Quem está conectado?
Há 103 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 102 visitantes :: 3 motores de buscaMacgyverPT
O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02
Alterações de espírito e dúvidas
4 participantes
Página 1 de 1
Alterações de espírito e dúvidas
Estive hoje a ver se era possível alterar o escape da minha mota, a questão é que este apenas melhora o ronco da mota por 80euros+mão de obra será que vale a pena?
Estou a pensar em tratar logo disto na 2ªrevisão, sabem dizer-me também de quantos em quantos km e que se muda a vela, mudar a cremalheira irá melhorar o desempenho em alguma coisa?
Acho que a minha mota anda com alguma ferrugem, tem algumas manchas laranjas que saem bem, mas perto do motor e a corrente está avermelhada...andou algum tempo mal lubrificada e agora ouve-se, já lubrifiquei mas gostava de limpar a corrente para ver se fica a 100%
Sabem dizer-me de quantos em quantos km e que se custuma mudar o pneu? é que estes não gostam muito da chuva...
Que sites aconselham para a compra de espelhos, capas protectoras, lubrificante para a corrente, velas, cremalheira...
Estou a pensar em tratar logo disto na 2ªrevisão, sabem dizer-me também de quantos em quantos km e que se muda a vela, mudar a cremalheira irá melhorar o desempenho em alguma coisa?
Acho que a minha mota anda com alguma ferrugem, tem algumas manchas laranjas que saem bem, mas perto do motor e a corrente está avermelhada...andou algum tempo mal lubrificada e agora ouve-se, já lubrifiquei mas gostava de limpar a corrente para ver se fica a 100%
Sabem dizer-me de quantos em quantos km e que se custuma mudar o pneu? é que estes não gostam muito da chuva...
Que sites aconselham para a compra de espelhos, capas protectoras, lubrificante para a corrente, velas, cremalheira...
Legendary-
Mota : Keeway TXM 125
Re: Alterações de espírito e dúvidas
a menos que queiras a mota com outro som não vale a pena. os pneus duram conforme o uzo e a qualidade dos mesmos quanto melhores e mais macios mais depressa se gastam, lava bem a mota e depois de seca passa w40 nela toda, mantem sempre a corrente lubrificada na corrente mais vale oleo a mais que a menos
Marco Machado- Adm
-
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Marco Machado escreveu:a menos que queiras a mota com outro som não vale a pena. os pneus duram conforme o uzo e a qualidade dos mesmos quanto melhores e mais macios mais depressa se gastam, lava bem a mota e depois de seca passa w40 nela toda, mantem sempre a corrente lubrificada na corrente mais vale oleo a mais que a menos
Quero também dar-lhe outro animo, aceito sugestões, a mota não têm corte, não procuro melhorar a velocidade de ponta, apenas o desempenho, já estive a pensar em ajustar o carburador ou trocar, mudar a vela, mudar a cremalheira.
O escape sempre melhora o som também visto que muda completamente, com um ajuste no relentim e fica 5 estrelas.
O problema é os pneus desta mota não são assim tão bons, já derrapei algumas vezes, e bem não gosto muito da sensação nem de futuras quedas, e queria trocar o lado negativo é que estes estão novos, só que não sei o que fabricante anuncia...
A lubrificação da corrente e ter em atenção, especialmente depois das lavanges, que óleos aconselham?
Gostava de limpar a corrente totalmente, retirar óleos antigos, limpar os excessos, secar e lubrificar novamente, há algum guia?
Ou seja na lavagem a mão, lavar a mão com água, passar com água, amaciador e óleo w40, água de novo e secar? qual é o procedimento a mota tem uma mancha no parafuso, perto do guiador.

Legendary-
a mina é toda lavada a seco com pronto anti-estatico, e quando digo toda é toda mesmo, quer dizer menos a corrente.
a lubrificação da corrente muitos aconcelham sempre que se atesta o deposito, podes subir a agulha do carburador e afinar o mesmo depois de fazeres isso e colocar um filtro com mais débito de ar, podes tambem ver se encontras um cdi deslimitado
a lubrificação da corrente muitos aconcelham sempre que se atesta o deposito, podes subir a agulha do carburador e afinar o mesmo depois de fazeres isso e colocar um filtro com mais débito de ar, podes tambem ver se encontras um cdi deslimitado
Marco Machado- Adm
-
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Marco Machado escreveu:a mina é toda lavada a seco com pronto anti-estatico, e quando digo toda é toda mesmo, quer dizer menos a corrente.
Anti-estático?
Sim a corrente o que me disseram da última vez foi isso, foi mesmo falha milha, agora só queria limpar completamente a mota, a corrente, secar e lubrificar.
Como é que eu subo a agulha do carburador, consigo fazer isso fácilmente? quais são os contras? o filtro quanto me custará, ci deslimitado?
Vou pesquisar um pouco também :D
Quanto a vela, mais vale esperar que a troquem na próxima revisão certo? o que é que eu consigo melhorar e quais são os contras de mexer/trocar o carburador?
E quanto a cremalheira, dá-me mais desempenho certo? como é que isto funciona?
Legendary-
para subir a agulha do carburador tens de tirar, abrir o carburador e lá dentro tem um pistom onde engata a espia do acelarador, mas se não sabes e não te sentes a vontade fala com o mecanico pois depois de subires a agulha terás de afinar o carburador e mais uma vez é coisa facil quando se sabe. as motas tem CDI que por norma tem limitador quando a mota chega a rotação X ela faz um corte, ha CDI deslimitados só tens de encontrar o indicado para a tua mota, penso que o importador dá essa informação, quanto a cremalheira e pinhão de ataque tens de dizer queres mais força ou mais velocidade?
podes ainda desviar o tubo de respiro do motor que estará ligado a caixa de filtro de ar ou ao carburador, isto não altera as prestações da mota mas em termos de limpeza da parte da queima de combustivel é melhor.
podes ainda desviar o tubo de respiro do motor que estará ligado a caixa de filtro de ar ou ao carburador, isto não altera as prestações da mota mas em termos de limpeza da parte da queima de combustivel é melhor.
Marco Machado- Adm
-
Marco Machado escreveu:para subir a agulha do carburador tens de tirar, abrir o carburador e lá dentro tem um pistom onde engata a espia do acelarador, mas se não sabes e não te sentes a vontade fala com o mecanico pois depois de subires a agulha terás de afinar o carburador e mais uma vez é coisa facil quando se sabe. as motas tem CDI que por norma tem limitador quando a mota chega a rotação X ela faz um corte, ha CDI deslimitados só tens de encontrar o indicado para a tua mota, penso que o importador dá essa informação, quanto a cremalheira e pinhão de ataque tens de dizer queres mais força ou mais velocidade?
Quanto ao carburador o que é que altera? o cdi deslemitado quanto me vai custar, prejudica o motor de alguma maneira ou fica a gastar muito mais?
A cremalheira depende que tipo de velocidade e que estamos a falar, exemplo, força como? sabemos preços mais ou menos?
O tubo de respiro do motor é rápido de fazer? ou mandar fazer?
Alguma destas coisas tem algum contra, sem ser aumentar a média ( fica em quanto mais ou menos de 3.4min/3.8max actual, que tipo de valores vou ter?
Legendary-
Bom dia,
Já tenho notado que as Keeway mais recentes andam a falhar na qualidade dos materiais,vou dar o exemplo da Superlight:a minha já tem mais de 2 anos,anda à chuva e desde Outubro que não era limpa nem levava a dose de WD40,limpei-a há 15 dias e nem ponta de ferrugem;tenho conhecimento e já vi Superlights mais recentes em que os proprietários têm todos os cuidados com elas,e mesmo assim aparecem pontos de ferrugem em sítios que nunca imaginei...
Os chinocas andam a desleixar-se ou então é a pressa de colocar motos no mercado e satisfazer as encomendas dos clientes.
Em relação à tua:
Para limpar a corrente,usa um recipiente com petróleo e um pincel,sai tudo sem problema.Depois de limpa...seca-a bem para retirar o petróleo e aplica-lhe óleo para correntes,eu uso o spray para correntes do Continente,mas tens muito por onde escolher.
Na pintura e pontos de ferrugem,DEPOIS de lavada e seca aplicas o WD40 ou óleo de silicone.Onde houver ferrugem esfregas com um pano que em princípio deve sair.
Afinar o carburador...se não sabes como o fazer,pede para fazer na oficina onde costumas ir,além da afinação da agulha o AFR ( Air/Fuel Ratio ) tem de ser verificado,na inexistência da máquina que verifica esse parâmetro,sempre se pode verificar a cor da vela...mas isso já é muito "artesanal",LOL.Se tens o azar da mistura ficar pobre...bye bye motor,ok!?
Os pneus sim...muda logo que possas,os de origem são perigosos com chuva ou estrada molhada.
Um abraço
Já tenho notado que as Keeway mais recentes andam a falhar na qualidade dos materiais,vou dar o exemplo da Superlight:a minha já tem mais de 2 anos,anda à chuva e desde Outubro que não era limpa nem levava a dose de WD40,limpei-a há 15 dias e nem ponta de ferrugem;tenho conhecimento e já vi Superlights mais recentes em que os proprietários têm todos os cuidados com elas,e mesmo assim aparecem pontos de ferrugem em sítios que nunca imaginei...

Os chinocas andam a desleixar-se ou então é a pressa de colocar motos no mercado e satisfazer as encomendas dos clientes.
Em relação à tua:
Para limpar a corrente,usa um recipiente com petróleo e um pincel,sai tudo sem problema.Depois de limpa...seca-a bem para retirar o petróleo e aplica-lhe óleo para correntes,eu uso o spray para correntes do Continente,mas tens muito por onde escolher.

Na pintura e pontos de ferrugem,DEPOIS de lavada e seca aplicas o WD40 ou óleo de silicone.Onde houver ferrugem esfregas com um pano que em princípio deve sair.
Afinar o carburador...se não sabes como o fazer,pede para fazer na oficina onde costumas ir,além da afinação da agulha o AFR ( Air/Fuel Ratio ) tem de ser verificado,na inexistência da máquina que verifica esse parâmetro,sempre se pode verificar a cor da vela...mas isso já é muito "artesanal",LOL.Se tens o azar da mistura ficar pobre...bye bye motor,ok!?

Os pneus sim...muda logo que possas,os de origem são perigosos com chuva ou estrada molhada.

Um abraço
José Vilela-
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )
Boas,
Os pontos de ferrugem que vi pareceu-me de parafusos ou melhor anilhas, fácil trocar por anilhas de inox, quanto á corrente na decatlon comprei para a minha bicicleta um produto para limpar e óleo para lubrificar depois
Os pontos de ferrugem que vi pareceu-me de parafusos ou melhor anilhas, fácil trocar por anilhas de inox, quanto á corrente na decatlon comprei para a minha bicicleta um produto para limpar e óleo para lubrificar depois
Vitor Ramos-
Mota : Kinroad XT125T-17
Noto que não é ferrugem, são manchas laranjas que saem com água, apenas a parte do parafuso é que está assim, bem tenho que comprar w40.JMRVilela escreveu:Bom dia,
Já tenho notado que as Keeway mais recentes andam a falhar na qualidade dos materiais,vou dar o exemplo da Superlight:a minha já tem mais de 2 anos,anda à chuva e desde Outubro que não era limpa nem levava a dose de WD40,limpei-a há 15 dias e nem ponta de ferrugem;tenho conhecimento e já vi Superlights mais recentes em que os proprietários têm todos os cuidados com elas,e mesmo assim aparecem pontos de ferrugem em sítios que nunca imaginei...![]()
Em relação à tua:
Para limpar a corrente,usa um recipiente com petróleo e um pincel,sai tudo sem problema.Depois de limpa...seca-a bem para retirar o petróleo e aplica-lhe óleo para correntes,eu uso o spray para correntes do Continente,mas tens muito por onde escolher.![]()
Afinar o carburador...se não sabes como o fazer,pede para fazer na oficina onde costumas ir,além da afinação da agulha o AFR ( Air/Fuel Ratio ) tem de ser verificado,na inexistência da máquina que verifica esse parâmetro,sempre se pode verificar a cor da vela...mas isso já é muito "artesanal",LOL.Se tens o azar da mistura ficar pobre...bye bye motor,ok!?![]()
Os pneus sim...muda logo que possas,os de origem são perigosos com chuva ou estrada molhada.![]()
Um abraço
Na limpeza da corrente, dos excessos, não consigo fazer de outra maneira? com produtos caseiros? é so mesmo limpar, retirar os excessos, e lubrificar de novo.
Aproveito dou uma limpeza a mota, mangueira amaciador, e depois para os metais utilizo o quê? plásticos? o banco?
Visto que a mota não têm corte, quanto ao carburador? mistura? gasolina 95 da galp ou bp onde costumo meter, irá dar-me problemas do motor? se der acho que não vale a pena :/ é rápido de fazer na oficina? e quanto ao tubo de respiração, filtro preços/efeitos negativos há algo a apontar?
Vou enviar um e-mail ao representante a perguntar pelo CDI deslimitado, mas vale mesmo a pena, preços? aspectos negativos? aproveito e vejo os preços da cremalheira...ando a pensar em mudar também o suporte da matricula, mas tenho tempo, umas wheelstripes também ficam bem, dá para motar em casa facilmente? alguém aconselha uns espelhos para esta mota?
Só mais uma pergunta, quanto a cremalheira o que ganho/ perco se escolher a força ou velocidade? e preços se possível :
Obrigado desde já pela ajuda, esclareci muitas dúvidas
Legendary-
Bom dia,
Para lavares a moto,aconselho uns pingos de detergente da loiça na água,podes crer que não há melhor;vai-te aparecer pessoal a dizer que isso é perda de tempo,que é melhor ires ao elefante azul,fica ao teu critério.Eu se tivesse uma scooter ia ao elefante azul,mas como é um ferro...prefiro perder tempo e fazer as coisas como deve ser,não correndo o risco de estragar.Depois de lavada e seca,nos plásticos aplico cera de abelha da marca Redex,nos metais aplico sempre WD40.
Para limpeza da corrente,o método que te indiquei parece-me ser o mais fácil,mas espera por mais sugestões.
Quanto a CDI...não te metas nisso,as 125cc não foram feitas para andar muito.Elas já vêm com a afinação óptima de fábrica,se começas a alterar parâmetros que te permitem esganar mais o motor...rebentas com ele num instante.Podes sim afinar o carburador para te dar mais um pouco de binário e assim,com as mesmas prestações não esforças tanto o motor.Isso só se consegue afinando a agulha do carburador para permitir mais entrada de ar e depois afinar os gigleurs para entrar mais um pouco de gasolina na mistura,senão fica a mistura pobre.Isso tem de ser feito na oficina,por quem percebe da arte...
Cremalheira ou pinhão,não podes mudar quando te apetece,especialmente se já tens alguma quilometragem na moto,se mudas só um desses componentes...implica um desgaste mais rápido de todo o conjunto( corrente/pinhão/cremalheira).
A mudar vai acontecer uma coisa:ou ficas com mais força mas menos velocidade de ponta;ou então o contrário:mais velocidade de ponta mas depois à mínima subida a moto começa logo a "morrer".
As restantes questões...depende do teu gosto,não vou alvitrar.
Um abraço
Para lavares a moto,aconselho uns pingos de detergente da loiça na água,podes crer que não há melhor;vai-te aparecer pessoal a dizer que isso é perda de tempo,que é melhor ires ao elefante azul,fica ao teu critério.Eu se tivesse uma scooter ia ao elefante azul,mas como é um ferro...prefiro perder tempo e fazer as coisas como deve ser,não correndo o risco de estragar.Depois de lavada e seca,nos plásticos aplico cera de abelha da marca Redex,nos metais aplico sempre WD40.
Para limpeza da corrente,o método que te indiquei parece-me ser o mais fácil,mas espera por mais sugestões.

Quanto a CDI...não te metas nisso,as 125cc não foram feitas para andar muito.Elas já vêm com a afinação óptima de fábrica,se começas a alterar parâmetros que te permitem esganar mais o motor...rebentas com ele num instante.Podes sim afinar o carburador para te dar mais um pouco de binário e assim,com as mesmas prestações não esforças tanto o motor.Isso só se consegue afinando a agulha do carburador para permitir mais entrada de ar e depois afinar os gigleurs para entrar mais um pouco de gasolina na mistura,senão fica a mistura pobre.Isso tem de ser feito na oficina,por quem percebe da arte...

Cremalheira ou pinhão,não podes mudar quando te apetece,especialmente se já tens alguma quilometragem na moto,se mudas só um desses componentes...implica um desgaste mais rápido de todo o conjunto( corrente/pinhão/cremalheira).
A mudar vai acontecer uma coisa:ou ficas com mais força mas menos velocidade de ponta;ou então o contrário:mais velocidade de ponta mas depois à mínima subida a moto começa logo a "morrer".
As restantes questões...depende do teu gosto,não vou alvitrar.

Um abraço
José Vilela-
Ou seja a melhor opção para melhorar o desempenho é afinar o carburador de preferência por quem sabe mexer, que mudanças é que vou notar?JMRVilela escreveu:Bom dia,
Para limpeza da corrente,o método que te indiquei parece-me ser o mais fácil,mas espera por mais sugestões.![]()
Quanto a CDI...não te metas nisso,as 125cc não foram feitas para andar muito.Elas já vêm com a afinação óptima de fábrica,se começas a alterar parâmetros que te permitem esganar mais o motor...rebentas com ele num instante.Podes sim afinar o carburador para te dar mais um pouco de binário e assim,com as mesmas prestações não esforças tanto o motor.Isso só se consegue afinando a agulha do carburador para permitir mais entrada de ar e depois afinar os gigleurs para entrar mais um pouco de gasolina na mistura,senão fica a mistura pobre.Isso tem de ser feito na oficina,por quem percebe da arte...![]()
As restantes questões...depende do teu gosto,não vou alvitrar.![]()
Um abraço
Eu queria apenas dar-lhe um pouco de animo, e alimentar o bicho no interior mas se não vale a pena apostar do delimitador nem na cremalheira^^ tenho 4.530km, não vale mesmo a pena mudar a cremalheira para ganhar um pouco de força, pois não? quanto ao delimitador era só mesmo para ela não ir a cortar ou seja a partir dos 115 não acontece + nada, contentava-me com os 120 desde que não seja para estragar a mota :/
Ou seja o que é que eu consigo fazer nesta mota, sem estragar os seus componentes no geral, dando-lhe outro roncar, e +força?
Legendary-
se ela dá 115kh a direito está é muito boa não mexas nela, se mexeres na cremalheira para dar mais força (cremalheira maior) perdes velocidade.
Marco Machado- Adm
-
Dá os 115, numa descida grande a cortar, por isso e que queria ver se podia mudar alguma coisa, em reta já me contentava é claro, mas se escolher a velocidade nas subidas não vou ter problemas? o que me interessava mais era força, o quê é que ira perder a níveis de velocidade?Marco Machado escreveu:se ela dá 115kh a direito está é muito boa não mexas nela, se mexeres na cremalheira para dar mais força (cremalheira maior) perdes velocidade.
Mas se for para estragar o motor, ou para estar a estragar peças acho que não vale a pena, só posso mesmo mudar o escape, afinar o carburador e mudar os filtros certo? sem dar problemas? visto que vou pedir na oficina :)
Legendary-
Mais uma duvida sobre a limpeza da corrente estive a ler que w40 pode ser prejudicial, há alguma coisa que possa utilizar caseira ou assim, é só mesmo para lhe retirar o pó e a secura, e voltar a lubrificar.
Quanto a depois da limpeza aplico w40 nos metais para evitar a ferrugem tipo, parte do guiador que mostrei, partes do motor, apenas? ou nos metais mesmo todos? há alguma excepção? sou novato nestes assuntos.
Quanto a depois da limpeza aplico w40 nos metais para evitar a ferrugem tipo, parte do guiador que mostrei, partes do motor, apenas? ou nos metais mesmo todos? há alguma excepção? sou novato nestes assuntos.
Legendary-
quanto maior for a cremalheira mais força ganha mas perde em velocidade, tendo ainda o contra de a mota passar a andar em rotações mais altas o que desgasta mais o motor, se colocares uma cremalheira mais pequena ou um pinhom maior ela ganha mais velocidade mas perde força. por norma as equivalencias entre pinhão e cremalheira vem estudadas de fabrica para se ter o balanço entre velocidade força sem comprometer o motor.
é uma 125cc a 4t com 11cv já dá uma boa velocidade para a mota que é.
concelho meu, abre o escape ou põe um escape mais aberto dá-lhe mais ar e gasolina, desvia os vapores do motor que vão para o carburador, mas não queiras mais que o que ela pode dar.
concelho meu, abre o escape ou põe um escape mais aberto dá-lhe mais ar e gasolina, desvia os vapores do motor que vão para o carburador, mas não queiras mais que o que ela pode dar.
Marco Machado- Adm
-
ha liquidos proprios para limpar as correntes, até no continente vendem, não uzes wd40 na corrente, podes uzar para limpar o resto da mota, eu uzo pronto anti estatico para limpar ou melhor lavar a mota desde plasticos metais cromados menos no banco porque fica escorregadio e não convem andar a escorregar da mota lol
Marco Machado- Adm
-
Marco Machado escreveu:quanto maior for a cremalheira mais força ganha mas perde em velocidade, tendo ainda o contra de a mota passar a andar em rotações mais altas o que desgasta mais o motor, se colocares uma cremalheira mais pequena ou um pinhom maior ela ganha mais velocidade mas perde força. por norma as equivalencias entre pinhão e cremalheira vem estudadas de fabrica para se ter o balanço entre velocidade força sem comprometer o motor.
Estou a ver que então será complicado, o escape vou trocar na revisão apesar deste só melhorar o som :), depois vou ver com eles o que dá para fazer com o carburador sem estragar. Sim não tenho queixas da mota, afinal é uma 125, só me queixo do corte e de nas subidas não dar +80 ...
Quanto a corrente estou a ver o mais fácil é ir ao continente, comprar um líquido próprio de limpeza, w40 para os metais, e compra óleo para a corrente, espero que seja 3 em 1. O banco já estive a ler sobre, água e nívea fica que nem um brinco, quanto ao w40 no fim da lavagem onde é que não o posso aplicar? jantes, discos, banco, plásticos? ou é sem problema?
Limpo a corrente com o produto, escova de dentes, limpo a mota com água, seco tudo, aplico a nivea no banco, w40 nos metais, lubrifico a corrente, e deixo repousar, ou posso dar umas voltas com ela tranquila?
Quanto a limpeza da corrente, produto, escova de dentes, secar com um pano, e posso lubrificar?
Legendary-
o liquido de lavar a corrente em principio traz as instruções eu não as sei porque nunca uzei. wd40 nunca metas nos discos, e como nunca uzei o wd40 não sei o resultado
Marco Machado- Adm
-
Legendary escreveu:Mais uma duvida sobre a limpeza da corrente estive a ler que w40 pode ser prejudicial, há alguma coisa que possa utilizar caseira ou assim, é só mesmo para lhe retirar o pó e a secura, e voltar a lubrificar.
Companheiro,melhor que o petróleo para limpeza da corrente,não conheço...nem mesmo os produtos XPTO.

O WD40 podes e deves aplicar em tudo o que é metal.Dás uma borrifadela e depois passas com um pano para espalhar.
Um abraço
José Vilela-

» Dúvidas, muitas dúvidas.. Em quanto gastar..
» Duvidas muitas duvidas!!!
» Possiveis alteraçoes
» Alterações recomendadas na KSL
» Sym wolf 125 - alterações vs garantia
» Duvidas muitas duvidas!!!
» Possiveis alteraçoes
» Alterações recomendadas na KSL
» Sym wolf 125 - alterações vs garantia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Preciso de ajuda com um negócio
» [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
» Motor sym fidlle 125 vs kymco like 125 .. compatìveis??
» Manual AJS Regal Raptor DD 125 E
» cilindro da suspensao DIANTEIRA da fosty 125
» Embraiagem fosti 125CC
» Mudar óleo RKS
» Ajuda na escolha da primeira mota