F125cc.com
A primeira 125cc F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
A primeira 125cc F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
73 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 73 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

A primeira 125cc

+3
Marco Machado
Helder Cruz
rjcm24
7 participantes

Ir para baixo

A primeira 125cc Empty A primeira 125cc

Mensagem  rjcm24 Qua 1 Jul - 23:58

Boas pessoal!

Após a minha apresentação este vai ser o meu primeiro post aqui no fórum...e aqui vai disto: =)

Como já tinha dito na apresentação chamo-me Ricardo tenho 29 anos sou de V.N de Gaia e no que a motas diz respeito sou um novato.
A única coisa de duas rodas que conduzi e conduzo quase todos os dias é a minha bicicleta.
Tenho carta de carro e esse é o meu meio principal de transporte até hoje e sou um fã assumido dos "Japoneses".
Tendo em conta que moro perto do meu local de trabalho (8km) as minhas deslocações até lá foram sempre feitas ora de bicicleta ora de carro (quando chove).
Ora a partir de Setembro a minha vida altera-se pois vou me mudar para a Maia e vou passar a fazer certa de 40 kms diários para me deslocar para o meu local de trabalho, tendo em conta que vou ser um utente assíduo da VCI a 125cc é para mim a solução mais razoável para alguém que pretende fugir ao transito e ao mesmo tempo poupar uns cobres em combustível.
Da informação que recolhi neste fórum e junto de pessoal que tem motos e indo ao encontro do meu gosto as motos que se adequam são a Sym Wolf e a Daelim Roadwin.
A minha intenção visto estar a iniciar é comprar uma usada ou semi-nova tendo como teto máximo 1500€ (se puder gastar menos... melhor claro!)
Agora como é obvio e tendo em conta que sou inexperiente as minhas duvidas e incertezas são muitas:
Se a Wolf tem um design mais atrativo a Daelim tem duplo travão de disco (que pode dar mais segurança ou não);
A Wolf será mais econômica em combustível e manutenção mas a Daelim será mais robusta e um pouco mais potente;

Ou seja para o orçamento que tenho (1500€ max) será melhor a Daelim ou Sym?
Outra duvida que tenho é em relação ao preço dos seguros e do valor da passagem de nome da mota na altura da compra. Alguém sabe?

Gosto bastante do que as duas motos me transmitem, a Sym é muito bonita e desportiva porém será mais dificil de arranjar usada a bom preço tendo em conta a procura que a mota tem.
A Daelim tem um ar mais clássico e faz-me lembrar a Hornet (é claro que é só ar..) que também gosto muito e parece-me mais robusta.

Como disse acima, sou um pouco avesso á chuva haverá forma de contornar isso efetivamente com algo em especifico (fato,botas, blusão etc) que me aconselhem?

Obrigado pela ajuda pessoal.  A primeira 125cc 952112

Cumps.

rjcm24

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2014
Mota : Nenhuma de momento

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Helder Cruz Qui 2 Jul - 8:42

Bem vindo!

Mantenho uma Roadwin 125 em casa e sou adepto das Sym Wolf.
De facto, a Roadwin, que considero uma mota lindíssima, peca um pouco pelo farol dianteiro redondo, bastante retro.
Eu gosto.

A mota é de facto robusta e garanto-te que trava lindamente. Tem 14,2cv, e a versão carenada tem umas décimas mais.
Já li aqui no forum que a Wolf trava igualmente bem, portanto terás de experimentar uma e outra.
Aproveita bem o forum e lê os DB da malta.
Para Roadwins tens o meu, o da "Joaninha" do Clayton, o DB do Vinnys, o da "Burra" que era do Dissidente e agora é da Carina...

Receio que a qualidade de construção da Roadwin seja um pouco inferior à da Wolf.

Quanto à chuva... eu não rolo com chuva! Só mesmo quando sou apanhado por ela a meio das minhas deslocações.
Umas boas botas, umas boas luvas e um fato oleado mantêm-te seco, embora com alguma eventual prisão de movimentos.
O problema maior está no chão, no decrescimo acentuado da falta de aderencia dos pneus, e da visibilidade, tanto tua como dos automobilistas.
Torna-se muito mais perigosa a condução de um veículo que não é o mais seguro, mas sim dos mais divertidos e em alguns casos económicos.


Última edição por Helder Cruz em Qui 2 Jul - 9:11, editado 2 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Marco Machado Qui 2 Jul - 9:06

entre as duas e depois de veres os DB que o Helder mencionou terás de recorrer ao teu gosto pessoal e ao melhor negócio que aparecer pois são igualmente boas, quanto á chuva uns bons pneus (não é preciso serem de moto GP) depois um fato de oleado umas botas e chegando ao trabalho tiras o fato calças os sapatos e estas mais seco que o pessoal que vem debaixo de um chapéu de chuva é o que acontece comigo  A primeira 125cc 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  amok Qui 2 Jul - 11:57

são as duas grandes mota, com visuais distintos... pessoalmente adoro o visual das 2...

nunca me sentei numa roadwin, mas acho que são posições de condução diferentes... o melhor antes de comprar é sentares-te nas 2 e ver qual te sentes melhor...

a roadwin parece ser um bocadinho mais pontente do que a wolf, mas a wolf safa-se muito bem... é claro que tens de ter a noção que são 125cc e na VCI não vai dar mais que 120/130...

pessoalmente, estou super satisfeito com a minha wolf, e para dentro da cidade e meia duzia de AE, não a troco por nada!!!

podes ver o meu DB e alguns videos que fiz a andar nela aqui no meu canal
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Data de inscrição : 12/02/2015
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  linhos Qui 2 Jul - 12:57

Boas dicas A primeira 125cc 952112

Tens de te sentar nas duas...o ideal até era dar um voltinha para veres o feeling!

Boa sorte!

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
A primeira 125cc 633800_2
A primeira 125cc 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  rjcm24 Qui 2 Jul - 14:35

Pois já dei uma vista de olhos pelos Db's do pessoal mas as duvidas subsistem :-) o que é normal tendo em conta que pouco percebo da situação.
Em relação a comprar a mota usada tendo em conta o meu orçamento tenho algum receio de ser enganado. Para vocês quais são os pontos a ter em atenção na avaliação? Qual a quilometragem aceitável para uma mota destas?
Quase que preciso de um guia para comprar a mota :-)

Obrigado pela ajuda :-)

rjcm24

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2014
Mota : Nenhuma de momento

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Dissidente Qui 2 Jul - 14:39

Companheiro, não é tanto a quilometragem mas mais como foi feita. Se tivesses que escolher entre uma mota com 20k km's bem feitos ou uma com 5k km's todos escafiados e mal tratados qual escolhias?  A primeira 125cc 275703

Para o orçamento que indicas deves conseguir encontrar motas à volta dos 15k-25k+ kms
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  rjcm24 Qui 2 Jul - 14:47

Pois, há alguns sinais ou alguns pontos específicos na mota onde possa perceber se essa quilometragem foi bem feita ou não?

rjcm24

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2014
Mota : Nenhuma de momento

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Dissidente Qui 2 Jul - 14:56

Havia para aí uma checklist compreensiva a ter em atenção a comprar motas usadas, elaborada por um companheiro cá do fórum.
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Marco Machado Qui 2 Jul - 15:02

Vê o seguinte tópico, penso que era deste que o Dissidente falava.



https://moto125cc.forumotion.com/t4324-tutorial-como-comprar-uma-moto-usada?highlight=usada

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Dissidente Qui 2 Jul - 15:07

Não era esse não. Era um mais recente sobre pontos mecânicos a verificar. Tenho estado à procura e não o estou a encontrar (e vou entrar agora para uma reunião  A primeira 125cc 1987)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Helder Cruz Qui 2 Jul - 15:11

Não há como saberes se uma rodagem foi bem feita ou mal feita olhando para a mota. Mas se conseguires avaliar o cuidado que foi dado à máquina pelos anteriores donos consegues adivinhar ou ter uma ideia aproximada do que foi a vida da mota.

Uma mota com escape de rendimento pode ser de alguém que tem gosto pelo som, com dinheiro a sobrar na carteira ou que teve um azar com a mota e amachucou o escape original. Podes querer saber o que aconteceu.
Um escape descolorado, com tonalidades azuladas, apresenta sinais de ter sido bem aquecido. Ou circulou bem depressa por algum tempo ou o motor esteve em alta rotação com a mota parada pelo menos uma vez - fazer rateres, burn outs, etc...
Um quadrante riscado pelo portachaves metalico também não revela muito gosto pela mota, mas aqui é um assunto mais discutível e sensível.
Uma mota com pneus demasiado gastos não revela apenas falta de dinheiro para os gastar, mas também falta de consciencia e sensibilidade para a segurança rodoviária.
Corrente de transmissão sem lubrificação ou mesmo ferrugenta não é de uma mota bem tratada e conservada...
Pneus gastos até ao limite indica alguém que sabe deitar a mota, mas muito provavelmente tem o hábito de rolar bem acima dos limites e do que gostarias que a mota tenha feito, em especial se for de média ou alta cilindrada.
Espelhos e piscas ausentes, idem aspas... tens um outro alerta importante.
Espelhos ricados e piscas partidos indicam quedas, ainda que paradas. Se mais nada se encontra riscado na mota... deves estranhar.
Estranha motas algo velhas com carenagens novas, carenagens sem autocolantes...

Creio já ter dito isto aqui no forum, mas estamos em iguais circunstancias na escolha de mulheres e motas: novas ou usadas o que é preciso é termos sorte com elas!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Marco Machado Qui 2 Jul - 15:20

Helder Cruz escreveu:Creio já ter dito isto aqui no forum, mas estamos em iguais circunstancias na escolha de mulheres e motas: novas ou usadas o que é preciso é termos sorte com elas!

A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  linhos Qui 2 Jul - 16:05

Helder Cruz escreveu:Não há como saberes se uma rodagem foi bem feita ou mal feita olhando para a mota. Mas se conseguires avaliar o cuidado que foi dado à máquina pelos anteriores donos consegues adivinhar ou ter uma ideia aproximada do que foi a vida da mota.

Uma mota com escape de rendimento pode ser de alguém que tem gosto pelo som, com dinheiro a sobrar na carteira ou que teve um azar com a mota e amachucou o escape original. Podes querer saber o que aconteceu.
Um escape descolorado, com tonalidades azuladas, apresenta sinais de ter sido bem aquecido. Ou circulou bem depressa por algum tempo ou o motor esteve em alta rotação com a mota parada pelo menos uma vez - fazer rateres, burn outs, etc...
Um quadrante riscado pelo portachaves metalico também não revela muito gosto pela mota, mas aqui é um assunto mais discutível e sensível.
Uma mota com pneus demasiado gastos não revela apenas falta de dinheiro para os gastar, mas também falta de consciencia e sensibilidade para a segurança rodoviária.
Corrente de transmissão sem lubrificação ou mesmo ferrugenta não é de uma mota bem tratada e conservada...
Pneus gastos até ao limite indica alguém que sabe deitar a mota, mas muito provavelmente tem o hábito de rolar bem acima dos limites e do que gostarias que a mota tenha feito, em especial se for de média ou alta cilindrada.
Espelhos e piscas ausentes, idem aspas... tens um outro alerta importante.
Espelhos ricados e piscas partidos indicam quedas, ainda que paradas. Se mais nada se encontra riscado na mota... deves estranhar.
Estranha motas algo velhas com carenagens novas, carenagens sem autocolantes...

Creio já ter dito isto aqui no forum, mas estamos em iguais circunstancias na escolha de mulheres e motas: novas ou usadas o que é preciso é termos sorte com elas!
Boas dicas sim senhor...

Esta para mim é pequena mas diz muita coisa do gosto do dono pela mota:
"Um quadrante riscado pelo portachaves metalico também não revela muito gosto pela mota, mas aqui é um assunto mais discutível e sensível."
A primeira 125cc 7373

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
A primeira 125cc 633800_2
A primeira 125cc 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Helder Cruz Qui 2 Jul - 16:09

linhos escreveu:

Esta para mim é pequena mas diz muita coisa do gosto do dono pela mota:
"Um quadrante riscado pelo portachaves metalico também não revela muito gosto pela mota, mas aqui é um assunto mais discutível e sensível."
A primeira 125cc 7373

Uso a minha ao pescoço, para não ter de usar porta chaves...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Dissidente Qui 2 Jul - 16:49

Hélder, do que me lembrei agora a propósito disso...  A primeira 125cc 70049  A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343 A primeira 125cc 314343
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Helder Cruz Qui 2 Jul - 16:59

Sim... isso faz com que me esqueça amiúde onde a deixei, como na ida a Fátima em Setembro passado...
A primeira 125cc 1987
Acontece-me quase sempre que saio com a mota!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Dias Qui 2 Jul - 18:23

Gostei de ler tudo o que o Helder Cruz escreveu às 15:11.
Se tiverem dúvidas, passem-me 2 motos iguais, eu faço 10.000 km com cada uma delas, e garanto que depois uma pode parecer... mas não é (até o lixo não a vai querer lá) enquanto que a outra estará melhor do que quando nova!

Nota: Se não acreditam, falem com a minha maria... e vejam como ela fica piursa quando eu, nas viagens para/de o Algarve, faço consumos com um enlatado com motor 1.300 cc inferiores àqueles que faria com uma moto de 400 cc.

Explicação: Com a Aquila, se não estiver com febre, o limite são mesmo 4 l/100 km, porque o que aquilo pede é mesmo enrolar punho. Por isso é que escrevi acima 400 cc (com as 250 ficava-me pelos 3 l/100 km).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

A primeira 125cc Empty Re: A primeira 125cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos