F125cc.com
Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
47 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 43 Visitantes :: 2 Motores de busca

Dias, Lallo, linhos, NFRod

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Ir em baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 14:06

Boas pessoal.

A revisão da PIX aproxima-se e além de já ter a alteração do suporte de matrícula na calha (continua-me a faltar tempo e cravar o berbequim ao meu pai; já tenho tudo o resto) queria instalar uma tomada de energia na mota para umas voltinhas maiores que eu e a Carina estamos a pensar fazer.

A intenção seria a de alimentar o telemóvel enquanto faz de GPS (quando tiver que ser), carregar a câmera, carregar uns eventuais intercomunicadores bluetooth (lá mais para a frente  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955), etc.

A minha questão ao pessoal do mototurismo (e restantes  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 697124) é se vale mesmo a pena ir para uma tomada DIN num mundo em que (quase) tudo carrega por USB. Qualquer uma das eletroniquices que mencionei anteriormente carrega por USB, e como queria uma instalação o mais simples possível (por questões estéticas mais que de instalação, porque não serei eu a instalar isto por manifesta nabice), sem ter que andar a esburacar plásticos e etc estava a pensar em comprar uma tomada USB (dupla?) deste género:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Sku_243852_2
Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Motorcycle-Waterproof-Dual-Port-Socket-Cellphone-Sticker-Micro-USB-Cable

E pendurá-la num passa-cabos junto à coluna de direcção, como na foto que tirei em baixo (aquilo é só um chicotezito de extensão USB, mas foi para ilustrar a ideia  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112):

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Er0487

O que acham pessoal?

Ainda na linha de simplicidade e menor mexida possível na mota, a ideia depois é comprar um destes suportes de GPS/telemóvel para usar no guiador:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB HTB1_B1xGXXXXXaEXXXXq6xXFXXXp
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  ricmags em Seg 29 Dez - 14:28

existem algumas que são de prender ao guiador.
outra coisa em ter atenção é por exemplo na necessidade de precisares de usar um compressor ou algo do género não podes usar pois é de isqueiro.
no caso da tua primeira foto até nem sei até que ponto consegues prender isso com fita-cola dupla (tipo das action cameras) ou até prender com uma fita zip a um dos cabos etc.

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 41Hft78lXSL._SY355_
ricmags
ricmags

Masculino Mensagens : 303
Mota : BMW R 1200 RT

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 14:51

Eu tb vi desses que mostraste, mas acho que isso deve ocupar imenso espaço no guiador, e apesar de ser algo que dá jeito não será usado muito frequentemente, motivo pelo qual quero algo discreto e que não ocupe muito espaço.

A cena do compressor tb me lembrei enquanto estava a escrever o tópico. Nós quando acampamos usamos colchões autoinsuflados. A única situação em que estou a ver precisar de um compressor seria em caso de furo, mas tb não ando com um atrás (e nisso, apesar de muito chato, verdade, faço-me depender da assistência em viagem do seguro em caso de problema  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 275703)
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Carlos Alexandre em Seg 29 Dez - 15:12

metes de isqueiro e compras adaptador de usb e assim ficas com isqueiro

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Images?q=tbn:ANd9GcSRbzrb_4_Nu8vT5uwhW0SAjtehQaUIwZhgnebWsa9ryDfooc2Vjg
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6382
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  NPedrosa em Seg 29 Dez - 15:16

Eu estou com ideias de arranjar uma coisa dessas mas deixo debaixo do banco do pendura. Para carregar o telemóvel preso no guiador, é só ligar um cabo desde o telemóvel até debaixo do banco. Simples e sem cangalhadas presas no guiador que só irão ser usadas muito esporadicamente, isto no meu caso. 

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 15:25

Também já me lembrei dessa ideia. Aí é mais a questão de ser menos versátil uma vez que tens que passar um cabo USB entre a zona do guiador e o banco (no meu caso até à zona do pendura). Preocupa-me aí o calor do motor neste tipo de cabo que não é muito vocacionado para temperaturas.  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 536420

Mas tb é uma hipótese a considerar, com um cabito USB plano e comprido... humm  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 536420
Dissidente
Dissidente

Mensagem  alfredo lopes em Seg 29 Dez - 15:39

Boas pessoal
Acabei agora mesmo de aplicar a tomada de isqueiro hehehe ja coloquei fotos no DB da MMDM, podem, querendo, ir la ver!!!
Abraço e desculpem a "invasão" hehehe
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7409
Mota : Honda Deauville 650 NT

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 15:40

Ora essa... perfeitamente on-topic  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
Dissidente
Dissidente

Mensagem  nunes em Seg 29 Dez - 15:47

Dissidente, eu comprei no lidl, uma ficha usb que liga ao isqueiro do carro.
traz ligações para quase tudo desde psp, samsung, nokia e sei lá que mais.
o ideial é colocares um carregador de isqueiro e depois comprares uma cena dessas que até nem é cara.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7612
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty usb for moto

Mensagem  Fary em Seg 29 Dez - 16:24

16 Euros... acho um pouco caro para o material que leva..

http://pt.aliexpress.com/item/Waterproof-Fused-USB-Power-Socket-DC-5V-Output-for-Motorcycle-Car-Motorbike-USB-Cigarette-Lighter-Adaptor/2041345448.html

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 7373
Fary
Fary

Masculino Mensagens : 520
Mota : Yamaha Fazer

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 17:26

Fary, arranja-se disso mais barato:

http://www.dx.com/p/jtron-waterproof-cars-motorcycle-usb-phone-navigation-car-charger-power-supply-system-black-248011

Por exemplo.

Neste momento o que me interessa é mais esboçar os prós e contras da solução. Depois de saber extatamente o que quero vou andar à procura do melhor preço  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Dissidente em Seg 29 Dez - 17:43

Por acaso agora estava a notar uma coisa a respeito destas tomadas. Umas têm fusível e outras não. Até aí tudo bem, e quero uma com fusível por motivos óbvios.

Mas outras têm um conversor DC-DC (e estas não têm fusível). Algum companheiro mais versado nestas cenas me pode explicar para que serve o conversor e se é desejável ou não neste caso? 

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB HTB1q8ZXGFXXXXasXpXXq6xXFXXXW
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Dissidente em Ter 6 Jan - 21:58

Plano posto em marcha!  :paz:

Carregador comprado:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 261514334164_1
Num rasgo de quase-DIY também comprei o fusível inline que o carregador devia ter e um relé para fazer as coisas bem feitas:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 271692666053_1 Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 261703248470_1

Estou a seguir este artigo de como montar em condições um circuito de acessórios na mota:

http://canyonchasers.net/shop/generic/relay.php

Neste modelo basicamente cria-se uma régua de distribuição para acessórios com protecção à régua (com o fusível inline, embora no ideal ter-se-ia um fusível por acessório de forma a identificar a origem de uma possível sobrecarga; desta forma se houver sobrecarga os acessórios ficam todos sem alimentação mas não se sabe qual originou a sobrecarga) e que só é alimentada quando a mota está ligada (dependendo da fonte que ativará o relé).

Isto é a teoria... agora a prática... não sei se me meta a fazê-la...  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 70049
Dissidente
Dissidente

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty isqueiro

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Jan - 9:03

Montei uma tomada de isqueiro na Suzuki e queria fazer igual na Efigénia.
Só ainda não está feito porque não tenho encontrado tomadas de isqueiro à venda.
Já procurei na Roady, na Norauto...

Apesar da dimensão, prefiro uma tomada de isqueiro às novas USB porque ainda existem muitos equipamentos com carregador próprio e para ligação a tomada desse género.

Dissente: para que queres o relé? Para teres corrente na tomada apenas com a ignição em ON ou a mota a trabalhar?
Na Suzuki preferi directo, para poder ter o telemóvel a carregar com a mota parada e desligada.

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8157
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Dissidente em Qua 7 Jan - 10:25

Sim Helder, é para só poder ter os acessórios ligados com a mota a trabalhar (devo ligar o relé ("eu"... ahah) ao circuito do médio, como é ligado com o motor).

Como a mota dorme em garagem do prédio, e mesmo na rua nunca podemos confiar em que não haja um maluco qualquer a brincar com a coisa prefiro estar assim. Além disso posso sempre virar-me para a Carina e dizer "Mor, vou carregar o telemóvel à Mealhada, volto mais tarde"  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 697124
Dissidente
Dissidente

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty :)

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Jan - 10:47

É fácil, de facto...
12 volt, + e - a alimentar o relé, para que funcione.
12 volt, em princípio pelo +, para o que queres fornecer ao consumidor, neste caso à tomada. O outro polo da tomada pode ligar diretamente à bateria ou ao quadro, conforme quiseres fazer...
12 volt, em + no sinal que queres que faça atracar o relé permitindo a passagem de corrente da ligação do paragrafo anterior para a tomada.

Se este sinal for 12 volt + dos faróis, por exemplo, ficas com corrente na tomada quando ligas as luzes, se ligares ao alternador ficas com corrente apenas quando o motor estiver a trabalhar, se ligares ao canhão de chave ou à bomba de óleo, por exemplo, deves ter corrente quando rodas a chave para ON...
Se a tua mota for como a minha Efigénia, as luzes acendem logo que rodas a chave...

Por mim, ligava directo à bateria, com fusível no +. Posso ter um amargo de boca um dia, que me descarregue a bateria toda... mas enfim.

O que gostava mesmo de fazer, era instalar um relé temporizado, para as luzes acenderem automaticamente, mas apenas um ou dois segundos depois do motor estar a trabalhar... trocar o sinal de chave ON pelo do alternador, mas com efeito retardado.

Helder Cruz

Mensagem  Dissidente em Qua 7 Jan - 10:58

Hummm percebo a tua ideia, mas não o motivo  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955

Estás preocupado com a longevidade da lâmpada?
Dissidente
Dissidente

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty :)

Mensagem  Helder Cruz em Qua 7 Jan - 11:01

Para poupar a bateria... está a alimentar as luzes, o quadrante e leva uma pancada do motor de arranque!!
Se estiver fraca... vai-se de vez!

Helder Cruz

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: