F125cc.com
125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Setembro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
55 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

João Tremoceiro, tiagofvale

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF Empty 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF

Mensagem  ZarbFR em Dom 24 Nov - 17:35

Pois é lá decidi comprar uma motinha. 

Experiência com motas é simplesmente zero. De qualquer modo, já conduzi uma 125 com mudanças e até não me atrapalhei, embora me falte a prática. Mas para a prática, nada como começar a conduzir frequentemente.

Infelizmente, contrariamente aos carros, não percebo grande coisa de motas, nem do seu mercado. Estive a tentar perceber o tipo de motas (e até de marcas que estão no mercado) e cheguei a várias conclusões, entre as quais, o mercado de usados é completamente louco. 

Cheguei a ver motos mais caras usadas do que novas do stand (desocnsiderando as despesas de documentação). Sinceramente não percebo como é que alguém abdica de um ano ou mais de garantia e poder fazer a sua própria rodagem para poder poupar 200 ou 300 euros... Por outro lado, contraraiemnte aos carros, a negociação nos stands é muito limitada e mesmo estando a chegar ao final do ano (altura que os carros são muito em negociados, pela questão do ano da matrícula e para os vendedores cumprirem metas de venda para os prémios), esse é um aspecto irrelevante para a compra de uma mota nova  125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 750583

Tudo já pensado e já com algumas visitas a stands, fiquei com 3 opções, todas elas diferentes e todas satisfazem em menor ou maior medida. Vinha aqui pedir a vossa ajuda para uma escolha mais fundamentada. Então é assim: Honda CB 125 R; FB Mondial 125 HPS; Keeway RKF 125.

Quando a material só me faltam umas botas (a considerar ) e um casaco para o Verão. Por outro lado, estava a pensar comprar uma mota de 1000 euros de um amigo para ganhar experiência aqui por Lisboa e depois  avançar para a compra de uma moto 125 melhorzinha. É que isto de pagar 3000 ou 4000 euros por uma mota nova para quem tem experiência praticamente Zero é simplesmente, à primeira vista, uma burrice.
Vamos às vantagens e desvantagens de cada uma...

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 697124 Keeway RFK e Honda CB 125 R:

a melhor das chinesas? A marca é chinesa, o motor é chinês, chinês, chinês. Mas mesmo assi parece a melhor das chinesas. 
há sempre a questão das peças que demoram algum tempo a chegar e a própria qualidade dos materiais, em particular os plásticos, especialmente face à honda, basta tocar nos materiais e nas protecções dos fios para perceber). Já vi uma com 5000 km e comparei com outra ao lado Honda com 7800 km e claramente os materiais da Keeway já denotavam algum uso (riscos de uso e material com algum desgaste de tempo, não apenas de uso). De notar que a Keeway era mais recente além de ter menos km.

Do meu toque parece que a Keeway usa plásticos de cozinha e honda plásticos de máquinas industriais... é a melhor forma que tenho para descrever: uns plásticos são para cobrir, frágeis, finos, etc (keeway), os outros são para durar até daqui a umas décadas, duros, não móveis, grossos, bom toque (honda). Os pneus da RKF é para trocar assim que saírem do stand por isso é mais um gasto logo inicial de cerca de 200 euros.

Da posição de condução gosto das duas e adapto-me bem às duas, embora sinta que a Honda tem melhor sentar. Talvez a suspensão brutal que têm da Showa ajude a esse sentimento. 
Alguns pormenores onde se percebe a grande diferença entre as duas: o tirar do descanso. A Keeway parece que estamos a atirar com um portão de metal, a Honda recolhe com cuidado e sem ruído. A protecção dos fios também é bem diferente. Além disso, em termos de suspensão, de pneus, etc, a Honda é uma 300 com o motor de 125... Por exemplo, a manete da embraiagem na Honda quase não tem play... na Keeway, mexe bem na vertical (parece que a manete está muito solta). O banco do pendura da Keeway também mexe por todo o lado, parece que está solto, mal apertado. Ao contrário, tudo na Honda parece estar bem apertado, bem ajustado, sem folgas (por exemplo, os botões nas manetes face aos da Keeway que tem um toque pior mais frágil e com maior gap). Só consegui perceber que o banco da Honda na zona perto do depósito não está preso ou seja conseguimos colocar um dedo debaixo do banco, mas não parece que tenha um grande play, para mais porque é uma zona onde as coxas encostam.

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 952112 A FB Mondial HPS:

Pela estética estava mais do que escolhida. Contudo, quando me sentei nela achei que o banco era demasiado largo e apesar dos escapes poderem aqueceu um pouco a perna no Verão, o principal problema é que sentia o escape no tornozelo direito o que impedia de carregar com toda a sola do sapato no travão traseiro (apenas conseguia apanhar cerca de 50% do pedal do travão, mantendo o pé direito na peseira sem o entortar). Também a zona dos joelhos (apesar de só ter 1,70 m) parece que fica mal encaixada na zona do depósito, tenho de chegar um pouco para trás no banco para ficar com o joelho encaixado na lateral do depósito).

Por outro lado, apesar da qualidade dos plásticos ser mais próximo da Honda do que da Keeway e de ter um motor Piaggio bem reputado (também equipa a Aprilia 125) notei algumas formas de descuido: os punhos quando vermelhos desgastam-se rapidamente, os pneus são mistos (faz parte do estilo, não será descuido) e principalemnte alguns fios parecem muito desprotegidos, por exemplo os fios das luzes de matriculas (em que até vemos os dois fios em separados) e alguns fios na zona das manetes/guiador. A acrescer a tudo isto, a posição normal dos espelhos (mais laterais) deverá trazer alguns problemas no "remar" entre o trânsito... Por último, com os espelhos para dentro e tendo luvas acabam 

Além disso, tem apenas dois concessionários em Lisboa, por isso não sei se em termos de peças será ter de esperar uma temporada ou não. E em termos de assistência também não há muita concorrência/opções.

Vamos a preços das novas, já chave na mão e negociadas no stand (incluindo a oferta de material ou desconto no preço de aquisição):

Keeway RKF: € 2.850 (+ 200 euros para pneus novos)
Honda CB 125 R: € 4.430
FB Mondial: € 3.850

Resumo: 
Em termos de ciclística (é quase impossível arranjar um test-drive) não sei. Mas do que tenho visto, a Honda é a melhor mas as outras também não são más. Além disso a Honda tem ABS à frente e atrás enquanto a Keeway e a FB Mondial têm apenas CBS (sei que são 125 mas mesmo assim...). De igual modo, os discos de travão e pneus da Honda são maiores que os restantes. E a FB Mondial tem suspensao traseira a gás e a Honda e a Keeway tem suspensão monobraço (a Keeway ajustável em carga e a Honda não).

Em termos de qualidade, a Honda está noutro patamar, sendo a Keeway (no que se vê, sabe-se lá no que não se vê) a piorzinha.

Em termos de preço, a Honda acaba por ser a mais barata das premium (ainda que tenha também o motor menos potente) mas muito cara face à Keeway (estamos a falar de um aumento de preço na ordem de um terço). Há que considerar que sou novato nisto das motas, por isso comprar uma 125 premium é um pouco como comprar um mercedes ou um BMW para um miúdo que acaba de tirar a carta: não o mais inteligente a fazer.

Em termos de retoma, parece-me que as motos quase não desvalorizam nos primeiros tempos. Ainda assim, admito que a Honda mantenha um bom valor, especialmente, porque contrariamente à Keeway/FB Mondial é aceite como mota de retoma em todos os stands que aceitam retomas. Nisso é um pouco idêntica à Yamaha ou a à Kawa.

Em termos de conforto, posição na mota, a Honda foi a que melhor adaptei. Ainda assim, também gostei da posição de condução da Keeway (embora a embraiagem seja mais dura, a colocação das mudanças é mais grosseira. Apesar das manetes da Honda não serem ajustáveis, adaptam-se bem à minha mão. A FB Mondial aqui é a pior (infelizmente) porque fico com o tornozelo encostado ao escape (não queima mas magoa) se quiser carregar na totalidade do pedal do travão. E os joelhos ficam ali na quina do depósito. Ou encaixo as virilhas no depósito ou os joelhos... os dois em simultâneo é difívil.

Sem dúvida que a FB Mondial parece vir a ser desconfortável, pelo que acho que tem de sair das escolhas. Já entre a Honda e a Keeway, obviamente prefiro a Honda mas acho que dar 4500 euros para uma 125 de quem não tem experência é parvoíce. Seria uma Honda usada a melhor solução? Mesmo assim, a mais barata do mercado está nos 3800 euros e já com quase 8000 km. Assim, haveria que comprar uma extensão de garantia, mais 150 euros... a juntar a um desgaste de pneus, de transmissão, de não termos sido nós a fazer a rodagem... acho que acaba por compensar comprar uma nova porque em termos de valor acabamos por não poupar mais do que 100 ou 200 euros no máximo...

Indecisões... preciso das vossas opiniões, gente mais experimentada e com muito maior conhecimento do que eu.

Honda parece a melhor opção, mas e entre uma Keeway nova e uma Honda usada com poucos km (3000 km ou à volta disso) e mesmo negociando para uns valores de 3700 euros... e ainda que tenha de adquirir uma garantia adicional por mais 150 euros. Seria essa opção da Honda usada a mais adequada?

ZarbFR

Masculino Mensagens : 15
Mota : a comprar...

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF Empty Re: 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF

Mensagem  quarku em Dom 24 Nov - 19:09

Cada um dirá da sua experiência, portanto como está uma Honda CB125R lá em baixo, porque decidiu ficar por cá... sim, é como os gatos, eles é que escolhem o dono.

Acabei de chegar de uma volta de talvez 150 kms, sempre debaixo de chuva, por vezes com vento forte, que empurra e assusta. Mas um gajo chega a casa com o ego bem inchado porque andar com aquela moto nestas condições parece tão fácil que não sei o que dizer. Pareço o melhor piloto do mundo, porque umas duas ou três vezes travei forte em cima da curva e ela vai. E sei que ainda dava para mais, porque nunca meteu o ABS (hoje, porque já o fiz de propósito antes).

Portanto tem que ser da moto e dos pneus, porque não é por mim, por mais que queira acreditar nisso. Em piso sêco, nem preciso falar nada, só sentes que é uma 125cc e tens pouca força, porque de resto, é deitar nas curvas e abusar a sério.

Não vou comentar o aspecto, porque é como as gajas, cada um tem o seu gosto. Mas a minha em vermelho... é gira.

Portanto com a Honda podes andar durante todo o ano, chuva, sol, vento, tudo, mas tens que ter a noção de que ainda esta semana tenho apanhado tanto vento de frente que não passa dos 90km/h e precisava de fazer como fazia na Transalp, com vento e chuva, era logo 120 ou 140 que o vento batia mas a moto nem se mexia nem saia da linha que levava. Com esta não tem força mas lá vai.

A única coisa que podia melhorar na moto é a luz da frente, que ainda agora vinha em tantos locais e muitos estradas e partes como auto-estradas e nem pinga de luz na rua. Dependes só da tua luz e com tanta chuva, não se vê bem. Dá para andar mas também nunca vi uma moto que com este temporal alguém fosse dizer que é excelente. Bem, só se tiveres mais faróis e fortes. É que passei em sítios que já está escuro e é incrível como nem um único poste de luz.

Estes pneus são claramente para estrada, para qualquer estado de tempo. Ainda não os levei à neve, portanto a ver vamos. No entanto fora de estrada, nicles.

Andei agora uns talvez 5 kms fora de estrada, com lama e água, claro está a chover a sério, e aquilo patina por todo lado, tive que meter os pés no chão muitas vezes. Também fui para caminhos onde andam BTT e motos de cross, portanto, não posso reclamar.

Quanto à durabilidade da Honda, comigo sempre foi impressionante, quer plásticos ou metal. Tive uma Transalp com 15 anos que me chegaram a perguntar se era nova, porque a pessoa não sabia sequer o que é uma Transalp. Mas estava rigorosamente nova. A MSX125 vendi com 3 anos e estava 100% igual como nova. Tudo, excepto que andava muito mais que uma nova, depois de lhe ter feito a "cama" a sério, porque até aos 500 kms ficou melhor, depois dos 1500 então parecia uma moto a sério.

Esta tem 4 meses e pouco e claro que está nova, apesar de já ter praticamente 6000 kms.

Vais ver por cá pessoal a dizer bem da RKF125 porque parece-me ser bastante boa. E se não comprares Honda ou uma moto Japonesa, a Keeway é uma escolha das mais seguras.

quarku

Masculino Mensagens : 234
Mota : Honda "Dora" CB125R 2019

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF Empty Re: 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF

Mensagem  Dr_Lion em Ter 26 Nov - 0:33

Eu tinha aí um tópico aberto algures exatamente com essa questão Keeway RKF vs Honda CB125r.

Fiz o teste drive à Honda, só tinha 200kms, muito leve, maneirinha, não fiz uma análise em pormenor como tu mas gostei. Posição de condução mais direita parece-me.

Este fim de semana encontrei um stand na minha cidade, com 2 RKF brancas, uma nova e uma usada para venda com 2k kms... Eu que andava à montes de tempo para fazer o test drive, que na RKF é impossível, nenhuma loja tem a mota para teste, ali tinha quase tudo não fosse a mota usada estar sem seguro e eu decidi não arriscar o teste. Porque para andar só na rua para a frente e para trás não valia de muito, queria mesmo dar uma volta na cidade a ver como a mota se safava, curvas, peso, etc..

Mas isso provavelmente ficará para outra vez se ainda lá tiver a mota.
A minha escolha vai recair sobre a RKF, unica e exclusivamente pelo preço, porque a ideia são os consumos. 3000eur contra os 4700eur da Honda. Atenção, os preços que meteste aí acresde 300eur de despesas de legalização se a mota for nova.

E o PVP da keeway é 2690eur com oferta de capacete, portanto estás a ser "gamado".

Esquecime de dizer que a CB125R só faz sentido para quem não tem carta de mota (que eu tirei Há uns meses) porque por mais 700eur, tens a CB300R.... fica em cerca de 5.400eur.. O que faz com que 4.700eur por uma 125 seja uma péssima escolha.

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 103
Mota : Suzuki DRZ400

Mensagem  Helder Cruz em Ter 26 Nov - 12:06

O mercado das usadas está louco, sim.
Mas para começares e eventualmente deixares cair parada, dói menos se for uma usada.

A minha primeira mota, foi comprada nova. Não voltei a cometer o mesmo erro...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8300
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  JustGil em Ter 26 Nov - 16:51

Olá ZarbFR,eu também não tenho muita experiencia sobre motas,a Honda MSX 125 é a minha 1ªmota,e apenas a tenho a 1 mes quase 2.
Já andei com ela a chuva não tenho nada a apontar(apenas os pneus de origem que parecem sabão tanto no piso molhado como no seco,mas isso foi logo resolvido).
Com isto eu quero dizer que a nível material a Honda ganha(num modo geral,todas as motas japonesas ganham).
Quanto a Keeway,marca chinesa,eu pessoalmente acho que ela tem vindo a melhorar,pois se reparar-mos nas estradas já se começa a ver com alguma frequencia a Keewat RKV e a Superlight.Com isto fico a pensar que afinal as chinesas não devem ser assim tão más.
Fica bem! 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 697124 e Não te esqueças,que isto é só a opinião de um gajo que ainda está a iniciar no mundo das 2rodas!
JustGil
JustGil

Masculino Mensagens : 47
Mota : Honda MSX 125

Mensagem  Helder Cruz em Ter 26 Nov - 17:14

Não há comparação entre a qualidade de construção de uma Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki (e ma minha humilde opinião por esta ordem) e uma Keeway, Mash, Mondial, Daelim ou Hyosung.
Lamento, quem tem uma mota coreana ou chinesa, que fique ofendido com o que escrevi, mas não podemos comparar.

É verdade que a Daelim fas motas nas antigas fábricas da Suzuki e com quadros desenhados da Suzuki, mas não é a mesma coisa.
A Sym fez motores para a BMW, a Hyosung faz para a Suzuki, há um monte de argumentos que podemos usar, mas além dos preços, comparem os materiais, o aspecto das soldaduras, etc.
As japoneses estão a decair de qualidade e as chinesas a subir, também é um facto, mas temos de esperar um pouco até podermos comparar realidades tão distintas.

Querem discutir qualidade, experimentem misturar antes as seguintes marcas: BMW, M/V Augusta, Ducati, KTM, Aprillia, etc... aqui é que estão as dúvidas a sério!

Se a minha Daelim Roadwin foi uma boa compra? Foi! Barata e suficiente para eu estragar.
Se uma Mash ou uma Mondial seriam uma boa compra? Claro... dependendo das expectativas criadas!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Lallo em Ter 26 Nov - 18:39

Helder Cruz escreveu:Não há comparação entre a qualidade de construção de uma Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki (e ma minha humilde opinião por esta ordem) e uma Keeway, Mash, Mondial, Daelim ou Hyosung....

Prezado Helder,

Eu corroboro com vosso ponto de vista. As japonesas estão em um outro nível de qualidade, tecnologia e suporte ao cliente.
E como diria o último dos famosos a citar a frase:

"- [size=40]There ain't/is no such thing as a free lunch."[/size]

De Milton Friedman, prêmio Nobel de economia.

Mas não adianta a galera prefere comprar uma moto zero bala xing ling e depois ficar batendo cabeça. E ainda sobra para os mais veteranos que têm a boa vontade de tentar ajudar.

Essas motos xing ling tem um manual do utilizador fuleiro, as concessionárias induzem os compradores a fazer revisões (kkk que revisão?) em intervalos curtos a ponto de ser fora do bom senso comum. E o caboclo vive tendo que correr atrás de soluções para falhas de projeto ou inconformidades de qualidade.

Encontrar um service manual dessas xing ling é difícil, quando se encontra ao lê-los é piada. Com raríssimas exceções. Peças de reposição é outro problema, pois para chineses moto é artigo descartável.
Nas terras tupiniquins essas motos nos caminhos dos sertões desmancham pelo caminho. Nem em uma metrópole de 20.000.000 de habitantes como é onde vivo, a população se interessa pelas chinocas. Pronto falei.

Ok, em um mundo em mudanças o mercado é dinâmico, a oferta se renova e novas marcas surgem e desaparecem. E temos que estar antenados com relação ao mercado.

Em suma, falta e muito para essas marcas emergentes e outras marcas antigas que faliram no passado e foram compradas pelos chineses ou se associaram a eles. Para ascenderem ao nível das já citadas.

Não existe almoço de graça. E comida ruim dá indigestão.
Projetos de origem européia ou anglo saxão por força da qualidade assegurada ainda quase que se salvam. 

Mas não adianta, a galera não vai entender. 

Exceto se o caboclo comprar uma moto para rodar 2.000 km/ano, pois assim qualquer traquitana serve.

E tenho dito.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 341
Mota : YBR 125 Factor

Mensagem  Helder Cruz em Ter 26 Nov - 20:13

E muito bem dito!(Anglo saxão é europeu)
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:15

quarku escreveu:Cada um dirá da sua experiência, portanto como está uma Honda CB125R lá em baixo, porque decidiu ficar por cá... sim, é como os gatos, eles é que escolhem o dono.
Obrigado pela partilha de experiência. A escolha está quase feita pela Honda mas não me está a ser fácil dar mais 1.200 euros por uma do que por outra...

ZarbFR

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:22

Dr_Lion escreveu:Eu tinha aí um tópico aberto algures exatamente com essa questão Keeway RKF vs Honda CB125r.

Fiz o teste drive à Honda, só tinha 200kms, muito leve, maneirinha, não fiz uma análise em pormenor como tu mas gostei. Posição de condução mais direita parece-me.

Este fim de semana encontrei um stand na minha cidade, com 2 RKF brancas, uma nova e uma usada para venda com 2k kms... Eu que andava à montes de tempo para fazer o test drive, que na RKF é impossível, nenhuma loja tem a mota para teste, ali tinha quase tudo não fosse a mota usada estar sem seguro e eu decidi não arriscar o teste. Porque para andar só na rua para a frente e para trás não valia de muito, queria mesmo dar uma volta na cidade a ver como a mota se safava, curvas, peso, etc..

Mas isso provavelmente ficará para outra vez se ainda lá tiver a mota.
A minha escolha vai recair sobre a RKF, unica e exclusivamente pelo preço, porque a ideia são os consumos. 3000eur contra os 4700eur da Honda. Atenção, os preços que meteste aí acresde 300eur de despesas de legalização se a mota for nova.

E o PVP da keeway é 2690eur com oferta de capacete, portanto estás a ser "gamado".

Esquecime de dizer que a CB125R só faz sentido para quem não tem carta de mota (que eu tirei Há uns meses) porque por mais 700eur, tens a CB300R.... fica em cerca de 5.400eur.. O que faz com que 4.700eur por uma 125 seja uma péssima escolha.
Tens o link desse tópico?

Acho que não me expliquei bem. A Keeway são € 2.690 + documentação e ISV fica por €3.030. O preço chave na mão fica nos € 3.030, a que acresce 200 euros em pneus porque não vou ficar com aqueles Cordial.

A Honda são € 4390 + despesas documentação e ISV fica por 4.700. Na Honda já consegui preços chaves na mão de € 4.430 (Honda Sesimbra). Noutros consigo alguns descontos em material (capacetes, casaco, etc.) ou oferta maõ de obra 1.º revisão mas não estou interessado em nada disso. Tenho um colega noutro forum que também está a negociar uma Honda e conseguiu ligeiramente melhor mas disse que era porque tinha conhecimento com o vendedor.

Resumindo: 

Honda por € 4.390 e eventualmente algum descontinho em material que não preciso
Keeway por € 3.230 e eventualmente algum descontinho em material que não preciso

Hoje fui à Honda (Wingmotor) aqui em Lisboa e sentei-me na Honda novamente. De manhã tinha estado na Keeway (Algés) e realmente não se pode comparar a qualidade de uma e outra. São dois planos diferentes, fora tudo o resto (retoma, peças, etc.) mas o preço também é bem diferente.

Só tenho carta de ligeiros por isso sou daqueles que fica sujeito a comprar uma 125 por 5.000 euros como a KTM, a Kawa ou a Yamaha.

ZarbFR

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:25

Da Keeway nunca compraria usada. Na Honda já não é assim... se conseguisse uma Honda usada, mesmo que tivesse 5000 ou 6000 km, um outro riscinho sem importância, por € 3500 não pensava duas vezes... mas não se encontra. Está tudo nos 4000 euros ou lá muito perto

Última edição por ZarbFR em Seg 6 Jan - 22:18, editado 2 vez(es)

ZarbFR

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:31

JustGil escreveu:Olá ZarbFR,eu também não tenho muita experiencia sobre motas,a Honda MSX 125 é a minha 1ªmota,e apenas a tenho a 1 mes quase 2.
Já andei com ela a chuva não tenho nada a apontar(apenas os pneus de origem que parecem sabão tanto no piso molhado como no seco,mas isso foi logo resolvido).
Com isto eu quero dizer que a nível material a Honda ganha(num modo geral,todas as motas japonesas ganham).
Quanto a Keeway,marca chinesa,eu pessoalmente acho que ela tem vindo a melhorar,pois se reparar-mos nas estradas já se começa a ver com alguma frequencia a Keewat RKV e a Superlight.Com isto fico a pensar que afinal as chinesas não devem ser assim tão más.
Fica bem! 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 697124  e Não te esqueças,que isto é só a opinião de um gajo que ainda está a iniciar no mundo das 2rodas!
Obrigado pela partilha. 

Quanto às scooters da Keeway e a Superlight (que se vê muito por aí) são más e mazinhas. Até o tipo da Keeway que me viu a mexer em tudo da mota disse-me logo para ficar pelas RKF ou RKV, que nem olhasse para a Superlight que aquilo era "trampa". Dificilmente passavam dos 60 km/h com um pouco a subir, não travavam nada e mais valia comprar uma bicicleta electrica...

Perante isto... a Keeway está a melhorar mas aqueles motores e aquelas peças e aquelas protecções ainda estão muito longe das japonesas. Sentas-te e mexes na Honda e percebes que podes deixar um ano ao sol e chuva que depois chegas lá e anda... a Keeway dá a entender que se lá fores um ano depois mais vale levares a caixa de ferramentas para a desmanchar para peças. A qualidade perceptível de um e outro produto é claramente visível, fora as histórias que fui encontrando (por exemplo, uma RKF com os médios e máximos trocados... o que demonstra bem o rigor e controlo de qualidade do produto final). 

E claro que por isso mesmo a Keeway é 30% mais barata do que a Honda.

ZarbFR

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:35

Helder Cruz escreveu:mas além dos preços, comparem os materiais, o aspecto das soldaduras, etc.
As japoneses estão a decair de qualidade e as chinesas a subir, também é um facto, mas temos de esperar um pouco até podermos comparar realidades tão distintas.
Eu sou um tipo que percebe 0 de motas mas percebo bastante de qualidade de produto. E foi exactamente essa a apreciação que fiz quando estive com a RKF e a CB125R. 

O que me surpreendeu pela negativa foi a FB Mondial. 

É uma marca italiana ,produzida nas fábricas piaggio da China (ou seja, com motor Piaggio e controlo de qualidade supostamente da Piaggio) e acabei por ver fios junto aos terminais sem protecção... coisa que diria claramente chinesice.  Na Keeway, a RKF não vi nada disso, embora as protecções de fios nada tenham a ver com as da Honda.

ZarbFR

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 21:44

Isso é uma realidade nos produtos chineses... mas também o era nos produtos coreanos agora temos o que temos aí. 

Por exemplo, a Samsung, LG e Kia são marcas que há 20 anos ninguém diria que seriam concorrentes de marcas europeias com pedigree. Mas realmente as chinesas ainda faltam muito para lá chegar, excepto uma ou outra situação

Até hoje só tive dois produtos chineses que posso comparar aos melhores europeus/americanos: Huawei (topo de gama) e Robo qualquer coisa (é o aspirador-robô). Curiosamente, a diferença de preços destes dois produtos para os seus concorrentes europeus ou americanos é quase nenhuma... Lá está, bom e barato não há quem. Quando a qualidade do produto chinês sobe, o preço também tem de subir. Se vão comprar os plásticos no mesmo sítio que as marcas europeias é claro que o preço tem de subir... 

A diferença do custo ambiental e custo laboral que as empresas europeias têm face às chinesas e dos seus departamentos de I&D e de design acabam por ser amortizados pelos maiores custos de transporte do produto chinês. Se as marcas chinesas tivessem de investir em design (não recorressem a cópia), em I&D, em cumprimento de direitos laborais e deveres ambientais, querendo uma qualidade final de produto e de estrutura de vendas idênticas às europeias/americanas, o produto chinês seria muitíssimo mais caro.

Mas todos sabemos isso. Por alguma razão a RKF é a melhorzinha da Keeway... e por alguma razão é também a mais cara.

ZarbFR

Mensagem  Helder Cruz em Ter 26 Nov - 22:00

Se fosse uma mulher diria para escolheres a que tiver as mamas maiores, como é uma mota, compra a que mais gostares! 
É assim que se compra uma mota: com o coração e não com a razão!

Última edição por Helder Cruz em Ter 26 Nov - 22:05, editado 1 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ZarbFR em Ter 26 Nov - 22:03

Helder Cruz escreveu:Se fosse uma mulher diria para escolheres a que tiver as mamas maiores, como é uma mota, compra a que mais gostares! 
É assim que se compra uma mora: com o coração e não com a razão!
Infelizmente, ainda não sou motard para ter coração... Gosto é de "enlatados" (aí sim, por vezes o coração aperta a carteira). 

Nas motos, não tenho conhecimento nem paixão que me leve a cair mais para um lado ou para outro. Talvez um dia venha a ter (espero que não, para não ser o dia em que vou inscrever para tirar a carta A).

ZarbFR

Mensagem  Helder Cruz em Ter 26 Nov - 22:05

ZarbFR escreveu:
Helder Cruz escreveu:Se fosse uma mulher diria para escolheres a que tiver as mamas maiores, como é uma mota, compra a que mais gostares! 
Infelizmente, ainda não sou motard para ter coração... Gosto é de "enlatados" (aí sim, por vezes o coração aperta a carteira). 

Nas motos, não tenho conhecimento nem paixão que me leve a cair mais para um lado ou para outro. Talvez um dia venha a ter (espero que não, para não ser o dia em que vou inscrever para tirar a carta A).
Se queres uma mota... Tens! 
Vai ver umas quantas e vais ver se não se revela!

Última edição por Helder Cruz em Seg 2 Dez - 13:51, editado 1 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Dr_Lion em Ter 26 Nov - 23:55

Aqui tens o link do tópico que eu tinha aberto:

https://moto125cc.forumotion.com/t11692-keeway-rkf-vs-honda-cb125r-ou-outras

Agora os teus preços fazem mais sentido.

Atualmente concordo que não compensa comprar uma mota usada, percebo perfeitamente que para algumas pessoas 400eur façam muita diferença especialmente neste país, e aí pode ser uma opção a considerar. Mas para quem tem possíbilidade, pagar 2600eur por uma RKF com 2mil km, ou pagar 3000 eur por uma 0km. Mas o mesmo é valido para as outras marcas, mesmo Honda é igual, o que eu acho é que a nível de mercado a malta compra 125cc exatamente por causa da carta de carro, quem gostar mesmo de andar de mota depressa tira carta, compra uma cilindrada maior e vende a 125. Mas são motas praticamente novas com poucos kms e daí não quererem perder muito dinheiro.

Quando houver muitas 125cc à venda, pela lei da oferta/procura elas desvalorizam e o preço baixa..

O meu caso era o mesmo, mas decidi tirar a carta antes porque não tinha experiência de mota em estrada.. E depois de tirar a carta mantenho o interesse numa 125cc.

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 103
Mota : Suzuki DRZ400

Mensagem  Lallo em Qui 28 Nov - 5:49

ZarbFR escreveu:

O aspecto emocional é um fator importante não deve-se reprimi-lo.

Ocorre que em analogia, tendo em vista que homens - biologicamente falando, sem essa estória de ideologia de gênero - têm duas cabeças 

Quase todas as vezes que fui pela da de baixo, me custou caro. Que estou a pagar até hoje, hehe 

Portanto, para motos eu prefiro somente ir pela de cima, ou seja, frio e calculista focando na funcionalidade, confiabilidade e menores riscos e percalços quando da manutenção. É apenas minha opinião.

Se o cidadão já for meio ninja de mecânica e elétrica até daria para arriscar numa digamos moto sem maior tradição.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 341
Mota : YBR 125 Factor

Mensagem  Lucard em Qui 28 Nov - 10:14

Helder Cruz escreveu:Não há comparação entre a qualidade de construção de uma Honda, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki (e ma minha humilde opinião por esta ordem) e uma Keeway, Mash, Mondial, Daelim ou Hyosung.
Lamento, quem tem uma mota coreana ou chinesa, que fique ofendido com o que escrevi, mas não podemos comparar.

É verdade que a Daelim fas motas nas antigas fábricas da Suzuki e com quadros desenhados da Suzuki, mas não é a mesma coisa.
A Sym fez motores para a BMW, a Hyosung faz para a Suzuki, há um monte de argumentos que podemos usar, mas além dos preços, comparem os materiais, o aspecto das soldaduras, etc.

Querem discutir qualidade, experimentem misturar antes as seguintes marcas: BMW, M/V Augusta, Ducati, KTM, Aprillia, etc... aqui é que estão as dúvidas a sério!

Se a minha Daelim Roadwin foi uma boa compra? Foi! Barata e suficiente para eu estragar.
Se uma Mash ou uma Mondial seriam uma boa compra? Claro... dependendo das expectativas criadas!
Subscrevo o colega... Eu tenho uma Daelim Daystar, que vou trocar por uma Honda com peito maior.
Já experimentei (dentro das 125) uma keeway RK (não sei quê) uma Keeway superlight, uma Honda CBR (ou CB 125R, pouco importa).
De todas a que mais gozo me deu foi a Honda, apesar de eu a achar um pouco pequena para mim, senti-me apertado naquela posição e desconfortável, mas tanto a nível de motor como em curva, era outra liga.

A minha Daelim, tem andado o ano todo, mas com este tempo de chuva que se tem feito (Viseu) raramente passo dos 50. Por falta de confiança, com a chuva que apanho nas trombas e com a porcaria de pneus que tem...

Na minha opinião, hoje, que tenho apenas ano e meio de experiência e só 9000 klms. Podia até nem fazer diferente (olhando para trás), mas o que faria seria o seguinte:
- Comprar uma keeway, ou mondial ou seja o que for (chino) usada, para ganhar experiência e usar como termo de comparação. Mais tarde, se visse que de facto ia ficar pelas 125 e não ia subir (eu vou) compraria uma Honda "à medida". Podia ser uma outra marca "premium" mas eu gosto mais das Hondas.
Consegues vender uma chino usada a perder relativamente pouco dinheiro, ou até mesmo sem perderes dinheiro. E a meu ver é melhor do que comprares uma nova e mais tarde ires vender para comprar uma "premium".

Lucard

Masculino Mensagens : 117
Mota : Daystar

Mensagem  Helder Cruz em Seg 2 Dez - 13:53

Lallo escreveu:
ZarbFR escreveu:

O aspecto emocional é um fator importante não deve-se reprimi-lo.

Ocorre que em analogia, tendo em vista que homens - biologicamente falando, sem essa estória de ideologia de gênero - têm duas cabeças 

Quase todas as vezes que fui pela da de baixo, me custou caro. Que estou a pagar até hoje, hehe 

Portanto, para motos eu prefiro somente ir pela de cima, ou seja, frio e calculista focando na funcionalidade, confiabilidade e menores riscos e percalços quando da manutenção. É apenas minha opinião.

Se o cidadão já for meio ninja de mecânica e elétrica até daria para arriscar numa digamos moto sem maior tradição.

A cena da cabeça que se usa tem mais e piores consequências a escolher uma mulher que uma mota!
No caso da mota as consequências saem bem mais barato!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ZarbFR em Seg 6 Jan - 22:21

Entretanto encontrei com 5000 km... Por 3500 euritos. O vendedor ia subir para a NC750X...
Em muito bom estado, tinha apenas a jante dianteira ratada mas direcção estava boa. Fui buscá-la ao Algarve e em um dia e uma tarde pela N2 e por VFX já cá estava em Lisboa. Foi uma boa aventura

ZarbFR

Mensagem  Helder Cruz em Qua 8 Jan - 10:03

Essa faz-me lembrar a historia do moço que foi no inverno de Castelo Branco ao Algarve e voltou a meio da noite, com chuva, gelo, luvas de verão e um blusão pouco impermeável.
Foi e voltou no mesmo dia, mas tu demoraste um dia e uma tarde para chegares a Lisboa. Viste nas calmas e a parar para veres as vistas ou tiveste algum problema pelo caminho?

PS: e o resultado foi a namorada acabar com ele!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Trigueiro em Qua 8 Jan - 10:36

Helder Cruz escreveu:Essa faz-me lembrar a historia do moço que foi no inverno de Castelo Branco ao Algarve e voltou a meio da noite, com chuva, gelo, luvas de verão e um blusão pouco impermeável.
Foi e voltou no mesmo dia, mas tu demoraste um dia e uma tarde para chegares a Lisboa. Viste nas calmas e a parar para veres as vistas ou tiveste algum problema pelo caminho?

PS: e o resultado foi a namorada acabar com ele!!

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 449884

Quem terá sido esse energúmeo? Quem terá sido? 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 668205 

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 314343 

De certeza que ele apreendeu a lição - quando comprares uma mota, não o faças com ela presente ou sabendo que o vais fazer.

125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF Zyndic10

lol!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 994
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Mensagem  Helder Cruz em Qua 8 Jan - 10:47

Acho que o moço não voltou ao forum, desde que esta viagem deixou de ser comentada.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ZarbFR em Qua 8 Jan - 12:17

Saí do Algarve depois de almoço e decidi subir pelo Malhão e seguir em direcção à Almodôvar. Depois do Malhão fiquei completamente enrregelado... Pelo que fiquei a dormir em Almodôvar.
No dia seguinte meti-me pela N2 e depois de Montemor ainda apanhei chuva...
Vim.sempre devagar (média de 50km/h). afinal de contas estava a fazer uma viagem de 309 km... E até então não tinha andado mais de 5 ou 6 km em cima de uma mota...

ZarbFR

Mensagem  Trigueiro em Qua 8 Jan - 12:24

Ora, aí está, uma verdadeira lição prática de motociclismo. E uma história para mais tarde recordar!

Trigueiro

Mensagem  Helder Cruz em Qua 8 Jan - 14:50

Têm de procurar o tópico da aventura do outro maluco.
Para cúmulo, o jovem chegou de manhã, quando os pais estavam a sair de casa e teve de disfarçar, montando-se na mota de novo em direcção à escola!!
O amor mata!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ZarbFR em Qua 8 Jan - 15:43

Tens o link desse tópico? 🙄
Ou quem era o autor?

ZarbFR

Mensagem  Trigueiro em Qua 8 Jan - 15:47

ZarbFR escreveu:Tens o link desse tópico? 🙄
Ou quem era o autor?

Pssst! 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 7373

Desconfio que era o nosso amigo Hélder Cruz, há uns bons anos atrás. 125 a escolher: Honda; FB Mondial; Keeway RKF 314343

Trigueiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: