yamaha do Brasil. Esta exportava  a YBR para a Inglaterra, exceto o sistema de alimentação, o motor é idêntico.
O que inclui o comando de válvulas.

Baseado em minhas observações, após ter afinado as folgas de válvulas da YBR algumas vezes entendo que 10 mil km seria um intervalo além do ideal.
Pois nesta semana afinei as válvulas aos 9.774 km porque o motor perdia o ralenti com alguma facilidade. Agora voltou a ficar perfeito sem necessidade de afinar mais nada. Muito embora a mota não tivera nenhum aumento de consumo ou queda de desempenho com o ralenti irregular de antes. 
Todavia, a maioria não notaria nada do ralenti, simplesmente o aumentaria.

Sou eu que sou sistemático e detalhista com esses motores. Qualquer diferença eu acuso, faço revisões/ manutenção preventiva. Tenho a pachorra de manter um service log book no Excel onde registro qualquer procedimento, afinação, troca de peça e por aí vai

O que ainda não encontrei é o intervalo máximo (kms) para a afinação dessas folgas de válvulas. Porque a YBR bate válvulas mesmo estando dentro das folgas mínimas especificadas. Então o ouvido não distingue quando seria o momento de afiná-las.

O que estou certo é que os 3 mil km do manual é um exagero. Nem as concessionárias cumprem essa instrução.

Última edição por Lallo em Sab 23 Mar - 6:37, editado 3 vez(es)
Lallo
Lallo

Mensagem  Lallo em Sab 23 Mar - 3:09

nunes escreveu:eu gostava mas não te sei ajudar.
de motas percebo pouco (para não dizer nada)
gosto disto é para andar a azucrinar a malta eheheh.

No problema Nunes, tamos juntos.
Lallo
Lallo

Mensagem  Trigueiro em Sab 23 Mar - 10:51

Lallo

No link seguinte vês, nas duas primeiras vendas, o Manual do Haynes para a YBR 125 (código 4797) e na terceira tens alguém a vender o que parece ser um CD com o pdf do manual de oficina da própria Yamaha. É possível que se arranje este mesmo PDF gratuitamente em fóruns sobre esta mota.

https://www.ebay.co.uk/bhp/yamaha-ybr-125-manual

Tens, como julgo que já conheces, o Service Manual também aqui:

https://www.manualslib.com/manual/1208156/Yamaha-Ybr-125.html

Uma correção muito importante ao que disse antes - no Manual do Haynes para as 125 chinesas de mudanças , que eu saiba todas com motores OHC, é dito que afinal as verificações e ajustes das válvulas devem ser feitos a cada 5000Km, tal como a mudança do óleo. O óleo da minha Jialing 125 estou a mudar aos 4000Km e as válvulas foram afinadadas aos primeiros 1000Km, depois por volta dos 6000km e ela vai a caminho dos 12000km (onde vou fazer nova mudança do óleo) e não vejo necessidade de voltar a mexer no afino das válvulas, coisa que só devo fazer lá pelos 16 000km, quando for a nova mudança do óleo. E na minha mota também ouvia um ligeiro bater de válvulas, especialmente logo após o afino. Agora ouço menos.

Na minha terra, as YBR ainda são uma das motas favoritas dos carteiros.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 907
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Mensagem  Lallo em Sab 23 Mar - 15:00

Obrigado pelos links. Da Yamaha YBR 125 tenho vários manuais de serviço dos modelos comercializados no Brasil, UK e Índia.
O Haynes workshop manual ainda não consegui baixar de grátis. Caso alguém possa disponibilizar Lallo agradecerá.

Cá não é raro motores de YBR até a segunda geração alcançarem 120 mil km sem necessidade de retífica do motor, algumas chegam a 200 mil km. Em 2016 a YBR Factor passou a usar novos motores de 125 e 150cc oriundos da Fazer 150.

A minha é modelo 2014 segunda geração, está com 42 mil km. No trânsito pesado de São Paulo faz 2,5 l/100 km. Fora da cidade chegou a fazer 2,12/100 (47,2 km/l). Tendo em vista que meti um gicleur maior que deixou-a mais ligeira. É um modelo que possui excelente ciclística e suspensão bem acertada.

Salvo opiniões diversas dos demais confrades com experiência similar a tua. Estarei adotando até 6.000 km para afinamento das válvulas pelo que tenho observado do motor até o momento.

Ah, esqueci de comentar um detalhe. O grau de viscosidade do óleo impacta na emissão de ruídos dos motores. Óleos mais viscosos atenuam um pouco o barulho.
Lallo
Lallo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: