F125cc.com
Operaçoes a efectuar a cada revisão F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Operaçoes a efectuar a cada revisão F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
85 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 85 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Operaçoes a efectuar a cada revisão

5 participantes

Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  julitog Qui 10 Nov - 0:58

Saudações companheiros
Bastante se tem falado dos intervalos das revisões.
Se me permitem O Admn do forúm gostava de focar aqui a questão dos itens a ser observados em cada revisão.
Ontem foi a 1ª revisão 1000Km, da Jet4 125 a Malhadinha , demorou menos de vinte minutos (tinham falado em 1 hora ) fui tomar um café, quando voltei estava pronta.
Estava tudo bem, carimbo no B.I. da Malhadinha , e factura 1 un?? oleo 7.8 Fuchs e 20 € de trabalho + IVA.
Perguntei se não mudavam o lubrificante da transmissãoRE: "Não e preciso aos 1000"
Outra questão é que hoje fui verificar o nivel do oleo, na garagem, descanço central, roda de trás no ar, e o oleo estava acima do max e 2mm na parte grossa da vareta.
Retirei 100ml e ficou ao nivel. O problema é que o oleo que retirei tem uma cor bastante escura!!!!
O Oleo do carro quando novo é claro e limpo, o das motas é igual?? claro e limpo???
Se pudessem ajudar seria optimo, para não ir ao concessionário, e se não fosse pedir muito aos mais entendidos, uma lista dos trabalhos que se fazem tipo:
1000Km - mudança lubrificantes, pressão pneus, pastilhas travão, correias, velas, etc......
Fica aqui a sugestão, pois os manuais não fazem Ref.
Cumprimentos a todos e cuidado com as poças d´agua
Julitog
julitog
julitog

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/10/2011
Mota : Sym Jet4 125

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  _AXE_ Qua 23 Nov - 15:55


isso é esquesito....

Eu faço revisão onde comprei a moto, ma 1ª revisão nem me levaram mão de obra...

Mediante o oleo, nao sei ate que ponto isso nao tem filtro de oleo, caso tenha e nao tenha sido mudado, pode ser uma razao para que o oleo fique um pouco preto e nao tao claro....mas nao sei.

O teres tirado um pouco de oleo é que nao sei se é assim...m a moto deve estar a nivel, descanso central como fizes-te, mas algumas ve-se o nivel com elas acabadas de desligar e nao paradas algum tempo. Mal se desliga vê-se o nível de oleo. aconselha-te melhor em outras oficinas dessa marca, ou alguem que perceba melhor....so estou por assim dizer...a palpitar pelos meus conhecimentos basicos.

Boas curvas!!

_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  Rui Ramos Qua 23 Nov - 17:08

Pah, a daelim diz para esperar 2 minutos depois de a desligar e so depois ver o oleo. No caso da kawa nao especifica mas como tem visor é diferente.
Rui Ramos
Rui Ramos

Masculino Mensagens : 152
Data de inscrição : 11/08/2011
Mota : Kawasaki ZZR1200 e Daelim Daystar Black Plus

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  _AXE_ Qua 23 Nov - 17:19

Rui Ramos escreveu:Pah, a daelim diz para esperar 2 minutos depois de a desligar e so depois ver o oleo. No caso da kawa nao especifica mas como tem visor é diferente.

Exactamente, vai de caso para caso....

Eu disse que :
..." algumas ve-se o nivel com elas acabadas de desligar e nao paradas algum tempo"...

Algumas, nao todas, ha algumas que é a frio que se vê o nivel do oleo, tem a ver de marca para marca.

Operaçoes a efectuar a cada revisão 952112

_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  veiga Qua 23 Nov - 18:13

Sinceramente em relação a ver o nível do óleo, faço como grande Fernando, mecânico chefe da IBA, quando a IBA era importadora da Honda e tb mecânico das Harley-Davidson.

A par do grande Mestre Saraiva, os dois, são os melhores mecânicos que conheci até hoje!

E o que aprendi

Para começar, a ve r o óleo, com o moto sempre frio, ao contrário do que parece ser moda agora. Motor frio, o óleo está todo em baixo, no carter e por isso mesmo temos a noção exacta do óleo que está dentro.

Sinceramente não percebo essa técnica nova de se ver o óleo depois do motor estar quente, pois dessa forma o valor indicado na vareta nunca é o correcto, pois fica sempre muito óleo espalhado dentro do motor.

Nas minhas motos (e já lá vão quase 40!) sempre fiz assim:

Motor frio, moto no descanso central.

Tirar a vareta e limpar muito bem! Algumas tem um 0-ring em borracha que deve estar colocado o mais acima possível.

Colocar a vareta no buraco e só encostar, sem nunca enroscar. Tirar a vareta e aí está o óleo na vareta que deverá estar sempre acima da indicação "Mínimo" e sempre abaixo da indicação "MÁXIMO"!

Todas as minhas motos andavam e andam sempre com o óleo no nível máximo.

Sempre fiz assim e em 30 anos de motos, nunca nenhuma pifou por falta de óleo!

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  _AXE_ Qua 23 Nov - 20:20

veiga escreveu:Sinceramente em relação a ver o nível do óleo, faço como grande Fernando, mecânico chefe da IBA, quando a IBA era importadora da Honda e tb mecânico das Harley-Davidson.

A par do grande Mestre Saraiva, os dois, são os melhores mecânicos que conheci até hoje!

E o que aprendi

Para começar, a ve r o óleo, com o moto sempre frio, ao contrário do que parece ser moda agora. Motor frio, o óleo está todo em baixo, no carter e por isso mesmo temos a noção exacta do óleo que está dentro.

.............

Tirar a vareta e limpar muito bem! Algumas tem um 0-ring em borracha que deve estar colocado o mais acima possível.

Colocar a vareta no buraco e só encostar, sem nunca enroscar. Tirar a vareta e aí está o óleo na vareta que deverá estar sempre acima da indicação "Mínimo" e sempre abaixo da indicação "MÁXIMO"!

Todas as minhas motos andavam e andam sempre com o óleo no nível máximo.

Sempre fiz assim e em 30 anos de motos, nunca nenhuma pifou por falta de óleo!


Concordo ctgo em quase tudo, tbm nenhuma moto minha pifou por falta de oleo nem com oleo a mais.

Mas dou-te o caso da minha Ex Tenere, como o carter do oleo é no quadro, fazia-se como disse antes, motor a trabalhar dar umas aceleradelas, deixar trabalhar ao relantim 1 ou 2 minutos desligar e ver imediatamente o nivel do oleo.....a vareta do oleo era á frete das chaves mesmo ao nivel do guiador.
Se fosse visto o nivel de oleo com a moto desligada e parada á algum tempo nem se via o oleo na vareta.

Dei um exemplo, como ha mts, por isso repito o que disse.....
Marca para marca, modelo para modelo.....


Exactamente, vai de caso para caso....

Eu disse que :
..." algumas ve-se o nivel com elas acabadas de desligar e nao paradas algum tempo"...

Algumas, nao todas, ha algumas que é a frio que se vê o nivel do oleo, tem a ver de marca para marca.
Operaçoes a efectuar a cada revisão 952112

Acho que me fiz entender, sou basico mas vou tentando dar exemplos dos que passei, sou daqueles que tbm nao falo de cor, nem falar por falar, todos dias aprendo.

Boas curvas.....

_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Mudança de óleo.

Mensagem  Helder Cruz Qua 23 Nov - 20:27

julitog escreveu:Saudações companheiros
Bastante se tem falado dos intervalos das revisões.
Se me permitem O Admn do forúm gostava de focar aqui a questão dos itens a ser observados em cada revisão.
Ontem foi a 1ª revisão 1000Km, da Jet4 125 a Malhadinha , demorou menos de vinte minutos (tinham falado em 1 hora ) fui tomar um café, quando voltei estava pronta.
Estava tudo bem, carimbo no B.I. da Malhadinha , e factura 1 un?? oleo 7.8 Fuchs e 20 € de trabalho + IVA.
Perguntei se não mudavam o lubrificante da transmissãoRE: "Não e preciso aos 1000"
Outra questão é que hoje fui verificar o nivel do oleo, na garagem, descanço central, roda de trás no ar, e o oleo estava acima do max e 2mm na parte grossa da vareta.
Retirei 100ml e ficou ao nivel. O problema é que o oleo que retirei tem uma cor bastante escura!!!!
O Oleo do carro quando novo é claro e limpo, o das motas é igual?? claro e limpo???
Se pudessem ajudar seria optimo, para não ir ao concessionário, e se não fosse pedir muito aos mais entendidos, uma lista dos trabalhos que se fazem tipo:
1000Km - mudança lubrificantes, pressão pneus, pastilhas travão, correias, velas, etc......
Fica aqui a sugestão, pois os manuais não fazem Ref.
Cumprimentos a todos e cuidado com as poças d´agua
Julitog

A forma como o nível de óleo é medido, tem muito a ver com a configuração do carter e com a dimensão dada à vareta. Deverás consultar o manual da tua mota para esse efeito. Muito provavelmente só o encontrarás na net e em inglês ou castelhano...

A cor do óleo de uma mota deverá ser semelhante ao óleo de um carro, o que não quer dizer que seja cor de mel... poderá ser avermelhado, como no caso da minha Daelim.
Também depende de onde a moto veio, pois existe legislação específica para a cor dos lubrificantes e óleos hidráulicos em alguns paises (em França, óleo vermelho é para aplicações hidráulicas).
Voltando ao nível, a ninha está bem acima do máximo e ainda não deu problemas nos 580km que feza até hoje.
Preocupei-me mais em ver que não estava baixo e com a cor...

uma pergunta que deixo: se a revisão dos 1000km não serve para mudar de óleo e filtro de óleo, serve para quê (para além dos reapertos)????
O que poderá preocupar mais que não seja retirar as limalhas do óleo?!
Tens a factura descriminada? Parece-me que daqui a uns meses ou poucos anos tens a moto com problemas e com a garantia esgotada...!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  veiga Qui 24 Nov - 1:17

companheiro nível acima do máximo é quase tão mau como oléo abaixo do mínimo.

Em movimento, o óleo dentro do motor exerce uma grande pressão, pressão essa que é maior, quanto maior é a sua quantidade. Óleo a mais provoca uma pressão para a qual o motor não foi feito, provocando dessa forma vazamentos, por tudo o que seja juntas, relas, etc.

Se existem indicações de quantidade máxima e mínimas, essas indicações devem ser respeitadas.

Resumindo, não estás a contribuir em nada para a boa saúde do teu motor.

Em relação ao comentário do _AXE_, a Téneré, tal como mais algumas são a excepção à regra. No caso da Tênèrè, o depósito do óleo é o próprio quadro da moto e daí a diferente forma de se ver o nível do óleo.



veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty operações a fazer a cada revisão

Mensagem  julitog Qui 24 Nov - 1:22

Agradecido deste já pelas opiniões.
Quanto á mudança do oleo o mecanico levou puxão de orelhas pois não deixou, escorrer o oleo totalmente,e botou-lhe os .80 L que o motor leva, tendo como consequencia, ficar com 1 dl a mais, cerca de 1cm acima do nivel maximo, o que ao dilatar com o aquecimento pode danificar juntas, e provocar folgas, exatamente como referiste amigo Veiga, para além de ter ficado o residuo do oleo velho,problema resolvido.O fitro é uma rede, que foi soprada.
O Chefe comfirmou a minha verificação do nivel como a correta, vareta apenas encostada(cuidado com o oring), e Malhadinha no descanso central, deve estar entre o Max e min, se preciso ajustar.
Verificados reapertos está tudo justo.
Quanto á minha pergunta porque não mudaram o oleo de transmisão o chefe falou só para os 12.000.
No entanto preferi mudar agora, para retirar o que vinha de fábrica, e colocar novo.
Quanto a outras operações,a fazer nas outras revisões, não faço ideia.
Aos quantos mudam correia?
........................... Emraiagem?
.......................... rolletes?
.......................... oleo de suspensão?
.......................... Vela?
.......................... Filtro do ar?
..........................etc?
Abraços

Operaçoes a efectuar a cada revisão 449884 A Serra da Estrela já está branquihna,este fds vou lá tirar fotos para o tópico respectivo
julitog
julitog

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/10/2011
Mota : Sym Jet4 125

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Sim, chefe!

Mensagem  Helder Cruz Qui 24 Nov - 7:10

veiga escreveu:companheiro nível acima do máximo é quase tão mau como oléo abaixo do mínimo.

Em movimento, o óleo dentro do motor exerce uma grande pressão, pressão essa que é maior, quanto maior é a sua quantidade. Óleo a mais provoca uma pressão para a qual o motor não foi feito, provocando dessa forma vazamentos, por tudo o que seja juntas, relas, etc.

Se existem indicações de quantidade máxima e mínimas, essas indicações devem ser respeitadas.

Resumindo, não estás a contribuir em nada para a boa saúde do teu motor.

Em relação ao comentário do _AXE_, a Téneré, tal como mais algumas são a excepção à regra. No caso da Tênèrè, o depósito do óleo é o próprio quadro da moto e daí a diferente forma de se ver o nível do óleo.


Mais uma vez, e como sempre, tens razão, Veiga!
O que quiz dizer é que me iria preocupar muito mais que o óleo estivesse perto ou abaixo do mínimo, e com a origem dessa prematuro consumo de óleo, do que com um nível aparentemente alto, o que apenas poderá ser justificado pelo facto de eu não saber verificar o nível!

Também a cor e a viscosidade me deixaram descansado, evidenciando que o aparenten nível alto não se deve à mistura com gasolina...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Operaçoes a efectuar a cada revisão Empty Re: Operaçoes a efectuar a cada revisão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos