F125cc.com
AVERBAMENTO NA CARTA B F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
AVERBAMENTO NA CARTA B F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

AVERBAMENTO NA CARTA B

+10
carlos812
Almeida
Cueball
Bastet
faraujo
nock13
nfpconceicao
Dias
Marco Machado
jordax
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  jordax Ter 14 Set - 0:32

Aviso para todos os possuidores de carta B e apenas carta B, que conduzem motociclos até 125cc e até 11,7 kw. Estas cartas de condução neste momento já saem com o averbamento que diz que a pessoa está apta para conduzir o dito motociclo, mas as cartas de condução antigas, como é obvio não o têm, como tal para quem é possuidor das cartas de condução emitidas antes de 08/2009 terá de alterar a mesma para que não seja surpreendido com multas que podem chegar aos 500 Euros!!!!!!!!!! Isto é ridículo, mas antes isso do que a lei não ter sido aprovada. penso que as escolas de condução podem fazer essa alteração, quanto a custos não faço a mais pequena ideia.

jordax
jordax

Masculino Mensagens : 75
Data de inscrição : 04/02/2010
Mota : Kymco Downtown 125i,Suzuki Wolf 50,Honda CB 125,Yamaha RZ 350,Honda CBR 600F,Suzuki Gladius 650

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 0:34

É este belo país que temos...

Aprova-se a lei, mas afinal a carta não serve... AVERBAMENTO NA CARTA B 750583 AVERBAMENTO NA CARTA B 750583

Lá vai muita gente contribuir para o PIB.

Obrigado pela informação!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  jordax Ter 14 Set - 0:42

Descobri isto quando estava de férias em Góis e um senhor viu-me com a Downtown e perguntou-me se a minha carta tinha averbamento, mas como tenho carta A não o podia ajudar, logo de seguida confessou-me ter pago no dia anterior 500 euros numa operação stop perto de Vila Nova de Poiares realizada pela GNR, fiquei parvo e disse-lhe para reclamar a multa, mais tarde falei no stand onde comprei a minha, e o vendedor confirmou-me que já não era o primeiro que pagava a multa. Isto está lindo , está!!!!!
jordax
jordax

Masculino Mensagens : 75
Data de inscrição : 04/02/2010
Mota : Kymco Downtown 125i,Suzuki Wolf 50,Honda CB 125,Yamaha RZ 350,Honda CBR 600F,Suzuki Gladius 650

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 9:06

Inacreditável...
Nem sei até que ponto será legal.
Se a lei está aprovada, tem de estar automáticamente habilitado.
Imaginem o que era toda a gente mudar a carta só por causa disso.
Milhões de cartas de condução!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 9:18

Tenho de ir ler a lei novamente mas tenho quaze a certeza que pelo menos aquando da saida da lei vi em algum lado que o averbamento não era necessário.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 10:10

Viste aqui mesmo Marco:

Mtiago escreveu:o que conta é o texto da lei e não o título. se reparares, o averbamento é considerado automático para quem tem mais de 25 anos ou licença de ciclomotor. para os restantes é que é necessário pedir o averbamento.

abraço e boas curvas!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 10:14

eu bem tinha a ideia que não era preciso averbar AVERBAMENTO NA CARTA B 697124

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 10:31

Parece que vamos ter que andar novamente com a lei junto aos documentos. Ainda à pouco tempo rasguei o papel...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 10:40

eu nunca trouxe a lei comigo e conto que a policia saiba o que faz mas se por acaso algum policia for mais teimoso é uma questão de não pagar a multa e fazer o devido requerimento que ela é anulada dá é trabalho e perca de tempo mas emfim

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 10:58

companheiros, fui "olhar" mais uma vez para a Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto, que diz:

"Procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da categoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B.

Ou seja, estamos automaticamente habilitados, isso é um facto. Mas será que dispensa o averbamento? A Lei diz: PERMITINDO O AVERBAMENTO...
Não sei se vou correr o risco...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 11:01

se permite o averbamento não obriga ao mesmo assim leio eu mas como sabemos as leis tem sempre varias maneiras de serem didas e todas válidas lol

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:13

exacto! a interpretação da Lei, é uma grande ciência! ou não...

agora permitir que se faça, ou haver permissão para se fazer, não é a mesma coisa que estar feito. Posso estar errada, mas só o trabalho que daria ter que andar com multas para trás e para a frente.... na...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:16

Mas é muito fácil tratar do averbamento.
Fazem tudo pena internet e depois é só levantarem a carta nova.
Nem têm de ir para a fila.

https://servicos.imtt.pt/condutores/Home/Personal/Login/tabid/57/Default.aspx

NunoC

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:36

Nuno,

online só consegues revalidar, pedir 2ª via ou alterar morada. Não se fazem averbamentos, não sei é se ao pedir a 2ª via já vem averbado. Supostamente deveria vir.

Alguém já o fez? Tinha ideia de alguém aqui do fórum já o ter feito...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:40

Ao pedires 2ª via já vem a alteração feita... penso eu...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:41

Paulo Varela escreveu:Ao pedires 2ª via já vem a alteração feita... penso eu...

exacto AVERBAMENTO NA CARTA B 952112

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:45

NunoC escreveu:
Paulo Varela escreveu:Ao pedires 2ª via já vem a alteração feita... penso eu...

exacto AVERBAMENTO NA CARTA B 952112

É verdade. A minha esposa pediu uma segunda via e já vem com a indicação de se poder conduzir 125s


Última edição por CptRackham em Ter 14 Set - 11:56, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:51

CptRackham escreveu:É verdade. A minha espesa pediu uma segunda via e já vem com a indicação de se poder conduzir 125s

Um AVERBAMENTO NA CARTA B 449884
Não resisti

esposa + despesa = espesa

AVERBAMENTO NA CARTA B 314343 AVERBAMENTO NA CARTA B 314343 AVERBAMENTO NA CARTA B 314343


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Dias Ter 14 Set - 11:51

... mas vamos ter que mentir! Por exemplo, clicando em "extravio".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 11:57

NunoC escreveu:
CptRackham escreveu:É verdade. A minha espesa pediu uma segunda via e já vem com a indicação de se poder conduzir 125s

Um AVERBAMENTO NA CARTA B 449884
Não resisti

esposa + despesa = espesa

AVERBAMENTO NA CARTA B 314343 AVERBAMENTO NA CARTA B 314343 AVERBAMENTO NA CARTA B 314343


AVERBAMENTO NA CARTA B 449884
Era mesmo nisso que estava a pensar lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 13:47


Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto

Procede à oitava alteração ao Código da Estrada...

9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Segundo isto, e pelo que estou a perceber, os titulares de carta de condução válida para a categoria B, que tenham mais de 25 anos não precisão de averbamento.

Estou correcto ou não?


Última edição por asilva em Ter 14 Set - 14:10, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 14:02

é a leitura que eu faço

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 14:07

Mas nem todos conseguem ler da mesma maneira…

E como cá é: primeiro pagas e depois reclamas…

Mais vale prevenir que reclamar…

Digo eu...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Marco Machado Ter 14 Set - 14:11

Pois como eu tinha dito anteriormente a lei pode ter varias leituras, eu vou continuar a circular sem o averbamento pode ser que um dia destes tenha a "sorte" de encontrar um policia com outra leitura da mesma lol!

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 14:17

Pois...

Mas no fim, o Sr. agente também não pode fazer muito mais do que cumprir as ordens que tem. E provavelmente que deu essas ordens é que interpretou como lhe apeteceu.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  nfpconceicao Ter 14 Set - 19:55

Marco Machado escreveu:Tenho de ir ler a lei novamente mas tenho quaze a certeza que pelo menos aquando da saida da lei vi em algum lado que o averbamento não era necessário.

O averbamento não é necessário, alias a categoria B antes desta nova lei já permitia conduzir ciclomotores desde que a carta fosse anterior a 31 de Março de 1998.
Essa multa dos 500 euros só pode ser passada caso condutor tenha categoria B e estiver a conduzir um motociclo superior a 125cc. Aí sim é uma contra-ordenação de 500€ e grave porque está a conduzir uma categoria para a qual não está habilitado.
nfpconceicao
nfpconceicao

Mensagens : 46
Data de inscrição : 07/09/2010
Mota : Yamaha YBR 125

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  jordax Ter 14 Set - 20:27

a duvida na questão deste averbamento é precisamente o mesmo do que eu tive quando tirei a carta de condução A em 1997, para conduzir veiculos com mais de 250 cm3 ou mais de 25 kw, ou tinhamos 21 anos de idade na altura de passar no exame , ou se tirassemos com 18( como foi o meu caso) tinhamos de aguardar 2 anos de experiencia para podermos conduzir todo o tipo de motociclos( quer tenham pegado em alguma moto nesse periodo de tempo, quer não), mas a realidade é que a minha carta de condução sempre falou em motociclos até 25 kw; mas quando fui mandado parar em 2003 pela GNR,( já eu andava de CBR600F à 5 anos ) o Sr guarda chamou-me à atenção para pagar 250 euros de multa apesar de já ter carta à 6 anos, e só não a paguei pq o Sr. também era motociclista e na altura como andava de espelhos e piscas( coisa muito rara na altura, só mesmo os tótós, lol! ) lá me deixou ir, quando me dirigi à escola de condução confirmaram-me a situação e disseram-me que o averbamento era obrigatório e gratuito. Mas agora não faço a mais pequena ideia, fica o alerta.

Abraços
jordax
jordax

Masculino Mensagens : 75
Data de inscrição : 04/02/2010
Mota : Kymco Downtown 125i,Suzuki Wolf 50,Honda CB 125,Yamaha RZ 350,Honda CBR 600F,Suzuki Gladius 650

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Ter 14 Set - 20:54

resumindo, ficaste automaticamente habilitado, (tal como acontece agora com os "carta B") mas o averbamento teria que ser efectuado para poderes conduzir cilindradas superiores....

a lei pode ser clara para muitos, mas os Srs. guardas, arranjam maneira de nos multarem e nós depois é que temos que nos mexer se não a quisermos pagar!...

e continuo a dizer que permitir o averbamento, é permitir que seja feito, caso contrário a lei diria, "permite a condução", digo eu...
pelo sim, pelo não, não vou arriscar. Posso nunca precisar de mostrar a carta, mas se a moda pega quem se vai chatear, somos nós... por isso... vamos averbar nas cá de casa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  jordax Ter 14 Set - 21:07

exatamente, mas ás vezes é preciso`facturar e quando´´ a água bate na rocha quem se lixa é o mexilhão``
jordax
jordax

Masculino Mensagens : 75
Data de inscrição : 04/02/2010
Mota : Kymco Downtown 125i,Suzuki Wolf 50,Honda CB 125,Yamaha RZ 350,Honda CBR 600F,Suzuki Gladius 650

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  nock13 Ter 14 Set - 21:24

Boas pessoal,
Meia culpa, pois em tempos tive para abrir um tópico sobre esta situação e passou-me.

O AVERBAMENTO NA CARTA JÁ NÃO É OBRIGATÓRIO

Podemos conduzir as nossas 125cc com a carta de automóvel B.
Passo a citar a situação que me aconteceu, andava eu todo gabarolas a mostrar a minha moto nova quando um amigo da PSP e outro da GNR avisaram-me dessa situação de ser obrigatório o averbamento, fiquei espantado desconhecendo a situação.
Digo eu sem nem mais, vou já há do Alfredo da escola de condução tratar disso, chego lá e ele informa-me que a lei já mudou antes era obrigatório averbar na carta, mas há pouco tempo foi mudada e já não é obrigatório, é só ter a carta B e ser maior de 25 anos
Volto há oficina de automóveis onde estavam os meus dois amigos e disse-lhes que estavam enganados, mesmo eles desconheciam a lei nova, o da PSP ligou para outro que estava no posto e confirmou que já não é obrigatório o averbamento, dai começaram a contar historias de outras situações acontecidas em serviço e chegam ao posto e eles desconheciam as leis novas desfazendo os processos, enfim....
Contudo aconselho andar com a lei no bolso não vai haver algum guarda mais que ainda desconheça a lei nova.

nock13

Masculino Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/08/2010
Mota : Daelim DayStar Black Plus 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos