F125cc.com
Ver nível do óleo do motor F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Ver nível do óleo do motor F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
77 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 77 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Ver nível do óleo do motor

+2
Marco Machado
Fernando Gil
6 participantes

Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dissidente Dom 18 Ago - 19:33

Eu, nabo, me confesso... ou pelo menos assim o creio.

Nunca tive qualquer dificuldade em ver o nível do óleo em dezenas de viaturas enlatadas que ao longo dos anos me passaram pelas mãos, mas aqui na minha burra tem sido de longe a tarefa mais árdua que tenho feito (bem, esticar a corrente também tem dado trabalho, mas está a ir ao sítio).

No início o meu problema era o raio de posição em que a vareta enrrosca. Aquela treta entra de esgelha, toda torta, e primeiro que conseguisse apanhar a posição correta das primeiras vezes penei meus amigos, penei muito, a ponto de enrroscar aquela treta toda mal e passar uma meia horita - sim... meia horita... Ver nível do óleo do motor 861721 Ver nível do óleo do motor 142750 - a tentar enrroscar aquilo corretamente e a resmungar.

Ultrapassado este pincel, e lá me tendo habituado ao ângulo chato em que aquilo enrrosca, o meu próximo problema (e que aparentemente persiste, pois tive-o há poucas horas novamente quando estive a fazer a manutenção à corrente - limpzar, esticar e lubrificar) é a leitura propriamente dita do nível. Meto a mota no descanso central, num piso nivelado, ligo o motor por uns minutos para aquecer, e de seguida desligo-o e vou ver o nível. Qual o meu problema? Só pode ser nabice... porque umas vezes o nível parece-me ter uma gotita na ponta da vareta, outras no nível normal. Desenrrosco, limpo, encosto à rosca sem enrroscar, tiro a vareta com cuidado a direito (pelo menos tento) e meço.

O que me preocupa é que fico sem grande segurança sobre a medição do nível. Se acreditar no que vi há pouco (e medi várias vezes) ando sem óleo (não creio... o motor não canta de forma diferente e parece regular, e as mudanças não andam a entrar de forma mais àspera que o normal). Mas já da última vez que vi o nível do óleo num dia tive o mesmo resultado (e até dormi mal a pensar nisso) e no outro dia medi novamente e estava a meio da vareta.

Portanto deixo a questão... será só nabice? Há mais alguém com dificuldades nisto? Ver nível do óleo do motor 70049 Sad 

Já entrei num ponto em que amanhã à hora de almoço no trabalho vou medir novamente e se continuar a não conseguir (chiça que isto parece mmo nabice Ver nível do óleo do motor 7373 ) sou capaz de passar por uma oficina aqui ao pé para "acertar o nível" Ver nível do óleo do motor 70049 Ver nível do óleo do motor 861721 
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Fernando Gil Dom 18 Ago - 20:40

Boas Dissidente. Então vamos lá a ver se te consigo ajudar:

Acho que o teu problema é dares umas aceleradelas antes de medir o nível, pois quando vais a medir o óleo, este está espalhado pelo motor todo, incluindo a cabeça do motor. Conclusão: não está no cárter, que é onde deveria estar quando se mede o nível.

Ora, para isso acontecer, a mota tem de estar desligada um bom bocado de tempo. O ideal é verificares o nível de manhã, antes de pores a mota a trabalhar. Nesse momento tens a certeza que o dito óleo já escorreu todo para o cárter.

Outra coisa: Não deves enroscar a vareta quando fizeres essa operação. Certifica-te só que esta está em posição vertical, e quando muito, enrosca apenas uma espira. O resto já sabes com certeza: a vareta deve apresentar vestígios de óleo entre o nível mín. e máx.Ver nível do óleo do motor 697124 

Espero ter ajudado.
Ver nível do óleo do motor 1522232137
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Data de inscrição : 10/07/2013
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Marco Machado Dom 18 Ago - 20:51

eu vejo sempre o nivel sem por a mota a trabalhar pois como foi dito isso espalha o óleo pelo motor, há quem diga que passados 3 ou 4 minutos o óleo já desceu, eu não concordo pois ele fica muito espalhado pelo motor e demora a chegar ao cárter, mede quando a mota já está parada a horas ai é a maneira correcta de ver o nivel

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dissidente Dom 18 Ago - 21:58

fernando.gil.14855 escreveu:Acho que o teu problema é dares umas aceleradelas antes de medir o nível, pois quando vais a medir o óleo, este está espalhado pelo motor todo, incluindo a cabeça do motor. Conclusão: não está no cárter, que é onde deveria estar quando se mede o nível.
Olá Fernando.

O manual da mota menciona o ligar a mota e deixar o motor ao ralenti até este atingir a temperatura de serviço. Não acelero o regime do motor. Apenas o deixo uns 3-5 minutos em funcionamento e depois desligo-o.

fernando.gil.14855 escreveu:Outra coisa: Não deves enroscar a vareta quando fizeres essa operação. Certifica-te só que esta está em posição vertical, e quando muito, enrosca apenas uma espira. O resto já sabes com certeza: a vareta deve apresentar vestígios de óleo entre o nível mín. e máx.Ver nível do óleo do motor 697124 
Da mesma forma não estou a enrroscar a vareta, apenas a encostar à rosca direita (perpendicular ao curso da rosca), que é o que o manual indica.

A questão de medir o nível do óleo à temperatura de serviço até faz sentido, de forma a que este atinja a viscosidade certa quando em funcionamento para avaliar o seu nível quando em funcionamento. No entanto também é verdade como ambos mencionaram que em 3 ou 4 minutos (que por acaso não estou a esperar... =| ) creio que o óleo ainda não se voltou a acumular todo novamente no cárter.

Vou tentar medir à hora de almoço quando a mota já está parada há umas 3-4 horas.

As instruções mencionadas no manual são as seguintes:

1. Ligue o motor e mantenha-o ao ralenti durante alguns minutos.
2. Desligue o motor e assente o motociclo sobre o descanso central e sobre um piso nivelado.
3. Depois de alguns minutos, desenrosque a vareta de nível, limpe-a e volte a inseri-la sem a enroscar.
Retire a vareta. O nível de óleo deve estar entre as marcas superior e inferior da vareta de óleo.
4. Se for necessário, abasteça com o óleo adequado até à marca superior. Não a ultrapasse.
5. Enrosque a vareta. Certifique-se de que não se verificam perdas de óleo.
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  vinnys Dom 18 Ago - 22:02

A Daelim acho que é estranha no que refere para medir o nível de óleo... Muitos no fórum referiram isso...

Se bem me lembro, a moto estar no descanso central, deve ser ligada um minutito para espalhar o óleo pelo motor, e aguardas uns 3-5 minutos e vais verificar o nível sem enroscar a vareta, ou tal como o colega referiu só enroscas um pouquito.

Aliás, vendo aqui o owner e service manual's...
Owner Manual VJF125 ::p25 do manual :: p27 real
Service Manual VJF125 :: p43 :: secção 3-3

<ENGINE OIL LEVEL CHECK>
Check the engine oil level each day before
riding the motorcycle.
The level must be maintained between the
upper and  lower  level marks on  the oil
level gauge.
1. Start the engine and let it idle for a few
minutes.
2. Stop  the engine and put  the motorcycle
on its main stand on level ground.
3. After a  few minutes,  remove  the oil
level gauge, wipe  it  clean,  and  reinsert
the gauge without screwing it in.
Remove the gauge. The oil level should
be between  the upper  and  lower marks
on the oil level gauge.
4. If  required,  add  the  specified oil up  to
the upper level mark.
Do not overfill.
5. Reinstall the oil level gauge.
Check for oil leaks.
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  vinnys Dom 18 Ago - 22:06

LoL escrevi ao mesmo tempo e depois paff!

Mas então sendo assim tens de aguardar é uns minutos Dissidente, para que o óleo volte para baixo, e tem atenção que não diz para deixares chegar à temperatura de serviço.

Nem que faças uma série de checkups para ver isso, tipo ligas desligas, aguardas 3 min vês, aguardas 5min vês, no máximo 10min e vês, se continuar no fundo da vareta é que é mau sinal!

Mas isto é a minha opinião.
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dissidente Dom 18 Ago - 22:14

É isso que vou fazer.

Obrigado pessoal Ver nível do óleo do motor 952112 
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dissidente Seg 19 Ago - 13:17

O esperar 3-5 minutos depois de desligar o motor (ao ralenti 3 minutos) fez toda a diferença... Ver nível do óleo do motor 952112 

O nível está dentro dos limites mas abaixo da metade (~1/4). Ver se quando voltar a casa passo pela oficina a acertar o nível do óleo.

Obrigado pessoal:vit: 
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  rruella Seg 19 Ago - 17:45

Gostaria de fazer uma pergunta ainda sobre este assunto. No descanso central? e quem não o tiver a mota assentada com os dois pneus não é a mesma coisa pois não?Dissidente escreveu:
fernando.gil.14855 escreveu:Acho que o teu problema é dares umas aceleradelas antes de medir o nível, pois quando vais a medir o óleo, este está espalhado pelo motor todo, incluindo a cabeça do motor. Conclusão: não está no cárter, que é onde deveria estar quando se mede o nível.
Olá Fernando.

O manual da mota menciona o ligar a mota e deixar o motor ao ralenti até este atingir a temperatura de serviço. Não acelero o regime do motor. Apenas o deixo uns 3-5 minutos em funcionamento e depois desligo-o.

fernando.gil.14855 escreveu:Outra coisa: Não deves enroscar a vareta quando fizeres essa operação. Certifica-te só que esta está em posição vertical, e quando muito, enrosca apenas uma espira. O resto já sabes com certeza: a vareta deve apresentar vestígios de óleo entre o nível mín. e máx.Ver nível do óleo do motor 697124 
Da mesma forma não estou a enrroscar a vareta, apenas a encostar à rosca direita (perpendicular ao curso da rosca), que é o que o manual indica.

A questão de medir o nível do óleo à temperatura de serviço até faz sentido, de forma a que este atinja a viscosidade certa quando em funcionamento para avaliar o seu nível quando em funcionamento. No entanto também é verdade como ambos mencionaram que em 3 ou 4 minutos (que por acaso não estou a esperar... =| ) creio que o óleo ainda não se voltou a acumular todo novamente no cárter.

Vou tentar medir à hora de almoço quando a mota já está parada há umas 3-4 horas.

As instruções mencionadas no manual são as seguintes:

1. Ligue o motor e mantenha-o ao ralenti durante alguns minutos.
2. Desligue o motor e assente o motociclo sobre o descanso central e sobre um piso nivelado.
3. Depois de alguns minutos, desenrosque a vareta de nível, limpe-a e volte a inseri-la sem a enroscar.
Retire a vareta. O nível de óleo deve estar entre as marcas superior e inferior da vareta de óleo.
4. Se for necessário, abasteça com o óleo adequado até à marca superior. Não a ultrapasse.
5. Enrosque a vareta. Certifique-se de que não se verificam perdas de óleo.
rruella
rruella

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 31/03/2013
Mota : Yamaha Diversion 600

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dias Seg 19 Ago - 18:48

Eu devo ser muito estúpido porque ainda não percebi a lógica de enfiar a vareta sem a enroscar (a Yamaha diz o mesmo).
Como o passo da rosca da vareta é de cerca de 3 mm, isto quer dizer que a vareta pode ficar em 2 posições que distam 3 mm! Para evitar isto, aqui fica uma sugestão (melhor do que enroscar só um pouco): depois de enfiarem a vareta, rodem-na para a esquerda (desenroscar) até que salte o último fio de rosca. Deste modo têm a garantia que fica sempre na mesma posição (se é a que o fabricante quer... isso já não sei!).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Dissidente Seg 19 Ago - 19:31

Dias, por acaso habituei-me a fazer isso ehehe acho que por causa do ângulo "parvo" que a vareta tem na Roadwin, para garantir que está direita rodo sempre para a esquerda para a "endireitar" ehehe

rruela, pedes ajuda a um amigo para a segurar direita (a olho). Ver nível do óleo do motor 952112 

Bem, lembra-se de há umas horas dizer que me parecia no 1/4 do intervalo? Então aqui o caramelo sai do trabalho e passa pela RCV Motor para acertar o nível. Depois de ter estado um pouco à espera (um companheiro numa NC700X estava a escolher um suporte para a top case da mota anterior) o amigo da oficina leva a mota para um sítio plano, pede-me para a manter direita (para não meter o descanso central; vês rruela?), mede o nível e diz que está nos 3/4, e mostra-me a vareta. E eu olho para a vareta como um burro para um palácio.

Bem, disto tiram-se as seguintes conclusões:

* O amigo mencionou que não vale a pena ligar o motor e esperar que o óleo regresse ao cárter como mencionado no manual, tal como o pessoal já tinha afirmado neste tópico.

* Desde que entrei para o mundo das duas rodas fiquei nabo a medir o óleo, porque aparentemente a mota tem óleo (a minha cabeça é que não parece ter). Nos próximos dias tenho que dar uma vista de olhos novamente no nível para tentar ver o mesmo nível que vi há momentos Ver nível do óleo do motor 750583 

Algo que ele mencionou e que também se devia avaliar quando se vê o nível do óleo é a sua consistência. Colocando dois dedos na vareta e juntando-os, a (perdoem-me mas não me ocorre mais nenhum termo) gosma do óleo Ver nível do óleo do motor 314343 deve ter cerca de 2 mm entre dedos (a olho).

Portanto, a única coisa que sai daqui aparentemente é: Ver nível do óleo do motor 1987 
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Ver nível do óleo do motor Empty Re: Ver nível do óleo do motor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos