F125cc.com
Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
135 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 135 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

+4
martindays
carlos
Nekhrun
vinnys
8 participantes

Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Seg 21 maio - 23:28

Viva malta, após algum feedback, alguns desenvolvimentos foram feitos e aqui está a segunda versão do "comparativo moto VS carro" do f125cc.

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Comparativo_moto_carro_f125cc_v2.3
Link para o comparativo

Dicas: O documento é constituído por três folhas, a folha dos dados onde devem introduzir os dados nas células cinzas), folha do comparativo onde apenas estão visíveis os resultados dos cálculos e por último onde estão as Tabelas de IUC.

Notas da Versão 2.1
--------------------------
# adicionado consumo e valor de auto-lube para os motores 2T;
# separação da troca de pneus do eixo motriz e do eixo não motriz para melhor precisão dos gastos;
# actualização do print screen no ínicio do tópico.

Notas da Versão 2.2
--------------------------
# adicionado campo do valor da inspecção periódica anual;
# adicionado cálculo de IUC automático através da introdução de cilindrada, data 1ª matrícula, tipo de combustível, emissões de CO2.

Notas da Versão 2.3
--------------------------
# adicionado ao comparativo a conversão de um veículo a GPL;
# bug resolvido, a inspecção periódica já é calculada tendo em conta o período de tempo;
# optimização para impressão melhorada.

Notas da Versão 2.3.1
--------------------------
# bug resolvido: adicionado a possibilidade de introdução de dados de preço dos combustíveis.

Nota:
Todos os direitos reservados da imagem f125cc.com
Especial agradecimento ao Jjmaia, ao Carlos, ao Marco e à Carla pela ajuda e pelo apoio :)

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Carrosmotos072 100+, boas curvas!!


Última edição por vinnys em Seg 9 Jul - 20:22, editado 9 vez(es)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  Nekhrun Ter 22 maio - 0:49

Ainda não coloquei dados nenhuns, não tenho aqui nada á mão e não ando com grande tempo livre de momento, mas penso que o excel está bom para ter uma ideia geral. Acho que os valores de compra deviam ser deixados de fora, pois o que está aqui em jogo é o que se poupa a andar de mota (em particular uma 125cc) face a andar de carro. Visto que á partida qualquer carro é mais caro que qualquer 125cc, isso vai logo disparar os valores para coisas que o carro nunca pode compensar por isso acho que fizeste bem em por a possibilidade de comparar os diversos custos em separado. Pelo menos para mim, o que está em jogo é, tendo carro e mota, em qual deles me compensa andar e porquê.
Olhando para os valores padrão que colocaste, não se nota grande disparidade de valores até se chegar aos consumos. Aí uma 125cc mostra claramente a sua principal arma face ao automóvel.
Para mim, outro factor que conta, é que por exemplo, a longo prazo a mota pode perder, mostraste ali que os pneus de carro duram mais e por conseguinte a mota perde nesse parâmetro, mas á que ver que a curto prazo me é mais fácil dar 100€ por um pneu para a mota (considerando que não mudo os 2 aos mesmo tempo) do que comprar 2 pneus para o carro de uma vez que são logo 200€. Penso que são coisas que têm que ser avaliadas por cada um e decidir o que é melhor para si.
Numa nota á parte, fiquei supreendido com os consumos do 308, nunca pensei que fosse tanto para um carro relativamente moderno.
Espero não estar a dar uma grande seca, se houver incoerências é da hora Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 750583
Nekhrun
Nekhrun

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2012
Mota : Aprilia RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Ter 22 maio - 11:30

Ups, quanto ao consumo do Peugeot foi dado um valor para o ar e foi esse que me saiu, se repares também lhe falta o IUC que ainda não procurei, mas o utilizador pode colocar o valor, o excel está concebido para isso mesmo lol!

A ideia que tentei manter foi a qual o valor em equipamento, qual o valor de uma utilização dita "normal", e manti o apuramento do valor de aquisição pura e simplesmente para provar que as 125cc não passam um automóvel.
Uma 125cc mesmo com a manutenção mais curta, o que aumenta os custos com manutenção pode passar um carro, tudo bem, referis-te e bem o fator dos pneus da moto não necessitarem de ser trocados os dois de uma vez, mas lá está, acaba sempre por compensar a moto, seja pelo consumo, seja pelo que no final das contas fica mais barata e mais que isso seja pelo prazer que todos nós motociclistas sabemos que temos Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112

Espero que o excel ajude a quem se lança às 125cc a ter uma ideia, ao que vem, e a ter uma ideia dos custos que acarreta para tomarem uma decisão com mais conhecimento na matéria.

Nekhrun, obrigado pelo feedback e boas curvas Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 2060027091
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  carlos Ter 22 maio - 12:35

vinnys escreveu:Ups, quanto ao consumo do Peugeot foi dado um valor para o ar e foi esse que me saiu, se repares também lhe falta o IUC que ainda não procurei, mas o utilizador pode colocar o valor, o excel está concebido para isso mesmo lol!

A ideia que tentei manter foi a qual o valor em equipamento, qual o valor de uma utilização dita "normal", e manti o apuramento do valor de aquisição pura e simplesmente para provar que as 125cc não passam um automóvel.
Uma 125cc mesmo com a manutenção mais curta, o que aumenta os custos com manutenção pode passar um carro, tudo bem, referis-te e bem o fator dos pneus da moto não necessitarem de ser trocados os dois de uma vez, mas lá está, acaba sempre por compensar a moto, seja pelo consumo, seja pelo que no final das contas fica mais barata e mais que isso seja pelo prazer que todos nós motociclistas sabemos que temos Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112

Espero que o excel ajude a quem se lança às 125cc a ter uma ideia, ao que vem, e a ter uma ideia dos custos que acarreta para tomarem uma decisão com mais conhecimento na matéria.

Nekhrun, obrigado pelo feedback e boas curvas Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 2060027091


não estás longe da realidade do consumo da carrinha, quando mencionei 7.5 lts foi com base no consumo mais alto que fiz até agora, o selo custa 54.04 eur Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112
carlos
carlos

Masculino Mensagens : 1545
Data de inscrição : 12/09/2010
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  martindays Sáb 26 maio - 18:43

Bom comparativo.

Eu apenas acrescentaria um valor no final: O valor actual no mercado dos veículos (ter em atenção o ano) e depois subtrair ao valor final, de modo a percebermos os reais ganhos/perdas se vendesses os dois veículos neste momento.


Última edição por martindays em Sáb 26 maio - 19:50, editado 1 vez(es)

martindays

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 03/02/2012
Mota : Honda Vision 110c

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  Carlos Alexandre Sáb 26 maio - 19:40

a coisa esta a ficar afinada e o carro claro que sai mais caro mas tambem o conforto é outro eu ando com as duas coisas carro e mota
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Sáb 26 maio - 21:49

Olá, pois é tramado eu meter isso, porque fazer isso automaticamente não é impossível mas é um bico de obra vai lá vai lol!

Até porque não sei "como funciona" as desvalorizações de veículos, se é tipo X% ao ano até 4 anos do veículo, e se depois daí para a frente é Y% de desvalorização ao ano... Se souberem como isso realmente funciona tipo como nas seguradoras que nos dizem o valor actual do veículo eu posso tentar implementar um "apuramento do valor actual do veículo".

Nevertheless, se o sistema de desvalorização funcionar do mesmo modo para motos como para autos, não vai adiantar de muito este apuramento, penso eu de que, pois se os veículos desvalorizão do mesmo modo sabemos logo à partida que que gastasse menos numa 125cc nova que num carro novo, fica um ciclo vicioso penso eu...

Mas não me importo de tentar implementar!
Dêem-me feedback para tentar implementar Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112

Creio que vou adicionar também umas alíneas ao comparativo do género, troca de pneus no eixo motriz, e troca de pneus no eixo não motriz, para que as contas sejam mais ajustadas à realidade, já que sabemos que um pneu traseiro numa moto tem maior desgaste que o pneu da frente que não está exposto directamente à força do motor.

Inté, boas curvas Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  J. Nuno Sáb 26 maio - 21:54

Penso que a questão da desvalorização será sempre uma variável muito inconstante uma vez que depende muito da cotação de cada modelo... e depois existem aquelas viaturas que eu costumo dizer que o são para toda a vida: Uma vez comprada nunca mais a conseguimos vender
J. Nuno
J. Nuno

Masculino Mensagens : 455
Data de inscrição : 25/04/2011
Mota : A Juntar Aérios

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Sáb 26 maio - 22:18

Bem verdade!!! Uma verdade desse tipo era a SYM XS versão 1 se não estou em erro, aquilo para se re-vender vai lá vai lol!

O Veiga que o diga lol!
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Dom 27 maio - 23:07

Pessoal das 2T, tenho umas questões a colocar.
Quando compram o autolube, isso vem em embalagens de quanto? E quanto custa um bom óleo? Quanto consome uma moto em média por cada 100km's de autolube?

Outro assunto, quanto acham que um pneu da frente da moto dura?

E quanto dura um par de pneus de um carro do eixo não motriz?

Obrigado pelo feedback pessoal, boas curvas ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Qua 30 maio - 14:01

Notas da Versão 2.1
--------------------------
# adicionado consumo e valor de auto-lube para os motores 2T;
# separação da troca de pneus do eixo motriz e do eixo não motriz para melhor precisão dos gastos;
# actualização do print screen no ínicio do tópico.

Caso reparem em algum erro de contas, notifiquem-me para que possa corrigir.
Conto com o vosso feedback Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  carlos Qua 30 maio - 14:53

vinnys o file cada vez está melhor Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112


grande trabalheira :venia:
carlos
carlos

Masculino Mensagens : 1545
Data de inscrição : 12/09/2010
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Qua 30 maio - 15:13

Boas Carlos, a coisa vai-se compondo, não é perfeito mas pelo menos já deve ser algo bem mais transparente espero eu.
Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112

Espero é não haver nenhum problema a nível de contas, ninguém se queixou até agora nesse campo, é que se houver pode dar para partir a cabeça a "decifrar" o erro, ai upa upa lol!

Esqueci de mencionar que não inclui o venda como usado exactamente porque envolve muita coisa tal como foi mencionado, ora pode haver problemas estéticos e até se pode até ter boa cotação do valor do veículo perante as seguradoras, mas se o comprador não gostar de algo já se sabe que não vendes pelo que realmente o veículo vale... É complicado.

De resto espero que esteja a ficar bem afinadinho o comparativo ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  jjmaia Qua 6 Jun - 1:53

Mister vinnys, se precisar e ajuda com o excele é só dizer.
Em relação ao GPL já fiz as contas e em termos de combustível uma 125 a fazer menos de 2.5 continua a gastar sempre menos.

Eu neste momento estou a fazer cerca de 6€ a cada 100km no carro, isto é, cera de 8.6l aos 100 e GPL a 0.70€, uma 125 a gastar 2.5 e com a gasolina a 1.63€ são cerca de 4€.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Qui 7 Jun - 23:01

Notas da Versão 2.2
--------------------------
# adicionado campo do valor da inspecção periódica anual;
# adicionado cálculo de IUC automático através da introdução de cilindrada, data 1ª matrícula, tipo de combustível, emissões de CO2.

Notas da Versão 2.3
--------------------------
# adicionado ao comparativo a conversão de um veículo a GPL;
# bug resolvido, a inspecção periódica já é calculada tendo em conta o período de tempo;
# optimização para impressão melhorada.

Novidades no comparativo actualizadas ;)
O 1º post deste tópico foi limpo para ser mais sucinto e directo.
O vosso feedback como tem sempre sido mantém-se, é preciso, e com esta introdução do cálculo automático de IUC, gostava de vos pedir para testarem com os vossos veículos e se houver coisas que não batam certo me digam o valor de IUC que deu, e quais os valores introduzidos em cilindrada, data 1ª matrícula, tipo de combustível, emissões de CO2.

Obrigado pelo vosso feedback Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  jjonhysam Sex 8 Jun - 1:59

Companheiro, obrigado pela trabalheira que tens tido Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 952112
No entanto falta uma coisa em relação ao IUC, o valor para carros anteriores a 2007... No meu caso tenho um carro de 1986 e isso afecta as contas, e como tens a pagina protegida nao consigo alterar os dados (tenho a tabela guardada no computador)
Grande abraço
jjonhysam
jjonhysam

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/01/2011
Mota : Suzuki GS500E

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Ter 12 Jun - 13:02

Notas da Versão 2.3.1
--------------------------
# bug resolvido: adicionado a possibilidade de introdução de dados de preço dos combustíveis.
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  vinnys Seg 9 Jul - 20:22

Só uma curiosidade que me deu à pouco, desprezando o factor tempo, o valor com manutenção mais gastos diários mais gasto de aquisição cruza-se exactamente aos 424.679km's!!! Isto para uma 125cc e um carro a GPL

São mesmo muitos km's rodados!!!

E pensando que o tempo de via útil de um carro ando por entre 500.000km's com uma boa estimação não me parece muito mal.
Agora se fossem vocês, preferiam mudar de moto por um preço reduzido ou preferiam voltar a fazer uma aquisição na ordem das 2 casas de milhar para fazer novamente mais 500.000km's ?
Isto excluindo o factor prazer dado pelas motos claro está ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo moto VS carro ::  f125cc v2.3.1 Empty Re: Comparativo moto VS carro :: f125cc v2.3.1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos