F125cc.com
Afinações depois de retirar catalisador  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Afinações depois de retirar catalisador  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Afinações depois de retirar catalisador

4 participantes

Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  FRamos Seg 8 Jul - 10:25

Boas! Alguém me sabe dizer que afinações se fazem quando se retira o catalisador?
FRamos
FRamos

Masculino Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  moreno Seg 8 Jul - 13:48

Olá Ramos,

Afina o carburador!
Se precisares de indicações avisa Afinações depois de retirar catalisador  952112 

Cps,
Moreno.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  ichiban san Seg 8 Jul - 21:29

venham dai essas dicas o saber não ocupa lugar Afinações depois de retirar catalisador  952112
ichiban san
ichiban san

Masculino Mensagens : 80
Data de inscrição : 12/04/2012
Mota : RkV 125 supersonic blue

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  moreno Ter 9 Jul - 16:52

Ora então cá vai! O procedimento é bastante simples e é muito semelhante em qualquer motor (carburadores simples, de um só corpo). 


Bases:
->Antes de tudo, aqueçam o motor. Podem deixar a trabalhar durante um bocado mas o mais eficaz é mesmo sair para uma voltinha. Quando notarem o motor quente, regressem à base. Façam isto de preferência num sítio em que não incomodem ninguém. Os motards já têm má fama que chegue, não vale a pena dar mais razões de queixa aos vizinhos  


-> Na lateral do carburador há um parafuso voltado para cima (lado esquerdo da mota). Este é o parafuso do ralenti e pode ser ajustado com os dedos.
->Do mesmo lado, há um pequeno parafuso "enfiado" no carburador. Este é o parafuso da mistura.
A regulação deste funciona da seguinte forma:
-Sentido horário: torna a mistura mais rica (menos ar, mais gasolina)
-Sentido anti-horário: torna a mistura mais pobre (mais ar, menos gasolina).

Para perceber o porquê, podem pesquisar no google sobre o funcionamento de um carburador. Resumidamente, este parafuso regula a passagem do ar ao ralenti (isto influencia a mistura em todo o curso do acelerador). Imaginem um pequeno tubo onde passa ar e, a meio desse tubo, está um parafuso de ponta cónica. Quanto mais apertarem o parafuso (este fica mais para dentro do tubo) menos ar passa, certo? É precisamente assim que o parafuso de regulação funciona!

Passemos então à prática:

1) Subam o ralentim até às 2500-3000 rpm (cuidado, o parafuso pode estar quente). Isto facilita perceber as pequenas diferenças no trabalhar do motor, especialmente para quem não está habituado a estas andanças.

2) Tornem a mistura o mais rica possível. Para que fique claro, apertem o parafuso completamente mas só até encostar. Não forçem! O parafuso não serve para suportar nada e apertar para lá do limite vai causar estragos.
Quando fizerem isto, vão sentir as RPM baixar. (Se a mota for abaixo, subam um pouco mais o ralenti e recomeçem)
Neste ponto, podem ouvir (ou ver o tacómetro) que o trabalhar da mota não é muito certo.

3) DEVAGAR desapertem o parafuso 1/4 de volta de cada vez. A mistura começa a ficar mais pobre. Procurem ouvir o som do motor.
Sempre devagar (e esperando alguns segundos entre cada "volta") continuem a desapertar, 1/4 de volta de cada vez até sentirem o trabalhar mais certo que consigam. 

Lembrem-se de contar mentalmente quantas voltas já rodaram o parafuso. Não deve precisar mais do que 2,5 voltas a chegar ao ponto óptimo (embora possa nalguns casos precisar de um pouco mais).
Chegando ao ponto em que, ao desapertar, se começa a sentir o trabalhar irregular outra vez é porque já se foi longe de mais! 

Exemplo: Apertei o parafuso todo. Desapertei 1/4 de volta. Desapertei mais um pouco...Já contei duas voltas. O trabalhar está mais suave. Desaperto mais um pouco (1/4 ou 1/2 volta). Não melhora? Volto para onde estava. Melhora? Tento desapertar mais um pouco e repito este último teste. 


4) Regulem o ralenti a vosso gosto. Na RKV, gosto de o ter por volta das 1400 RPM.


A mota deverá ficar com um trabalhar suave e uma resposta pronta em todo o curso do acelerador. Se sentirem poços, falhas de potência ou qualquer sintoma repitam o processo. Em caso de pânico, consultem o vosso mecânico :)

Notas soltas:
-Uma mistura muito rica ou muito pobre não é benéfico para o motor!
-No Inverno e no Verão, a afinação necessária é diferente (porque a densidade do ar muda com a temperatura e por isso a relação ar-gasolina muda com a temperatura). Pessoalmente, gosto de afinar os carburadores (pelo menos) no início de cada estação.
-Para uma afinação óptima, convém que as válvulas estejam já afinadas.
-Isto é uma afinação de ouvido e para quem não está habituado se calhar não vai sair bem à primeira. Quando levarem a mota para um test drive, se acharem que não está bem, repitam o procedimento.
Este processo é algo frustrante para quem nunca o fez. Mas é assim mesmo que funciona, um pouco como que tentativa e erro (Claro, há que saber a teoria).

Espero não me ter esquecido de nada. Desculpem o testamento :S
Abraços,
Moreno.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  FRamos Ter 9 Jul - 18:00

Boas moreno! Obrigado pela explicação. Pensava que fosse mais complexo, que tivesse que mexer em gigleurs e coisas do género que já não percebo nada. Esse procedimento ja tinha conhecimento, inclusivé eu costumo verificar a mistura pela coloração da vela. Branca muito pobre, muito escurecida ou carbonizada muito rica. Cumprimentos
FRamos
FRamos

Masculino Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  alegria Ter 9 Jul - 20:06

FRamos escreveu:Boas moreno! Obrigado pela explicação. Pensava que fosse mais complexo, que tivesse que mexer em gigleurs e coisas do género que já não percebo nada. Esse procedimento ja tinha conhecimento, inclusivé eu costumo verificar a mistura pela coloração da vela. Branca muito pobre, muito escurecida ou carbonizada muito rica. Cumprimentos

 só uma coisa, em termos práticos o que significa ter a mistura muito rica? e muito pobre? em termos de utilização da mota

alegria

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/02/2013
Mota : RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  FRamos Ter 9 Jul - 21:29

Boas, eu não sou nenhum tecnico ou expert mas pelo que já vi na net, caso a mistura esteja muito pobre a explosão que acontece dentro do cilindro é mais quente e mais agressiva o que pode inclusivé levar a que comece a picar o piston e acabas com o motor prematuramente, em contra-partida a mota também vai andar mais, pois como disse a mistura será mais quente e a explosão será maior. Daí o que eu estava a falar da vela, se a ponta da vela que dá a faisca estiver branca é sinal que a mistura está muito seca e gera muito aquecimento dentro do motor. Estás a estragar o motor, apesar dela andar bem e gastar pouco.
Se estiver muito rica, estás a gastar gasolina desnecessariamente, o motor ganha mais depositos de carvão, o que também não é bom para o motor. E nesse caso a vela começará a ganhar depositos de carvão também. Se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa ou corrigir algo que tenha dito mal estão á vontade! Afinações depois de retirar catalisador  952112 Afinações depois de retirar catalisador  952112 Cumprimentos
FRamos
FRamos

Masculino Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  moreno Ter 9 Jul - 22:01

Repara, esta afinação é o mais básico que podes fazer num carburador!
Há toda uma série de afinações que podem ser feitas.. Até a bóia se pode afinar! ;)

Mas só por tirares o catalizador não deve ser preciso mais que isto.. Se quiseres podes tentar subir um bocado a agulha também (vai gastar mais).
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  FRamos Qua 10 Jul - 11:43

Boas moreno! Olha e tu tiraste o catalizador à tua? Eu não o faço ainda pq tá na garantia e tenho receio que depois caso aja algum azar tenha problemas com a garantia. Cump.
FRamos
FRamos

Masculino Mensagens : 230
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  moreno Qua 10 Jul - 15:16

Olá Ramos!

Não, eu não tirei à minha. Também ainda está na garantia (se é que isso serve para alguma coisa) mas até nem foi por causa disso. 
Se a coisa for bem feita eles nem se apercebem disso e de qualquer maneira não me parece que fossem implicar com isso.
Só que eu vivo em Lx mas não sou de cá.. E por estes lados não conheço ninguém que me solde o escape. E pagar para isso acho que não vale a pena.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinações depois de retirar catalisador  Empty Re: Afinações depois de retirar catalisador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos