F125cc.com
Dúvida de pneus F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Dúvida de pneus F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
126 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 126 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Dúvida de pneus

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Dúvida de pneus

Mensagem  ChickenEye Sáb 24 Jun - 20:21

Boas pessoal, 

Comprei há uns dias a minha primeira mota, uma Roadwin 125 FI, de 2009, com 26.000 kms. A mota está impecável, não tem riscos e já foi feita a revisão.

Já tive o prazer de dar umas voltinhas nela e adorei. Só ainda não me sinto muito à vontade a inclinar a mota para fazer curvas em cruzamentos, faço-o a baixa velocidade, mas penso que com a prática isso se resolve.

A mota vinha com uns pneus da Pirelli Angel GT. O que me têm a dizer deles? São bons pneus?


Agradeço
ChickenEye
ChickenEye

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/01/2017
Mota : Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Dias Sáb 24 Jun - 22:33

ChickenEye escreveu:... Pirelli Angel GT ... São bons pneus? ...
Eu diria que seguramente ERAM em 2009. Se agora ainda são, 8 anos depois, depende do tratamento/cuidados que tiveram:
- A borracha tem grêtas, está rija e ficas com o dedo preto quando lhe testas a flexibilidade?... Manda fora!
- A borracha está uniformemente baça, está flexível e o dedo só fica sujo de pó quando lhe tocas?... Vai dar uma volta com a moto... mas não abuzes!

Nota: Com o tempo e a falta de uso, a camada superficial da borracha oxida sempre e torna-se quebradiça. Assim, começa por ir dar uma voltinha NAS CALMAS para desgastar a camada superficial sem forçar a parte interior. Se não aparecerem grêtas, a parte interior deverá estar cada vez mais flexível (depois de "lixar" a camada exterior) e podes começar a apertar com ele, mas manda o pneu fora logo que tenho qualquer comportamento fora do vulgar!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  ChickenEye Dom 25 Jun - 0:37

Não, os pneus são novos.

Outra dúvida:
O manipulo da embraiagem está com alguma folga, ou seja, abana um pouco, parece mal apertado. Não é suposto, certo?
ChickenEye
ChickenEye

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/01/2017
Mota : Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Dias Dom 25 Jun - 11:35

Atendendo que os representantes da Daelim e da Hyosung são os mesmos e que a minha Aquila tem o mesmo problema... diria que não é defeito... é feitio!
Apesar de não vir daí mal ao mundo, chateia-me ver (e ouvir) a maneta aos pulos quando estou parado.

Sugestão:
1) Tenta encontrar uma anilha de fibra, plástico, feltro, à medida da folga.
2) Desaperta o parafuso que serve de eixo da maneta, tira-o fora, mete a anilha, repõe o parafuso e aperta.

Notas:
- O feltro acama com o tempo.
- Se a anilha for de fibra, plástico, etc. e estiver muito grossa, podes esfregá-la sobre lixa para reduzir a espessura.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  ChickenEye Dom 25 Jun - 15:36

Muito obrigado pelas sugestões. Vou fazer isso assim que tiver tempo Dúvida de pneus 952112
ChickenEye
ChickenEye

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/01/2017
Mota : Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Helder Cruz Seg 26 Jun - 11:48

A validade dos pneus é de 5 anos. Mais que isso, é suposto serem substituídos.
Não quer dizer que se tiverem 6 ou 7 não estejam bons, mas é de ter cuidado redobrado e procurar algum tipo de anomlia no piso, como as que te indicou o Dias.

A embraiagem é mesmo para ter uma folga. Podes verificar no manual de utilizador a folga que é suposto apresentar.

Se essa mota, de 2009 e com esses quilometros está como nova, tens o desafio de a manter assim. Os materias de que é feita não são os mais nobres nem a mão-de-obra a mais qualificada, pelo que terá de zelar por ela para não oxidar, principalmente em zonas onde possa levantar outros problemas piores.
Podes dar uma leitura nos db de outras Roadwin, entre elas a minha Delfina, que está parada desde Julho de 2012 com 7600km.

Diverte-te!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Dias Seg 26 Jun - 13:31

@Helder
Se bem entendi (e foi disso que estive a falar), aquilo de que o ChickenEye falava não era a folga da embraiagem (no cabo) mas o facto da maneta, no sítio em que tem o eixo, ser ~1 mm mais estreita do que devia e do furo, onde entra o eixo, também ser lardo demais, pelo que fica a oscilar para todos os lados!

Outra solução, é agarrar o punho esquerdo entre o polegar e o indicador, e usar os outros 3 dedos como "amortecedores" da oscilação (à semelhança do que se deve fazer com o punho direito e o travão da frente para não se perder tempo a travar).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Helder Cruz Seg 26 Jun - 13:38

Ahhhh... Essa!!!! É feitio da daelim!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de pneus Empty Re: Dúvida de pneus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos