F125cc.com
Ajuda para futura compra de scooter Yamaha F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Ajuda para futura compra de scooter Yamaha F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
187 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 187 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  aganor Qui 18 Jun - 16:15

Boas pessoal!

Ainda não tenho moto mas pretendo muito em breve adquirir uma Yamaha Cygnus RS 125cc de 2008,

A moto é de um sujeito cá da ilha, com 24500 km.

Alguém sabe-me dizer, por experiência, a média de consumo desta moto? não encontro informação sobre isto (até já vi o manual e tudo lol)

Como ainda não vi a moto e pretendo encontrar-me com o sujeito este fim de semana, como poderei inspecionar a moto para ver se está tudo bem? Ou terei de me dirigir a uma oficina?

Escolhi esta moto porque...bom, porque gosto da yamaha e porque o preço tá baixo hehe
cumps
aganor
aganor

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/06/2015
Mota : Yamaha Cygnus RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  Marco Machado Qui 18 Jun - 16:27


_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  aganor Qui 18 Jun - 17:02

Muito obrigado, tinha visto posts do amigo Dias mas não lembrei-me dos diários de bordo :)
aganor
aganor

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/06/2015
Mota : Yamaha Cygnus RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  Dias Qui 18 Jun - 18:36

O consumo médio actualizado, ao fim de 14.180 km, é de 3,15 l/100 km.
Para teres uma ideia mais precisa, os consumos máximo é mínimo de fiz (com um depósito) foram de 3,67 e 2,75.
Note-se que tenho (actualmente) 97 kg e que os consumos "baixos" foram feitos em passeios pela Serra Algarvia, o que não é muito diferente dos Açores.

Se a moto tem 24.500 km, deve estar quase na altura de mudar a correia pela 2ª vez (a menos que já tenha sido mudada). De qualquer modo, pergunta ao actual proprietário quando é que mudou a correia (a da minha só estou a pensar mudar pela 1ª vez, SE NECESSÁRIO, aos 15.000, o que vai acontecer em Agosto, mas há concessionários que mudam aos 12.000).

Embora a Cygnus RS não seja uma Maxi-Scooter, vais ficar espantado com os disparates que vais ter vontade de fazer com ela!
Os grandes problemas são:
- Se tiveres problemas de coluna, o que não me parece que seja o caso atendendo à idade, a moto é muito "dura" atrás se não se andar com pendura (são as leis da Física... como a moto é muito leve e está feita para poder transportar pendura, a suspensão traseira fica muito rija quando se anda a "solo").
- As jantes são só de 10", o que que quer dizer que são uma desgraça para andar em buracos.
- Cautela com a qualidade da borracha dos pneus... Não te deites muito antes dos pneus estarem quentes!
- MUITA CAUTELA COM O DESCANSO CENTRAL porque parte-se com a maior das facilidades! Um bom investimento (que fica pago da primeira vez que o descanso central se parta) é encomendares o descanso lateral da Vity e passares a meter a Cygnus no descanso lateral (EU JÁ PARTI 2 DESCANSOS CENTRAIS).

Fora isto, cautela com os ciúmes da maria... porque se o dia tem 24 horas... vais querer pular para cima da Cygnus durante 25!
A Cygnus arranca mais devagar do que uma PCX... mas a diferença é pouca!
Se for preciso, pega-se ao colo para estacionar!
Gosta de rolar a 75-80 km/h.
Em plano, não passa dos 95 km/h. A descer, não abuses acima de 105 km/h. A subir, embalada aguenta-se nos 80 km/h, o que quer dizer que não atrapalhas o trânsito (o problema é precisamente ao contrário... porque, quando os FDP dos enlatados atrapalham o trânsito, precisas de 200 metros para recuperar de 60 a 80; a solução é evitar que os "lentos" se metam na frente; aqui o princípio é simples... se uma PCX passar... a Cygnus também passa!). Aproveita as curvas para sair de punho aberto! Os enlatados geralmente "borregam" e ganhas 10 metros, o que te permite usar os tais 200 metros que precisas para passar de 60 para 80 km/h (é um pouco aquilo que os meus amigos canídeos fazem para "marcar terreno"... se "mijares" na estrada... o enlatado que vem atrás já sabe que aquele "terreno" é teu!).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  aganor Dom 21 Jun - 15:00

Boas :)

Durante estes dias mantive-me em contato com o vendedor, mas apenas para o próximo fim de semana é que irei ver a moto pessoalmente. O fulano mora longe, pelo menos para nós 40km é considerado longe :)

Pela conversa dele, parece que a moto está boa, pois:

- tem 24500km e com 7 anos. A moto da minha mãe, a Honda Vision de 110cc, é de 2012 e já tem quase 30000km, usada todos os dias.
- Ele é o único proprietário da moto, diz ele que em 2008 comprou-a por 2700 euros na Yamaha, não sei se este valor é verdadeiro, parece-me muito para esta moto mesmo nova?
- Mudou a vela de ignição há 15 dias, nunca mexeu em mais nenhuma parte do motor, pois não foi preciso, dito por ele.
- A afinação está de fábrica ainda.
- Não chegou a mudar a correia pois na oficina foi-lhe dito que ainda não era preciso.
- Disse que não muda o filtro de ar pois está fixo na tampa, mas não sei se dá para mudar ou não.
- Levou bomba de combustível à uns meses atrás.

Agora é só questão de ver a moto pessoalmente. Estão aqui umas fotos que ele facultou-me da moto:

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha 30crfp1
Ajuda para futura compra de scooter Yamaha 8vq9w0
Ajuda para futura compra de scooter Yamaha 11snvrp
aganor
aganor

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/06/2015
Mota : Yamaha Cygnus RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  Dias Seg 22 Jun - 12:08

Comentários:

- tem 24500km e com 7 anos....
Os 24.500 km não me assustam. O que me assusta são os 7 anos. Isto porque tudo o que é borrachas precisa de verificação.

- Ele é o único proprietário da moto, diz ele que em 2008 comprou-a por 2700 euros na Yamaha, não sei se este valor é verdadeiro, parece-me muito para esta moto mesmo nova?
E parece-te muito bem... Se ele tirar entre 700 a 1.000 € é capaz de ficar mais perto do valor correcto. A minha também foi comprada nova na Yamaha, mas em Abril de 2010, e custou menos de 2.000 €. Neste momento já não posso precisar o valor porque paguei sinal, docs, equipamento e a moto. Para comparação, uma Vity 125E custa actualmente 2.125 €, a Vity sempre foi mais cara que a Cygnus e actualmente é de imjecção.

- Não chegou a mudar a correia pois na oficina foi-lhe dito que ainda não era preciso.
A Yamaha recomenda que seja mudada a cada 12.000 km. A minha, vou olhar para ela daqui por 300 km (15.000 km).

- Disse que não muda o filtro de ar pois está fixo na tampa, mas não sei se dá para mudar ou não.
Mais uma vez, a Yamaha recomenda que o filtro seja mudado a cada 12.000 km! Se a moto já não chegar aos 95-100 km/h em plano... já sabes porquê e vais notar uma grande diferença quando mudares o filtro! Efectivamente, o filtro ESTÁ NA TAMPA... CADA FILTRO NOVO É UMA TAMPA NOVA!

- Levou bomba de combustível à uns meses atrás.
Não é bomba... é a válvula de corte de combustível. Agora é a minha vez de dizer que, se calhar, não precisava! Um dia destes explico.

E a bateria?
Vais-me querer convencer que uma bateria com 7 anos, numa moto que só faz 3.300 km/ano, está de boa saúde (os Açores têm a grande vantagem que os Invernos não são muito frios, mas, mesmo assim, 7 anos são 7 anos)?

Quanto a preços, esta:

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha 1000753135_class-6IZOK1

está à venda na Madeira por 1.050 €.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  aganor Seg 22 Jun - 12:18

Dias, quando falamos em tampa, estamos a falar da carcaça toda ou da parte preta em baixo da moto, onde está o motor? (Não percebo quase nada de motos).

O mais seguro então vai ser uma revisão da moto antes de a comprar, ou comprar a moto e assumir uma revisão e mudança das peças que referiu se estiverem a precisar de mudança.

O sujeito aparenta ter razões financeiras para vender a moto, mas só quando o vir é que poderei avaliar se é porque precisa do dinheiro ou porque a moto está danificada..

E vai ajudar dizer que estou a ser aconselhado por um entendido nesta moto hehe ;)

cumps
aganor
aganor

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/06/2015
Mota : Yamaha Cygnus RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  Dias Seg 22 Jun - 16:12

Tanto a carcaça como a tampa são em plástico preto. O filtro está na (ou é a) tampa, que é a parte exterior que se fixa com 6 a 8 parafusos M6 de cabeça Philips, tipo "tremoço" lacados a cinzento.

O filtro é de papel, vem embebido em óleo e a Yamaha não aconselha limpar. A razão é simples: como está embebido em óleo, se lhe enfias com ar comprimido para limpar (como se faz com os filtros secos)... ou não limpa ou fura! Se quizeres (tentar) poupar uns €, começa por limpá-lo: tira o filtro, mete gasolina ou diluente pelo lado de dentro, apanha o diluente à saída, filtra ou decanta-o, volta a deitar pelo lado de dentro, deixa ficar ao ar pelo menos uma noite para secar bem e dá-lhe com ar comprimido (pelo lado de dentro); depois... tens que voltar a pôr óleo... aqui começam os problemas... é que se metes óleo a mais, o motor engasga-se de punho aberto, se metes óleo a menos, passa poeira para dentro do cilindro! Quanto a mim, só vale a pena fazer isto para desenrascar, e.g. se não houver uma falha de filtros novos para substituir!

Embora cada moto seja um caso, atendendo às coisas que não foram feitas ao longo de 7 anos, eu preparava-me para a levar a um representante oficial Yamaha e largar uns 300 € só para ficar descansado.

Embora a minha actividade profissional seja toda "números", prefiro sair fora quando chega a compra-venda. Por exemplo, não entendo o "valor (de mercado)" de certas coisas... dizem que certas coisas valem 10 €? Não percebo, eu não dou 1 cêntimo por elas! Em contrapartida, mesmo que me digam que certas coisas valem menos do que 1 cêntimo, não as vendo por menos de 10 €!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  aganor Ter 7 Jul - 12:25

Editado: Fiz o meu diário de bordo e coloquei o conteúdo deste post lá.
aganor
aganor

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/06/2015
Mota : Yamaha Cygnus RS 125

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para futura compra de scooter Yamaha Empty Re: Ajuda para futura compra de scooter Yamaha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos