F125cc.com
Primeira mota e os seus gastos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Primeira mota e os seus gastos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
56 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 56 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Primeira mota e os seus gastos

+5
Francisco Neto
Mario_Marques
Helder Cruz
nunes
Ruben Vieira
9 participantes

Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Dom 27 Nov - 14:36

Olá, tenho 16 anos e gostava de comprar uma mota. Gostaria de saber quais os gastos, ou seja, quanto vou gastar anualmente com revisões, inspeções, pneus, seguros, etc...
Gostaria também de saber que motas recomendariam dentro do meu orçamento de 2700 euros.


Francisco Neto

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Ruben Vieira Dom 27 Nov - 15:23

tens algum estilo de mota preferido? :ferro:
Ruben Vieira
Ruben Vieira

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 24/05/2016
Mota : Honda Varadero 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Dom 27 Nov - 16:03

Gosto de todos os estilos de moto, menos de scooter.

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Helder Cruz Seg 28 Nov - 10:34

Há muitas perguntas que poderia-mos fazer para te poder responder ao que pretendes.
Por exemplo e para começar, se pretendes comprar uma mota nova ou usada, se esse orçamento é para incluir um capacete, luvas e blusão ou apenas a mota...

Uma Daelim Roadwin F125i (só porque tenho uma), nova, custa perto do que nos indicas como orçamento.
O imposto de circulação é inferior a 6 euros/ano, gasta cerca de 4 litros/100km, se rodares en circuito urbano e a apertar com ela. O penu traseiro custa cerca de 150€ e o dianteiro à volta de 100€ (usa pneus bastante largos), mas dependerá da marca e da casa onde o compres, se pretendes substituir a válvula, etc.
A manutenção de uma Daelim é barata, mas mais uma vez depende da casa onde vás.
A primeira revisão da minha custou-me 90,00€, o que é uma barbaridade para 1ª revisão de uma 125cc - fiz na casa onde a comprei, em Alcântara.
Faz revisões de 6000 em 6000km, creio (não ando com ela há 3 anos e meio).

De 500 em 500km precisas de lubrificar a corrente. Cada lata custa à volta de 8€, dependendo da marca que preferires. Para a Roadwin aconselho o spray da Castrol, à venda no Jumbo.

Tens motas mais caras e melhores, dentro do estilo naked, como a Sym Wolf, Hyosung GT125, etc

Para começar, deverás ver qual o estilo que mais gostas. Como te imaginas a conduzir uma mota, se deitado sobre ela, se sentado, com os pés para a frente...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Seg 28 Nov - 18:37

Desde já, obrigado Hélder por ter respondido. 
Começando por responder à primeira pergunta, a mota pode ser usada, contudo tem que estar em bom estado e não ter um número de quilómetros muito elevado. O orçamento não inclui o equipamento, mas quanto mais a um preço acessível conseguir comprar a mota, melhor é (muito provavelmente não vou ser eu a pagar totalmente a mota, de maneira que não queria "esticar muito a corda"). 
Gosto das motas naked, chopper e de cross, e não gosto do estilo supermoto com 125cc. 
O estilo de condução não é o mais importante, posso conduzir qualquer estilo desde que seja confortável. 
Dentro do estilo Sym Wolf, não será a Cb125f uma boa opção? (o meu pai gosta da marca por a ter conduzido vários anos e acha o modelo bastante bonito)
Tendo em conta os dados que lhe forneci Hélder, aconselhe-me quais serão, na sua perspetiva, as motas mais indicadas para mim. 
Mais uma vez, obrigado por ajudar  Primeira mota e os seus gastos 952112

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Mario_Marques Seg 28 Nov - 21:10

Fransico é um bocado dificil dizer-te com exactidão preços de pneus e seguro pois isso pode variar mesmo muito, as revisões, se for uma 4t deve ficar uma muda de oleo em cerca de 40e, depois tens aquelas coisas tipo transmissão, afinar valvulas, travões e pneus, estas coisas são bastante variáveis pois por exemplo uma mota desportiva com pneus 17" em algumas medidas facilmente se gasta 340 euros em dois pneus bons, uma corrente passe 520 estamos a falar de mais 110euros, etc, depois tens motas que por exemplo com 40 euros metes dois michelin e uma corrente custa 20 euros, varia mesmo muito, assim como varia também a qualidade do material que vem de origem, estes exemplos que te dei em cima de preços são de duas 125cc que eu tenho, dão despesas completamente diferentes, depois em outros componentes é o contrario.
A honda costuma ter motas robustas, mas nestes ultimos anos, a um nivel geral, as motas estão muito bonitinhas e práticas, é  verdade, mas perderam muito em qualidade dos materiais usados de origem em algumas gamas.
Eu aconselhava-te fazeres uma pesquisa no spritmonitor, há pessoal que faz lá os registos de tudo, consumos, despesas, km's de manutenção, etc, dá para teres uma ideia muito mais precisa daquilo que realmente pretendes saber.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  nunes Ter 29 Nov - 9:15

Francisco, com 16 anos um seguro para mota vai ficar-te caríssimo.
aconselho-te a que ponhas a mota em nome do teu pai e o seguro também em nome dele, mas atenção para que no seguro não incluam uma cláusula que proíbe a condução do veículo por encartados à menos de 2 anos.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Ter 29 Nov - 18:17

Obrigado Mário Marques e Nunes por terem ajudado. A vossa ajuda foi muito útil. Primeira mota e os seus gastos 952112
Já agora, sendo meu pai não tem carta de mota (não a renovou), eu posso fazer o seguro em nome dele?
E tendo em conta o que eu disse acima, que motos recomendariam para mim? Primeira mota e os seus gastos 2060027091

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Mario_Marques Qua 30 Nov - 2:36

O teu pai se tiver carta de carro tecnicamente pode conduzir uma 125cc com 11kw.
Tens algum estilo de mota preferido? que tipo de percursos vais fazer? vais andar com passageiro?
Uma das motas mais fáceis de conduzir é o estilo "trail" são motas geralmente muito faceis de conduzir e bastante ageis em todo o tipo de terrenos, eu pessoalmente gosto de uma trail mesmo trail, não gosto delas convertidas para supermotard pois perdem a vantagem de rolarem bem fora de estrada.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira moto e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Qua 30 Nov - 13:15

Respondendo à primeira questão, gosto de todos os tipos de motas ( principalmente naked, cross e chooper). 
Respondendo à segunda e à terceira, irei fazer cerca de 25 km diariamente e poucas serão as vezes em que andarei com acompanhante.

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Helder Cruz Qua 30 Nov - 13:52

Acho que uma naked te iria permitir conduzir de forma mais confiante, mas qualquer apreciador de ferros (choppers, rats, customs, bobbers, etc) te vai dizer o mesmo!!!

Tens de te sentar nelas e sentir qual a mais indicada. Tipo o Harry Potter a experimentar a varinha mágica no seu primeiro ano em Hogwarts.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira moto e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Qua 30 Nov - 18:45

Como é evidente, antes de comprar a mota vou experimentar algumas. 
Mas dentro do que eu disse e tendo em conta uma relação preço-qualidade (qualidade de construção, potência, conforto, etc...) quais serão os melhores modelos dentro dos variados estilos de moto? (tendo em conta o meu orçamento)

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Mario_Marques Qui 1 Dez - 0:28

Honda xr 125, boa para tudo ;)
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Primeira moto e os seus gastos

Mensagem  Francisco Neto Qui 1 Dez - 9:14

Obrigado pela dica, contudo tenho algumas dúvidas.
Posso conduzi-la com carta aos 16?
É uma boa mota para andar na estrada,  confortável, e fazer viagens um pouco mais longas?
Estive a pesquisar na Internet e vi alguns sites que indicaram que a moto tem problemas nas mudanças, confirma? São graves ou implicativos na condução?
"Dá para dar umas aceleradelas geitosas"?
Esta dentro do meu orçamento?
Desde já, obrigado por ajudar mais um jovem iniciado no mundo das motos  Primeira mota e os seus gastos 952112

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 18/11/2016
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  vitormendes123 Qui 8 Dez - 13:58

Boas... Tenho 17 anos uma ano mais velho que tu sentei-me em várias motas keeway rkv, yamaha ybr125 e honda cb125f, para mim a mais confortável foi a a cb125f, dai comprei-a até agora não estou nada arrependido pelo contrário é uma mota espectacular... Mas gostos são gostos um conselho que me deram e também ja tu deram aqui e eu volto-o a dizer não compres uma mota por comprar... senta-te nela imagina-te a andar e como vai ser ao fim de 100km em cima dela tens de pensar em tudo. Primeira mota e os seus gastos 697124
vitormendes123
vitormendes123

Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 02/11/2016
Mota : Casal BOSS / honda cb125f

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Vasco Costa Sex 9 Dez - 2:39

Boas, tenho 19, aos 16, assim como tu comprei a minha primeira mota.. Na altura a que mais me fez sentir confortável foi a Honda CBF 125 de 2011, posso-te dizer que desde o primeiro dia que a comprei até ao último a única coisa que foi preciso fazer para além das revisões foi colocar gasolina, o novo modelo o CB125F é mais bonito e com uma tecnologia mais avançada comparada ao modelo anterior. Primeira mota e os seus gastos 952112
Vasco Costa
Vasco Costa

Masculino Mensagens : 360
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : Atual: Yamaha YZF-R1 Anterior: Yamaha YZF-R6 de 1997 (Thundercat) / Suzuki GSX-F 600 de 1998 / Honda Hornet 600 de 1998 / Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Indecisão

Mensagem  cristianoandrade15501 Qua 25 Jan - 12:11

Boas pessoal,
tenho 16 anos e agora estou à procura de mota. Inicialmente só tinha uma em mente (Sym Wolf) mas depois foram aparecendo mais marcas e modelos que adorei.

Pergunto-vos a vocês aí se me podem dar uma ajuda na escolha da melhor mota possível para o começo e os prós e contras das motas.

Vou aqui pôr uma lista das que gostei:
-Sym WOLF
-Keeway RKV 
-Keeway Superlight

Algumas das minhas impressões (não sei se estão corretas):
A wolf dizem que o travão de trás quase que só serve de 'auxilio';
A rkv dizem que por ser chinesa (acho eu) não é de tão boa qualidade;
A superlight (já agora a edição limitada preta), ouvi dizer que quando damos uma volta na menina, quando chegamos a casa devemos apertar os parafusos porque acho que ficam meios soltos.

Se me puderem ajudar agradecia,

Cumprimentos.

cristianoandrade15501

Masculino Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/11/2015
Mota : Quero comprar :)

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Dissidente Qua 25 Jan - 14:20

Companheiro, as impressões que referes são transversais às tuas escolhas. Aplicam-se a cada um dos três modelos que indicaste.

Fala-nos um pouco da utilização que tencionas fazer da mota. É para o dia a dia ou apenas para umas voltinhas? Para qualquer tempo ou só quando está seco e solarengo? Tencionas conserva-la uns bons km's (ou achas que te vai morder o bichinho e quererás trocar dentro de relativamente pouco tempo (2 ou 3 anos é pouco tempo)?
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira mota e os seus gastos Empty Re: Primeira mota e os seus gastos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos