F125cc.com
Equipamento de segurança - ajuda F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Equipamento de segurança - ajuda F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
118 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 118 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Equipamento de segurança - ajuda

2 participantes

Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  CarlosN Dom 9 Ago - 1:13

Boas malta,

Sou iniciante por estes lados, estou a pensar comprar uma PCX 125 e não tenho experiência com motas na cidade onde vivo (Porto). Tenho um emprego que requer alguns cuidados e segurança com o meu corpo e, assim sendo, preciso de material bom e adequado para que me possa proteger da melhor forma. O que aconselham em termos de proteções - casacos, luvas, botas, etc. ? 

Obrigado pela atenção  Equipamento de segurança - ajuda 952112

CarlosN

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2020
Mota : PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  Trigueiro Seg 10 Ago - 10:51

Capacete - obrigatoriamente fechado! Há também os articulados, mas a queixeira, por ser móvel (móvel por ter uma articulação...), não é tão segura como a de um capacete fechado. Os capacetes que pessoalmente considero minimamente decentes começam por volta dos 200€. Abaixo dos 100€ é para esquecer. Não são dos mais confortáveis e a segurança geralmente é duvidosa (costumam ser uma película fina de plástico a segurar uma invólucro de esferovite com o  formato da cabeça, forrado interiormente por um pano com um ou outro almofadado muito fino). Esquece os capacetes abertos, a menos que tenhas uma barba e bigode de vários anos para servirem de airbag.

Nota muito importante: Os capacetes não se compram sem primeiro se experimentar! Cabeças há muitas e os formatos variam e de que maneira! Por isso, esquece a cena de comprar um capacete via internet, só com base na medida da tua cabeça.

Casaco - há os de inverno e os de verão. Convém ser dos que já trazem enchimentos de proteção e reforços nos locais mais sujeitos a abrasão (exteriores dos braços, cotovelos, ombros e costas). Pode-se encontrar alguma coisa (geralmente em saldos) por 150€, mas os minimamente decentes costumam começar também dos 200€ para cima (e também já com preços de descontos).

Luvas - Obrigatório, especialmente se as mãos tem que ter sensibilidade e destreza, pois estas vão sempre ao chão quando beijamos o asfalto. As minimamente decentes costumam custar dos 50€ para cima.

Calças - Confesso que uso calças de ganga. E se caíres, vais descobrir que elas podem romper, especialmente se são de ganga mais fina. Por isso, usa pelo menos ganga grossa. O que não uso nunca é calções para andar de mota! Para além da proteção zero em caso de queda, há sempre a possibilidade de entrar uma abelha num sítio pouco conveniente. Se elas batem na viseira do capacete (quando não entram dentro dele!), porque é que não podem entrar dentro dos calções?

Fato de água - Para quando chove, a menos que nesses dias vás de enlatado. Como na minha terra nunca se percebe se vai chover ou não, não tenho fato de água e, volta e meia, lavo a roupa e até tomo banho integral numa deslocação de mota. É uma cena muito só para homens de barba rija! Garanto-te que as partes íntimas, especialmente as frontais, são das primeiras a ficarem completamente encharcadas, mas pode ser que, como vás de scooter, tenhas mais sorte do que eu.


Última edição por Trigueiro em Seg 10 Ago - 11:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionada a nota importante sobre os capacetes.)

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  Trigueiro Seg 10 Ago - 11:04

Botas!

Esqueci-me das botas.

Confesso que uso sapatos normais, só que sem cordões, pois no caso das motas com mudanças (não é o caso das scooters...), os atacadores podem prender-se nos comandos e é queda quase certa (já aconteceu comigo e, apesar de não ter caído, inquietei-me para desprender o pé do pedal das mudanças, sem mandar com a mota ao chão).

Preços? Bom, a bota convém ter sola não derrapante e ser impermeável, tapando inclusive o tornozelo. Conta com preços de 100€ para cima, embora talvez se encontre abaixo desse valor em saldos.

Uma nota final: Se quiseres comprar equipamento do melhor, só do melhor, prepara-te para pagares mais pelo equipamento do que pela Honda PCX. Só nos capacetes, os melhores custam para cima dos 500€.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  CarlosN Seg 10 Ago - 20:53

Trigueiro escreveu:Capacete - obrigatoriamente fechado! Há também os articulados, mas a queixeira, por ser móvel (móvel por ter uma articulação...), não é tão segura como a de um capacete fechado. Os capacetes que pessoalmente considero minimamente decentes começam por volta dos 200€. Abaixo dos 100€ é para esquecer. Não são dos mais confortáveis e a segurança geralmente é duvidosa (costumam ser uma película fina de plástico a segurar uma invólucro de esferovite com o  formato da cabeça, forrado interiormente por um pano com um ou outro almofadado muito fino). Esquece os capacetes abertos, a menos que tenhas uma barba e bigode de vários anos para servirem de airbag.

Nota muito importante: Os capacetes não se compram sem primeiro se experimentar! Cabeças há muitas e os formatos variam e de que maneira! Por isso, esquece a cena de comprar um capacete via internet, só com base na medida da tua cabeça.

Casaco - há os de inverno e os de verão. Convém ser dos que já trazem enchimentos de proteção e reforços nos locais mais sujeitos a abrasão (exteriores dos braços, cotovelos, ombros e costas). Pode-se encontrar alguma coisa (geralmente em saldos) por 150€, mas os minimamente decentes costumam começar também dos 200€ para cima (e também já com preços de descontos).

Luvas - Obrigatório, especialmente se as mãos tem que ter sensibilidade e destreza, pois estas vão sempre ao chão quando beijamos o asfalto. As minimamente decentes costumam custar dos 50€ para cima.

Calças - Confesso que uso calças de ganga. E se caíres, vais descobrir que elas podem romper, especialmente se são de ganga mais fina. Por isso, usa pelo menos ganga grossa. O que não uso nunca é calções para andar de mota! Para além da proteção zero em caso de queda, há sempre a possibilidade de entrar uma abelha num sítio pouco conveniente. Se elas batem na viseira do capacete (quando não entram dentro dele!), porque é que não podem entrar dentro dos calções?

Fato de água - Para quando chove, a menos que nesses dias vás de enlatado. Como na minha terra nunca se percebe se vai chover ou não, não tenho fato de água e, volta e meia, lavo a roupa e até tomo banho integral numa deslocação de mota. É uma cena muito só para homens de barba rija! Garanto-te que as partes íntimas, especialmente as frontais, são das primeiras a ficarem completamente encharcadas, mas pode ser que, como vás de scooter, tenhas mais sorte do que eu.


Boas, mas recomendas alguma marca em específico ? Algum site ou assim onde se encontrem promoções fixes?

CarlosN

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2020
Mota : PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  Trigueiro Ter 11 Ago - 10:47

Comprei o capacete e as luvas numa casa da especialidade perto de onde moro. O casaco comprei via net, na https://www.fc-moto.de/

Aconselho vivamente a passares primeiro por uma loja física e veres (e apalpares) por ti mesmo o que está à venda. Podes encontrar logo o que seja do teu agrado. Senão, então a net é uma opção (Repito: evitar comprar capacetes sem experimentar).

Dá também uma olhada neste tópico, onde se fala em lugares para comprar equipamento:

https://moto125cc.forumotion.com/t11839-comprar-casaco-luvas-e-botas#280175

Ainda a propósito dos capacetes, é normal sentirmos o capacete ligeiramente apertado quando o enfiamos pela primeira vez na cabeça. Com o tempo, os almofadados acamam e o capacete fica confortável. Se enfiares um capacete na cabeça e sentires que tem uma ligeira folga (com o capacete enfiado na cabeça, tenta rolá-lo para a direita e esquerda), então é demasiado grande, pois este deve ficar o máximo justo possível à tua cabeça sem ser desconfortável.

Se usas óculos, verifica que o capacete possui uma ranhuras laterais no almofadado, junto às fontes, para poderes enfiar e tirar os óculos.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  Trigueiro Ter 11 Ago - 10:52

Uma coisa que me esqueci de dizer...

N-Ã-O   C-O-M-P-R-A-R  C-A-P-A-C-E-T-E-S  U-S-A-D-O-S!!!!

Nunca se sabe se já bateram no chão, situação que pode comprometer a sua função.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Equipamento de segurança - ajuda Empty Re: Equipamento de segurança - ajuda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos