F125cc.com
A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
189 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 189 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

4 participantes

Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Qui 6 Set - 13:23

Bem, como o titulo indica e como referi no meu post de apresentação, registei me no Fórum com a intenção de saber mais sobre as 125 e tentar perceber qual a moto indicada para mim.

Neste momento possuo apenas a carta B, mas pretendo investir e tirar a A. A meu ver não faz muito sentido pegar numa 125, seja ela qual for, sem ter a noção do que é conduzir corretamente uma moto. A pouca experiência que tenho de motos é na perspectiva de pendura. 
Encontro me a pesquisar e a comparar valores praticados em escolas onde resido (Odivelas), antes de tomar qualquer decisão e começar a tirar a carta. 
No entanto pretendo já pesquisar, informar me, e tentar perceber o que será melhor para mim dentro dos meus gostos pessoais. 

Daquilo que vi, desde sites da marca, e reviews tanto de profissionais como de amadores (geralmente motovloggers) estaria inclinado para motos, tipo "naked" (ainda estou a perceber as diferentes categorias) como por exemplo:


  • Honda NEO SPORTS CAFÉ CB125R;
  • Yamaha MT 125
  • KTM 125 Duke


Sei que são todas "caras", a nível estético foram as que me mais me atraíram.


Bem, como disse na apresentação, resido em Odivelas mas trabalho no Cartaxo, vou e venho todos os dias de transportes públicos. 
Uso sempre carro para me deslocar de casa até ao metro e vice-versa, ou seja, cerca de 16km ao final do dia. São poucos, mas é um consumo a meu ver excessivo que faço de carro, e que no final no mês pesa fora o desgaste do mesmo. 

Gostaria então de uma moto, que tivesse uma boa capacidade de depósito, baixos consumos, para uso diário nesses 16km, e que desse para uns passeios ao fim de semana com a namorada. 


Estou receptivo a todo o tipo de sugestões, criticas construtivas, e conselhos. 
Obrigado

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Carlos Alexandre Qui 6 Set - 15:43

devias comprar uma 125 usada para veres como te portas com a mota e ver se compensa a compra pois as revisões são caras  e um carro comercial a diesel ou então um a gaz que fica ainda mais barato  poderá ficar mais em conta
tenho aqui um colega que tem um carro a gaz e fas 600 kms com 37 euros a gaz
claro que o seguro é um pouco mais caro que uma 125cc mas olios são praticamente o mesmo e pneus e por ai fora não sai barato

ficas aqui com um modelo que gasta pouco e fiável


https://www.standvirtual.com/anuncio/yamaha-ybr-125-ID8JzQz6.html#ce0fa5462c


e assim depois tiras a carta e compras uma 300 ou 500cc e se desistires de andar de mota o estrago não será tanto como uma mota nova
e esta esta nova e tem um belo banco para pendura e um belo consumo baixo tem aqui no fórum diários de bordo para consultares A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 952112
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Qui 6 Set - 17:01

Obrigado desde já pela sugestão. 
A intenção será mesmo por andar de moto daí para a frente... Como pretendo fazer vida em Lisboa, percebo a importância de uma moto numa grande cidade. 

Não coloco de parte essa questão de comprar uma moto usada barata, mas como estou a pensar num investimento a longo prazo não sei se não será melhor investir em algo que dure mais tempo, que seja de qualidade e que me dê mais segurança. 

Ainda não considerei os valores entre um e outro, para juntar à lista de prós e contras, mas irei ter isso em consideração.

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Carlos Alexandre Qui 6 Set - 17:20

cuidado depois de começares a andar vais querer mais cilindrada por isso é um caso a ponderar uma usada A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 952112
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Sex 7 Set - 10:20

Que acham da Benelli BN 125? (nova, ficaria a metade do preço daquelas que indiquei anteriormente)

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  marshaia Seg 10 Set - 10:53

Já existem dois diários de bordo da Benelli BN125... Passa por lá e já ficas com uma ideia!  A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 952112

marshaia

Feminino Mensagens : 48
Data de inscrição : 12/05/2018
Mota : Benelli BN 125

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Seg 10 Set - 11:04

marshaia escreveu:Já existem dois diários de bordo da Benelli BN125... Passa por lá e já ficas com uma ideia!  A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 952112

Thank you.

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Dr_Lion Qui 13 Set - 15:25

Pelo que percebi prentedes usar a mota para ir até ao metro, viagem que agora fazes de carro.

Há algo que tens que esclarecer com a tua cabeça, se a mota é para poupar dinheiro/capricho, ou se é um gosto que queres satisfazer?

Esta questão é muito simples e importante porque se fizeres as contas ao ano, 16kms diários de carro, que só contabilizas o combustível desses 16kms, porque já usas o carro para outros propósitos e não vais deixar de ter carro certo? então o seguro, manutenções/inspeções etc vão continuar a estar lá mesmo que só andes uma vez por ano.

Por outro lado se comprares uma mota, sem contar com o valor da mota, tens um acréscimo anual de seguro da mota, selo se for o caso, inspeção se for para a frente/dependendo da cilindrada, manutenção da mota, e combustível porque a mota não anda a àgua...


No final de fazeres estas contas todas muito provavelmente vais chegar à conclusão que afinal não poupas nada, se tiveres um acidente vais sofrer na pele e não tens pára-choques, etc etc.

Se a opção da mota for por gosto/prazer, força!! Mas esquece a parte de poupar em toda a equação. A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 113258

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Qui 13 Set - 16:12

Dr_Lion escreveu:Pelo que percebi prentedes usar a mota para ir até ao metro, viagem que agora fazes de carro.

Há algo que tens que esclarecer com a tua cabeça, se a mota é para poupar dinheiro/capricho, ou se é um gosto que queres satisfazer?

Esta questão é muito simples e importante porque se fizeres as contas ao ano, 16kms diários de carro, que só contabilizas o combustível desses 16kms, porque já usas o carro para outros propósitos e não vais deixar de ter carro certo? então o seguro, manutenções/inspeções etc vão continuar a estar lá mesmo que só andes uma vez por ano.

Por outro lado se comprares uma mota, sem contar com o valor da mota, tens um acréscimo anual de seguro da mota, selo se for o caso, inspeção se for para a frente/dependendo da cilindrada, manutenção da mota, e combustível porque a mota não anda a àgua...


No final de fazeres estas contas todas muito provavelmente vais chegar à conclusão que afinal não poupas nada, se tiveres um acidente vais sofrer na pele e não tens pára-choques, etc etc.

Se a opção da mota for por gosto/prazer, força!! Mas esquece a parte de poupar em toda a equação. A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos 113258

Bem... eu ao apresentar me e até mesmo aqui, falei nesse trajeto e nuns passeios ao fim de semana. Atualmente eu e a minha namorada, com quem me juntei, temos dois carros. O dela é velho, e tem constantemente problemas e pelo menos mais 100.000 kms que o meu. 
A ideia seria desfazermos nos do carro dela, eu andar com a moto e ela com o meu carro quando necessário, até porque ela geralmente anda de transportes públicos para fazer o trajeto casa/trabalho e vice versa. Mas um carro dá nos jeito para as idas às compras e viagens mais longas, como por exemplo ir ver a familia a Tomar. 

A ideia portanto era essa, bem como, muito provavelmente aumentar o meu trajeto até à Gare do Oriente, ou seja, fazer 34km diários, 748km mensais, 8900km anuais. (Sei que não são muitos, mas no minimo era isso)
Sei que os seguros de moto são ligeiramente mais baratos, e logo aí poupo algo. Sei que terei que fazer mais revisões e gastar mais vezes dinheiro do que um carro, mas também sei que eu de carro não faço consumos de 2.5L/100. Vejo mais prós do que contras nessas questões todas. 
Quanto à segurança... apesar de já poder conduzir uma 125cc, acho melhor tirar a carta A, ter aulas, e antes do exame adquirir a moto e praticar um pouco. 

Por gosto/prazer, não posso adiantar nada. Nunca andei, mas não quero comprar algo sem averiguar primeiro as minhas opções. Gosto de conduzir automóveis, tenho uma condução defensiva, e gosto da ideia de passear a conduzir. Dito isto, tenho ideia que iria gostar de conduzir motos, ir a eventos, passeios.

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Spartan Ter 18 Set - 12:50

Bem... tenho pesquisado um pouco mais, visto um pouco mais sobre o assunto, e tenho que dar a mão à palmatória ao Carlos Alexandre.
Decidi que será uma em 2ª mão. 

Fui ao OLX por curiosidade, e não pesquisei por marca mas sim por características. 


  • Usado
  • Até 3.000€
  • Até 10.000km


As que mais me chamaram a atenção foram as Honda CBF (2013, 2017, 2018) e uma Keeway RKV (2018).
Uma delas de Stand, as outras de particulares.

Obviamente que qualquer uma delas teria que ser vista, e avaliada... e eu não sou o mais entendido.
Apenas uma se encontra mais distante de mim, e poderá dificultar a visita.
A que devo estar mais atento?

Spartan

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/09/2018
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos Empty Re: A Escolha - Qual moto escolher? Dúvidas e Conselhos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos