F125cc.com
Problema com bateria / rectificador? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Problema com bateria / rectificador? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
112 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 112 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Problema com bateria / rectificador?

3 participantes

Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  joaoadias Sex 17 Jan - 18:51

Boa Tarde Pessoal!

Tenho uma dúvida que já persiste à algum tempo.

Na minha mota quando tenho a mota ao ralentim, a luz dos médios fica com uma determinada intensidade e quando acelero fica com mais intensidade. Acontece o mesmo quando ligo os piscas, ficando mais fraca quando os piscas ligam e quando desligam volta a ficar mais forte. Será normal?

Testei com um voltímetro e quando tenho a mota a trabalhar ao ralentim dá cerca de 13V, com piscas baixa para 12Voltes e picos e desligada com luz ligada vai para os 11.8 mais ou menos.

Será normal?

Cumprimentos João Dias

joaoadias

Masculino Mensagens : 232
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Kreidler Street 125 DD

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Re: Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  F135M Sex 17 Jan - 19:07

Penso que isso é normal. Na minha, quando está ao ralenti e acelero a intensidade da luz também aumenta. Quando aos piscas nunca reparei. Desde que a diferença de intensidade não seja muito elevada, penso que não há problema nenhum. Para além disso, acho que a diferença de 13v para 11,8v não é muito significativa.

No entanto, não sou nenhum expert por isso vamos esperar que fale alguem com mais conhecimentos... Problema com bateria / rectificador? 952112

F135M

Masculino Mensagens : 105
Data de inscrição : 10/08/2012
Mota : Derbi DRD 125 2015

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Re: Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  joaoadias Sex 17 Jan - 19:09

Obrigadíssimo pela rápida resposta ;)

joaoadias

Masculino Mensagens : 232
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Kreidler Street 125 DD

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Re: Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  Dias Sex 17 Jan - 21:05

Cheguei atrasado, mas pode ser que não muito.
Pela experiência que tenho com 3 Yamaha, verifico que, ao ralenti, a luz do farol arreia sempre que travo (noto isso sempre que entro na garagem). Não tenho ideia do que acontece com os piscas porque as lâmpadas da frente estão relativamente perto dos olhos, enquanto que as do travão, por estarem "lá atrás", interferem muito pouco com o que vejo para a frente.
Passando àquilo que o joãoadias quer ouvir, e baseado na minha estatística sobre uma amostra de apenas 3 casos, diria que a situação descrita é a moda (situação que se verifica mais frequentemente) ou que é normal para as pessoas "normais" (não liguem... isto é piada para os matemáticos).

Já estou a ouvir alguém a dizer: mas no enlatado não se nota!

Uma moto tem:
4 lâmpadas de mínimos (2 à frente + 2 atrás) = 20 W
4 lâmpadas de piscas (2 à frente + 2 atrás), das quais geralmente só funcionam 2 de cada vez = 30 W
2 lâmpadas de travão = 30 W
1 lâmpada de médios ou máximos ligada = 35 W
e a ignição "chupa" cerca de 35 W
Se o motor não for de injecção, temos um consumo base de 20+35+35 = 90 W a que os piscas ou o travão acrescentam 30 W, isto é, mais 33%.

Um enlatado tem:
o mesmo que a moto, mais uma lâmpada de médios/máximos, que até costumam consumir mais do que 35 W cada, pelo que vou contar com 40 W para cada uma, ou seja 20+80+35 = 135 W a que os piscas ou o travão acrescentam 30 W, isto é, mais 22%.

O motor de uma 125 tem, no máximo, 11 kW, enquanto que o de um enlatado, mesmo na versão 2014 para funcionário público Português, tem 50 kW.
Por razões óbvias, os periféricos que roubam energia ao motor, como o alternador, são geralmente dimensionados para retirarem uma certa fracção da potência, independentemente do valor absoluto da potência do motor (isto não é verdade, porque há certas "mordomias" que os enlatados têm e que as motos não têm; portanto, o resultado real é mais desfavorável para as motos do que aquilo que vou mostrar).
Assim, as motos têm um sistema de carga da bateria que é, pelo menos
(0,33/11)/(0,22/50) = 6,8 vezes pior do que o de um enlatado!
Se não acreditam, olhem para a capacidade da bateria da moto e comparem com a do enlatado.

Nota:
Geralmente só se pensa na capacidade da bateria em termos da corrente que pode dar numa descarga em 10 (ou 20) horas (há baterias que são projectadas para dar "tudo o que podem dar" em tempos muito mais curtos). Contudo, mais importante do que a maneira como se descarrega a bateria é a maneira como se carrega (nos VEs, o tempo de carga é a actual limitação para a sua utilização). Assim, o valor da capacidade da bateria também dá uma indicação sobre o valor da corrente com que deve ser carregada, o que dá o valor da potência a roubar ao motor.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Re: Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  joaoadias Sex 17 Jan - 21:22

Obrigado pela resposta, assim estou mais descansado :)

Também acontece aquilo do stop e da luz do neutro ficar mais fraca com os piscas ;)

joaoadias

Masculino Mensagens : 232
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Kreidler Street 125 DD

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bateria / rectificador? Empty Re: Problema com bateria / rectificador?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos