F125cc.com
que combustível usam? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
que combustível usam? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

que combustível usam?

+20
NBA73
matrix60
veiga
GFerreira
VIPER
jjmaia
rferreira
Joel Maia
nunes
Snap
Legendary
TiagoFerreira
Dias
PF#76
yoshi
paulo paulino
Carlos Alexandre
TMO
Marco Machado
luis_ribeiro75
24 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

que combustível usam? Empty que combustível usam?

Mensagem  luis_ribeiro75 Ter 17 Abr - 11:20

boas a todos,

surgiu uma dúvida, tenho metidogasolina 98, mas recentemente pedi o manual da mota e lá vem indicação de gasolina 95????

já questionei o representante (estou à espera de resposta), entretanto, coloco aqui a questão?

podemos usar uma ou outra€€€€ ou é melhor não?

obrigado!!!!

"Tenho uma i-moto dragon ii 125 de 2009"

luis_ribeiro75

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/03/2012
Mota : Hyosung Aqhuila GV125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Marco Machado Ter 17 Abr - 12:10

eu na minha uzo sempre 98, na altura perguntei ao mecanico e ele disse que não fazia mal a não ser a carteira, o que convem é uzares sempre a mesma o que não quer dizer que de vez em quando não possas por de outra

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  TMO Ter 17 Abr - 12:22

É sempre recomendável seguir as instruções do fabricante. Em termos técnicos O índice de octano quanto maior, mais estável é a combustão quando a gasolina é comprimida nos cilindros.

Gasolina 98 no meu ponto de vista só faz sentido ser usada em motor com alta compressão, onde a gasolina 95 pode inflamar antes do tempo e prejudicar a eficiência.

A taxa de compressão das nossas motos não justifica gasolina 98, mas é natural sentir a moto mais estável e até um bocadinho (mesmo bocadinho) menos gastadora com 98, mas a diferença de $$ não deve compensar.
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Carlos Alexandre Ter 17 Abr - 14:11

quem tem motas de injeçao deve de ves em quando meter adetivada seja 95 ou 98
pois limpa imjector
eu cada ves que fasso tipo 300kilom num dia meto um deposito de adetivada em 10 litros gasto o que 20centimos que combustível usam? 326955
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  TMO Ter 17 Abr - 14:49

Carlos Alexandre escreveu:quem tem motas de injeçao deve de ves em quando meter adetivada seja 95 ou 98
pois limpa imjector
eu cada ves que fasso tipo 300kilom num dia meto um deposito de adetivada em 10 litros gasto o que 20centimos que combustível usam? 326955

Isso é uma boa prática, mas nota que os aditivos não estão relacionados com índice de octano. São coisas diferentes.

TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  paulo paulino Ter 17 Abr - 16:27

Eu na minha vai 95...pois sempre custa menos um pouco.
Mas uma ou outra vez não faz mal alternar com 98.Penso que a 98 provoca mais aquecimento no motor que combustível usam? 536420
Só que a meu ver não compensa andar sempre com 98, pois alem de ser mais cara em termos de rendimento numa 4t 125cc não fara diferença.
(será tipo gasoleo normal...e de tempos a tempos por gasoleo aditivado para limpar um pouco, se o circuito for mais urbano... que combustível usam? 449884 ) que combustível usam? 113258
paulo paulino
paulo paulino

Masculino Mensagens : 1659
Data de inscrição : 05/08/2011
Mota : Yamaha Tracer 700

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  yoshi Ter 17 Abr - 16:43

Eu arreio lhe jumbo 95 :) sou pobre.

vamos ver se o injector entope :)

Um dia destes ponho lhe 30ml de aditivo em cada deposito e faço duas ou tres vezes por cada 4 ou 5000 km.

sao ideias :) quando tiver algum problema vou para as marcas do costume :)

yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  PF#76 Ter 17 Abr - 17:35

boas...

eu na minha TX125 meto gasolina 98 (recomendação do representante da marca ), que me disse que as motos que lá têm aparecido com problemas no carburador se deve ao facto da gasolina 95, pois cria mais "resíduos" que a 98.

PF#76
PF#76

Masculino Mensagens : 91
Data de inscrição : 13/03/2012
Mota : Piaggio PX125E/ Yamaha DT125R / Keeway TX 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Dias Ter 17 Abr - 17:48

Depois de várias experiências, tanto com a Cygnus RS como com as X-Max 125 e a 250, cheguei à conclusão que 95 é que é bom (em termos de €/km).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  TiagoFerreira Qui 26 Abr - 22:12

também tenho esta dúvida.. 95 ou 98? gostava de utilizar 98 porque dizem (os entendidos) ser melhor mas devido ao seu elevado preço acho que vou para a 95.

TiagoFerreira

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2012
Mota : DT125R

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Legendary Qui 26 Abr - 22:36

Hum, a mim disseram-me que era igual mas que era aconselhável a de 95octanas, por ser melhor, e mais económica, apesar da de 98 dar um power diferente, sai mais cara, e não sei esse boost e capaz de por muito tempo entupir.
Legendary
Legendary

Masculino Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Keeway TXM 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Snap Sex 27 Abr - 0:30

para já tem sido 95 oc e não se tem chateado com isso.
Snap
Snap

Masculino Mensagens : 897
Data de inscrição : 03/04/2012
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  nunes Sex 27 Abr - 10:11

na minha PCX uso 95 que segundo me disseram é a que Honda recomenda para esta mota.
já usei 98 e muito sinceramente a única diferença que notei foi no preço da mesma.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Marco Machado Sex 27 Abr - 11:08

Eu tenho uzado sempre 98 apenas esta ultima vez coloquei 95 por engano mas acho que vou passar a por 95 e apenas a 98 quando faço viagens que combustível usam? 750583

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Joel Maia Sex 27 Abr - 12:05

eu uso gasóleo que combustível usam? 3540919798
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  rferreira Sex 27 Abr - 17:20

Eu em +/- 2000 km. sempre usei 95 mas este ultimo deposito que estou a gastar utilizei 98 mas tb não noto nada de diferente.
rferreira
rferreira

Masculino Mensagens : 54
Data de inscrição : 26/02/2012
Mota : Suzuki SV650 N

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  jjmaia Sáb 28 Abr - 1:52

TiagoFerreira escreveu:também tenho esta dúvida.. 95 ou 98? gostava de utilizar 98 porque dizem (os entendidos) ser melhor mas devido ao seu elevado preço acho que vou para a 95.

Esses entendidos de entendidos não têm nada... que combustível usam? 952112

Vamos lá então tentar esclarecer este assunto de uma vez por todas que combustível usam? 697124

Os motores das nossas motas trabalham segundo o ciclo otto e podem funcionar com vários combustíveis sendo os 3 mais usados a gasolina, o GPL e o Álcool.
Como muitos já devem saber, depois de comprimida a mistura a vela solta uma faisca que provoca uma combustão (e não uma explosão como muitos dizem).

Ora um dos maiores defeitos dos motores otto é que quando se atinge uma determinada temperatura a mistura pode detonar, isto é, acontece uma ignição antes da vela dar a sua faisca, o chamado "knocking". Isto provoca perda de potência, aumento de consumos, e muito pior, estraga por completo o motor.
Uma imagem que mostra o que pode acontecer a um pistão:

que combustível usam? Piston

Esta temperatura está directamente relacionada com a pressão no interior do cilindro e esta está directamente ligada à relação de compressão (uma nota, é relação e não taxa de compressão)!

Então afinal o que é o índice de octano?
É um índice que indica a resistência de um combustível à pré-ignição, ou seja a resistência ao efeito de "knocking".

A gasolina 98 não dá mais potência a um motor, esse potência depende única e exclusivamente (no que toca ao combustível) do PCI (poder calorifico inferior) que é semelhante para todas as gasolinas e que nada tem a ver com o índice de octano.
Outro exemplo, o GPL tem um índice de octano de 110 e no entanto quando um carro é convertido para GPL até perde potência (por pouco que seja). Porquê? Porque o GPL têm menos energia por litro do que a gasolina (entre outras razoes).

Então como apareceu este mito? Simples! Os motores de injecção vêm equipados com um sensor anti-knocking, assim quando a centralina detecta que ocorre knocking esta solta a faisca da vela mais cedo, assim deixa de ocorrer knocking mas perdemos alguma potência e aumentam os consumos.
A solução? Uma gasolina que seja mais resistente à auto-detonação; e qual é ela? A gasolina 98. Como a centralina já não detecta knocking com a gasolina 98 a faisca da vela ocorre no momento certo logo temos uma queima mais "potente" e mais eficiente. Existem também carros que usam gasolina 100, o GTR é um bom exemplo, apesar de só ter uma relação de 9:1 tem uma pressão de sobrealimentação de 1.2 bar que é um valor grande para um motor otto.

Assim podemos fazer uma relação entre que gasolina usar e a relação de compressão. Normalmente numa relação de compressão até 11:1 (motores atmosféricos) a gasolina 98 é dispensável e usar a mesma só trás uma diferença: Menos dinheiro no bolso e mais dinheiro para as gasolineiras... Quem nota diferença a maior parte das vezes é efeito placebo, e quem disser o contrário aconselho vivamente uma candidatura ao Nobel da Física por querer saber mais do que os engenheiro que projectam os motores lol!

Não se deixam ir nas conversas de que a gasolina 98 é melhor, não, a gasolina se for melhor (qualitativamente) será pelos aditivos e não pelo índice de octano.
Se vos disserem que a gasolina 98 dá mais potência não acreditem, não é verdade. Tal só é verdade para motores com relações de compressão altas (normalmente a partir de 11:1), ou para motores com relações de compressão a partir dos 9/10:1 e sobrealimentados. Se um motor realmente precisar de gasolina 98 tal é indicado no manual. Se o manual só refere gasolina 91 e/ou 95 não vão ganhar absolutamente NADA! Volto a repetir, a única coisa que determina a potência fornecida pela gasolina é o PCI que está em diário da republica e é semelhante para todas as gasolinas, seja qual for a marca e o índice de octano: http://dre.pt/pdf2sdip/2008/06/122000000/2791227913.pdf

Para quem tiver interesse, existem outros factores que podem diminuir ou aumentar o knocking.
Misturas mais pobres aumentam o knockng, por isso é que não se deve por a mistura mais pobre para poupar gasolina, podemos provocar knocking e estragar o motor, no caso da injecção perdemos potência e aumentamos os consumos. Só os motores de injecção directa podem funcionar com misturas pobres pois a gasolina é injectada um instante antes da ignição da vela e por isso o knocking não "tem tempo" de acontecer.

Uma maneira de diminuir o knocking é a turbulência, isto é, quanto mais agitada for a entrada do ar nos cilindros melhor, por isso é que os tubos de admissão não são totalmente rectos. Outra forma de aumentar a turbulência é a maior rotação do motor, por isso é que o knocking acontece quase sempre a baixas rotações.

Com isto posso dar um excelente exemplo, a minha mota. O manual aconselha 95 mas a relação de compressão é de 12:1, logo o ideal já seria a 98. Então porque é que o manual aconselha 95? Porque estamos a falar de um motor muito rotativo, logo a turbulência é tanta que apesar da RC ser de 12 e a gasolina ser 95 o knocking não ocorre.

Quanto à gasolina aditivada, mal não faz, mas não há necessidade de gastar dinheiro na mesma. Os combustíveis seguem regras, e para além disso os injectores são bem simples e trabalham a pressões bem baixas (3/4bar). Onde gasolina aditivada poderá ser melhor é nos motores de injecção directa em que os injectores trabalham com pressões na ordem dos 100/150 bar e nos motores diesel comon rail que trabalham à volta dos 1500/2000 bar.

Espero que tenha sido esclarecedor e que tirem os macaquinhos da cabeça, principalmente o meu amigo Marco que anda a gastar dinheiro em 98 sem necessidade que combustível usam? 546902
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  TMO Sáb 28 Abr - 11:15

Já era ideia que tinha, mas a explicação está 5 estrelas!

:venia:
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  PF#76 Sáb 28 Abr - 12:21

Sim senhor...a isto é que se chama uma BOA EXPLICAÇÃO!

Parabéns jjmaia e muito obrigado pelo texto! Muito bom! que combustível usam? 952112

cumps
PF
PF#76
PF#76

Masculino Mensagens : 91
Data de inscrição : 13/03/2012
Mota : Piaggio PX125E/ Yamaha DT125R / Keeway TX 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  VIPER Sáb 28 Abr - 15:14

Muito boa explicação jjmaia,... que combustível usam? 952112

De qualquer forma continuo a colocar 98.
VIPER
VIPER

Masculino Mensagens : 109
Data de inscrição : 06/08/2011
Mota : KINROAD XT 125-18

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  TiagoFerreira Sáb 28 Abr - 16:14

Muito obrigado jjmaia pela explicação. está que combustível usam? 952112

Cumprimentos

TiagoFerreira

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2012
Mota : DT125R

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  GFerreira Sáb 28 Abr - 17:10

Ta bem explicado,mas a minha é de 10:1 sendo assim é melhor 95,como diz no manual mas eu ponho 95 as vezx 98,neste caso é melhor por 95?(jjmaia)
GFerreira
GFerreira

Masculino Mensagens : 87
Data de inscrição : 12/04/2012
Mota : Megelli 125r

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  jjmaia Sáb 28 Abr - 17:15

Foi como eu disse, por norma 98 só necessário em carros com relações de 10/11:1 para cima.
Quanto mais rotativo é um motor menos necessidade temos de usar uma gasolina com maior índice de octano. A tua mota tem uma relação de 10:1 mas faz prai umas 10.000 rpm, um carro com a mesma relação faz umas 6000 rpm logo se o carro não precisa de 98 a tua mota ainda menos vai precisar que combustível usam? 952112

98 em motas só mesmo se o manual aconselhar e só em motas de maior cilindrada em que a RC é bem maior. A R1 por exemplo tem uma relação de 12,7:1 que já é um valor alto. Neste caso há que equacionar o estilo de condução: Se andares sempre a nó, sempre a altas rotações a gasolina 95 serve, já se andares devagar como a mota anda a menor rotação o ideal é gasolina 98, mas quem é que compra uma R1 para andar devagar? Ninguém, no entanto também não andam sempre a 300 km/h, por isso numa mota com RC maior que 12:1 já aconselho 98, abaixo disso não vale a pena.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  yoshi Sáb 28 Abr - 18:44

Bom topico. Ficou a faltar um pouco de fontes para os mais interessados irem explorar o assunto. :) Se puder ser , agradeço fontes electronicas de preferencia .

Sem querer tornar a informaçao fornecida como verdade absoluta , porque o que hoje é amanha deixa de ser, gostei da explicaçao.

Trata o assunto em concreto, opina , fundamenta e demonstra conhecimentos pesquisados e adquiridos.

Os meus parabens. Adoro aprender com voçes.

Obrigado:)

Mecânica, fisica, nao ér detodo a minha area, no entanto, começo a gostar cada vez mais as entranhas dos carros e das motas, saber porque sao assim e nao de outro modo, e como isso altera o seu comportamento. Mas ha muito que aprender c.

JJmaia .Falas de taxa de compressao e relaçao de compressao.uqeres me ajudar a perceber o que sao?
Falas de aditivos nas gasolinas em que referes que nao se justificam nos motores injectados das nossas pequenas maquinas injectadas. Mas entao, as gasolinas aditivadas nao ajudam a dar longevidade á nossa bomba injectora? mantendo o seu bico limpo e desobstruido?

Nao ajuda a manter limpos os Injectores de todos os carros que por aí circulam diesel ou nao que sao injectados?

Agradecia o teu comentario. Obrigado
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Dias Sáb 28 Abr - 19:36

@jjmaia
que combustível usam? 39421 que combustível usam? 952112
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  GFerreira Sáb 28 Abr - 19:40

jjmaia escreveu:Foi como eu disse, por norma 98 só necessário em carros com relações de 10/11:1 para cima.
Quanto mais rotativo é um motor menos necessidade temos de usar uma gasolina com maior índice de octano. A tua mota tem uma relação de 10:1 mas faz prai umas 10.000 rpm, um carro com a mesma relação faz umas 6000 rpm logo se o carro não precisa de 98 a tua mota ainda menos vai precisar que combustível usam? 952112

98 em motas só mesmo se o manual aconselhar e só em motas de maior cilindrada em que a RC é bem maior. A R1 por exemplo tem uma relação de 12,7:1 que já é um valor alto. Neste caso há que equacionar o estilo de condução: Se andares sempre a nó, sempre a altas rotações a gasolina 95 serve, já se andares devagar como a mota anda a menor rotação o ideal é gasolina 98, mas quem é que compra uma R1 para andar devagar? Ninguém, no entanto também não andam sempre a 300 km/h, por isso numa mota com RC maior que 12:1 já aconselho 98, abaixo disso não vale a pena.
Obrigado pela tua informação,mas o k dizes é verdade,pk n s nota nad a não ser s for aditivad.
Abraço
GFerreira
GFerreira

Masculino Mensagens : 87
Data de inscrição : 12/04/2012
Mota : Megelli 125r

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  jjmaia Sáb 28 Abr - 21:46

GFerreira escreveu:
Obrigado pela tua informação,mas o k dizes é verdade,pk n s nota nad a não ser s for aditivad.
Abraço

Precisamente, porque a gasolina aditivada pode ter um PCI superior, ai sim podes ter mais potência.

yoshi escreveu:JJmaia .Falas de taxa de compressao e relaçao de compressao.uqeres me ajudar a perceber o que sao?
Falas de aditivos nas gasolinas em que referes que nao se justificam nos motores injectados das nossas pequenas maquinas injectadas. Mas entao, as gasolinas aditivadas nao ajudam a dar longevidade á nossa bomba injectora? mantendo o seu bico limpo e desobstruido?

Nao ajuda a manter limpos os Injectores de todos os carros que por aí circulam diesel ou nao que sao injectados?

Agradecia o teu comentario. Obrigado

Boas,
Taxa de compressão e relação de compressão é a mesma coisa. Taxa não é correcto nem sequer existe, só os Brasileiros é que gostam de usar o termo "taxa" mas gramaticalmente está incorrecto e nenhum livro de mecânica e/ou engenharia automóvel que se preze diz taxa mas sim relação.
Taxa implica haver uma variação no tempo, sendo a potência um bom exemplo, a potência é a taxa de binário, ou então uma percentagem, por exemplo o IVA é uma taxa pois é 23% do preço base de um produto. A relação de compressão não se altera nem é uma percentagem de nada.

Então o que é a relação de compressão? É a relação de volume entre a câmara de combustão e o volume total do cilindro (arrastado mais câmara de combustão).
É portanto a relação do volume disponível quanto o pistão está no ponto morto superior com o volume disponível quanto o pistão está no ponto morto inferior.

Quanto maior a relação de compressão mais eficiente e mais potente é um motor (par todas as outras condições iguais), mas aumentar a relação de compressão obriga a que o motor seja mais resistente e pode causar detonação no ciclo Otto.

Quanto aos aditivos acho que não se justificam única e simplesmente porque todos os combustíveis já têm aditivos que cumprem com a qualidade mínima imposta pela União Europeia. Combustíveis com mais aditivos (os chamados GForce e afins) não valem a pena para as nossas motas tal como não valem a pena para a maior parte dos carros com motores Otto de injecção indirecta, isto porque são injectores simples e de baixa pressão que não entopem facilmente.

Como disse onde podem fazer falta é em motores otto de injecção directa em que os injectores trabalham a pressões 30 vezes maiores, ou nos Diesel Common Rail que trabalham com pressões 600 vezes maiores, e esses sim são muito susceptíveis a avarias.

É raríssimo ver um motor otto parado por ter um injector avariado, e se acontecer com 100€ mudas e está feito, num Diesel CR não só avariam mais facilmente e são (bem) mais caros e não podes mudar só um.
Por isto e outras razões é que quero motores longe lol!

Resumidamente, gasolina aditivada nas nossas motas não faz mal, mas também não trás grandes vantagens... Preocupa-te mais em deixar aquecer a mota antes de puxar por ela e ter as revisões em dia que combustível usam? 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  yoshi Dom 29 Abr - 13:02

Hum... as coisas que aprendo contigo :)

Obrigado.

Como sabes há muita controversia em torno dos combustiveis. Nomeadamente entre os das cadeias de hipermercados e as outras. E é constante a justificaçao do uso uns em deterimento de outros com base na deteriorizaçao dos componentes do circuito dos combustiveis, na sua obstruçao e no rendimento. E isso faz com que muita gente meta combustiveis mais caros , pois bas pessoas receiam.

Mas nao me vou sem te deixar um desafio pedagogico:

Imaginemos que vou comprar uma mota. Mas quero ser rigoroso na minha escolha . Para saber poder identificar claramente a mota que pretendo , separando a de outras, eu preciuso de interpretar correctamente varias coisas. entre elas a ficha tecnica. Passa no topico da mecanica. Vou abrir topico.

Muito obrigado mais uma vez.

yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  jjmaia Dom 29 Abr - 13:05

De nada amigo.

Em relação ao índice de octano consigo ajudar, na questão de combustíveis normais vs hipermercados não comendo porque não tenho conhecimentos sobre os mesmos.

Eu na mota meto de marca, faço poucos quilómetros e faço portanto... No carro vai levar kit GPL agora no dia 7 e a partir dai já não me preocupo com aumentos de combustíveis nem se é de hiper ou não lol!
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  veiga Dom 29 Abr - 14:14

Grande JJMaia


Ora bem... cá vai a minha experiência.


A Valentina leva sempre 95 da Galp, BP, Repsol, etc, etc.

Normalmente fujo de bombas de gasolina com pouco movimento, pois estas significam gasolinas "mais velhas", depósitos mais sujos, etc. mas quando tem de ser, siga e mais nada!

Agora quando faço viagens, tento sempre fazer pelo menos um depósito com gasolina G Force ou Ultimate, não porque me vá dar mais potência, mas sim por causa dos tais aditivos que o JJMaia falou, entre os quais se encontram alguns detergentes, que "limpam o motor".

E sim, já o fiz ínumeras vezes e realmente, nota-se o motor com um trabalhar mais redondo, mais suave.

Mas não pensem que basta fazer um depósito para se sentir isto, pois somente após o 2ç depósito é que se nota alguma diferença.

Por isso quando vou de viagem (e a bolsa permite) lá vai um ou 2 depósitos de Ultimate ou G Force, a Valentina fica feliz, pois tem paparoca da boa.

Entretanto resolvi fazer uma experiência com a gasolina do Jumbo.

A carroça leva de vez em quando gasolina do Jumbo e ainda não se queixou, embora atualmente prefira ir à Makro e meter Repsol, que apesar de mais barata que nas outras bombas, mesmo assim é mais cara que a do Jumbo.

Voltando ao Jumbo, numa das alturas que fui lá com o enlatado e enquanto esperava para reabastecer olhei para os preços e fiz umas contas rápidas:

A 98 estava no Jumbo a 1,699 €, enquanto a 95 nos psotos Galp e outros, estava a 1,754 €

Ora bem, pensei eu... se abastecer aqui a Valentina com 98, fica mais barato que meter 95 nas bombas "normais"!

E foi o que fiz... mal ela entrou na reserva, pimbas, Jumbo 98. A princípio o tal efeito placebo.. epá até anda bem, responde bem etc.. o pior foi quando fui fazer a média aos consumos: 3,9 L. !!!

Em andamento absolutamente normal, fazendo os caminhos que faço diariamente e ao mesmo ritmo de sempre gastou mais 0,4 L.

Pensei eu...bom, pode ter sido alguma coisa... e volta a fazer mais um depósito com 98 Jumbo e... 3,9 L, outra vez!

Hum....volto ao sítio do costume, ou seja Galp de Linda-a-Velha, atesto, e... nova média e 3,5 L!

Ah pois é, mais 0,4 L no consumo. Não sei qual a explicação, mas... voltei ao que fazia antes, 95 Galp e outros e em viagem Ultimate e G Force!

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

que combustível usam? Empty Re: que combustível usam?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos