Quem está conectado?
Há 108 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 107 visitantes :: 2 motores de buscaMacgyverPT
O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02
Como afinar a folga da embraiagem
3 participantes
Página 1 de 1
Como afinar a folga da embraiagem
Boas pessoal.
A minha manete de embraiagem está a pegar muito no limite (no início), e embora goste da embraiagem a pegar perto do início neste momento está demasiado no limite. Torna o arranque e manobra a baixa velocidade (para mim) desconfortável.
A minha questão é a seguinte: como afinar a folga da embraiagem? Basta afinar na manete ou tem que se afinar também junto à outra extremidade do cabo? Na manete para que pegue mais acima tenho que rodar o parafuso para o lado do depósito ou para o outro lado? É manter o parafuso maior quieto e rodar o mais pequeno certo?
Obrigado pela ajuda pessoal. Ver se evito ter que a levar à oficina. Este mês está difícil

A minha manete de embraiagem está a pegar muito no limite (no início), e embora goste da embraiagem a pegar perto do início neste momento está demasiado no limite. Torna o arranque e manobra a baixa velocidade (para mim) desconfortável.
A minha questão é a seguinte: como afinar a folga da embraiagem? Basta afinar na manete ou tem que se afinar também junto à outra extremidade do cabo? Na manete para que pegue mais acima tenho que rodar o parafuso para o lado do depósito ou para o outro lado? É manter o parafuso maior quieto e rodar o mais pequeno certo?
Obrigado pela ajuda pessoal. Ver se evito ter que a levar à oficina. Este mês está difícil

Dissidente-
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Re: Como afinar a folga da embraiagem
olha la o mecanico se passares na ofecina da sempre um jeito e nada cobra por isso
mas se esta a pegar em cima esta muito esticado da folga em cima primeiro e se precisar da em baixo tambem tipo meia volta de parafuso
mas se esta a pegar em cima esta muito esticado da folga em cima primeiro e se precisar da em baixo tambem tipo meia volta de parafuso

Carlos Alexandre-
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Carlos Alexandre-
Carlos Alexandre-
Fiquei baralhado porque começas por dizer que está "no início" (que entendo como sendo perto da posição aberta da maneta) e depois parece que queres pôr ainda "mais acima". Para evitar confusões, vou usar "folga" (= quanto a maneta anda até começar a esticar o cabo).Dissidente escreveu:... A minha manete de embraiagem está a pegar muito no limite (no início) ... Na manete para que pegue mais acima ...
Tens que começar sempre por desenroscar a contra-porca (a maior e exterior).
Se queres aumentar a folga, enroscas o parafuso interior com uma mão (se necessário com uma chave) para aliviar o cabo, e, com a outra mão, impedes a manga exterior do cabo de rodar. Se for para diminuir a folga, desenroscas o parafuso interior para esticar o cabo.
Quando a folga estiver a teu gôsto, enroscas a contra-porca para trancar o conjunto.
Só precisas de ajustar junto à caixa (no caso da Aquila é a meio do cabo) quando já não conseguires ajustar apenas na maneta.
Se for preciso, ensino como se desengata o cabo da maneta.
Dias-
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Obrigado Carlos e Dias.
Daqui a pouco já vou afinar.
Dias, tens razão, fiz uma linda baralhada de termos. O que está a acontecer é que com a manete na posição "normal" e mais aberta pressiono muito pouco para embraiar. Costumava pegar um nadinha mais acima (tinha que pressionar um pouco mais), e é assim que quero ajustar.
Daqui a pouco já vou afinar.

Dias, tens razão, fiz uma linda baralhada de termos. O que está a acontecer é que com a manete na posição "normal" e mais aberta pressiono muito pouco para embraiar. Costumava pegar um nadinha mais acima (tinha que pressionar um pouco mais), e é assim que quero ajustar.
Dissidente-
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Atenção que nos vídeos baralham a folga da alavanca da embraiagem junto à caixa (= folga no cabo) com a folga na ponta da maneta, e 10 mm no cabo são cerca de 25 mm na ponta da maneta!
O que é preciso é que haja folga. Quanto... é mais uma questão de gôsto.
O que é preciso é que haja folga. Quanto... é mais uma questão de gôsto.
Dias-
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

» Afinar Carburadores
» Afinar Carburadores Daytona 125
» Manutenção de corrente de o-rings
» Corrente alarga
» Afinar o amortecedor traseiro para pendura
» Afinar Carburadores Daytona 125
» Manutenção de corrente de o-rings
» Corrente alarga
» Afinar o amortecedor traseiro para pendura
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Preciso de ajuda com um negócio
» [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
» Motor sym fidlle 125 vs kymco like 125 .. compatìveis??
» Manual AJS Regal Raptor DD 125 E
» cilindro da suspensao DIANTEIRA da fosty 125
» Embraiagem fosti 125CC
» Mudar óleo RKS
» Ajuda na escolha da primeira mota