F125cc.com
Dúvida sobre exame prático. F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Dúvida sobre exame prático. F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
212 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 212 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Dúvida sobre exame prático.

+7
Mauro Martins
jorgegb1997
Fogueiras
TugAzeiteiro
tiagopinto
triaxfury
JosePPF
11 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Qui 12 Jun - 15:23

Ora boas tardes!
Estou a "meio" de tirar a carta de condução A1, fui aprovado no teste de código e agora comecei com as aulas práticas, tive 3 aulas (cada uma com duração de 2 h) e ainda faltam mais 3. Nesta ultima aula fui desde a zona de Ermesinde/Águas Santas até ao ACP no porto, indo o instrutor no carro da escola atrás a dar-me instruções pelo walkie talkie, foi a primeira vez que andei "sozinho" na estrada e por acaso foi bastante intenso, só me ia espetando uma vez na auto estrada mas safei-me  :padre:  :padre:   hahah
No final da aula fomos marcar logo o exame e ficou para dia 20 já na próxima sexta.
Fiquei um pouco assustado porque não sei ainda bem em que é que constitui o exame , fui ao site do imtt e aquilo tem lá os tópicos que o aluno deve fazer no exame, resultado: Fiquei todo borrado  Dúvida sobre exame prático. 1810273129 
Alguém pode dizer assim por alto em que consta o exame? Existe uma parte de fazer manobras num sitio especifico estilo aqueles exames que fazem na América?

Obrigado desde já pelas respostas!
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  triaxfury Qui 12 Jun - 15:51

Eu tirei a carta há 6 meses, tudo depende do examinador, no meu dia era-mos  3 a fazer exame, cada um teve um exame diferente.
A mim o examinador mandou-me logo para a estrada, algumas coisas k tens k ter em atenção: - ligar e desligar os piscas, pode parecer banal, mas  muita gente esquece de     desligar os piscas
             -stops, as vezes estao muito gastos, mas mesmo assim a forma do sinal é evidente, se nao parares no stop provavelmente reprovas
             - os 8 isso axo k nao falha, quer seja num circuito ou num loteamento (o meu caso) vai ter k os fazer

Ja os outros 2 rapazes, os examinadores deles primeiro mandaram-nos para o circuito do centro de exame, acelerar, travar bruscamente, fazer 8s e andar por cima de lombas. Só depois é k foram para a estrada.

Espero ter ajudado
triaxfury
triaxfury

Masculino Mensagens : 223
Data de inscrição : 12/09/2013
Mota : KTM Duke 125 com ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  tiagopinto Qui 12 Jun - 16:35

Boas JosePPF,

Eu fui a exame de condução em Setembro do ano passado, praticamente o examidador chamou-me e caminhamos para a beira da mota que usei no exame( Yahama TW125) e fez perguntas sobre verificação de estado dos pneus( profundidade minima), quando usar a abertura de ar na mota(acho que é assim que se diz) e o corte de corrente, coisas básicas, depois disse para empurrar a mota até um sinal que lá tinha, ligar a mota e esperar até ordem para arrancar.
O resto foi estrada, neste caso saí da mota e segui até á entrada mais próxima de autoestrada e saí na primeira saída( és tu que levas o dinheiro para pagar a portagem ), depois entrei para a cidade, e ao chegar ao centro de exames o examinador deu-me indicaçãopara virar a direita para um caminho com pouco transito fazer os 8's e depois mais uns metros feitos e acabei o exame.

No meu caso ele fez-me um enorme discurso sobre os riscos associados a condução de mota e como prevenir que coisas más venham a acontecer( como pensar que na estrada todos são malucos, e em caso de duvida parar, etc...)

O meu exame levou +- uma hora se nao estou em erro, e foi em Penafiel, penso que de centro para centro e de examinador para examinador possam haver algumas diferenças.

O principal que te aconselho é calma, atençao aos sinais, abranda antes das passadeiras, olha bem antes de avançares e quando vires um STOP tens que PARAR, ou o exame vai ao ar, um amigo meu teve essa experiencia por causa de um stop falhado.

Se a mota te for abaixo durante o exame(o que me aconteceu) faz de conta que vais a travar, embraiagem a fundo com a mudança engrenada e arranca a mota o mais discretamente possivel  Dúvida sobre exame prático. 2060027091

Boa sorte para o teu exame  Dúvida sobre exame prático. 952112
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  TugAzeiteiro Qui 12 Jun - 16:39

O meu exame foi muito soft..

Basicamente saí do centro e dei umas voltas pelo Barreiro.
Atenção que como o triaxfury disse, tens que ter atenção ao fazer/desfazer o pisca.. eles dão muita importância a isso porque geralmente o pessoal com os nervos esquece.
Atenção às passadeiras, sinais de stop, e nada de acelerações bruscas.. vai com calma!
Fiz uns 8's numa rua de vivendas que mais parecia uma autoestrada e fiz mais do um, mas porque já lá tinha estado a treinar e até era divertido.. lol
Não fiz cá provas em circuito fechado.. áleas o examinador foi o caminho todo na palheta com o meu instrutor!

O importante é ires com calma.. nada de stress, eu antes de me inscrever para tirar a carta nunca tinha pegado numa moto.. e a minha primeira vez foi logo na XJ600, portanto descontração, concentração e vais ver que corre bem!  Dúvida sobre exame prático. 952112
TugAzeiteiro
TugAzeiteiro

Masculino Mensagens : 586
Data de inscrição : 26/07/2011
Mota : Vespa 150 Vbb1 e Honda NC750X

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  TugAzeiteiro Qui 12 Jun - 16:41

tiagopinto escreveu:

Se a mota te for abaixo durante o exame(o que me aconteceu) faz de conta que vais a travar, embraiagem a fundo com a mudança engrenada e arranca a mota o mais discretamente possivel  Dúvida sobre exame prático. 2060027091

Ahahah.. também me aconteceu isso, e fiz precisamente o mesmo que tu!!  Dúvida sobre exame prático. 314343
TugAzeiteiro
TugAzeiteiro

Masculino Mensagens : 586
Data de inscrição : 26/07/2011
Mota : Vespa 150 Vbb1 e Honda NC750X

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Qui 12 Jun - 18:26

Obrigado pelas respostas!
Eu estava preocupado pois alguns familiares meus também começaram logo a perguntar coisas ao ar, como por exemplo: não tens de estacionar? em paralelo e essas coisas todas? 
E eu não sabia o quer havia de dizer e começei a ficar preocupado pois o meu exame está quase a chegar.
Espero que seja um exame mais soft mas já percebi que tenho de ir preparado para tudo hahah. Em relação aos 8, eu consigo fazer bem mas só é preciso fazer uma vez e depois para-se ou continua-se a fazer os 8 enquanto o examinador disser?
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  tiagopinto Qui 12 Jun - 19:17

Boas a todos,

JosePPF, quanto a estacionamentos, paralelo e essas coisas é estacionar no fim no centro de inspeção(pelo menos comigo foi assim), paralelo e isso, é o que aparecer na estrada, nada que uma boa dose de cuidado ultrapasse esses obstáculos, e quanto aos oitos, fazes desde que o examinador diz até ele mandar parar e seguir caminho(comigo assim foi).

TugAzeiteiro, eu por acaso estava relativamente calmo antes do exame, até que na volta pela zona antes do dito exame a mota nao entrar em ponto morto no portico para tirar bilhete e ter que a desligar para tirar bilhete e de seguida ela nao queria pegar, e dava 80 ao baixo, o que a mota deve ter sofrido na sua vida antes de ter chegado a minha vez de andar nela Dúvida sobre exame prático. 536420 
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Qui 12 Jun - 21:51

E em relação às perguntas que o examinador poderá fazer, são de mecânica ou do posicionamento e funcionamento da mota em geral?
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Convidado Sex 13 Jun - 9:25

Boas. Eu fiz o exame A1 no dia 6 de Março deste ano. O exame foi realizado em Albergaria, e posso lhe dizer para nao estar sequer preocupado o exame é facil. Comecei por sair do centro fe exames, e depois do habitual percurso fui para a auto estrada (uma coisa muito ligeira) mas digo lhe ja em que tem de se focar mais e no que eles te vao obrigar a fazer:
-No inicio da prova vao lhe fazer umas perguntas faceis, de como onde e o apito, o velocimetro, bateria, corta corrente etc (o meu instrutor disse me isso tudo 5 min antes do exame e foi tranquilo)
-Durante o percurso, eles prestam atencao em alguns pontos cruciais( o resto e sem problemas, o exame e relativamente facil): os stops sao para parar! Ves um stop, paras e depois e que olhas; vias de sentido único quando te mandam virar a esquerda ou a direita encosta te bem; Cuidado a entrar nas rotundas, primeira e segunda saída vais pela faixa de direita terceira ou volta completa pela faixa da esquerda; No percurso citadino nao estejas com pressa sequer, anda devagar, abranda mesmo quando tens prioridade, eles nao reclamam por isso e para alem disso e estar a queimar tempo; Na auto estrada, ao entrares encosta te logo a linha descontinua fazendo pisca, e a andar anda sempre o mais a direita possivel, tendo cuidado com aquela situacao de passar de 2 para 3 faixas. Em velocidade, ai tens de ter o punho pesado, e anda pelo menos a 90-100 km/h que e uma velocidade consideravel e evitas entrar excesso de velocidade porque existe IP e nacionais parecidos com a auto estrada;
-Os 8's depende do examinador, o meu fez num sitio espetecular e plano! Mas digo te ja: eles gostam mesmo e que o facas devagar, se os fazes a pressa eles pensam logo que estas atrapalhado, e usa bem a embraiagem.

Pronto acho que e tudo, espero ter ajudado! Normalmente depende do examinador, mas o exame é isto, nao e nada demais, super facil sem nervosismos. Eu nunca tinha andado de mota antes e passei sem problemas. Boas curvas rapaz, vais te sair bem! ;)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Sex 13 Jun - 13:17

Obrigado pela motivação!  Dúvida sobre exame prático. 952112 
O meu problema é que eu sou uma pessoa mesmo muito ansiosa  Dúvida sobre exame prático. 750583  
O exame é só daqui a 1 semana e eu não paro de pensar no que pode acontecer, no que posso errar, se é muito difícil  Dúvida sobre exame prático. 861721 
Na escola com os testes e exames acontece-me a mesma coisa, fico muito ansioso e nervoso hahaha
Mas como ainda faltam 3 aulas vou tentar tirar todas as dúvidas e preparar-me o melhor possível, com todas as respostas fiquei com uma ideia melhor do que esperar, obrigado! Dúvida sobre exame prático. 113258
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Convidado Sex 13 Jun - 14:32

Esforça te bem estas aulas, nao ha razoes para nao passares, alias é mesmo muito raro chumbares um exame de mota, e quem chumba e quem nao para nos stops ou entao cai da mota :D
Confiança!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Ter 22 Jul - 18:20

Ora boa tarde a todos!
Finalmente consegui vir aqui contar as boas notícias e deixo aqui a minha experiência no exame prático da carta A1 para quem venha a precisar no futuro.

Estava realmente nervoso em relação ao exame e como sou daquelas pessoas que fica nervoso por tudo e por nada comecei a pensar só no que podia correr mal  Dúvida sobre exame prático. 750583 Dúvida sobre exame prático. 750583  
Foi por causa desses pensamentos que vim aqui ao fórum pedir ajuda, que me foi bem dada tanto em conselhos, como em motivação. Passando ao que realmente importa:

Tinha o exame marcado para quarta-feira às 1.30 da tarde no ACP do porto, e como é costume da minha pessoa: É pá... 1.30, o pessoal está todo a sair para almoçar e ainda por cima é a meio da semana, vai ser um trânsito do ca****, estou lixado... Sad 
Mas não foi nada assim  Dúvida sobre exame prático. 952112  O ambiente esteve calmo ainda por cima tive sorte de ter sido o segundo a fazer o percurso de exame, não sei se foi sorte ou se todos os exames são no mesmo percurso pois o rapaz que fez o exame primeiro, teve o azar de passar um vermelho numa zona em que a sinalização não ajudava! Eu ia atento porque quando foi a minha vez já sabia quais  eram as "ratoeiras"! ( Se vir o rapaz, pago-lhe uma mini Dúvida sobre exame prático. 33673 )
E apesar de o examinador ter aquele ar de muito sério, (era careca e tinha aquele bigode assustador) Foi o caminho todo na conversa, foi impecável.
No meu caso, antes de começar o exame o examinador só me perguntou o que era a luz de aviso dos máximos e o que era o velocímetro.

Para futuros examinandos, só posso dar estes dois conselhos, e deixar aqui a minha experiência: Faz o exame com calma e tem confiança em ti próprio!
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Fogueiras Ter 22 Jul - 19:25

e pensar que é só mais uma aula.... um pouco mais curta Dúvida sobre exame prático. 952112
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  jorgegb1997 Ter 29 Jul - 13:48

Bem, vou a exame esta sexta feira e estou cheio de medo, já tive mais de 10 aulas de cerca de 45 minutos cada, mas nunca andei em rotundas nem muito menos na auto estrada, isto pode ser complicado  Sad  Sad

jorgegb1997

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/07/2014
Mota : Dividido ;D

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Mauro Martins Ter 29 Jul - 13:53

Não stresses Okay?
Parece mais assustador do que é :)
Na Autoestrada é como se fosse uma rua normal.. tens é de andar a mais de 50 ( fácil )
Anda sempre mais a direita nas estradas todas, mas depois do exame se passares, esquece isso e vai ao meio 
Nas rotundas apenas não vás a direito( Nao fazer a curva ) como muitos que cortam a rotunda, vai bem a volta, com piscas, antes de saires da rotunda olha pa trás para ver se vem alguém com muito cuidadinho
Mauro Martins
Mauro Martins

Masculino Mensagens : 368
Data de inscrição : 25/07/2013
Mota : Yamaha YZF 125R

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  jorgegb1997 Ter 29 Jul - 14:19

Mauro Martins escreveu:Não stresses Okay?
Parece mais assustador do que é :)
Na Autoestrada é como se fosse uma rua normal.. tens é de andar a mais de 50 ( fácil )
Anda sempre mais a direita nas estradas todas, mas depois do exame se passares, esquece isso e vai ao meio 
Nas rotundas apenas não vás a direito( Nao fazer a curva ) como muitos que cortam a rotunda, vai bem a volta, com piscas, antes de saires da rotunda olha pa trás para ver se vem alguém com muito cuidadinho

Sim, eu vou tentar ir descontraído, nervos apenas me prejudicam por isso não valem a pena!

jorgegb1997

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/07/2014
Mota : Dividido ;D

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Dissidente Ter 29 Jul - 14:23

Como alguém me disse uns dias antes do meu "dá uma e vai sorridente"  Dúvida sobre exame prático. 326955  Dúvida sobre exame prático. 314343 

É ir com calminha em tom de passeio e vai correr tudo bem companheiro  Dúvida sobre exame prático. 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  jorgegb1997 Sex 1 Ago - 19:17

Feito, passei :)

Obrigado pelas dicas!

jorgegb1997

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/07/2014
Mota : Dividido ;D

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Mauro Martins Sex 1 Ago - 19:20

Parabéns!!!
Mauro Martins
Mauro Martins

Masculino Mensagens : 368
Data de inscrição : 25/07/2013
Mota : Yamaha YZF 125R

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  jorgegb1997 Sex 1 Ago - 19:23

Mauro Martins escreveu:Parabéns!!!

Obrigado!

jorgegb1997

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/07/2014
Mota : Dividido ;D

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Dissidente Sáb 2 Ago - 1:38

Parabéns companheiro  Dúvida sobre exame prático. 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  JosePPF Dom 3 Ago - 21:04

Parabéns!!  Dúvida sobre exame prático. 697124
JosePPF
JosePPF

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/04/2013
Mota : Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Marco Machado Dom 3 Ago - 21:26

Parabens  Dúvida sobre exame prático. 952112  Dúvida sobre exame prático. 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Tomas2503 Sáb 8 Jul - 14:01

André Canoso! Queria fazer uma pergunta, em que escola de condução de Albergaria andaste? Estava a pensar tirar carta A1 e ainda não sei em que escola de condução hei de tirar!

Tomas2503

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/07/2017
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Exame prático 125 autoproposto

Mensagem  Leo2499 Qui 19 Jan - 16:25

Boa tarde, estou com uma questão relativamente aos exames autopropostos de categoria A1 para titulares de carta B com menos de 25 anos.

Dirigi-me ao imtt onde questionei se estaria apto a candidatar-me a exame PRÁTICO autoproposto para categoria A1, ao qual me responderam que SIM após a consulta de um decreto-lei afixado no site do imtt.

Imitiram-me a licença de aprendizagem pela qual paguei e perguntaram se queria marcar logo o exame de condução, eu disse que não, sendo que a fila de espera era de mais de 1 ano 

Entretanto dirigi-me a um centro de exames privado (Apec e ACP) e em ambos me disseram que eu não estava apto a realizar exame prático porque precisava de fazer exame teórico primeiro, mesmo tendo o imtt autorizado e estar explícito essa possibilidade no site deles.

Alguém que tenha passado por este procedimento e saiba o que devo fazer ?

Leo2499

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/01/2023
Mota : Leoncino

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre exame prático. Empty Re: Dúvida sobre exame prático.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos