F125cc.com
Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
52 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 52 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

+4
NPedrosa
Carlos Alexandre
ricmags
Dissidente
8 participantes

Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 14:06

Boas pessoal.

A revisão da PIX aproxima-se e além de já ter a alteração do suporte de matrícula na calha (continua-me a faltar tempo e cravar o berbequim ao meu pai; já tenho tudo o resto) queria instalar uma tomada de energia na mota para umas voltinhas maiores que eu e a Carina estamos a pensar fazer.

A intenção seria a de alimentar o telemóvel enquanto faz de GPS (quando tiver que ser), carregar a câmera, carregar uns eventuais intercomunicadores bluetooth (lá mais para a frente  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955), etc.

A minha questão ao pessoal do mototurismo (e restantes  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 697124) é se vale mesmo a pena ir para uma tomada DIN num mundo em que (quase) tudo carrega por USB. Qualquer uma das eletroniquices que mencionei anteriormente carrega por USB, e como queria uma instalação o mais simples possível (por questões estéticas mais que de instalação, porque não serei eu a instalar isto por manifesta nabice), sem ter que andar a esburacar plásticos e etc estava a pensar em comprar uma tomada USB (dupla?) deste género:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Sku_243852_2
Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Motorcycle-Waterproof-Dual-Port-Socket-Cellphone-Sticker-Micro-USB-Cable

E pendurá-la num passa-cabos junto à coluna de direcção, como na foto que tirei em baixo (aquilo é só um chicotezito de extensão USB, mas foi para ilustrar a ideia  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112):

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Er0487

O que acham pessoal?

Ainda na linha de simplicidade e menor mexida possível na mota, a ideia depois é comprar um destes suportes de GPS/telemóvel para usar no guiador:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB HTB1_B1xGXXXXXaEXXXXq6xXFXXXp
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  ricmags Seg 29 Dez - 14:28

existem algumas que são de prender ao guiador.
outra coisa em ter atenção é por exemplo na necessidade de precisares de usar um compressor ou algo do género não podes usar pois é de isqueiro.
no caso da tua primeira foto até nem sei até que ponto consegues prender isso com fita-cola dupla (tipo das action cameras) ou até prender com uma fita zip a um dos cabos etc.

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 41Hft78lXSL._SY355_
ricmags
ricmags

Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 26/02/2013
Mota : BMW R 1200 RT

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 14:51

Eu tb vi desses que mostraste, mas acho que isso deve ocupar imenso espaço no guiador, e apesar de ser algo que dá jeito não será usado muito frequentemente, motivo pelo qual quero algo discreto e que não ocupe muito espaço.

A cena do compressor tb me lembrei enquanto estava a escrever o tópico. Nós quando acampamos usamos colchões autoinsuflados. A única situação em que estou a ver precisar de um compressor seria em caso de furo, mas tb não ando com um atrás (e nisso, apesar de muito chato, verdade, faço-me depender da assistência em viagem do seguro em caso de problema  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 275703)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Carlos Alexandre Seg 29 Dez - 15:12

metes de isqueiro e compras adaptador de usb e assim ficas com isqueiro

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Images?q=tbn:ANd9GcSRbzrb_4_Nu8vT5uwhW0SAjtehQaUIwZhgnebWsa9ryDfooc2Vjg
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  NPedrosa Seg 29 Dez - 15:16

Eu estou com ideias de arranjar uma coisa dessas mas deixo debaixo do banco do pendura. Para carregar o telemóvel preso no guiador, é só ligar um cabo desde o telemóvel até debaixo do banco. Simples e sem cangalhadas presas no guiador que só irão ser usadas muito esporadicamente, isto no meu caso. 

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 15:25

Também já me lembrei dessa ideia. Aí é mais a questão de ser menos versátil uma vez que tens que passar um cabo USB entre a zona do guiador e o banco (no meu caso até à zona do pendura). Preocupa-me aí o calor do motor neste tipo de cabo que não é muito vocacionado para temperaturas.  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 536420

Mas tb é uma hipótese a considerar, com um cabito USB plano e comprido... humm  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 536420
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  alfredo lopes Seg 29 Dez - 15:39

Boas pessoal
Acabei agora mesmo de aplicar a tomada de isqueiro hehehe ja coloquei fotos no DB da MMDM, podem, querendo, ir la ver!!!
Abraço e desculpem a "invasão" hehehe
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 15:40

Ora essa... perfeitamente on-topic  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  nunes Seg 29 Dez - 15:47

Dissidente, eu comprei no lidl, uma ficha usb que liga ao isqueiro do carro.
traz ligações para quase tudo desde psp, samsung, nokia e sei lá que mais.
o ideial é colocares um carregador de isqueiro e depois comprares uma cena dessas que até nem é cara.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty usb for moto

Mensagem  Fary Seg 29 Dez - 16:24

16 Euros... acho um pouco caro para o material que leva..

http://pt.aliexpress.com/item/Waterproof-Fused-USB-Power-Socket-DC-5V-Output-for-Motorcycle-Car-Motorbike-USB-Cigarette-Lighter-Adaptor/2041345448.html

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 7373
Fary
Fary

Masculino Mensagens : 520
Data de inscrição : 17/03/2014
Mota : Yamaha Fazer

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 17:26

Fary, arranja-se disso mais barato:

http://www.dx.com/p/jtron-waterproof-cars-motorcycle-usb-phone-navigation-car-charger-power-supply-system-black-248011

Por exemplo.

Neste momento o que me interessa é mais esboçar os prós e contras da solução. Depois de saber extatamente o que quero vou andar à procura do melhor preço  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Seg 29 Dez - 17:43

Por acaso agora estava a notar uma coisa a respeito destas tomadas. Umas têm fusível e outras não. Até aí tudo bem, e quero uma com fusível por motivos óbvios.

Mas outras têm um conversor DC-DC (e estas não têm fusível). Algum companheiro mais versado nestas cenas me pode explicar para que serve o conversor e se é desejável ou não neste caso? 

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB HTB1q8ZXGFXXXXasXpXXq6xXFXXXW
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Ter 6 Jan - 21:58

Plano posto em marcha!  :paz:

Carregador comprado:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 261514334164_1
Num rasgo de quase-DIY também comprei o fusível inline que o carregador devia ter e um relé para fazer as coisas bem feitas:

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 271692666053_1 Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 261703248470_1

Estou a seguir este artigo de como montar em condições um circuito de acessórios na mota:

http://canyonchasers.net/shop/generic/relay.php

Neste modelo basicamente cria-se uma régua de distribuição para acessórios com protecção à régua (com o fusível inline, embora no ideal ter-se-ia um fusível por acessório de forma a identificar a origem de uma possível sobrecarga; desta forma se houver sobrecarga os acessórios ficam todos sem alimentação mas não se sabe qual originou a sobrecarga) e que só é alimentada quando a mota está ligada (dependendo da fonte que ativará o relé).

Isto é a teoria... agora a prática... não sei se me meta a fazê-la...  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 70049
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty isqueiro

Mensagem  Helder Cruz Qua 7 Jan - 9:03

Montei uma tomada de isqueiro na Suzuki e queria fazer igual na Efigénia.
Só ainda não está feito porque não tenho encontrado tomadas de isqueiro à venda.
Já procurei na Roady, na Norauto...

Apesar da dimensão, prefiro uma tomada de isqueiro às novas USB porque ainda existem muitos equipamentos com carregador próprio e para ligação a tomada desse género.

Dissente: para que queres o relé? Para teres corrente na tomada apenas com a ignição em ON ou a mota a trabalhar?
Na Suzuki preferi directo, para poder ter o telemóvel a carregar com a mota parada e desligada.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Qua 7 Jan - 10:25

Sim Helder, é para só poder ter os acessórios ligados com a mota a trabalhar (devo ligar o relé ("eu"... ahah) ao circuito do médio, como é ligado com o motor).

Como a mota dorme em garagem do prédio, e mesmo na rua nunca podemos confiar em que não haja um maluco qualquer a brincar com a coisa prefiro estar assim. Além disso posso sempre virar-me para a Carina e dizer "Mor, vou carregar o telemóvel à Mealhada, volto mais tarde"  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 697124
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty :)

Mensagem  Helder Cruz Qua 7 Jan - 10:47

É fácil, de facto...
12 volt, + e - a alimentar o relé, para que funcione.
12 volt, em princípio pelo +, para o que queres fornecer ao consumidor, neste caso à tomada. O outro polo da tomada pode ligar diretamente à bateria ou ao quadro, conforme quiseres fazer...
12 volt, em + no sinal que queres que faça atracar o relé permitindo a passagem de corrente da ligação do paragrafo anterior para a tomada.

Se este sinal for 12 volt + dos faróis, por exemplo, ficas com corrente na tomada quando ligas as luzes, se ligares ao alternador ficas com corrente apenas quando o motor estiver a trabalhar, se ligares ao canhão de chave ou à bomba de óleo, por exemplo, deves ter corrente quando rodas a chave para ON...
Se a tua mota for como a minha Efigénia, as luzes acendem logo que rodas a chave...

Por mim, ligava directo à bateria, com fusível no +. Posso ter um amargo de boca um dia, que me descarregue a bateria toda... mas enfim.

O que gostava mesmo de fazer, era instalar um relé temporizado, para as luzes acenderem automaticamente, mas apenas um ou dois segundos depois do motor estar a trabalhar... trocar o sinal de chave ON pelo do alternador, mas com efeito retardado.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Dissidente Qua 7 Jan - 10:58

Hummm percebo a tua ideia, mas não o motivo  Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB 326955

Estás preocupado com a longevidade da lâmpada?
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty :)

Mensagem  Helder Cruz Qua 7 Jan - 11:01

Para poupar a bateria... está a alimentar as luzes, o quadrante e leva uma pancada do motor de arranque!!
Se estiver fraca... vai-se de vez!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB Empty Re: Tomada DIN (vulgo "de isqueiro") vs Tomada USB

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos