F125cc.com
Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa

2 participantes

Ir para baixo

Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa Empty Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa

Mensagem  peliteirooo_13 Sáb 30 Set - 14:41

Boa tarde pessoal,
Estou na fase de procura da minha primeira mota e vi um anuncio na internet de um Stand de Motas com boa reputação aqui na zona a vender uma Honda CBR 125R com 38.000km pelo valor de 2700€. Também nesse stand tem à venda uma Keeway RKF 125 com 2.200km pelo valor de 2.600€.

A minha questão é se vale mais a pena comprar uma Honda devido à fiabilidade e confiança que a marca proporciona apesar de já ter alguns KM acumulados ou se compensa comprar uma Keeway que tem uma qualidade inferior porem encontra-se com pouco KM acumulados.

Aguardo as vossas respostas, boas curvas!!

peliteirooo_13

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/07/2020
Mota : Não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa Empty Re: Primeira Mota - Japonesa vs Chinesa

Mensagem  Trigueiro Seg 9 Out - 11:22

peliteirooo_13 escreveu:Boa tarde pessoal,
Estou na fase de procura da minha primeira mota e vi um anuncio na internet de um Stand de Motas com boa reputação aqui na zona a vender uma Honda CBR 125R com 38.000km pelo valor de 2700€. Também nesse stand tem à venda uma Keeway RKF 125 com 2.200km pelo valor de 2.600€.

A minha questão é se vale mais a pena comprar uma Honda devido à fiabilidade e confiança que a marca proporciona apesar de já ter alguns KM acumulados ou se compensa comprar uma Keeway que tem uma qualidade inferior porem encontra-se com pouco KM acumulados.

Aguardo as vossas respostas, boas curvas!!


Olá, peliteiroo_13

Desculpa a demora na resposta e a resposta é... eu, não sei!

O que sei é que eu tentaria primeiro saber o motivo da entrega dessas motas nesse stand. Eu acho que o preço dessa Honda, com esses quilómetros, está um bocadinho inflacionado, mas isso sou eu...

A Honda, dependendo de quem a usou e da manutenção efetuada, até pode estar em bom estado. O mesmo eu diria da Keeway, pois 2200Km ainda nem é sequer a rodagem feita já a 100%.

Para além de saber o historial dessas motas, eu sentar-me-ia sobre cada uma e veria de qual eu gostava mais. Fazer isso isso é muito importante!

Há maleitas que aparecem com os anos, quando as borrachas e alguns plásticos começam a ceder, pelo que a mota que tiver menos anos, tem mais vantagem. Só que, e aí vem a questão da qualidade dos materiais, as borrachas e plásticos nas motas com preço inicial mais caro tendem a serem superiores. E o mesmo se diz dos componentes eletrónicos.

Eu veria pessoalmente, e bem ao pormenor, cada uma dessas motas, tentaria saber o historial das motas (o ideal é falar com os donos originais) e só me decidiria depois de sentar sobre cada uma das motas. Vê também o estado dos pneus e a marca dos mesmos. As motas ditas de chinesas (geralmente são coreanas ou de Taiwan) geralmente trazem uns pneus "sabão molhado", mas essa Honda também já mudou de pneus e não sabemos o que lá puseram.

Vê também como estão as bainhas dos amortecedores, especialmente os da frente. Estas costumam enferrujar se a mora ficou à chuva e as da Keeway não são propriamente as mais resistentes à corrosão (digo isso por experiência própria). É que as bainhas dos amortecedores são bué de caras (um par delas pode ultrapassar os 500€).

Dá uma olhada nas correntes. Vê se alguma está seca, com sinais de ferrugem ou com elos da corrente que não são flexíveis (usa um lenço de papel para não sujares os dedos). Os stands costumam lavar as motas, pelo que podes não ver nada de especial, excetuando a flexibilidade dos elos da corrente.

Coloca a mota no descanso central (duvido que a Keeway o tenha) e, com a roda traseira levantada, roda esta com a mão ou com o pé e verifica se o movimento de rotação é direito ou é do tipo "roda bêbada". Neste último caso, é possível que essa roda tenha levado uma pancada de um carro por detrás.

Vê os painéis dos instrumentos (terás que rodar a chave na ignição um posição para a direita ou por a mota a trabalhar, sendo esta última a situação ideal). Assumindo que são os dois eletrónicos, verifica se não há linhas de informação omissas ou mal visíveis. Quando avariam, os painéis de instrumentos eletrónicos costumam ser bem caros (de 400€ para cima). Motas que estiveram à chuva ou com mais anos, tem mais probabilidades de avarias nesses painéis. 

Quanto à história das motas, o que já sabemos é que essa Honda andou e a Keeway não! A Honda foi entregue porquê? O dono levou outra mota, mas de grande cilindrada, ou levou outra 125? Se foi o primeiro caso, é provável que a mota esteja ainda boa, mas se levou outra 125, porque é que entregou essa? Nesse caso já começamos a desconfiar de problemas a caminho... Confirma também que essa Honda só teve um dono (pede para ver o registo de propriedade). Se tiver mais de um , já é caso para teres muitas cautelas!

A mesma pergunta vai para a Keeway. Se foi para levar outra 125, o que é que o dono não gostou (assumo que com tão poucos quilómetros, se fosse por problemas, a mota já teria ido a reparar dentro da garantia)? Se foi para levar uma mota de cilindrada superior, então a mota deve estar OK. Há também a possibilidade da Keeway ter sido entregue para levar nada, ou seja, o(a) dono(a) simplesmente desistiu de andar de mota. Essa é uma possibilidade que acontece com frequência, quando são vendidas motas com muitos pouco quilómetros, mas já com alguns anos.

Muito provavelmente, as duas motas vão estar a trabalhar sem problemas aparentes. O "problema" é o futuro, mas esse só o Criador sabe!

Confirma que o stand dá alguma garantia nessas motas. E confirma também a fiabilidade desse stand! Há os que dizem que dão garantia e depois empurram com a barriga para a frente, quando surgem os problemas

Um pormenor importante que me ia esquecendo de referir!

Vai ao site da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões ( aqui ) e verifica o seguro dessas motas ao longo dos anos. Se houver anos em sem seguro, esse foi o tempo que uma mota esteve parada.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos