F125cc.com
Sistema Combinado de Travagem.... F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Agosto 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
50 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 50 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Sistema Combinado de Travagem....

Ir em baixo

Sistema Combinado de Travagem.... Empty Sistema Combinado de Travagem....

Mensagem  RicardoCastro em Ter 11 Ago - 16:57

Ora então vou pedir um favor à malta,expliquem-me direitinho isso do Sistema Combinado de Travagem porque eu já li por aí qualquer coisa sobre isso,mas agora já não encontro o tópico sobre...ficou-me um coisa acerca disso na retina...o CBS vem na GTS125i e na GTS125Evo não vem (foi isso que me pareceu ler)?!Escreveram sobre isso que existe lá "não sei o quê" num tubo com uma malha de ferro que é isso que se depreende que a mota tem CBS?!A minha é a GTS125Evo e tem esse tal tubo com malha de ferro amarrado a outro tubo!

Desculpem a pergunta,mas quem não sabe é como quem não vê e eu gosto de andar em cima dos acontecimentos gostava que me explicassem isso se faz favor!

P.S. - Num encontro futuro o formador tem uma SUPER BOCK paga! ;)

RicardoCastro

Masculino Mensagens : 58
Mota : SYM GTS 125 EVO

Sistema Combinado de Travagem.... Empty Re: Sistema Combinado de Travagem....

Mensagem  ed. mateus em Qua 12 Ago - 1:01

esperimenta a ver aqui e vê se dá pra tirar as duvidas 

http://gostodescooters.blogspot.pt/2011/05/sym-gts-125i-evo-cbs-ja-chegou.html#uds-search-results
ed. mateus
ed. mateus

Masculino Mensagens : 684
Mota : Honda Deauville 650

Mensagem  RicardoCastro em Qua 12 Ago - 1:26

Estás a ver a 1ª e a 2ª foto que aparece neste link que me deste?!Eu julgo que a minha tem só o cabo preto e um dos outros com aquela cor diferente,mas amanhã já tiro as dúvidas existenciais...mas em todo o caso tendo tendo só um daqueles cabos "cinzentos" juntamente com o preto já terá essa tal assistência de travagem!?
Obrigado pela dica companheiro!
Não sei se conseguiram ver bem mas com jeitinho se repararem na roda passa lá o tal cabo cinzento que falei.....eu julgo que só tem mesmo esse amarrado ao outro cabo preto!Será isso também a tal coisa do CBS!?

[url=<a]Sistema Combinado de Travagem.... I422qo[/url]">Sistema Combinado de Travagem.... I422qo

RicardoCastro

Mensagem  Helder Cruz em Qua 12 Ago - 8:49

O que para aqui vai...

O Combined Brake System é um sistema de travagem que permite, com o accionamento de um dos travões (dianteiro ou traseiro) activar o travão da roda dianteira e traseira simultaneamente numa percentagem pré ajustada que usualmente é de 60%/40% ou 70%/30%.

Experimentei este sistema numa CBR1100XX, um dos primeiros modelos a usar tal sistema, da Honda, com ABS - Não dei por nada, até porque fiz a minha condução normal.

Anexo um esquema do dito:
http://powersports.honda.com/experience/articles/090111c08139be28.aspx

Não me parece que possas comprovar a existência deste sistema através da procura de tubos e cabos...
Experimenta levantar a mota no descanso central, por a roda traseira a rodar e ver se para quando accionares o travão dianteiro... digo eu.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8299
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  RicardoCastro em Qua 12 Ago - 9:16

Amigo,obrigado pela dica também ela importante....essa ultima frase foi mais esclarecedora...como disse inicialmente,falei disso dos cabos por foi o que li sobre esse assunto,mas já não sabia onde tinha sido,daí ter feito este celeuma todo,visto não perceber puto destas coisas....mas vou experimentar essa de  ter a mota no descanso central e accionar o travão da frente par verificar esse  comportamento!Obrigado mais uma vez

RicardoCastro

Mensagem  RicardoCastro em Qua 12 Ago - 12:54

Amigo Helder,a tua opinião esclareceu-me que não tenho CBS na minha mota!Obrigado pela dica mais uma vez!Como o prometido é devido,quando houver um evento e estivermos juntos,devo-te uma Super Bock!Abraço

RicardoCastro

Mensagem  Helder Cruz em Qua 12 Ago - 13:26

Sistema Combinado de Travagem.... 952112
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  SL125 em Qua 12 Ago - 16:38

BTW, quanto menos tecnologia, mais prazer dá conduzir.

Ex. de outra modernice que não me vejo a usar, como o start and stop... em que estou permanentemente a ouvir o som da malta a deixar "o motor ir abaixo"...

Bom mesmo, é avaliar a nossa velocidade, o estado do pavimento e inclinação do mesmo e sentir que pressão devemos aplicar a cada travão.  Sistema Combinado de Travagem.... 697124

Sistema Combinado de Travagem.... 952112
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Mensagem  Helder Cruz em Qua 12 Ago - 16:54

Não sei que te dizer, SL...

Quem tem uma Goldwing, regra geral, já rola há muitos anos.
Não vejo nenhum a queixar-se do CBS ou do ABS e foi o primeiro modelo a usar tal sistema.
Quem tem uma XX e não tem já um bom passado em cima de uma mota tende a não viver muito tempo, e nunca ouvi nenhum queixar-se do CBS ou do ABS.

Pessoalmente não tenho opinião formada. Não tenho quilómetros ou situações que me permitam dizer se gosto ou não.

Entendo, no entanto, que um verdadeiro e purista dos ferros seja um pouco contra grandes inclusões de electrónica ou tecnologia de ponta na mota.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Dias em Qua 12 Ago - 17:32

Todas as minhas motos têm CBS... só que é manual!
Funciona ssim: apertam-se as duas manetas (na scooter) ou a maneta e o pedal direitos (no ferro), com a vantagem que se pode, em qualquer instante, ajustar a percentagem de travagem nas duas rodas (em vez de ser um valor fixo; como a CPU está na cabeça, não convém andar com a "cabeça desligada").

Como tenho sempre dito, as "modernices" podem salvar vidas (em especial aos distraídos) mas também podem matar aqueles que se habituam a acreditar nelas.

Agora vou (aparentemente) discordar do SL125 numa coisa: O sistema "start-and-stop" é a melhor coisa que há... para os veículos dos outros!
Explicação:
- Não se fica a apanhar com os gases de escape dos outros enquanto estamos parados nos semáforos (devia ser obrigatório para os pesados quando não se consegue ficar "lá à frente").
- Nos semáforos em que sei exactamente (com um erro de 1-2 segundos) quando vão passar a "verde", farto-me de rir quando oiço o enlatado a carregar na embraiagem com 8 segundos de antecedência.
- Nos semáforos em que tenho dúvidas quando vão passar a "verde", não preciso de me preocupar a dar antecipadamente a "patada para baixo" porque o enlatado avisa-me metendo o motor a trabalhar e, ainda por cima, estão a perder a mania de buzinar quando não se arranca logo.

Estão a ver como há coisas boas nas "modernices"?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5452
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Helder Cruz em Qua 12 Ago - 17:36

Já sabia que vinha ai um purista dos ferros dizer das suas!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  ed. mateus em Qua 12 Ago - 22:09

Helder Cruz escreveu:O que para aqui vai...

O Combined Brake System é um sistema de travagem que permite, com o accionamento de um dos travões (dianteiro ou traseiro) activar o travão da roda dianteira e traseira simultaneamente numa percentagem pré ajustada que usualmente é de 60%/40% ou 70%/30%.

Experimentei este sistema numa CBR1100XX, um dos primeiros modelos a usar tal sistema, da Honda, com ABS - Não dei por nada, até porque fiz a minha condução normal.

Anexo um esquema do dito:
http://powersports.honda.com/experience/articles/090111c08139be28.aspx

Não me parece que possas comprovar a existência deste sistema através da procura de tubos e cabos...
Experimenta levantar a mota no descanso central, por a roda traseira a rodar e ver se para quando accionares o travão dianteiro... digo eu.
 as coisas k tu nao fazes por uma SUPER BOCK... hehehehe Sistema Combinado de Travagem.... 546902
ed. mateus
ed. mateus

Masculino Mensagens : 684
Mota : Honda Deauville 650

Mensagem  SL125 em Qua 12 Ago - 22:15

É isso companheiros!
Sistema Combinado de Travagem.... 697124

Um "ferro" detesta modernices, como diz o Helder, mas ao mesmo tempo adora-as, mas nos outros, como dizo Dias  Sistema Combinado de Travagem.... 952112

Mas acredito que quem gosta de scooters e das mototuristicas de grande porte adore sempre mais um pequeno extra tecnológico  Sistema Combinado de Travagem.... 70049

Abraços
SL125
SL125

Mensagem  Helder Cruz em Qui 13 Ago - 8:51

Não só... os amantes das R's adoram uma boa modificação tecnológica na sua mota ou no seu modelo de eleição.
Exemplo: o JoJo foi buscar uma Kawa 636 toda XPTO, com ABS e quick shift.
O quick shift (tal como o nome indica) permite alterar a sensibilidade da caixa, para que se adeqúe ao estilo e forma de condução e permite mudanças de caixa mais rápidas e fluidas. Este sistema é regulável por bluetooth, segundo li no DB do JoJo.

Mais exemplos: um dos modelos de eleição dos amantes das R's é a BMW S1000RR, que é um brinquedo com pouco mais de 190cv. Tem controlo de tracção regulável, modos de condução personalizáveis, etc, etc. Recordo que demorei mais de 15 minutos a ler a lista de gadgets incríveis que a mota tem. Escrevo incríveis e etc, etc, porque metade não faço ideia do que faça ou para que sirva.

Mais ainda: as maxi-trails, motas para grandes estiradas on-road e off-road, com altas cilindradas, grandes binários e pneus estreitos, usualmente de utilização mista, recorrem ao controlo de tracção para permitir uma utilização mais fácil e segura. Recordo a Triumph Tiger 1200, com 134 cv, onde já tive o prazer de abuseirar o nalguedo.

As célebres Harley Davidson, que os verdadeiros puristas dos ferros adoram, cada vez apresentam modelos mais evoluídos. Talvez pouco conseguidos, mas a tentar justificar o preço. Os trikes com tudo o que um bom apartamento pode ter, as Road Guide com sistema Audio Boom...

Claro que as grandes arrastadeiras, como as BMW R1200RT, a Honda Goldwing... com sistemas quadriestéro, bancos aquecidos, vidro regulavel electricamente com memória, estão e sempre estiveram no topo das mais tecnológicas.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Dias em Qui 13 Ago - 15:44

Ainda bem que há diferentes pontos de vista. Caso contrário, ainda poderíamos ter que nos filiar em diferentes partidos ou clubes de butebol (é igual) para podermos discordar.
O importante é que cada um pense por si, em vez de andar a "emprenhar de ouvido".

A maior parte das "modernices" até são boas, úteis, etc., só que os fabricantes/vendedores são quem primeiro sabe disso e que a maior parte dos compradores são "maria-vai-com-as-outras", pelo que usam a publicidade para aumentar em 100 € os preços sempre que introduzem qualquer coisa que faça aumentar o custo de produção em 1 € (ou mesmo que baixe, desde que seja uma "modernice" e haja clientes-alvo suficientemente "motivados" para estarem dispostos a pagar).

Eu, por formação fui educado, e por deformação profissional tenho sido pago para "tentar fazer omeletes sem ovos" (tenho conseguido satisfazer quem me tem pago o ordenado durante 44 anos com umas boas aproximações, mas uma verdadeira omelete... ainda não consegui!).
Dito de outra maneira, o que sempre tenho tentado fazer é escolher com base na relação custo/benefício (atenção a não esquecer a manutenção, juros, etc. no custo e que o gôzo também faz parte do benefício).

Nota: Por "gôzo" em coisas oficiais estou a pensar em poder prever que determinada coisa poderá vir a ser útil 5-10 anos depois para outra coisa e que o superior hierárquico nem faz a mínima idéia (não faz mal... se eu ainda por cá andar, ajudo-o a recuperar a memória 5-10 anos depois).

Com o sistema XPTO das motos é igual: quanto custa/vou previsivelmente poupar?
Mete numa folha de Excel (eu prefiro o 4Pro)... e sai o resultado!

Nota: A grande diferença entre os diferentes utilizadores está na previsibilidade!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5452
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Helder Cruz em Qui 13 Ago - 16:00

Podes ter muita razão, mas mesmo sem nunca ter sentido o efeito de um ABS numa mota (num carro já, muitas vezes), queria que a Efigénia tivesse tal sistema montado.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  SL125 em Qui 13 Ago - 18:38

Mas Helder, uma coisa é abs, que até podes andar mil km sem te lembrares que ele lá está, mas que quando for preciso ele atua antes de te lembrares dele.

Outra coisa, são modernices que visam otimizar a condução de quem tem pouca prática ou pouco jeito para a coisa.
E o certo é que quem aprende a conduzir com esses otimizadores, dificilmente se tornará num condutor experiente e perspicaz.

É o meu ponto de vista  Sistema Combinado de Travagem.... 952112
SL125
SL125

Mensagem  amok em Qui 13 Ago - 21:24

SL125 escreveu:Mas Helder, uma coisa é abs, que até podes andar mil km sem te lembrares que ele lá está, mas que quando for preciso ele atua antes de te lembrares dele.

Outra coisa, são modernices que visam otimizar a condução de quem tem pouca prática ou pouco jeito para a coisa.
E o certo é que quem aprende a conduzir com esses otimizadores, dificilmente se tornará num condutor experiente e perspicaz.

É o meu ponto de vista  Sistema Combinado de Travagem.... 952112

eu tenho exactamente esta opinião... e vou dar o exemplo da PCX(não em relação a modernices), aquilo é tão fácil de conduzir que ninguém aprende nada com aquilo Sistema Combinado de Travagem.... 750583

acho que o ABS é bom em todas as motas, o resto acho que depende um bocado do estilo da mota
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Mensagem  Helder Cruz em Sex 14 Ago - 8:51

É claro que têm muita razão!

O que estão a dizer e eu concordo, aplica-se a muitas outras coisas. Podemos mesmo levar isso ao ridículo. Senão vejamos:

• Quem tem motas ou carros de injecção não sabe nem nunca saberá o que é "fechar o ar" ou uma vela isolada;
  • Quem tem máquina de calcular esquece a tabuada;
  • Quem tem GPS nunca saberá usar um mapa e uma bússola;
  • Quem tem GPS, Navtex etc nunca saberá navegar pelas estrelas;
  • Quem tem isqueiro nunca será um mestre em fazer fogo com dois pauzinhos;
  • Quem tem água encanalizada nunca ganhará força no pescoço e equilibrio por carregar bilhas na cabeça;

...e por aí fora.

O tempo encarregar-se-á de peneirar os bons avanços tecnológicos dos maus.
(O tempo e os grandes interesses económicos)
É graças a pequenos e grandes avanços tecnológicos que se demarcam as diferenças entre gerações.
É por isso (e por outras razões) que o Dias sabe coisas que nós, mais novos, apenas ouvimos falar.

O ABS é um avanço já com uns anos e provas dadas. Por isso já é tido como usual, indispensável, ou na última revisão da normativa de máquinas para os automóveis: obrigatório, tal como o controlo de estabilidade e tracção.

A questão de fundo é se vamos ser "o velho do Restelo" ou manter uma mente aberta e pagar as inclusões de novas invenções nas nossas motas: a resposta é... que remédio!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Dissidente em Sex 14 Ago - 10:28

E ainda hoje me falavam dos projetos de carros auto-guiados... querem que as pessoas deixem de saber conduzir.

Não creio que a questão das ajudas eletrónicas façam um condutor conduzir menos ou pior. Quanto muito conduzirá o mesmo ou melhor naquele veículo. Obviamente que se conduzir um outro sem as ajudas até se habituar às novas condições conduzirá como um gato de pantufas.

Não precisam ir mais longe. Uma das últimas vezes que peguei na Burra e fiz um filtering muito levezinho senti-me totalmente desconfortável. Faltava-me o peso e o binário adicional da PIX. Quem olhasse de fora certamente pensava "este gajo não sabe conduzir" (quanto mais não seja porque passei o caminho todo escangalhado a rir com a nossa reunião... tinha saudades dela  Sistema Combinado de Travagem.... 697124).

Da mesma forma, metam alguém habituado a conduzir um carro sem ABS (e a saber travá-lo) a tentar fazer uma travagem de emergência pela primeira vez num carro com ABS e a ter que parar ALI! e vejam-no a parar em ALI! mais uns metros... há que saber usar as vantagens (ou ausência delas) na nossa condução  Sistema Combinado de Travagem.... 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: