F125cc.com
Problema na KTM duke 125 de 2012 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Problema na KTM duke 125 de 2012 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Problema na KTM duke 125 de 2012

3 participantes

Ir para baixo

Problema na KTM duke 125 de 2012 Empty Problema na KTM duke 125 de 2012

Mensagem  Daniel12s Qua 7 Abr - 22:23

Boa tarde a todos, eu tenho uma KTM duke 125cc de 2012 e estou com um grande problema. Já tenho a moto há 1 ano e está com 27mil km (2º mão) e sempre andou lindamente até que há pouco tempo notei o trabalhar dela mais baixo e de vez em quando em andamento começava a perder a força, a rotação não subia em qualquer mudança e o som ficava abafado até que levei-a ao mecânico e notou mais problemas, a vela estava com uma moça, o filtro da gasolina estava também horrivel e havia muita areia sendo que sempre meti gasolina evologic e 98 na galp. Resumindo, o mecânico não conseguiu encontrar o problema e vai abrir a cabeça do motor. Com isto queria ajuda de alguém que já lhe tenha acontecido algo parecido e o que era e como o resolveu ou não. Obrigado pela atenção e boas curvas a todos.

Daniel12s

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/04/2021
Mota : KTM duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na KTM duke 125 de 2012 Empty Re: Problema na KTM duke 125 de 2012

Mensagem  Trigueiro Sáb 10 Abr - 11:24

A vela estava com uma mossa aonde? Fora ou na parte interior, a que fica dentro do motor? A cor do elétrodo, seu desgaste e a distância entre os pólos são os pontos mais importantes de verificação da vela. Se a mossa era dentro, já experimentaram a substituir a vela e verificar se a mossa volta a aparecer? Se volta a aparecer, então é mesmo mal sinal!

Areia no depósito da gasolina? Numa mota nova? Areia ou partículas de ferrugem? Ou era tipo bolinhas uma goma viscosa de cor acastanhada (geralmente resultam da mistura de gasolina com água)? Já verificaram se não há nenhuma parte do circuito da gasolina que esteja entupida? Pelo que descreves, é muito provável que haja mais lixo no circuito da gasolina, o que poderá provocar um entupimento e os sintomas de motor sem força e a morrer que descrevestes. Não sei se essa mota tem uma bomba de gasolina (sendo de injeção eletrónica, deverá ter), mas mesmo com um filtro de gasolina antes da bomba, é possível o lixo ir parar dentro da bomba e daí ir entupir o injetor ou a própria bomba. Convém verificar se não é falta de gasolina devido a entupimento do respetivo circuito, coisa que por vezes é possível verificar lendo erros registados na ECU (centralina que comanda o funcionamento do motor), caso lá esteja registado o erro de mistura de gasolina/ar demasiado pobre (significa falta de gasolina na proporção certa).

Dá impressão que o ou um dos anteriores donos borrifou-se para a manutenção. Sempre que se compra uma mota (ou carro...) em segunda mão, a primeira coisa a fazer é pelo menos verificar como estão os consumíveis (filtros de ar e de gasolina, óleo do motor, lubrificação da corrente, lubrificação dos cabos do acelerador e embraiagem, etc). Só porque a mota anda, não quer dizer que esteja tudo bem...

Eu fazia primeiro um teste de compressão antes de abrir esse motor, pois abrir um motor é sempre caro! O normal é abrir primeiro a tampa das válvulas e verificar o aspecto do motor. O sludge oil (óleo enlameado ou viscoso) é um sintoma  de falta de substituição do óleo atempadamente que se pode ver só com a simples remoção da tampa das válvulas. A corrente de comando também poderá mostrar sinais de desgaste, caso tenha havido negligência grosseira na substituição do óleo. A substituição do óleo, que costuma ser a primeira coisa a fazer-se quando se compra uma mota em segunda mão, também já mostra se o óleo era ou não substituído atempadamente, observando-se a cor e consistência do óleo velho. Inclusive, se for bem visível uma tonalidade acinzentada metálica no óleo, especialmente se a mota já ultrapassou significativamente o tempo da rodagem, como é o caso, é sinal de desgaste dos componentes interiores do motor.

E, já agora, com a tampa das válvulas aberta, verificava o afino das válvulas. Um mal afino poderá dar os problemas de falta de força que referiste.

O problema com as KTM Dukes é que muitas das vezes é comprada nova por estudantes (rapazes, e geralmente são os papás que as compram...)  que as tratam, mesmo sem ainda terem feita a rodagem mínima (pelo menos até aos 1000Km), como se fossem máquinas de corrida, para impressionar os colegas e as miúdas da escola. E como a mota é nova, pensam também que não é preciso verificar o nível do óleo ou substituir o primeiro óleo no momento exato que manda o fabricante. Depois ficam admirados quando o motor dá o berro... Aconteceu com uma KTm de um colega de escola do meu filho, que mesma antes de atingir os 20000km viu o motor ficar todo riscado interiormente devido a falta de óleo e muita aceleradela a fundo com o motor ainda frio.

Como essa mota tem eletrónica, é também possível que algo esteja de errado nesta parte, coisa que geralmente não é uma oficina de esquina que descobre por não ter o equipamento adequado para ligar à ECU. Aconselhava-te a ouvires a opinião de uma oficina da marca, que tenha pelo menos o computador de acesso à ECU da mota, antes de se porem a abrir o motor da mota para ver como está por dentro. Pelo menos façam o teste de compressão, coisa que qualquer oficina de vão de escada deve poder fazer, tendo em conta que é rápido e barato de se fazer (só é preciso retirar a vela, ligar lá um manómetro de medir a pressão e dar ao arranque durante 3-4 segundos) e já diz muito sobre o estado do motor.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na KTM duke 125 de 2012 Empty Re: Problema na KTM duke 125 de 2012

Mensagem  robot792 Dom 11 Abr - 18:29

Concordo com o que o Trigueiro disse e o mecânico provavelmente está a fazer o trabalho bem só não percebo como é que cresceu areia dentro do depósito da mota se é que entendi provavelmente é pedaços de ferrugem...

A vela está batida já deve estar assim desde que foi substituída (isto se não mexes-te nela) e não há de ser a raíz do problema, se não partiu a ponta do elétrodo acho que não há stress...

Agora a "areia", disto não percebo muito tem de ser ele a analisar... se passou pelo filtro provavelmente pode estragar o injetor e passar para dentro do cilindro e riscar as paredes, como esse motor é dohc com vela vertical as paredes acho só consegues ver se ele abrir o motor ou tiver uma mini câmara que consiga enfiar onde está a vela..

Agora, a mota perder potência pode ser mesmo muita coisa e ir logo abrir o motor pode ser um erro dispendioso.. como o Trigueiro disse e na minha opinião o melhor que tens a fazer era ligar isso ao computador.

Com o que tens aí à mão, sem precisar de muita ferramenta e gastar pouco, o que eu fazia era limpar o depósito e sistema até ao filtro, testar a bomba, trocar filtro e vela e ir dar uma volta. Já tens novidades?

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Problema na KTM duke 125 de 2012 Empty Re: Problema na KTM duke 125 de 2012

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos