F125cc.com
Lavagem da mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Lavagem da mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
120 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 120 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Lavagem da mota

+10
fantasma do lençol
José Vilela
Dias
Sérgio B
elsobrolho
Fogueiras
JoãoPaulo
TMO
Marco Machado
soaoj
14 participantes

Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Lavagem da mota

Mensagem  soaoj Qui 13 Dez - 10:49

Boas, precisava de opiniões sobre como se deve lavar uma mota... Obrigado

soaoj

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/09/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Marco Machado Qui 13 Dez - 10:52

no meu caso a minha mota é toda lavada com pronto anti-estático incluindo as jantes que são de raios vidros espelhos cromados enfim toda de uma ponta a outra, sempre com um pano macio

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Dias Qui 13 Dez - 12:06

Faz o que o Marco diz.
Lavagem da mota 449884 lol! Há alternativas... Na 5ª Feira passada em Lisboa a minha X-Max levou um banho completo: entrei com ela de punho enrolado por um lado de água, desta vez fui eu quem mandou duas ondas para cima dos enlatados, o motor fazia "onnnn" e não passava das 3.000 e entrou-me água pelo cano das botas (só 1/2 litro em cada pé... mas o suficiente para sentir aquela sensação "tão agradável" dos dedos dos pés parecerem peixinhos num aquário)!
Resultado:
- A X-Max portou-se à altura, passou e já não tem um grão do pó que acumulou durante o Verão.
- As minhas botas demoraram 4 dias a secar e, para o toque final, tive que as meter em cima do secador das toalhas de banho.

Nota para os mais distraídos:
Amanhã, 14 de Dezembro, parece que vem aí outra "carga de água".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  TMO Qui 13 Dez - 12:33

soaoj escreveu:Boas, precisava de opiniões sobre como se deve lavar uma mota... Obrigado

Se estás preocupado em estragar alguma coisa, não estejas... Da-lhe com força que eles querem é água.


De resto é os cuidados do costume como o Marco disse.

Amanhã pelas previsões, vou sair de barco...
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Fogueiras Qui 13 Dez - 15:17

o que podes fazer é tapar os escapes para não entrar muita água
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  elsobrolho Qui 13 Dez - 15:50

lavar a mota?!?

SACRILÉGIO!!!
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  JoãoPaulo Qui 13 Dez - 16:28

elsobrolho escreveu:lavar a mota?!?

SACRILÉGIO!!!

Lavagem da mota 952112 :venia:
JoãoPaulo
JoãoPaulo

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/11/2012
Mota : honda cbf 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Fogueiras Qui 13 Dez - 16:58

eh eh eh partilho a tua opinião elsobrolho!!!!

tenho de aproveitar estas chuvinhas para a lavar eh eh eh
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  elsobrolho Qui 13 Dez - 17:00

a minha só apanha água quando anda à chuva.
de resto, é manutenção ao fim de semana..
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Sérgio B Qui 13 Dez - 17:12

Eu lavei a minha assim:

Sérgio B escreveu:Hoje foi dia de limpeza/lavagem na Fly.

Com o mau tempo a chegar, é tempo de tratar dela.

Começou com a lavagem geral com o shampoo Einszett Raindance / Perls e uma luva de lã de ovelha.

Lavagem da mota 1zperlslrg
Lavagem da mota Sftywashmitt350

Depois sequei com a toalha Waffle Weave

Lavagem da mota Toallawwlrg

Depois de seco lavei os plásticos com Einszett Blitz Reiniger e com panos de microfibras Einszett

Lavagem da mota 1zblitzlitro350
Lavagem da mota 18237thickbox

De seguida apliquei o protector de plásticos Einszett Kunststoff com um pano microfibras.

Lavagem da mota 41160thickbox

Para finalizar apliquei a cera Collinite nº476S com o aplicador em poliespuma

Lavagem da mota Collinite476s
Lavagem da mota 304408large

Depois foi só retirar a cera com um pano microfibras

Lavagem da mota 1zmflrg01

Ficou a brilhar e protegida para os próximos tempos.
Sérgio B
Sérgio B

Masculino Mensagens : 258
Data de inscrição : 15/09/2012
Mota : Famel XF-17 e Piaggio Fly 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Dias Qui 13 Dez - 17:18

Continuando a falar a sério, acho que dá muito jeito ter um "paninho" de camurça sintética (~5 €; a natural é melhor mas é muiiiiiito mais cara) ou de microfibras (~1 €/pano) debaixo do assento (ou em qualquer buraco de um ferro) para limpar os espelhos, os farois, a viseira do capacete, o assento e o pára-brisas (para os que o têm) antes de iniciar viagem (especialmente de manhã, ao sair de casa, e à noite, no regresso, durante o Inverno quando a moto fica "a ver o céu" ou sempre que fica orvalhada).

Nota: No caso das scooters, em que se pode manter coisas secas debaixo do assento, um conjunto de 4 folhas de papel de cozinha fazem o mesmo efeito (eu até acho que limpam melhor, mas é preciso substituí-las todas as semanas).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  elsobrolho Qui 13 Dez - 17:21

...4 folhas de papel de cozinha fazem o mesmo efeito (eu até acho que limpam melhor, mas é preciso substituí-las todas as semanas).

e as florestas? e a natureza? espero bem que seja papel reciclável!!
de resto concordo contigo, um pano para o capacete (o icon até traz um bem porreiro) e no meu caso um pano - daqueles que a malta usava para se assoar - para tirar a orvalhada do assento.
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Dias Qui 13 Dez - 17:47

elsobrolho escreveu:... espero bem que seja papel reciclável!! ...
O Aldi tem papel reciclado que não só é mais barato como é mais "fofinho" e mais absorvente (para "certas aplicações" é uma maravilha, isto é, não tem nada a ver com papel higiénico feito a partir de espinhos de silvas).

Nota: Já sei que o Aldi pertence a uma multinacional, senão a maior no ramo. Contudo, ao contrário do Pingo Doce que "emigrou" para o raio-que-o-parta para que aquele senhor que tem cara de "saco de batatas" possa continuar a encher o bandulho, o Aldi continua a aceitar multibanco em compras de qualquer valor e as funcionárias têm um ar muito mais faliz do que as desgraçadas das caixeiras do Pingo Doce.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  elsobrolho Qui 13 Dez - 17:51

isso é
*óculos de sol*
aldimente!!

sorry, offtopic
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  soaoj Sex 14 Dez - 13:23

Obrigado a todos pelos conselhos... de facto hoje esta um belo dia para lhe dar banho xd mas como estou a ter alguns problemas nos materiais da mota (ferrugem), e ela so tem 2 meses, achei que podia ter a ver com a forma como a lavo. de qualquer maneira ja falei com o vendedor e a Honda vai substituir as peças afetadas.

soaoj

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/09/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  José Vilela Sex 14 Dez - 15:15

Boas!

Tchiiiii,uma Honda com ferrugem???Pensava que isso estava reservado ás chinocas... lol!

Estou a brincar... Lavagem da mota 546902 Lavagem da mota 668205

Vou dar a minha receita,no que diz respeito à lavagem da moto:

Uso um balde com água e umas gotas de detergente da loiça,uma esponja macia e muito carinho.
Lavas bem toda a moto ( na minha tiro o banco ) ,deixando as jantes para o fim pois largam muita porcaria gordurosa.
Depois mudas a água e passas a moto por água limpa ( à mesma com a esponja,depois de devidamente limpa);deixas escorrer e em seguida limpas com um pano absorvente e macio.
Depois de bem seca,em tudo que seja metal cromado e mesmo do pintado,aplicas uma camadinha de WD40 para proteger da humidade,e eventuais pontos de ferrugem.

Nos plásticos não uso o pronto ( é bom sim senhor Lavagem da mota 952112 ) mas uma cera da redex especial para...enlatados! Lavagem da mota 70049

Se fores como eu...que ando à chuva ( @Dias-sei bem pelo que passou na 5ª passada,pois levei com dose igual ),há tendência a acumular-se na corrente e mesmo no motor,areias e detritos...aquela porcaria beije/acastanhada que fica agarrada à lateral dos enlatados quando andam à chuva;limpas muito bem a corrente com um pincel velho e petróleo que tira tudo o que esteja agarrado nela,dás mais uma passagem com um trapo velho (seco) antes de a lubrificar...e está pronta para outra!
O único produto que comprei de propósito para a limpeza da moto,foi o de limpeza do motor...que aplico antes de começar a lavagem,para poder actuar bem.Atenção na lavagem...com a vela,evita molhá-la. Lavagem da mota 952112

Também costumo aplicar lustrante nos pneus,mas se calhar já são p#n#leirices a mais. Lavagem da mota 546902

E acho que é tudo...

Um abraço
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  fantasma do lençol Sex 14 Dez - 20:53

soaoj escreveu:Obrigado a todos pelos conselhos... de facto hoje esta um belo dia para lhe dar banho xd mas como estou a ter alguns problemas nos materiais da mota (ferrugem), e ela so tem 2 meses, achei que podia ter a ver com a forma como a lavo. de qualquer maneira ja falei com o vendedor e a Honda vai substituir as peças afetadas.

mas onde é que está a ferrugem?
fantasma do lençol
fantasma do lençol

Masculino Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/10/2012
Mota : Honda PCX e NC700XA

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Vemallon Sex 14 Dez - 21:25

Se a mota for lavada com Productos abrasivos de certeza que aparece ferrugem. Em qualquer marca e modelo isso acontece. As motas não se devem lavar com Productos para automóveis, ou outros que sejam agressivos para os materiais. Quando lavamos o carro lavamos a carroçaria, as rodas etc. As peças metálicas do motor, por exemplo, não são lavadas com o mesmo detergente. Numa mota se lavarmos com detergente de carro estamos a lavar tudo. Motor, pedais de travão e selector de mudanças, depósito, parafusos, tudo isso pode ser afectado.....nas motas temos que usar detergentes biodegradáveis, e não abrasivos, caso contrário a ferrugem vai aparecer de certeza....

Exemplos:

http://www.motorxpro.com/pt/produtos/motul/cuidados_e_manutencao/manutencao_moto/e2_moto_wash.html

http://www.motorxpro.com/pt/produtos/motorex/limpeza/moto_clean_900.html
Vemallon
Vemallon

Masculino Mensagens : 193
Data de inscrição : 09/08/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  vinnys Sex 14 Dez - 22:20

JMRVilela escreveu:O único produto que comprei de propósito para a limpeza da moto,foi o de limpeza do motor...que aplico antes de começar a lavagem,para poder actuar bem.Atenção na lavagem...com a vela,evita molhá-la.

Olá JMRV só uma coisa qual o produto que compras-te em concreto para o motor? Aonde? E já agora a que preço?

Desde já obrigado pela dica Lavagem da mota 952112
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  soaoj Sex 14 Dez - 23:06

Eu lavei a mota naquelas estaçoes proprias onde se lavam os carros... sera que os produtos que se utilizam ai são muito abrazivos?

soaoj

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/09/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  veiga Sex 14 Dez - 23:20

Cum caraças... ia dizendo uma asneirola!



Lavar a moto?


Fácil! Elefante Azul. ou algo parecido.


Molhar a moto, rodar botão, para a espumas, dar espuma na moto toda e depois rodar botão para tirar a espuma, depois para cera, e depois para a última água que segundo os gajos do elefante Azul é desmineralizada e por isso não deixa marca após secar.


Cuidados a ter?

Evitar água com muita presão nos cubos das rodas, por causa dos rolamentos, entrada do escape e tudo o que seja local onde possam estar componentes elétricos.

Evitar tb água com muita pressão nos manómetros, pois nem todos são devidamente estanques.

Depois de lavar, deixar escorrer durante uns minutos e depois passar um pano. Costumo usar t-shirts, velha, que normalmente são de algodão, por isso bastante macias.

Depois de bem seca e naqueles dias que me apetece pôr a Valentina a brilhar, outro pedaço de t-shirt seco, o equivalente ao Pronto, mas da marca do Dia (minipreço), que além de ser bastante mais barato não é gorduroso e... toca a puxar lustro.

De vez em quando, WD 40, em tudo o que é dobradiças, fechaduras e afins.

No caso de motos com corrente, convém lubrificar a corrente. para evitar que o lubrificante suje logo a roda de trás, o melhor é lubrificar quando se arruma a moto ao fim do dia, pois assim, no dia seguinte, já não sujará (tanto) a roda.


Simples...
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  José Vilela Sáb 15 Dez - 21:56

vinnys escreveu:
JMRVilela escreveu:O único produto que comprei de propósito para a limpeza da moto,foi o de limpeza do motor...que aplico antes de começar a lavagem,para poder actuar bem.Atenção na lavagem...com a vela,evita molhá-la.

Olá JMRV só uma coisa qual o produto que compras-te em concreto para o motor? Aonde? E já agora a que preço?

Desde já obrigado pela dica Lavagem da mota 952112

Boas!

Uso um produto comercializado no Lidl : W5 Engine cleaner ( uma lata de spray ); por acaso até é muito eficaz,desengordura tudinho.Quanto ao preço...já não me recordo,mas não é muito caro.

Também costuma haver lá:
óleo de silicone
Produto para limpeza de correntes

Há que andar atento a estas cenas. Lavagem da mota 952112

@Veiga : também uso as t-shirts velhas para limpeza da moto e do enlatado,há que reaproveitar! Lavagem da mota 952112

Um abraço
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  soaoj Sáb 22 Dez - 12:03

Obrigado pelos conselhos, é que eu como sou um pouco ignorante nesta matéria tava com receio em estragar xd

soaoj

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/09/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Jose Sáb 22 Dez - 15:54

Agua com sonazol e um bocado de petroleo nas zonas com oleo aplicados com esponja macia. Depois um pano ou camurça e já está
Jose
Jose

Masculino Mensagens : 655
Data de inscrição : 25/05/2010
Mota : ex Honda CB500 ex Daelin Daystar Classic,ex Suzuki VStorm, Triumph Tiger 800 XRX

Ir para o topo Ir para baixo

Lavagem da mota Empty Re: Lavagem da mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos