F125cc.com
revisao F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
revisao F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
150 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 150 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

revisao

+9
leo
Dias
Fogueiras
pagomes
veiga
José Vilela
rpinto
kinho27
paulo tavares
13 participantes

Ir para baixo

revisao Empty revisao

Mensagem  paulo tavares Sáb 10 Mar - 15:02

revisao 456796 comprei uma znen 125 aurora,queria saber os seus dados e quando devia fazer a 1ª revisão.alguem-me consegue ajudar?........o manual esta em chines,.............

paulo tavares

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2012
Mota : znen125cc

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  kinho27 Sáb 10 Mar - 15:07

paulo tavares escreveu:revisao 456796 comprei uma znen 125 aurora,queria saber os seus dados e quando devia fazer a 1ª revisão.alguem-me consegue ajudar?........o manual esta em chines,.............
A primeira revisão penso que seja aos 300kms e depois aos 1500kms!! A minha foi assim!
kinho27
kinho27

Masculino Mensagens : 53
Data de inscrição : 03/03/2012
Mota : Dafier StockRider

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  rpinto Sáb 10 Mar - 22:19

kinho27 escreveu:
paulo tavares escreveu:revisao 456796 comprei uma znen 125 aurora,queria saber os seus dados e quando devia fazer a 1ª revisão.alguem-me consegue ajudar?........o manual esta em chines,.............
A primeira revisão penso que seja aos 300kms e depois aos 1500kms!! A minha foi assim!

300 não é deve ser, normalmente é sempre porvolta dos 1000km
rpinto
rpinto

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2012
Mota : Keeway superlight 125 Edl

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  rpinto Sáb 10 Mar - 22:20

A minha vai ser aos 1000 e depois aos 3000 :ferro:
rpinto
rpinto

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2012
Mota : Keeway superlight 125 Edl

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  José Vilela Sáb 10 Mar - 22:49

Boa noite companheiro,

No caso das keeway speed e da superlight as revisões são as seguintes:

1000 kms:primeira revisão ( é a rodagem,portanto,até esta revisão não convém passares das 6000/7000 rpm´s)

3000 kms:segunda revisão

As restantes de 3000 em 3000 kms.É o normal na maioria das marcas.

Não conheço em particular a marca,mas o plano de revisões deve ser semelhante,em caso de dúvidas contacta o stand onde a compraste.Vê na net se encontras o manual,nem que seja em inglês.Obrigatóriamente,segundo a lei em vigor,deverias ter recebido um manual do utilizador em português. revisao 697124



Última edição por JMRVilela em Seg 12 Mar - 9:33, editado 1 vez(es)
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  veiga Dom 11 Mar - 0:05

Atenção que muitas chinesas fazem a primeira revisão aos 500 km...
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  pagomes Dom 11 Mar - 0:40

contacta o vendedor porque tem que te arranjar o manual da mota em português... está na lei, mas pelo menos em inglês deve ser possivel arranjar..é o minimo
pagomes
pagomes

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/01/2012
Mota : ybr 125 custom

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Fogueiras Seg 12 Mar - 9:20

O vendedor tem de te fornecer o manual de utilizador em PORTUGUÊS!!! revisao 952112
É obrigatorio por Lei, não te esqueças disso!!! só ai te poderá indicar se será a primeira revisão aos 500 ou 1000km!
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Dias Seg 12 Mar - 10:20

Acabei de telefonar para o vendedor e assistência Znen em Lisboa que me disse que eles fazem assim: a primeira revisão é entre os 500 e os 1.000 (dependendo da disponibilidade) e depois aos 3.000.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  José Vilela Seg 12 Mar - 10:54

Dias escreveu:Acabei de telefonar para o vendedor e assistência Znen em Lisboa que me disse que eles fazem assim: a primeira revisão é entre os 500 e os 1.000 (dependendo da disponibilidade) e depois aos 3.000.

Ente os 500 e os 1000?Isso é um pouco ambíguo...é o que vem no plano de revisões ou é o entendimento do vendedor?

Suponhamos...que é do verbo suponhar revisao 546902 ,que o companheiro faz a muda do óleo aos 510 kms,então depois só faz novamente aos 3000?!Hum...não sei não... revisao 536420
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Dias Seg 12 Mar - 11:41

Também concordo que 500-1.000 é um pouco vago. Contudo...

- "Esqueci-me" de dizer que o vendedor/assistência Znen em questão também é (o meu) representante Yamaha e é o importador das Znen.
- A minha Cygnus, que também é uma 125, mudou o óleo aos 600 e as revisões estão a ser feitas com intervalos diferentes dos mencionados no livrinho, o que faço sem refilar porque, se houver problemas de garantia (como aconteceu 2 vezes com a X-Max 125), quem me carimba o livro das revisões e garantia é quem lá escreve quando quer que seja a próxima e, se tiver que reclamar para a marca, a primeira coisa a juntar é logo uma fotocópia do livrinho!
- A maior parte do desgaste e acamar das peças do motor de uma 125 acontece antes dos 500 km, o que quer dizer que se pode mudar o óleo depois dos 500.
- Andar dos 500 aos 1.000 em "velocidade de rodagem" só faz bem à vida da moto (e do condutor), o que quer dizer que não vem mal ao mundo se se continuar em rodagem até aos 1.000.
- Para a revisão seguinte, óleo que aguenta 2.000 km também aguenta 2.500.

Até aqui estive a arranjar explicações técnicas ou lógicas, mas estou ciente que há uma melhor explicação para o "quando for mais conveniente entre os 500 e os 1.000"... que é a própria conveniência das oficinas.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  José Vilela Seg 12 Mar - 12:11


Agora vou falar de cor,voltamos ao verbo suponhar:o companheiro muda o óleo aos 500,depois e pelo que foi dito...novamente aos 3000.Pergunto eu,a moto não produz mais limalha após os 500 kms?! revisao 536420
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  leo Seg 12 Mar - 12:11

no meu caso a primeira revisão foi aos 500km e a segunda aos 3000km e a partir daí sempre a cada 3000km!

leo

Masculino Mensagens : 1280
Data de inscrição : 09/10/2010
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  José Vilela Seg 12 Mar - 12:14

leo escreveu:no meu caso a primeira revisão foi aos 500km e a segunda aos 3000km e a partir daí sempre a cada 3000km!

Bem,então se assim foi...e não tiveste azar;façam o favor de ignorar o meu comentário anterior. revisao 697124
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Dias Seg 12 Mar - 12:22

JMRVilela escreveu:... Bem,então se assim foi...e não tiveste azar;façam o favor de ignorar o meu comentário anterior. revisao 697124
Ignorar? Era só o que faltava! O que todos precisamos é de pontos de vista diferentes. Para sermos "burros na nora" já basta o Governo e a Troika!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Marco Machado Seg 12 Mar - 12:27

todas as opiniões interensam como diz o dias revisao 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  leo Seg 12 Mar - 12:31

é sempre importante opinar e discutir revisao 113258

leo

Masculino Mensagens : 1280
Data de inscrição : 09/10/2010
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  José Vilela Seg 12 Mar - 12:43

Ora bem,

Concordo com os companheiros,mas podia estar a levantar uma questão que nem é relevante.

Para mim,faz-me espécie uma mudança de óleo aos 500 e não existir uma intermédia antes dos 3000,é que o motor não estando totalmente rodado,deve produzir ainda "lixo" metálico.Mas...se é o representante que o diz,terá a sua razão.Eu como sempre fui muito "maricas" com as minhas montadas,se calhar preocupo-me demais revisao 750583
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Dias Seg 12 Mar - 16:15

A questão levantada é muito relevante, e, como já escrevi noutro post, a rodagem do motor (e da transmissão) tem mais que se lhe diga. Para começar, não acaba a xxx km, independentemente do tipo de motor e do tipo de condução (penso eu de que, como diria alguém).
Note-se, por exemplo, que já há 57 anos (quando o meu pai comprou o 1º carro) que a rodagem era até aos 1.000 km!!! Depois passou-se de 8 para 80, e vieram uns senhores (de marcas conhecidas) a quererem pôr-se em bicos de pés, dizendo que os carros da marca XPTO já vinham com a rodagem feita de fábrica! Mas isso foi sol de pouca dura e voltou-se aos 1.000 km. Ora bem, com tanta evolução tecnológica, com aços nitrurados a plasma, com acabamentos superficiais, com nanotecnologias, etc. e ainda estamos nos 1.000?
Acham que os motores de F1, que têm que estar impecáveis para fazer 300 km numa corrida, foram antes rodados durante 1.000 km?

Comecemos por perceber o que é a rodagem.
A fabricação em série, que é usada para a produção de todas as peças dos veículos (que não os de F1), supostamente deveria produzir peças iguais. Na realidade, produz peças que são iguais do ponto de vista estatístico, isto é, que são mais ou menos iguais dentro de uma certa margem de erro, que o controlo de qualidade aceita ou rejeita (aqui começa a diferença entre as marcas boas/caras e as más/baratas, porque diminuir a margem de erro aceitável = rejeitar mais peças = aumentar os custos de produção).
Como as diferentes peças não são perfeitas e não estão "casadas", isto é, ajustadas àquelas com que vão ter que se esfregar umas nas outras, deixa-se esse "polimento" final para ser feito pelo próprio motor. O "casamento", esse só pode ser mesmo feito pelas diferentes peças já depois de montadas na sua posição definitiva.

Como é que se faz o polimento de materiais?
Para os mais macios, pode-se sempre usar lixa. Para os mais duros, como o diamante, tem que se usar pó de diamante.
O que se está a fazer durante a rodagem é usar "pó" dos próprios materias para os polir. Note-se que estou a chamar "pó" àquilo que consegue passar no filtro do óleo, porque coisas mais grossas, como limalha, ficam retidas no filtro.

Para que serve a lubrificação?
O óleo serve para (além de muitas outras coisas) criar uma película (de óleo) entre as diferentes peças para que elas não toquem umas nas outras. Quanto mais fino for o óleo, menor será a espessura da tal película.
Portanto, durante a rodagem o óleo (de rodagem) deve ser mais fino do que o habitual de modo a permitir que os "altos" das peças toquem na peça a "casar" de modo a desgastar o que está a mais.

Acabada a rodagem, o óleo deve ser mudado, para retirar o "pó" que andou a servir de massa de polir; o novo óleo pode e deve ser mais grosso, para terminar o processo de polimento; o filtro deve ser mudado, para eliminar a porcaria que lá ficou e os restos do óleo antigo.

Como é que se pode saber se a rodagem já está feita?
Se as peças ainda estão justas, libertam calor por fricção. Portanto, se a máquina tiver termómetro é fácil ir verificando a diminuição da temperatura do motor (para as mesmas condições de funcionamento) à medida que a rodagem evolui.
Como a fricção impede o movimento, também o consumo de combustível dimuinui.

Nota: O consumo pode até aumentar depois da 1ª revisão devido ao aumento da viscosidade do óleo.

Qual é o problema se o óleo de rodagem for retirado ainda antes de todas a peças estarem todas polidas?
Quanto a mim, nenhum, desde que o condutor não comece logo a querer bater o record de velocidade. Com óleo mais viscoso (película lubrificante mais grossa), o "pó" que ainda se poderá libertar é mais fino, pelo que o processo é mais lento. Mais uma vez quanto a mim, até acho que era assim mesmo que deviam ser as rodagens.

Nota: A rodagem da X-Max 250 é muda de óleo aos 1.000, mas andar pianinho até aos 1.600!

Se alguém achar que mudou o óleo cedo demais, então, atendendo ao preço de um filtro de óleo, peçam para que o filtro seja mudado com a mudança de óleo dos 3.000 (se por acaso não era para mudar o filtro).

Pessoalmente não gosto de fazer rodagens a scooters porque não posso escolher o regime de funcionamento do motor (a vantagem é que não é preciso rodar os carretos da caixa). Contudo, desde que prestem a atenção devida às "meninas", vão ver que descobrem logo quando é que ela começa a dizer que está pronta para os kms que se seguem!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Joel Maia Seg 12 Mar - 16:49

Parabens Dias. Fizes-te um post de bater a pala revisao 1653292880
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Revisão Znen

Mensagem  NadiaConceicao Seg 3 Fev - 17:33

Boa tarde a todos,

Tenho uma Znen Alfa Star, adquiri-a com 4000km, mas não me foi entregue o manual. Assim sendo, alguem me sabe indicar qual a periodicidade com que devo fazer a revisão? Sei que ela antes de me ser entregue esteve na revisão, mas não sei sequer o que é suposto mudar em cada uma... tenho receio de perguntar numa oficina, pois vêem uma rapariga e tenho medo que aumentem os preços... Sad 

Obrigada revisao 456796
NadiaConceicao
NadiaConceicao

Feminino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/12/2013
Mota : Znen Alfa Star

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Dias Seg 3 Fev - 18:35

Tipicamente as 125 fazem revisões de 3.000 em 3.000, depois da revisão da rodagem, que é aos 1.000 ou um pouco antes. Para efeitos práticos vou admitir que fez aos 600 e aos 3.600 (o que bate certo com o antigo dono ter feito a revisão antes de vender a moto). Assim, eu apontaria a próxima revisão para os 6.600.
O que é para fazer nas revisões é igual para todas e qualquer oficina sabe.
O importante é estar alerta para coisas estranhas (barulhos e vibrações).
Uma moto não é um "electrodoméstico" mas também não lhe fica muito atrás.

@NadiaConceicao
Quando foi a última vez que verificaste a pressão dos pneus?
À falta de melhor informação, mete 1,8 à frente e 2,0 atrás (sem pendura; 2,5 com pendura).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Marco Machado Seg 3 Fev - 20:12

o Dias já disse tudo  revisao 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Obrigada

Mensagem  NadiaConceicao Ter 4 Fev - 9:16

Obrigada pela ajuda. Vi os pneus logo quando a mota me foi entregue... vou ver de novo, obrigada pela dica, na altura disseram-me que a pressão era a mesma para os dois pneus  Sad  Sad  Sad  Mas pronto, vou resolver.

Até agora tem-se portado muito bem, apenas no Domingo fez uma chiadeira no guiador quando andava no meio das curvas, mas também ia com pendura e muita tralha na top case  revisao 7373 

E preços das revisões? Sabem dizer-me mais ou menos quanto será só para ir prevenida? 
P.S - Pela experiência com o carro, tenho sempre medo de ser enganada nas oficinas.

Obrigada  revisao 952112
NadiaConceicao
NadiaConceicao

Feminino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/12/2013
Mota : Znen Alfa Star

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  BrunoSilva Ter 4 Fev - 10:24

O preço das revisoes andam a volta do 35/40€.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  NadiaConceicao Ter 4 Fev - 10:25

Ah, obrigada  revisao 952112
NadiaConceicao
NadiaConceicao

Feminino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/12/2013
Mota : Znen Alfa Star

Ir para o topo Ir para baixo

revisao Empty Re: revisao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos