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MANUTENÇÃO DA MOTO

5 participantes

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manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  Empty MANUTENÇÃO DA MOTO

Mensagem  Carlos Alexandre Seg 30 maio - 12:27

MANUTENÇÃO DA MOTO

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE
Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que têm eixo cardam!

CALIBRAGEM DOS PNEUS
Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente).

OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro, pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantém mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.

TROCA DOS PNEUS
Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.

PARAFUSOS EM GERAL
Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.

ÓLEO LUBRIFICANTE
Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.

GASOLINA NO TANQUE
Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!

BATERIA
Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque são pesadas para empurrar mais de uma vez!

OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

MOTO NO DESCANSO CENTRAL
As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.
CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar partes metálicas.


© 2007-2007 GIRAMUNDOMC - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento e Contatos: miltonkawa@gmail.com
fonte-http://www.giramundomc.com.br/paginas/manutencao_moto.htm



Códigos e especificações(*)
Aqueles códigos alfanuméricos gravados nas laterais dos pneus trazem uma série de especificações de uso, carga, capacidade, velocidade etc. Veja um exemplo:

Medida
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL
180: largura nominal da seção do pneu [mm]
55: proporção do pneu [%], ou seja a divisão da largura pela altura.
ZR: tipo de construção do pneu
17: diâmetro do aro [polegadas]
M/C: pneu para motos somente
73: código de índice de carga
W: código de índice de velocidade
TL: pneu sem câmara

CONSTRUÇÃO DO PNEU
O termo "construção do pneu" difere as diferentes montagens de pneus:
Pneus inclinados - também chamado de "pneus convencionais" são designados por um hífen na designação de tamanho; ex.: 3.50 - 19, 3.25 - 21
Construção com inclinação e cinto - Pneus inclinados reforçados com uma construção diagonal de cinto, também chamados de pneus inclinados com cintos, são designados pela letra "B" em sua designação de tamanho; ex.: 140/80 VB 17, 150/80 VB 16 V250
Construção radial com cinto - Esses pneus chamados de "radiais" têm o código de letra "R" na designação do pneu; ex.: 140/80 R 17 69 H. 160/60 ZR 18.

CAPACIDADE DE CARGA
A carga máxima em libras (medida inglesa de peso = pounds) está escrita em todos os pneus urbanos juntamente com a pressão máxima de calibragem em psi (libras/polegadas).

Na descrição de operação do pneu, em conformidade com a nova designação de pneus, a carga máxima também é dada através do código do índice de carga. Consulte a tabela de conversão na seção "Segurança na Pilotagem" para obter tradução do índice de carga para cargas em kg e lbs. Alguns pneus mostram na descrição de serviço as marcas adicionais: "reforç", que é equivalente a "6 PR" ou "Carga C" e indica uma estrutura reforçada, gerando uma capacidade maior de carga. Essa carga maior já está contida na inscrição de carga máxima.

ÍNDICE DE VELOCIDADE
A velocidade máxima permitida para um pneu é indicada por um código específico de velocidade. Para pneus próprios para velocidades acima de 210 km/h (130mph), a velocidade máxima real é indicada na parte de dados técnicos.

INDICAÇÕES ADICIONAIS
As indicações na lateral dos pneus devem aparecer devido a descrições legais de vários países. Os dados em inglês (como carga em lbs e calibragem em psi, por exemplo) se aplicam somente a países onde as prescrições legais padrões DOT estão em vigor. Consulte a explicação completa de indicação (consulte a seção "outras indicações") para ter uma idéia mais detalhada das diferentes marcações em pneus.

Para saber mais detalhadamente o que significa cada código visite o link:

http://www.metzelermoto.com.br/web/products/technology/readingasidewall/default.page

Mais uma dica para finalizar. Lembre-se que os pneus ficam não apenas gastos, mas também velhos. Desde o momento em que o pneu sai da linha de montagem ele já entra no seu período de envelhecimento. A mistura do pneu tem elementos naturais e sintéticos que perdem sua capacidade mesmo sem nunca rodar nem um quilômetro sequer. Portanto, fique de olho nos pneus de motos que rodam pouco. O primeiro sinal de envelhecimento são minúsculas trincas dentro dos encavos (sulcos), como se fosse cracelê de porcelana. Mesmo que ainda tenha mais de 2,5mm de sulco, este pneu já está comprometido.

Outro aviso é sobre a paridade. As fábricas projetam os pneus para que vivam aos pares, usar pneus de modelos e marcas diferentes na mesma moto não casa bem. Pense que o desenho do pneu traseiro é projetado de modo a complementar o trabalho do pneu dianteiro – sempre pensando em piso molhado! Se eles não falam a mesma língua a moto fica com crise de paridade... Fazer economia na compra de pneus de motos esportivas é um crime. Só não é mais grave do que fazem motociclistas de motos pequenas, sobretudo os desinformados: rodízio de pneus!!! O pneu dianteiro tem função diferente do traseiro. Assim como o sentido de rotação, que jamais pode ser invertido sob risco de ver o pneu se abrir ao meio na carcaça!



Última edição por Carlos Alexandre em Seg 30 maio - 14:16, editado 1 vez(es)
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manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  Empty Re: MANUTENÇÃO DA MOTO

Mensagem  Ramos Pinto Seg 30 maio - 13:17

Impeque este tópico, muito útil e objectivo.
Nomeadamente a parte da pressão dos pneus é a pura realidade e muita gente não lhe dá a devida importância, mesmo nos enlatados. Eu já tive oportunidade de fazer condução desportiva em pista seca e molhada jogando com a pressão dos pneus e a diferença é só entre conseguir-se fazer uma curva...ou o despiste. Nas motos então é tiro e queda !
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Mensagem  Carlos Alexandre Seg 30 maio - 14:25

manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  Adherence2-moto

Pneu mota sport
Os pneus de «desporto» ou ainda de «superdesporto» ou de «hiperdesporto» são pneus de borracha macia para uso desportivo ou, ocasionalmente, em circuito. A sua temperatura de funcionamento é relativamente elevada, porém menos elevado do que a dos pneus de competição, e apresentam poucos desenhos de piso.

Na origem, as motas desportivas estão montadas com este tipo de pneus. A aderência proporcionada pelos pneus de «desporto» modernos é geralmente excepcional, sobretudo em revestimento seco. A relativa falta de desenhos e a temperatura de funcionamento relativamente elevada tornam mais delicada a sua utilização debaixo de chuva.

A vida útil destes pneus é curta, devido à maciez da borracha utilizada no seu fabrico.


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Pneu mota Estrada
Os pneus de «estrada» ou «touring» são elaborados com borrachas rígidas com uma temperatura de funcionamento baixa e rapidamente atingida. Oferecem uma boa aderência e incluem geralemnte inúmeros desenhos que os tornam muito seguros em pisos molhados. A utilização de borrachas rígidas conferem-lhes uma óptima longevidade.

Graças à rapidez com que entram em acção (temperatura de funcionamento baixa) estes pneus são recomendados para trajectos citadinos. Podem também ser perfeitamente utilizados para viagens ou passeios. Só um uso desportivo poderá talvez atingir os limites da sua aderência.

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Pneu mota Mistos
Os pneus «mistos» ou «trail» são montados em motas aptas a deixar o asfalto para circular em caminhos de terra. Por conseguinte, tal como o seu nome indica permitem uma utilização mista asfalto/terra. A principal característica destes pneus é o facto de apresentar, sobretudo o traseiro, desenhos muito largos que segmentam o pneu em blocos por forma a oferecer uma melhor motricidade em solos movediços.

IEstes pneus são geralmente constituídos por borrachas rígidas, possuem uma temperatura de funcionamento relativamente baixa e uma excelente longevidade. Oferecem uma boa aderência, no entanto inferior à dos pneus de estrada puros, e isto graças à largura dos desenhos que diminui a superfície de contacto com o solo.

Os pneus mistos estão indicados para uma utilização mista estrada/caminho. Na estrada adaptam-se a um vasto leque de utilizações, porém o limite de aderência será mais rapidamente atingido devido a uma superfície de contacto com o solo mais pequena. Por conseguinte, para um motard que roda essencialmente na estrada, é preferível optar por um pneu de estrada em vez de um pneu misto.

manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  Adherence6-moto

Pneu mota Todo-o-terreno
Os pneus «todo o terreno» ou «cross» são pneus constituídos por largos grampos por forma a serem o mais performante possível noutras superfícies para além da estrada. Estes pneus são essencialmente utilizados em pistas de terra, em carreiras, caminhos... Os grampos permitem a melhor fixação possível a diferentes superfícies. O desempenho destes pneus em estrada é muito pequeno e podem ser utilizados em ligações de curtas distâncias.

Note que alguns pneus cross não estão homologados para a estrada e neste caso é necessário um reboque.

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Frequentemente designados «pneus de pista», «pneus de circuito» ou pneus «race» («corrida» em inglês), estes pneus estão reservados a uma utilização em circuito. São feitos de borrachas muito macias e funcionam a temperaturas elevadas próprias às temperaturas atingidas pelos pneus aquando de uma utilização em circuito como resposta aos fortes constrangimentos mecânicos aos quais estão submetidos: velocidades elevadas, grandes acelerações, travagens violentas, intensas forças laterais.

São muitas vezes propostos diferentes modelos em termos de maciez da borracha: rígido (hard) - intermédio (medium) - macio (soft). Estes qualificativos são relativos: um pneu de competição «rígido» será muitas vezes constituído por uma borracha mais macia do que um pneu de «desporto». Alguns modelos são compósitos: as borrachas oferecem diversos graus de maciez para as diferentes partes do pneu. Por exemplo: «rígido» para os desenhos centrais e «intermédio» para os lados.

Estes pneus são geralmente lisos («slick») para oferecer uma superfície de contacto máxima. Existem também pneus de competição «chuva» com uma densidade de desenhos muito significativa para evacuar o máximo de água e isto o mais rapidamente possível.

A extrema maciez das borrachas utilizadas faz com que o seu tempo de vida útil seja muito curto.

Geralmente não são homologados para a estrada. Alguns modelos são-no e incluem a inscrição «DOT Race» (DOT: Department Of Transportation). Possuem igualmente um mínimo de desenhos (os pneus lisos são interditos em estrada). No entanto, desaconselha-se a utilização deste estilo de pneus na estrada. Por conseguinte, a sua aderência não será melhor do que a dos pneus de «desporto» e desgastar-se-ão mais depressa.

fonte- http://www.pneus-online.pt/tipo-de-pneus-moto-conselhos.html


vale apena ver todo o tipo de pneu testes tem para motas e scooter e carros



http://www.pneus-online.pt/pneu-estrada.html


Última edição por Carlos Alexandre em Seg 30 maio - 16:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem  carlos Seg 30 maio - 14:28

muito bom e muito util manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  952112 manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  952112 manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  952112 manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  952112
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Mensagem  CPinto Seg 30 maio - 14:51

Carlos Alexandre, tu és um autêntico espião lol! Encontras coisas excelentes ! manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  113258 manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  39421
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Mensagem  Carlos Alexandre Seg 30 maio - 14:54

CPinto escreveu:Carlos Alexandre, tu és um autêntico espião lol! Encontras coisas excelentes ! manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  113258 manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  39421
eu pequizo para encontar dinheio mas nicles o FMI o levou todo lool

nao nada disso ando a pesquisar para comprar uns para a minha maquina o
Veiga nao fala comigo a espelicar entao pesquizo manutenção - MANUTENÇÃO DA MOTO  449884
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Mensagem  Dias Seg 30 maio - 18:48

Post muito bom. Contudo gostaria de fazer alguns comentários.

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE escreveu:... Felizes os que têm eixo cardam!
Convem lembrarmo-nos que todas as coisas têm dois lados: um bom e um menos bom (ou um mau e um menos mau). Efectivamente, no caso da transmissão por veio, como por exemplo a da Yamaha Drag Star, o lado bom é não ser preciso lubrificar a corrente. Contudo, em especial para quando saltarem para cima de uma menina destas pela primeira vez, muita cautela com as mudanças de caixa, em especial nas mudanças baixas, porque vai sempre aparecer uma força a desiquilibrar a moto lateralmente!
Embora haja várias soluções para minimizar o efeito anterior, a cura pode ser pior do que o mal. A transmissão por veio tem vantagens e teve o seu tempo, mas, por alguma razão, voltou-se à corrente ou passou-se à correia dentada.

CALIBRAGEM DOS PNEUS escreveu:... As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente)
Estes valores devem ser considerados apenas como indicativos. Como já escrevi noutro tópico, a pressão correcta tem a ver com o tipo de pneu, com o tipo de condução, com o tipo de piso e, fundamentalmente, com o peso sobre a roda, o seu diâmetro e largura do pneu. Em caso de dúvida, sigam as indicações do fabricante da... moto!

CALIBRAGEM DOS PNEUS escreveu:... Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro, pois seu volume cúbico é menor.
A razão não tem a ver com o volume, mas com a menor potência dissipada no pneu da frente. Ou seja, as pressões correctas para subir da Covilhã para a Torre não são as mesmas que para descer!

CALIBRAGEM DOS PNEUS escreveu:... Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantém mais estável a calibragem...
A menos que a Termodinâmica esteja toda errada, às pressões usadas nos pneus, ninguém vai notar qualquer diferença entre o coeficiente de dilatação do azoto e o do ar. A vantagem do azoto é que é quimicamente inerte com a borracha.

CALIBRAGEM DOS PNEUS escreveu:... Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.
Não posso estar mais em desacordo! Se tiver que alterar, em cidade eu uso menos pressão, para ser mais confortável nas irregularidades do piso, enquanto que aumentarei para a estrada, para os pneus aquecerem menos e estar mais protegido de trilhar os pneus nos buracos (na cidade pode haver mais buracos, mas também há geralmente mais tempo para me desviar deles).
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