F125cc.com
Estacionamento de motociclos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Estacionamento de motociclos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
171 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 171 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Estacionamento de motociclos

+2
Marco Machado
mondrian
6 participantes

Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Estacionamento de motociclos

Mensagem  mondrian Qui 24 Nov - 15:08

A questão (de caloiro) que eu queria colocar é a seguinte:

Podemos estacionar os motociclos nos mesmo sítios que estacionamos os automóveis?

Por exemplo, existem ruas onde os locais de parqueamento (ainda que gratuitos) estão delimitados por linha branca de forma rectangular com as dimensões de um automóvel. Podemos chegar lá à campeão e ocupar um desses rectângulos só com a nossa mota?...

Estive a dar uma vista de olhos no Código da Estrada (na diagonal) e não vi nada que tal impedisse - excepto se existir uma sinalização que afecte o parqueamento a determinadas categorias de veículos (a automóveis, por exemplo).

Acho que existe uma Lei ou Regulamento que disciplina o parqueamento de veículos, vou tentar encontrar e depois digo alguma coisa.
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  Marco Machado Qui 24 Nov - 15:19

Tanto quanto sei se não existir estacionamento especifico para motociclos podemos ocupar o lugar de estacionamento na sua totalidade, mas em concreto não sei se existe algo a especificar o assunto

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  José Vilela Qui 24 Nov - 15:25

Boa tarde,

Poder estacionar podes,mas como sabes,há certas abéculas ao volante que não sabem estacionar enlatados... voltas para a moto,e estás sujeito a encontrá-la no chão,topas?! Estacionamento de motociclos 70049
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Perfeitamente!

Mensagem  Helder Cruz Qui 24 Nov - 15:42

Claro que podes!!!!!

Os locais de estacionamento delimitados com as dimensões de automóveis são destinados ao estacionamento de "veículos automóveis" ligeiros, que é o caso das nossas 125cc!
Quando não tenho local melhor, é onde eu estaciono a minha, para grande desgosto dos demais utentes que vêm de enlatado!
Temos pena.

Quando circulo de enlatado, fico fulo com o abuso de alguns motociclistas que ocupam um bom lugar de estacionamento quando têm outras opções...!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  mondrian Qui 24 Nov - 18:49

"se não existir estacionamento especifico para motociclos podemos ocupar o lugar de estacionamento na sua totalidade"

Não encontrei nada no Código da Estrada que obrigue os motociclos a estacionar só nos locais específicos. De resto, chegamos a uma rua (imaginem a Av. da Boavista) e temos de a percorrer de um extremo ao outro para ver se existe ou não esse tal lugar específico? Não parece fazer muito sentido...

"voltas para a moto,e estás sujeito a encontrá-la no chão"
Pois, esse é o risco...

"Os locais de estacionamento delimitados com as dimensões de automóveis são destinados ao estacionamento de "veículos automóveis" ligeiros, que é o caso das nossas 125cc!"
Não é verdade. Embora em bom português os motociclos sejam veículos automóveis porque são veículos que se auto movem, a definição legal de automóvel e motociclo é distinta e tem regimes diferentes no CE.
;)
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Definições

Mensagem  Helder Cruz Qui 24 Nov - 19:21

Os motociclos, os veículos ligeiros e pesados são veículos automóveis, de acordo com a definição do código da estrada.
Em variadíssimos artigos, são estabelecidas diferentes disposições para cada um e até diferentes tipos, como mercadorias/passageiros, com reboque/sem reboque, etc.

Os cilcomotores, os velocípedes e os veículos de tracção animal não são veiículos automóveis.
Podes confirmar.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  mondrian Sex 25 Nov - 0:47

Bem... o CE que eu conheço, e de que não tenho notícia de ter sido revogado, classifica assim os veículos:

TÍTULO IV
Dos veículos

CAPÍTULO I
Classificação dos veículos

Artigo 105.º
Automóveis
Automóvel é o veículo com motor de propulsão, dotado de pelo menos quatro rodas, com tara superior a 550 kg, cuja velocidade máxima é, por construção, superior a 25 km/h, e que se destina, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.

Artigo 106.º
Classes e tipos de automóveis
1 - Os automóveis classificam-se em:
a) Ligeiros - veículos com peso bruto igual ou inferior a 3500 kg e com lotação não superior a nove lugares, incluindo o do condutor;
b) Pesados - veículos com peso bruto superior a 3500 kg ou com lotação superior a nove lugares, incluindo o do condutor.
2 - Os automóveis ligeiros ou pesados incluem-se, segundo a sua utilização, nos seguintes tipos:
a) De passageiros - os veículos que se destinam ao transporte de pessoas;
b) De mercadorias - os veículos que se destinam ao transporte de carga.
3 - Os automóveis de passageiros e de mercadorias que se destinam ao desempenho de função diferente do normal transporte de passageiros ou de mercadorias são considerados especiais, tomando a designação a fixar em regulamento, de acordo com o fim a que se destinam.
4 - As categorias de veículos para efeitos de aprovação de modelo são fixadas em regulamento.

Artigo 107.º
Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos
1 - Motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.
(...)

Portanto, os veículos classificam-se nas seguintes categorias distintas: automóveis, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Ou seja, os automóveis, são uma categoria de veículos, tal como os motociclos...

Donde, por exemplo, se determinado estacionamento estiver limitado a veículos automóveis, não podes lá estacionar o teu motociclo...
;)
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  Joel Maia Ter 27 Dez - 10:47

Tenho uma dúvida e acho desnecessário criar outro tópico, pois o assunto está relacionado...


Se estacionares num parque que tem de ser pago, onde metes o "ticket" pra ficar à vista?
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  Marco Machado Ter 27 Dez - 13:51

Joel Maia escreveu:Tenho uma dúvida e acho desnecessário criar outro tópico, pois o assunto está relacionado...


Se estacionares num parque que tem de ser pago, onde metes o "ticket" pra ficar à vista?

pelo que tenho visto tenta-se prender no banco ou nos manometros embora em tempo de chuva a coisa seja dificil ou com muito vento

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  mondrian Ter 27 Dez - 17:11

Joel Maia escreveu:Tenho uma dúvida e acho desnecessário criar outro tópico, pois o assunto está relacionado...


Se estacionares num parque que tem de ser pago, onde metes o "ticket" pra ficar à vista?

Essa questão parece-me que não está devidamente regulada, no pressuposto de que as motas não costumam estacionar em parques...

Não pode ser exigida a afixação do ticket, porque a mota é aberta... Se afixas o ticket na mota e to roubam (por vandalismo) ou ele se perde (pela acção do vento), se fores autuado nem tens ticket para provar que pagaste o parque...

Penso eu de que...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  paulo paulino Ter 27 Dez - 18:07

peço desculpa.
referem-se a parqueamentos/estacionamentos...na via publica,certo ?
bom então se não houver outro sitio, a mota fica em cima do passeio ? depois... :policia:
no caso de parqueamentos subterraneos aí nem nos carros deve ficar o bilhete ! certo ?
a solução é procurar um desses !!! Estacionamento de motociclos 536420 Estacionamento de motociclos 536420
paulo paulino
paulo paulino

Masculino Mensagens : 1659
Data de inscrição : 05/08/2011
Mota : Yamaha Tracer 700

Ir para o topo Ir para baixo

Estacionamento de motociclos Empty Re: Estacionamento de motociclos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos