F125cc.com
Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
61 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 61 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

+7
Fernando Gil
rei do alcatrao
AGCS
veiga
Jackal
JLD
nunes
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  yoshi Qui 22 Ago - 23:08

Se for como na minha , o oleo verifica se naquela bolha que tem no guiador. nao se ve la muito bem , mas ve se. Se o nivel do oleo estiver baixo no visor , das duas uma, ou ha fuga do mesmo, e la se vai a travagem, ou as pastilhas encomedaram a alma ao criador. Só o travao da frente tem novel, pq é disco.

Atras é tambor, ou cintas. Tem la um afinador tb, é so roodar e ir afinando ate que um dia nao trave mesmo nada e aí prrecisas de trocar as cintas. 

O deposito? 7 litros mais ou menos.


Cuidado a fazer as rotundas, roda baixa e podes ir ao chao.

Vê memso o estado do filtro...é vital. Deve estar sempre limpo e integro para proteger o cilindro e pistao da passagem de poeiras que os vao danificar. 

Sim, nao tem vareta de oleo. Nao é uym motor a 4t mas sim a 2. Ou seja, nao ha carter , o motor é lubrificado com oleo que entra automaticamente na mistura de combustivel. isto geram aquele cheiro caratcteristicco destes motores. Gulosa? motores a 2 t nao sao economicos como os de 4t e para a mesma aceleraçao tem mais rotaçao.... nao se pode ter tudo:)
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Seg 26 Ago - 19:07

Obrigado pelas explicações.

Sim, o depósito para ver o nível do óleo dos travões é no mesmo sítio. Tem estado a travar muito bem mesmo. Pena é que as pastilhas, à frente claro, chiem um bocado quando a mota está quase a parar. Mas foram postas em Maio.

Pois, o depósito da gasolina, já me deu muito que pensar. Na net, diz em todo o lado que vi, 9 litros, mas seria um bocado impossível. Isto porque, abasteci-a a primeira vez com o traço a meio, entre o meio depósito e a reserva. Enchi até à rolha e levou 4,8 litros. Paguei, 7,70€, confesso que não estou nada habituado a gastar tão pouco. Já andou uns quantos kms desde aí e o ponteiro ainda não mexeu.

Já dei uma olhadela no filtro de ar. Ele é cinzento escuro e não tinha poeiras não tinha nada, só um intenso cheiro a gasolina. Normal? E pelo material, esponja, penso que será lavável. Muito fixe mesmo. Não esperava.

Em termos de consumos, ainda não sei nada. Pelo que me parece ainda vai demorar muito tempo até ir de novo à bomba, só quando lá for de novo é que saberei.

Sobre as rotundas, aí é o meu calcanhar de Aquiles para já. Não pela velocidade ou pelo que me avisaste, mas precisamente pelo contrário. Tenho medo que a mota me escorregue, então faço as rotundas, sem virar bem o guiador. O que dá asneira pois a trajectória fica muito larga mesmo. Tenho que ir praticar umas rotundas desertas.

Bem, isto qualquer dia já pede é um diário de bordo.

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Qua 11 Dez - 15:32

Quase 4 meses depois cá venho eu (com tempo para o fórum pois estou de "molho"), fazer aqui um pequeno balanço da minha compra.
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

Bem, como me disseram, não se pode dizer que é económica. Mas também como pesa um bocado faz com que consuma mais. A média total desde que a tenho vai em 3,59l/100.
Apenas e só usada para casa<->trabalho. 8 kms diários, 4 para cada lado. O mais longe de casa que ela foi comigo, deve ter sido aí a uns 5/6 kms.
Uma grande vantagem face às 125cc foi o seguro. Consegui 75€ anuais para ela. Numa 125cc, como nunca tive seguro de mota, era mais caro que o do meu carro, quase 300 anuais.

No entanto, dou razão aos que me avisaram da mota ser curta. Mas também tinha que passar pelo processo de aprendizagem inicial. Apanho uma recta plana e ela não dá mais que 65 km/h. Fica curta para me distanciar dos outros carros, pois não tem pulmão. Acima dos 50 é tudo muito lento.
Um contra é a capacidade de arrumação. O meu capacete integral, daqueles da Kaisen, Sportzone, não cabe debaixo do banco.
Outro contra é o facto de ser muito desconfortável. Atrás tem um amortecedor, mas parece que tem lá sítio para outro...É muito seca. Secalhar também é por ter rodas de 10 polegadas.
O travão detrás é muito bom. Já o da frente é um abrandão.
Aprendi algumas coisas no Youtube, há uns vídeos de um user de lá, CagerOnTwoWheels, muito bons. Aprendi, ou percebi como se curvava, a técnica da contra-brecagem etc.
Talvez a motoreta esteja com 1 ou 2 problemas, perguntei ali no tópico do lado, mas nunca me falhou. Numa perspectiva económica era isto mesmo que queria e é realmente o mais racional. Numa perspectiva de coração já gostava de ter uma 125cc. Mas não me tenho preocupado muito com isso.

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  Marco Machado Qua 11 Dez - 16:17

quando te abituares á condução trocas por uma 125cc, quanto a ser desconfortavel é normal pois tem a roda pequena e a vespa por norma tem os amortecedores rijos o que não ajuda, a curvar as vespas requerem uma certa habituação por terem o motor de lado o que faz com que a mota tenha um comportamento diferente quando se curva para a direita ou para a esquerda  Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Qua 11 Dez - 16:48

Atenção que a minha vespa não é dessas "verdadeiras" como digo. O motor é ao centro. Na prática penso que de vespa só o nome e o facto da carenagem ser em chapa, o que é isto que a torna pesada. Aliás um colega meu de trabalho tem uma Sym Symphony SRT 125cc e a minha consegue ser um pouco mais pesada pelo que nos pareceu.
Pois isso do amortecedor deve ser mesmo isso. Secalhar até com um novo aquilo melhorava. Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 697124

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  Marco Machado Qua 11 Dez - 16:57

um amortecedor poderia melhorar mas nada de significativo pois o tamanho da roda faz com que ela seja sempre desconfortável pois não absorve as irregularidades do piso acontece em todas as motas de roda baixa

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  yoshi Dom 15 Dez - 17:09

Boas. So tem 1 amortecedor atras? quase juro que a minha tem 2:)

Filtro: sempre limpo , e toda a camara onde ele está embutido deve ser limpa com um pano humido tb para tirar toda a sujidade que possa entrar para o pistao.


a descer aquilo nao passa os 70 , a plano é 65, mas ate la acelera cetinho. pelo menos a m inha .

travagem é seca . 

Vibraçoes sao muitas , roda pequena.


Mas nao dizias que era suf? :) Acho que nao tarda vais subir ...ehehehe..... mas olha, nao subas pra 125 cc..... pq se nao no ano a seguir estas a subir de novo ;)


cumprimentos.
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Seg 16 Dez - 17:53

Sim, para os 8 kms diários que faço, é mesmo isto (nem IUC paga) racionalmente. Só que fica curta para outras coisas. Quando subir será para uma 125cc...compro usada também que é para não ficar muito tempo com ela pois não perco muito dinheiro lool

Olha que a minha é mesmo só 1 amortecedor que tem. Mas tem lá os apoios para o outro no lado oposto. A 125cc secalhar vinha com os dois.
Deixo aqui uma foto, não foi tirada hoje, já à uns meses, em que se consegue ver apenas um.
https://2img.net/r/ihimg/a/img29/6461/46s8.jpg
https://2img.net/r/ihimg/a/img600/5800/n9a5.jpg

O motor está um bocado sujo como podes ver.
Já limpei alguns tubos com mistolin, saiu tudo. Mas não deixo ficar muito tempo, não vá aquilo começar a comer tudo. Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 70049 

Já agora, é normal ela pingar um pouco? Realmente os tubos dos respiros estão virados para baixo, mas já dei cabo do chão onde ela está....fica tudo manchado e com o tempo essas manchas começam a ficar esbranquiçadas.

A minha também acelera certinho, mas a partir dos 50 km/h o que digo é que já não é tão rápida a acelerar, mas penso que seja normal.

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Dom 2 Mar - 14:18

Olá a todos de novo!
Bem, a Vespa lá vai andando. 
Os últimos dois depósitos fez-me duas médias super-altas, deve ser devido ao frio. Penúltimo depósito, 4.8l/100 e o último foi de 4,43l/100.

No entanto, penso que o meu primeiro estágio de adaptação às duas rodas já está a ficar completo. Apenas fiz, ou vou fazer esta semana, 1000 kms desde que a comprei em finais de Agosto, mas agora sim, já começo a sentir que está a ficar curta. Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 70049 

Posto, isto já tenho andado a ver com mais atenção o mercado das 125cc usadas ,mas ainda não sei bem o que escolher. Se scooter se mota. O amigo Rei Do Alcatrão na altura ajudou-me bastante mas só agora é que já começo a estar apto para as 125cc. Aqui perto de mim até está um tipo a vender uma YBR mas já tem 66 mil kms, por 950€.

Por um lado gostava de aprender numa mota, se gostar, penso que mais tarde para tirar a carta de mota será mais fácil. Por outro lado a scooter é melhor porque as pernas vão protegidas, se cair não espeto nada nas canelas e tem correia (não suja, não tem manutenção).

Entretanto vi à venda um motor de uma Vespa ET4 125cc. Como sabem a minha é a 50cc.
Por curiosidade, não me vou meter nisso, mas não faz mal saber, aquilo seria só pôr o motor? Como é em termos de electrónica (penso que não há nada de especial). Teria que mudar a embraiagem também? Á partida tirava só o depósito do óleo. Claro que depois também temos a questão da legalidade etc.
Olhem aqui este:
http://sesimbra.olx.pt/motor-para-vespa-et4-125-cc-iid-450970385

Mas uma pessoa não sabe se está a trabalhar se não. Vi uns vídeos da ET4 no youtube e realmente aquilo não tem nada a ver com a minha.

E era esta a minha nova dúvida.
Cumps.

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  yoshi Ter 4 Mar - 0:47

Nao te metas nisso mesmo:) As motas nao tem diferenças so no motor , ha tb as medidas de toda ela , pois sao concebidas para terem segurança com as diferentes motorizaçoes..... nao inventes. 


Eu so tinha experiencia em scooter ate á data . Resolvi9 tirar moto sem nunca ter tocado numa, nao é nada de mais . O mais importante é ter equilibrio enquanto se toma decisoes . O resto , duas ou tres aulas assimilas rápido.

Eu , no teu lugar nao comprava 125cc, se achas que vais precisar de subir. Anda com essa, tira a carta , e depois sobe sem medo . 

Se optares por comprar 125, vai com calma pq o mercado esta cheio delas em excelente estado e a preços interessantes.

Cumprimentos
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  AGCS Ter 4 Mar - 22:24

Sim, eu no meu post, disse que não me ia meter nisso. Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 943604 
As mudanças devem ser o motor, os travões, a "embraiagem" e pouco mais. Talvez o amortecedor. Era mais por curiosidade.

Pois talvez tenhas razão. No entanto, a realidade é que ainda vivi pouco isto das duas rodas. Secalhar tirar logo a carta de moto é demais para mim. 
Eu acho é que o mercado está muito sobrevalorizado nisto das 125cc. Quer novas, quer usadas acho que o preço está um bocado inflaccionado.

AGCS

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/08/2013
Mota : searching....

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  hugo pedro Qua 5 Mar - 20:37

AGCS escreveu:Sim, eu no meu post, disse que não me ia meter nisso. Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 943604 
As mudanças devem ser o motor, os travões, a "embraiagem" e pouco mais. Talvez o amortecedor. Era mais por curiosidade.

Pois talvez tenhas razão. No entanto, a realidade é que ainda vivi pouco isto das duas rodas. Secalhar tirar logo a carta de moto é demais para mim. 
Eu acho é que o mercado está muito sobrevalorizado nisto das 125cc. Quer novas, quer usadas acho que o preço está um bocado inflaccionado.
ja encontras motas porreiras em bom estado a bom preço...

hugo pedro

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/07/2013
Mota : aprilia classic e daelim vt 125

Ir para o topo Ir para baixo

Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta - Página 2 Empty Re: Vespa 50 ET2 - já começa a ser curta

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos