F125cc.com
gasolina... - Página 5 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
gasolina... - Página 5 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
144 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 144 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

gasolina...

+39
DBarbeiro
RICOANA
Rui Martins
nunes
Carlos Manuel Silva
Paulo Ninja
Abrotea
khamsim
nfpconceicao
Jose
vinnys
jovemnarcas
golf
Marco Machado
jose antonio lobo
Fogueiras
k37
piresito
jonathan oliveira
jjmaia
o carteiro
Billy_pk
Dissidente
J35
jjonhysam
lteixeira
Ramos Pinto
Pedro_GLRTZ
Helius
Cueball
Carlos Alexandre
balkaum
carlos
veiga
mpb88
Diogo
Dany4k
Dias
DaRkS
43 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Dias Sex 30 Nov - 12:56

nunes escreveu:... consumidor (nós) é que paga as publicidades. veja-se por exemplos as publicidades da galp vs intermarché ou jumbo.
gasolina... - Página 5 449884 É como os impostos dos bancos... já repararam que, mesmo quando o lucro é deles, aparece sempre na nossa conta?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  RICOANA Sex 30 Nov - 13:08

Nunes eu sei que os combustiveis são iguais e o que difere são os aditivos, logo são diferentes, diferentes no preço, diferentes a nivel de comportamento do carro, diferentes em termos de residuos.........foi por isso que eu disse que eram diferentes.
RICOANA
RICOANA

Masculino Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : VISION 110

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  nunes Sex 30 Nov - 14:21

RICOANA escreveu:Nunes eu sei que os combustiveis são iguais e o que difere são os aditivos, logo são diferentes, diferentes no preço, diferentes a nivel de comportamento do carro, diferentes em termos de residuos.........foi por isso que eu disse que eram diferentes.

ok, percebido.
mas acho que eles se valem disso para cobrar valores muitos superiores aos gastos nesses aditivos.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  RICOANA Sex 30 Nov - 14:46

nunes escreveu:
RICOANA escreveu:Nunes eu sei que os combustiveis são iguais e o que difere são os aditivos, logo são diferentes, diferentes no preço, diferentes a nivel de comportamento do carro, diferentes em termos de residuos.........foi por isso que eu disse que eram diferentes.

ok, percebido.
mas acho que eles se valem disso para cobrar valores muitos superiores aos gastos nesses aditivos.


Aí já não me pronuncio, não faço a minima do preço desse mesmo aditivo.

MAs atenção que até no calculo do preço é feita de maneira diferente.
RICOANA
RICOANA

Masculino Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : VISION 110

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Rui Martins Sáb 1 Dez - 20:43

Que diferenças são mais acentuadas entre a 95 e a 98? Tenho a moto a 1 semana e so meti 95 deposito cheio .
Rui Martins
Rui Martins

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 21/11/2012
Mota : kymco downtown

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Dom 2 Dez - 1:10

Carlos Manuel Silva escreveu:
jjmaia escreveu:
lteixeira escreveu:
jjmaia escreveu:Ainda que defenda as low cost, desta vez não.

Esse estudo é uma palhaçada pegada, e serve só e apenas para a Deco tentar angariar mais clientes.
12k km não é nada, e um estudo correcto teria uma análise química.

Não passa de marketing por parte da Deco, nada mais!

12mil feitos em 4 carros que vieram com 0 kilómetros utilizando diferentes tipos de gasoleo não vejo qual é a palhaçada aqui, dos 0 aos 12mil kilómetros as diferenças são mais que visiveis e se fossem assim tão diferentes os combustiveis ainda mais visivél éra. Mas cada um tem a sua opinião. gasolina... - Página 5 952112

Achei um excelente teste.

Ps: lógicamente a DECO proteste teve de aproveitar a situação para angariar mais clientes, afinal é com os clientes que a DECO obtem que consegue estes maravilhosos testes gasolina... - Página 5 697124

Não é uma opinião, 12k km é demasiado pouco para se sentir diferenças.
Sim, é uma palhaçada porque este teste não permite concluir absolutamente nada, e não passa de uma manobra de marketing.

Se é mau ser uma manobra de marketing? Claro que não, mas que ao menos fizessem um teste como deve de ser. Falta uma análise química, testes em banco, e 12000 km não é nada!

Uma coisa era testar quimicamente, outra é atestar e ver se há diferenças. Nunca carros há, noutros não.

Outro argumento: O que é que a deco percebe de carros e combustíveis? O mesmo que eu de Tango, ou seja, nada.
Lá fora fazem-se estudos sérios, com laboratórios e outras instituições, e não pseudo-testes que têm como único objectivo angariar clientes.
Não estou a defender a galp, por mim podem arder todos, mas se é para fazer testes que sejam científicos e bem realizados, e não esta treta para encher chouriços ao povo.

Mas numa coisa tenho que concordar: Um dos objectivos do gasóleo aditivado é o de manter o motor limpo, e isso é claramente impossível dado o motor diesel ser porco por natureza lol!


Sou associado da Deco e já tinha lido sobre o teste que fizeram e foram não 12km mas sim 12.000Km se isto não quer dizer nada,força continuem a ser enganados que eles agradecem.

Mas quem falou em 12 km???

E sim, é pouco, muito pouco.
A mim não me engannam porque honestamente não uso combustível premium, é a primeira bomba que me aparecer à frente lol!

Agora se há diferenças? Honestamente não sei, mas só tiro as minhas dúvidas quando vir um estudo sério e não esta manobra publicitária da deco.

RICOANA escreveu:Tudo o que disses-te é quase verdade.

Relativamente ás gasolinas antigas, versus novas é verdade e acrescento que a gasolina 95 não tem 95 octanas, tem 91, e recomendo vivamente a que se utilize a 98 por razões obvias, tem mais octanas.

Recomendo tambem que nos carros mais antigos utilizem sem chumbo 98 normal e nada de especiais de corrida.

Relativamente aos camioes serem abastecidos todos no mesmo sitio e o mesmo camião fazer varios fretes, tambem é verdade, mas o que não é verdade é serem todas iguais, pois não são.

Poe exemplo, quem fornece os combustiveis ao jumbo é a Cepsa e os combustiveis fornecidos são diferentes e sei o que estou a dizer.

:paz:

Calma lá que estás a confundiar algumas coisas...

A gasolina 95 tem um indice de octano de 95 e não de 91. Se tivesse 91 já tinham lavado pesadas multas à muito tempo!

O ter mais octanas (termos que nem sequer existe) não faz dela melhor, simplesmente aguenta amis a auto-detonação, coisa que só faz sentido em motores com eelvada relação de compressão.

Abraço.

Rui Martins escreveu:Que diferenças são mais acentuadas entre a 95 e a 98? Tenho a moto a 1 semana e so meti 95 deposito cheio .

De uma maneira simples e rápida, 95 é o indice de octano.

Ou seja, certos motores têm uma relação de compressão algo elevada, o que faz com que a gasolina comece a queimar antes da faisca da vela. A isto chama-se kcock, e é totalemente destrutivo para o motor.

Um motor destes precisa de uma gasolina mais resistente. No entanto se olhares para o teu manual, certamente que diz que o mínimo é 95 ou 91 RON. Ou seja, meteres 98 não faz absolutamente nada, a não ser o facto de ser mais cara.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  DBarbeiro Dom 2 Dez - 14:19

Tás completamente errado, jjmaia.
Com gasolina 98 gastas menos aos 100kms...

Como é mais cara, gastas mais dinheiro, e vais com a carteira mais leve. Logo menos peso, gastas menos combustivel.

gasolina... - Página 5 490668
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  RICOANA Dom 2 Dez - 19:31

jjmaia, tas mesmo enganado, a 95 octanas não tem 95 octanas.



A diferença entre colocar 95 e 98, claro esta que tem a ver com a potencia de detonação da gasolina e com a diferença de criar mais ou menos carvão no motor.

Se fizermos as contas entre a 95 e a 98, chegaras á conclusão que vais gastar ligeiramente mais dinheiro, diferença minima, mas em compensação fazes mais kilometros e não das conta do motor.

RICOANA
RICOANA

Masculino Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : VISION 110

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Dom 2 Dez - 19:54

RICOANA escreveu:jjmaia, tas mesmo enganado, a 95 octanas não tem 95 octanas.



A diferença entre colocar 95 e 98, claro esta que tem a ver com a potencia de detonação da gasolina e com a diferença de criar mais ou menos carvão no motor.

Se fizermos as contas entre a 95 e a 98, chegaras á conclusão que vais gastar ligeiramente mais dinheiro, diferença minima, mas em compensação fazes mais kilometros e não das conta do motor.


Com que base dises isso?

A gasolina 95 tem um indice de octamo de 95, por isso é que se chama 95.
Octanss e potencia de detonação são coisas que não existem.

Existe sim resistência à auto-detonação, e indice de octano que classifica a resistência à mesma.

O idice de octano não tem nada a ver com o carvão deixado no motor. Não se deixem enganar, a gasolina 95 e 98 são exactamente iguais, só muda a resistência à auto-ignição, nada mais.
Está tabelado em diário da republica a energia da gasolina que é à volta de 44 Mj por kg, e nada tem a ver com ser 95 ou 98.

Como anda tanta gente confusa e enganada decidi que o próximo arrigo da f125 aventura vai ser sobre as gasolinas.

Desculpem erros e faltas de acentos mas estou no droid...

DBarbeiro escreveu:Tás completamente errado, jjmaia.
Com gasolina 98 gastas menos aos 100kms...

Como é mais cara, gastas mais dinheiro, e vais com a carteira mais leve. Logo menos peso, gastas menos combustivel.

gasolina... - Página 5 490668

Ao inicio n apanhei a ironi... loool



jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  RICOANA Dom 2 Dez - 20:49

jj,

O índice de octanas corresponde á resistência que o combustível tem á detonação.

Logo, uma gasolina 95 detona mais facilmente que a 98... e daí em diante.
Não quer isto dizer que a explosão seja maior! É a mesma coisa...

A diferença é que uma gasolina 98 consegue resistir a maiores compressões e maiores temperaturas sem auto-detonar.
Ou seja... sem se inflamar sozinha!

A escolha do combustível passa sobretudo pelo tipo de motor e sua taxa de compressão.

Motores com elevadas taxas de compressão obrigam o combustível a sofrer maiores pressões e temperaturas. Consequentemente, maior risco de auto-detonação.

Logo... recorre-se a estes aditivos para que a explosão seja resultado da faisca da vela!
Evitando explosões prematuras... aumenta-se a performance.


Relativamente á gasolina 95 versus 98, eu dou-te um exemplo, tive um Bmw 520 de 1972, portanto 2000cc com 115 cv a gasolina. Durante anos levou gasolina sem chumbo 95, ao final de 150.000km, partiu 2 valvulas. Depois de falar com a Bmw, eles desanconcelharam a meter 95 ocatanas por ser mais abrasiva e como consequencia, o que aconteceu.

Mas voltando ao topico, existem carros, por exemplo que veem de fabrica para usar a 95 e se colocarmos a 98, o carro fica todo marado.

O que aconselho é que cada um faça a media com uma e outra gasolina, e depois faça contas á vida.




Relativamente ao indice de octanas, eu tive acesso á uns largos anos, ai em 2001, em que no teste vinha o que eu escrevi, 95 tinha 91 octanas e a 98 tinha 95 octanas, ok, tambem é verdade que ja passaram 11 anos, mas nunca mais vi um teste desses.
RICOANA
RICOANA

Masculino Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : VISION 110

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  lteixeira Seg 3 Dez - 9:19

RICOANA escreveu:
O que aconselho é que cada um faça a media com uma e outra gasolina, e depois faça contas á vida.

As contas não podem ser feitas assim RICO, tál como o jjmaia disse e muito bem a escolha do combustivél nunca se vê pelos kilómetros feitos entre uma e outra, mas sim pela taxa de compressão do motor, ou pelas especificações dadas pelo fabricante que de certeza será com base nas taxas de compressão do motor em questão. É possivel sim uma fazer mais kilómetros que a outra, pois uma explode no timing certo dando melhor performance ao motor e a outra explode prematuramente fora do timing levando ás vezes até a um trabalhar em esforço consecutivo do motor, tira rendimento etc, o que pode fazer assim menos kilómetros. Mas atenção que há motores que usam 95 e as pessoas por erro e por ouvirem por ai ou por efeito sei lá do quê metem 98 a pensar que o carro vai andar mais e que a gasolina é mais limpa, eu sei lá, é só tretas, quando no final o unico problema é que essas pessoas apenas só gastam mais euros e levam menos combustivel por pensarem de forma errada.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Chlorophant Seg 3 Dez - 11:52

Boas amigos

Acho que não compensa andar a usar SC98 no Inverno, porque como está frio é um pouco desnecessário usar gasolina mais carota, isto na minha opinião.

No caso dos carros também tenho um a gasolina de baixa cilindrada e noto bem a diferença entre 95/98, mas para consumos é me igual, agora o desenvolvimento do motor já é outra história... gasolina... - Página 5 39421





Chlorophant
Chlorophant

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/11/2012
Mota : Honda NSR125 ´99

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 14:16

RICOANA escreveu:jj,

O índice de octanas corresponde á resistência que o combustível tem á detonação.

Logo, uma gasolina 95 detona mais facilmente que a 98... e daí em diante.
Não quer isto dizer que a explosão seja maior! É a mesma coisa...

A diferença é que uma gasolina 98 consegue resistir a maiores compressões e maiores temperaturas sem auto-detonar.
Ou seja... sem se inflamar sozinha!

A escolha do combustível passa sobretudo pelo tipo de motor e sua taxa de compressão.

Motores com elevadas taxas de compressão obrigam o combustível a sofrer maiores pressões e temperaturas. Consequentemente, maior risco de auto-detonação.

Logo... recorre-se a estes aditivos para que a explosão seja resultado da faisca da vela!
Evitando explosões prematuras... aumenta-se a performance.

Tudo certo, excepto duas coisas.
A performance só aumenta em motores com maior relação de compressão.
Ou seja, usar 95 num motor NA e com RC igual a 9.5 não trás nenhum aumento de performance.

Falando de carros modernos Europeus (e Japoneses), é raro o carro dito "normal" que precise de 98!


RICOANA escreveu:Relativamente á gasolina 95 versus 98, eu dou-te um exemplo, tive um Bmw 520 de 1972, portanto 2000cc com 115 cv a gasolina. Durante anos levou gasolina sem chumbo 95, ao final de 150.000km, partiu 2 valvulas. Depois de falar com a Bmw, eles desanconcelharam a meter 95 ocatanas por ser mais abrasiva e como consequencia, o que aconteceu.

A gasolina 95 não pode ser mais abrasiva porque é exactamente a mesma que a 98, portanto isso não faz sentido.
A questão é que muita marcas e em certos sítios não comercializam 98 sem ser premium. Isto é, em Coimbra, na Galp, só tens 95 normal, 95 gefore e 98 geforce. Não tens 98 normal.
Assim, existem obviamente diferenças entre a 95 normal e a 98 geforce, mas é por ser geforce e não por ser 98. Entres as gasolinas geforcw 95 e geforce 98 as diferenças são nulas, excepto o índice de octano.

RICOANA escreveu:Mas voltando ao topico, existem carros, por exemplo que veem de fabrica para usar a 95 e se colocarmos a 98, o carro fica todo marado.

O que aconselho é que cada um faça a media com uma e outra gasolina, e depois faça contas á vida.

Isso não faz o mínimo sentido. Se o combustível não detona com 95, com 98 também não detona. O que pode acontecer é que o 98 tem defeito e tem mais alguma diferença para além de ser 98. Quantas vezes não se vê combustível carregado de água e de outras porcarias...



RICOANA escreveu:Relativamente ao indice de octanas, eu tive acesso á uns largos anos, ai em 2001, em que no teste vinha o que eu escrevi, 95 tinha 91 octanas e a 98 tinha 95 octanas, ok, tambem é verdade que ja passaram 11 anos, mas nunca mais vi um teste desses.

Ou quem escreveu o teste não percebe nada do assunto, ou tu não leste como deve de ser.
Primeiro porque para determinar o índice de octano não é com um simples teste de laboratório, precisas de uma máquina destas:

gasolina... - Página 5 Test-rigs-for-fuels-testing-22063-2829199

Não é algo propriamente acessível!

Depois, o que deveria estar escrito e que tu não leste bem, OU, o que o teste queria dizer e que não disse, é que a gasolina 95 RON é semelhante à gasolina 91 MON, e por ai adiante.
RON é usado na Europa, e MON na Americana.

lteixeira escreveu:As contas não podem ser feitas assim RICO, tál como o jjmaia disse e muito bem a escolha do combustivél nunca se vê pelos kilómetros feitos entre uma e outra, mas sim pela taxa de compressão do motor, ou pelas especificações dadas pelo fabricante que de certeza será com base nas taxas de compressão do motor em questão. É possivel sim uma fazer mais kilómetros que a outra, pois uma explode no timing certo dando melhor performance ao motor e a outra explode prematuramente fora do timing levando ás vezes até a um trabalhar em esforço consecutivo do motor, tira rendimento etc, o que pode fazer assim menos kilómetros. Mas atenção que há motores que usam 95 e as pessoas por erro e por ouvirem por ai ou por efeito sei lá do quê metem 98 a pensar que o carro vai andar mais e que a gasolina é mais limpa, eu sei lá, é só tretas, quando no final o unico problema é que essas pessoas apenas só gastam mais euros e levam menos combustivel por pensarem de forma errada.

Amigo Teixeira, algumas correcções:

- Por amor da santa parem de dizer taxa de compressão lol!
Não estamos a falar da Euribor nem somos brasileiro, é relação e não taxa lol!

-Em relação a isto: "É possivel sim uma fazer mais kilómetros que a outra, pois uma explode no timing certo dando melhor performance ao motor e a outra explode prematuramente fora do timing levando ás vezes até a um trabalhar em esforço consecutivo do motor, tira rendimento etc, o que pode fazer assim menos kilómetros."

A forma como dizes implica que é sempre assim. Não! Um motor preparado para 98 não vai ter menos knocking só porque leva 98. Um motor que sim precise de 98 é que vai ter knocking se levar 95.

O meu carro sempre levou 95, agora a GPL continua com o mesmo knocking (ou falta dele) e o GPL tem um índice de 110 octanas.

Em relação ao esforço consecutivo, isso só aconteceria em motores antigos. Em motores modernos se ocorrer knocking a ECU corrige isso e dificilmente o motor se estraga.

Chlorophant escreveu:Boas amigos

Acho que não compensa andar a usar SC98 no Inverno, porque como está frio é um pouco desnecessário usar gasolina mais carota, isto na minha opinião.

No caso dos carros também tenho um a gasolina de baixa cilindrada e noto bem a diferença entre 95/98, mas para consumos é me igual, agora o desenvolvimento do motor já é outra história... gasolina... - Página 5 39421

Ainda que não saibas porque, o que dizes no 1º parágrafo faz algum sentido.
Quanto maior a temperatura do ar, maior a probabilidade de ocorrer knocking.
No entanto, duvido que alguma 125 (4T) exija 98!

Quanto ao teu carro, qual e?
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  DBarbeiro Ter 4 Dez - 14:22

jjmaia escreveu:

O meu carro sempre levou 95, agora a GPL continua com o mesmo knocking (ou falta dele) e o GPL tem um índice de 110 octanas.

UAU! Então deve ser mesmo buéda bom! Vou cagar par os gajos com doutoramentos em fisica e mecânica, que de combustiveis sei eu! se de 95 pa 98 é uma ganda diferença, de 98 para 110 deve ser brutal!
Vou já encher o meu depósito com gpl! Devo ficar prai com mais 20 cavalos!
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 15:05

lol! lol! lol! lol!

Goza goza, mas eu bem que queria meter GPL na mota gasolina... - Página 5 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Marco Machado Ter 4 Dez - 15:07

Maia os primeiros GPL era uma botija de gáz na mala do carro assim sendo podes por uma camping gáz no top case lol! lol!

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 15:21

Mas é proibido por lei, se não até que avançava para isso.

Ainda no outro dia abasteci o carro a 0,589€ o litro gasolina... - Página 5 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  lteixeira Ter 4 Dez - 15:44

JJmaia, obrigado pela correcção gasolina... - Página 5 952112 .

Em relação a teres dito que a forma como disse seria sempre assim por defeito é nulo, para bom compreendedor lógicamente que nunca poderia ser sempre assim, mas ainda assim fizes-te bem corrigir, pois deveria de ter posto um "ps" tál como metes-te gasolina... - Página 5 952112 .
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 15:46

Eu entendi, mas podia haver quem não entendesse, dai a correcção.

Abraço.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  BrunoSilva Ter 4 Dez - 16:35

so uma pergunta para quem é nerd..

qual é mais aconselhavel para a mota entao? (no meu caso sym gts125)

cumps. gasolina... - Página 5 952112
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  TMO Ter 4 Dez - 16:45

brunofps escreveu:so uma pergunta para quem é nerd..

qual é mais aconselhavel para a mota entao? (no meu caso sym gts125)

cumps. gasolina... - Página 5 952112


A boa e velha 95 sem chumbo, cheio se faz favor....

Há-de sempre haver malta a confundir aditivos com octanas...
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  lteixeira Ter 4 Dez - 16:54

brunofps escreveu:so uma pergunta para quem é nerd..

qual é mais aconselhavel para a mota entao? (no meu caso sym gts125)

cumps. gasolina... - Página 5 952112

Boas, na tua mota podes perfeitamente usar a gasolina 95, apesar da compressão do teu motor ser de 10,5:1, poderás também obter algum resultado positivo com a 98, mas não se justifica o uso de 98.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 17:45

brunofps escreveu:so uma pergunta para quem é nerd..

qual é mais aconselhavel para a mota entao? (no meu caso sym gts125)

cumps. gasolina... - Página 5 952112

O que diz o teu manual? De certeza que diz 95, logo é isso.

Nerd's é a malta dos bits e bytes! lol!

TMO escreveu:Há-de sempre haver malta a confundir aditivos com octanas...

Precisamente!

lteixeira escreveu:
Boas, na tua mota podes perfeitamente usar a gasolina 95, apesar da compressão do teu motor ser de 10,5:1, poderás também obter algum resultado positivo com a 98, mas não se justifica o uso de 98.

Não vai ganhar nada em usar 98.
A relação de compressão é apenas uma das condicionantes. Geração de turbulência e regime de funcionamento são outras condicionantes.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Chlorophant Ter 4 Dez - 18:08

Boas tardes

Em resposta ao jjmaia é um Pug 106 1.3cc 8v, nele noto grande diferença em utilizar a 98 em comparação à 95 a nível de motor, os consumos até agora têm sido parecidos.

No tempo que andava de BWS(grandes tempos que um puto ia de scooter para o trabalho)reparava que a scooter tinha mais ponta com a 98(70km/h se não me falha a memória). gasolina... - Página 5 456796

Nas 125 4T acho desnecessário usar 98, o meus velhotes têm uma Jianshe 125 e uma I moto scooter 50(também 4t) e não me parece que nelas faça algo que a 95 não consiga. gasolina... - Página 5 952112

Na NSR tenho utilizado 95 por enquanto,para os trajetos que faço e para o que ando semanalmente serve perfeitamente mas fico curioso com a 98...é algo a experimentar uma dia. gasolina... - Página 5 697124
Chlorophant
Chlorophant

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/11/2012
Mota : Honda NSR125 ´99

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  jjmaia Ter 4 Dez - 18:54

Na BW's e na NSR és capas de notar diferença pois existe muito gás residual no motor, temperatura sobe, knocking!

No Peugeot, se notas diferença e porque alguma coisa está mal.
É de injecção?
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Chlorophant Ter 4 Dez - 19:06

jjmaia escreveu:Na BW's e na NSR és capas de notar diferença pois existe muito gás residual no motor, temperatura sobe, knocking!

No Peugeot, se notas diferença e porque alguma coisa está mal.
É de injecção?

Sim, mas suspeito que seja por causa do termostato que tinha lá montado, pelo que vi disparava aos 82ºc mas tinha um furinho que deixava passar a água à mesma, ou seja ele não aquecia.
gasolina... - Página 5 750583

Agora com o novo já no sítio vamos ver se há diferenças. gasolina... - Página 5 952112
Chlorophant
Chlorophant

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/11/2012
Mota : Honda NSR125 ´99

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Dias Ter 4 Dez - 19:08

Tenho estado a tentar manter-me calado porque já sei que discussões sobre gasolina 95 vs. 98 é como falar de loiras vs. morenas (ou vice-versa, para não associar números a nenhuma delas). Isto é, é quase tudo uma questão de gôsto e do que se está à espera de obter em troca de quê e para que fim!
O que me fez chegar à frente foi:
jjmaia escreveu:... Quanto maior a temperatura do ar, maior a probabilidade de ocorrer knocking ...
o que está correcto. Contudo, se não for explicado no sítio certo, pode haver quem pense que isto são coisas transcendentes, o que pode ajudar a manter a confusão (tenho uma ideia que já foi explicado numa das actuais 74.000 mensagens do fórum, mas, como resultado natural do crescimento desta casa, cada vez é mais fácil haver quem não encontra imediatamente o que procura; as minhas desculpas aos que poderão considerar que me vou estar a repetir).

Uma combustão, seja ela deflagração ou detonação, passa por duas fases: 1) a iniciação; 2) a combustão auto-suportada (ou não, porque, ao contrário do que muita gente pensa, a reacção química pode parar; como exemplo, nem todos os explosivos podem ser usados em aplicações submarinas, já que a fase auto-suportada é um equilíbrio dinâmico, em que parte da energia da onda de choque vai ser usada para iniciar a restante massa de explosivo e, se a pressão for demasiadamente elevada, não sobra energia para o fazer).
Num motor a gasolina, a iniciação é geralmente obtida pela faísca na vela, mas também pode acontecer devido a pontos quentes, e.g. carvão depositado no cilindro ou na cabeça, ou pelo aumento de temperatura devido à compressão (como os motores diesel estão feitos para funcionar). Embora em ambos os casos se possa ouvir um barulho semelhante ao de knocking, o carvão é menos perigoso do que o "funcionamento à diesel". Isto porque o carvão pode produzir apenas uma ignição antecipada e a inflamação da totalidade do volume ainda vai demorar um certo tempo, pelo que o barulho é apenas o resultante da cambota estar a ser empurrada para trás, enquanto que "à diesel" a inflamação é em volume (detonação). O problema é que os motores a gasolina, ao contrário dos diesel, não foram feitos para aguentar com as "marteladas" das detonações.

Nota: As minhas desculpas se algum Porf. Cat. de Detónica estiver a ler isto (também só conheço um... Estás bom AC?), mas acho que a explicação da reacção em volume é muito mais fácil de entender por toda a gente do que dizer que a onda de choque vai à frente da superfície em que se dá a iniciação.

As detonações nos motores (não preparados para as aguentar) têm dois grandes problemas: fadiga mecãnica e falta de lubrificação (a pressão é tão elevada que a película de óleo que lubrifica a cambota e a biela é "espremida" e fica metal-com-metal).
Vamos-nos esquecer, para já, das detonações, mas isso é o que acontece quando se usa um combustível com um índice de octano inferior ao aconselhado para a relação de compressão.
Voltando às duas fases da combustão, demora um certo tempo desde a iniciação até que toda a mistura se inflamou dentro do cilindro. Se pensarmos que o gás que já está a arder é que vai chegar fôgo ao vizinho, é fácil concluir que quanto maior for a temperatura (= maior velocidade das moléculas) e a pressão (= mais proximidade entre moléculas, que assim colidem mais umas com as outras em vez de perderem a sua energia na parede), mais rapidamente todo o volume se inflama.
O problema para o motor é que o SEU tempo mede-se pelo ângulo da cambota antes de chegar ao ponto-morto superior, isto é, em unidades de 360º a multiplicar pela velocidade de rotação. É o famoso AVANÇO da ignição. Se a faísca na vela for cedo demais, o motor vai fazer força ao contrário. Se a faísca na vela for tarde demais, vai-se desperdiçar pressão média no cilindro.
Nos motores "antigos", estas contas eram feitas mecânicamente: o platinado abria a uma certa posição mecânica da combota, cujo valor era alterado pelo avanço centrífugo (tanto maior quanto maior a velocidade de rotação) e pelo avanço de vácuo (medida da depressão no colector de admissão que está relacionada, pela relação de compressão, com a pressão dentro do cilindro, e já sabemos que quanto menor for a pressão mais tempo demora a inflamação total da mistura). Alguns motores mais elaborados ainda tinham sensores de pressão atmosférica e de temperatura, tanto para o avanço da faísca como para ajustar a mistura no carburador, e tinham um botãozinho para ajustar o índice de octano!
Nos motores de injecção, a EFI faz as contas de uma maneira muito mais correcta, só que, ao contrário dos motores "antigos" já não é qualquer um que vai rodar o tal botãozinho para pôr o motor a gôsto! Modernices!!!

Agora põe-se a questão: Para que é que é preciso gasolina 98 se é mais cara que a 95, e se, em termos energéticos, são praticamente iguais?
Ora bem, se já não sabem a resposta é porque não estiveram com atenção!
Poder ter um motor com uma relação de compressão mais elevada, o que só se consegue de uma maneira duradoura (para o motor) com um combustível com um maior índice de octano, permite trabalhar a rotações mais elevadas (por causa do tal tempo que a mistura leva a inflamar-se totalmente sem detonação, que diminui se a pressão poder ser mais elevada no momento da faísca), o que dá mais potência.

Nota: O simples aumento da relação de compressão também aumenta a potência do motor (velhos tempos em que se tirava 100 cV/litro de um motor só com o sujar das mãos à noite na oficina). Isto porque o que se perde a contrariar a compressão é compensado, em excesso, pelo que se ganha na expansão. Contudo, estou a falar de motores de enlatados que façam quase 300.00 km e não de motores para super-fuel que só têm que fazer 400 metros.

Resumindo, um motor optimizado para trabalhar com 98 é mais potente do que um, da mesma cilindrada, optimizado para trabalhar com 95 e durar o mesmo número de kms!
Meter 95 num motor em que o fabricante diz para usar 98 é asneira porque vai encurtar a vida do motor.
Meter 98 num motor em que o fabricante diz para usar 95... será asneira do ponto de vista de deitar dinheiro à rua desde que a única diferença entre os combustíveis seja apenas o índice de octano!

Os senhores das gasolineiras não perceberam?
Então passo a explicar.
(as minhas desculpas aos olhos/ouvidos mais sensíveis, mas vou pegar o touro pelos cornos)

Se a gasolina 95 produzir depósitos de carvão, o motor fica com tendência para fazer knocking, que passa usando gasolina 98 (é aquilo que se ouve por aí, em que as pessoas dizem que o motor "fica mais suave")... mas isso é porque a 95 é merdosa!

Qual é a solução?
Simples!
E que tal se TODOS, ao abastecer, pedíssemos para ver o Certificado de Conformidade em que AQUELA GASOLINA QUE ACABÁMOS DE ABASTECER está de acôrdo com a legislação?
Note-se que toda e qualquer deficiência futura no motor pode ser imputável à gasolineira... mas já sabemos que é difícil porque vivemos num país de mafiosos.
Em alternativa, que tal chamar a ASAE para cuidar dos nossos interesses em vez de só servir para embirrar com os pequeninos!

Espero bem que os FDP da ASAE estejam a ler isto. É que ainda não me esqueci do meu vizinho (não digo no raio de quantos kms é que considero as pessoas como meus vizinhos; foi nesta altura do Natal em que o vosso Padrinho costuma fumar charutos), que matou um porquinho e o ia levar na 50 cc para os filhos comerem pela Consoada. Só que o desgraçado teve um mau encontro com a ASAE... porquinhos mortos não se podem transportar na motorizada... ainda por cima abatidos à moda antiga na quinta... vai daí regaram o porquinho com lixívia para que nem os mais esfomeados deste país o pudessem comer... e o velhote passou-se dos carrêtos e suicidou-se!
Mer#a de país!
Felizmente que há o ditado: cá se fazem...
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  paulo paulino Ter 4 Dez - 19:45

Camarada.Perante a situação descrita ""...Espero bem que os FDP da ASAE estejam a ler isto. É que ainda não me esqueci do meu vizinho (não digo no raio de quantos kms é que considero as pessoas como meus vizinhos; foi nesta altura do Natal em que o vosso Padrinho costuma fumar charutos), que matou um porquinho e o ia levar na 50 cc para os filhos comerem pela Consoada. Só que o desgraçado teve um mau encontro com a ASAE... porquinhos mortos não se podem transportar na motorizada... ainda por cima abatidos à moda antiga na quinta... vai daí regaram o porquinho com lixívia para que nem os mais esfomeados deste país o pudessem comer... e o velhote passou-se dos carrêtos e suicidou-se!
Mer#a de país!
Felizmente que há o ditado: cá se fazem....""

Eu não tenho palavras pois a raiva é tanta que nem sei o que escrever...mas acho que lhes tinha espetado com porco no focinho gasolina... - Página 5 436749 ......pobre do sr ! gasolina... - Página 5 142750 gasolina... - Página 5 142750 gasolina... - Página 5 142750
Quanto as gasolinas e gasoleos leio tanta coisa que ainda fico mais baralhado...o certo é que uma vez pus gasoleo no intermachê, e notei diferença para pior, menos rendimento a desenvolver e diferença nas rotaçõse do motor...Golf V 1,9 tdi.O dinheiro não abonda é certo, mas aproveito algumas promoçoes e descontos, e ponho galp g-force e por vezes galp normal tipo meio por meio.
Na mota ando pouco...aqui tenho duvidas...ja pus 98, ,as tenho posto 95 gasolina... - Página 5 536420 ???

gasolina... - Página 5 1522232137


paulo paulino
paulo paulino

Masculino Mensagens : 1659
Data de inscrição : 05/08/2011
Mota : Yamaha Tracer 700

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  RICOANA Ter 4 Dez - 20:05

Dias,

resumindo, uma mota com taxa de compressão de 9,5:1 em que no livro diz utilizar no minimo 95 octanas, qual então devese colocar?
RICOANA
RICOANA

Masculino Mensagens : 101
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : VISION 110

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Dias Ter 4 Dez - 20:27

@ppaulino
gasolina... - Página 5 952112
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

gasolina... - Página 5 Empty Re: gasolina...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos