F125cc.com
Problemas Derbi 125 ruido no motor ? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Problemas Derbi 125 ruido no motor ? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
46 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 46 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

5 participantes

Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sex 3 Mar - 14:15

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum já passou por um situação idêntica à minha.

Há cerca de 3 semanas apanhei um valente susto porque ia na auto estrado e de repente ouve-se um ruído, como se alguma coisa se tinha partido e a mota perdeu aceleração, o primeiro pensamento foi que o a corrente tinha partido.

Olhei e vi que não tinha nada de mal, ligue a mota e sem qualquer problema. Problemas Derbi 125 ruido no motor ? 750583

No dia seguinte achei por bem passar na oficina para me darem a opinião, estiveram bastante tempo a acelerar com a mota e nada, deram apenas a indicação que estava a ser preciso trocar o kit transmissão.

Foi substituído e o problema mantém.

Ou seja.

A mota depois de quente aleatoriamente em regimes alto ouve-se um barulho metálico como de um corrente e sinto a mota a perder força.

Também verifiquei que esse barulho pode-se ouvir se acelerar até as 11000rpms antes do corte com a mota parada.

O que vos parece?

E possível ser válvulas?

Abc

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  nunes Sex 3 Mar - 14:56

eu não percebo nada de motas mas isso parece-me algo estranho.
a corrente está regularmente apertada, certo?
isso dá a ideia de ser qualquer coisa que se passa mas que logo volta ao lugar.
espera que a malta já vem aí dar umas ideias.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sex 3 Mar - 15:36

Boa tarde Nunes, 
Sim está, foi sempre a ideia que tinha, seria algo relacionado com a corrente mas o ruído também se ouve com a mota parada, por isso penso que não seja esse o problema.
 Ainda perguntei na oficina, se não poderia ser a corrente do comando e disseram logo que não parecia, mas pronto.

Obrigado.

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Marco Machado Sex 3 Mar - 17:23

vou investigar o que poderá ser Problemas Derbi 125 ruido no motor ? 536420

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Dias Sex 3 Mar - 18:09

Quanto a mim, a substituição do kit de transmissão foi a maneira da oficina se fazer pagar do tempo que esteve à procura da avaria... sem ter descoberto nada!
O que descreves assusta-me, porque pode ser a haste de uma válvula gripada. Em contrapartida, descansa-me não dizeres que o barulho se mantem (os "gripanços" não costumam desaparecer).
Em qualquer caso, muita, muita, mas mesmo muita cautela até descobrires o que é, porque uma haste gripada pode partir-te o motor ou bloquear-te a roda.
Vai dando notícias.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sex 3 Mar - 18:53

Ainda a semana passada, andei com ela e nunca fez, eu já todo contente. 

Esta semana la voltou a fazer.

Na oficina a indicação que deram foi que se fosse válvulas, com a rotação que tinham testado tinha dado de si. 
Juro que me parece o barulho de uma corrente a roçar em algum lado (dentro do motor ) o estranho é a perda de força acompanhado com o barulho.

Ainda a 8000klm mandei afinar as válvulas e foi um dinheirão.

Acham que mande a oficina abrir o motor?

Aproveito também para referir que tenho um pequena fuga de compreção na junta mas já anda assim a mais de 10000klm e nunca apresentou problemas porque e muito pequena.
Abc

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Dias Sáb 4 Mar - 14:27

Até pode ser uma corrente, se for dessa maneira que é feita a ligação entre a cambota e o veio de excentricos. O que é estranho é que o esticador da corrente, seja ele uma mola ou por pressão de óleo, deve estar do lado em que a corrente é "empurrada", isto é, mesmo que haja folga não afecta a sincronização! Não quero alargar-me mais porque não conheço esse motor.
Conclusão: Procura uma oficina oficial da marca ou pede à oficina que contacte o importador ou manda uma exposição para http://www.derbi.com/pt/
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Mario_Marques Sáb 4 Mar - 17:26

Mandou afinar válvulas há 8000km atrás?
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sáb 4 Mar - 20:44

Sim mais o menos a esses kilometros.

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Mario_Marques Sex 10 Mar - 10:21

morfar escreveu:Sim mais o menos a esses kilometros.

E de quantos em quantos é que é suposto?
Uma coisa eu sei, que se o ruido só te aparece em determinadas alturas, em alta rotação e possivelmente só se pronuncia a um determinado esforço, é algo que está relacionado com uma mola ou massa em rotação e a determinada frequencia(hz) e como tal não é uma coisa fácil de descobrir numa oficina a dar gas com a mota parada sem o motor estar nas mesmas condições.

Eu não sei qual o teu motor pois não especificas e há mais que um, mas se for este tem aqui um "manual" basico de oficina
https://pt.scribd.com/doc/129446337/Derbi-Technical-Training-2010-125-4T-4V
Tu devias ter uma coisa dessas assim como a oficina onde foste.
Se o teu motor for como esse é um motor de touches e não de martelos ajustaveis convencionais, que explica o porque de teres pago uma pipa de massa, mas por norma esse sistema é muito mais fiavel.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Seg 13 Mar - 0:07

Bom dia, 

Sim, é exactamente esse o motor. 

Só que nunca sei quando deve ser feita a afinação, isto porque no documento que enviaste refere aos 6000, 24000,48000,72000... 

Mas depois no manual da moto em questão refere 1000, 12000,24000,36000,48000,60000....

Existe também um manual Workshop que também refere que deve ser feita 6000, 24000,48000,72000... 
.....

Mandei fazer a afinação por volta das 13000klm porque já estava a fazer muito barulho.
Sendo que as touches de origem eram de 2,45mm e passaram para 2,65mm (que na minha opinião acho que subiram muito)....

Agora está com 24000klm e não sei se mande afinar?

Respondendo ao Dias ,
Infelizmente a "oficina oficial" não aceita mexer na mota, porque tenho a entrada de ar alterada. 
Penso que a uns tempo até falamos disso :)
Ou seja a oficina só via a mota se eu manda-se vir a caixa de ar de origem.  Problemas Derbi 125 ruido no motor ? 750583

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sáb 18 Mar - 12:48

Boa tarde, 

Hoje estive a ver a folga das válvulas , e o resultado foi o seguinte 

admissão D.0,15 E0,10
Escape D.0,10 E 0,10

De acordo com o manual diz que deve ser entre 
Admissão -0,10 a 0,15
Escape -0,15 a 0,20

ou seja as de escape estão com um folga inferior ao recomendado. 

O que vos parece?

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Marco Machado Sáb 18 Mar - 14:18

pelos dados que dizes sim estão dá um bocado de folga

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Sáb 18 Mar - 17:25

Eu queria :)

Mas as touches que tenho são 245mm e as que estão na mota são todas 265mm.


Ou seja tenho de mandar vir umas de 255mm para ficar com uma folga de 0,20mm?

Certo ?

Acham que estão a ver a coisa bem? :)


Agora gostava era de saber se o ruído que ouso com o motor a trabalhar é a folga ser muito pequena ?

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Ter 21 Mar - 15:13

Alguém?

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Mario_Marques Qua 22 Mar - 12:39

A cam não tem desgaste?
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Qua 22 Mar - 16:32

Boa tarde, 
A cam parece nova, a mota ainda só tem 23000KLM.

Hoje fiz o teste de tapar o escape com o pano e tentar perceber de onde vem o ruído, e da a sensação que vem mesmo das válvulas de escape. 

Algo a tocar em metal. 

Estive também a ver a corrente de comando e tudo ok. 


Já encomendei as touches de 255mm mas ainda não tenho previsão de chegada do material. E estou com algum receio de continuar a andar na mota. 


Acham que este barulho posso ser a falta de folga nas válvulas?




Cumprimentos 

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  morfar Qui 23 Mar - 17:55

Boa tarde, 

Hoje deram a informação que a peça demora mais de 1 mês a chegar. 


Na vosso opinião acham que e mais seguro colocar as antigas 2,45.

Ficando assim com uma folga de 0,30mm?

Pergunto isto porque hoje em conversa com um colega disse que mal por mal, mais valia ter mais folga do que não ter folga. 


O que acham ?

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Mario_Marques Sex 24 Mar - 9:26

Nenhuma das situações é propriamente boa mas sim, é preferível folga a mais do que a menos e a válvula não assentar bem, pode interferir com o pistão e empenar a válvula(não sei se esse motor é um motor de interferência ou um de não interferência, mas a maioria dos motores modernos são motores de interferência).
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  nunes Sex 24 Mar - 10:04

Mario_Marques escreveu:Nenhuma das situações é propriamente boa mas sim, é preferível folga a mais do que a menos e a válvula não assentar bem, pode interferir com o pistão e empenar a válvula(não sei se esse motor é um motor de interferência ou um de não interferência, mas a maioria dos motores modernos são motores de interferência).


eu acho que deve ser de interferência porque mais de 1 mês à espera de uma peça interfere com a paciência de qualquer um. Problemas Derbi 125 ruido no motor ? 326955 Problemas Derbi 125 ruido no motor ? 326955
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Resolvido + ou - :)

Mensagem  morfar Ter 26 Set - 19:39

Boa noite a todos, 

Desculpem não ter dado feedback. 

Chegou o material, montei as touchs do escape liguei a mota e o barulho metálico continuou .

Estava preparado para fechar tudo e lembrei-me, deixa cá tirar as touchs da admissão para tirar a referencia para a próxima saber as medidas. 

A touch do lado direito da admissão simplesmente estava presa e não queria sair, lá com muita paciência saiu, do de caras com limalhas, então não é que a mola estava partida. 


Milagrosamente andei com a mota mais o menos 3000klm com uma mola da válvula partida.

Neste momento já abri o motor , levou todas a válvulas, molas, redentores, juntas, etc. 


Agora estou com problemas na afinação no Carb porque na altura foi afinado com a mola partida e o trabalhar da mota mudou completamente.

Em média alta rotação (6000rpm até 8000rpm) dá a sensação de estar com mistura muito rica pois demora muito tempo a desenvolver, e se bem me lembro quando é pobre dá soluços.

O que vos parece ? 
 
actualmente 
jet alta 120
jet baixa 40 
 
Mesmo que aumente a entrada de ar não sinto grande diferença. 

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Fullsi10Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Img_4611Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Img_4710

morfar

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 25/02/2015
Mota : Derbi GPR 125

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas Derbi 125 ruido no motor ? Empty Re: Problemas Derbi 125 ruido no motor ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos