F125cc.com
Aquisição de Mota 125 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Aquisição de Mota 125 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
70 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 70 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Aquisição de Mota 125

3 participantes

Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Aquisição de Mota 125

Mensagem  ruiaraujo012 Dom 16 maio - 11:16

Olá a todos,

Sou novo aqui no forum mas parece-me o local indicado para pedir ajuda.

Quero comprar uma mota em breve, uma 125 mas não sei qual escolher, quero uma naked e até agora vi três modelos interessantes:

  • KTM Duke 125;
  • Honda CB125R;
  • Yamaha MT 125;

Para tentar ajudar, deixo aqui mais algumas informações:

  • Queria uma mota que não fosse muito alta, tenho 1.85m e cerca de 77kg.
  • Será uma mota para condução em cidade mas para dar uns passeios com a namorada, a ideia não é ir para muito longe, para já, sei que estes modelos não são muito confortáveis para o pendura.
  • Possivelmente irei colocar uns suportes para umas bolsas, para quando for dar uns passeios levar algumas coisas lá.

Estou aberto a mais sugestões.

Já agora, queria tambem comprar um casaco, um capacete, intercomunicador para o capacete e umas luvas, se puderem sugerir alguns artigos agradeço.

Desde já obrigado ;)

ruiaraujo012

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/05/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Re: Aquisição de Mota 125

Mensagem  Trigueiro Seg 17 maio - 11:21

Esses são três modelos de topo e não é difícil encontrá-los em exposição à venda. O meu conselho é senta-te nessas três motas e vê em qual das mesmas te sentes mais confortável. Tenho praticamente a mesma altura que tu e sei que quando poiso os pés no chão, as peseiras da MT 125 estão a bater-me nas canelas, coisa que curiosamente já vi não acontecer com outra pessoa da minha altura. Daí a importância de experimentar, pois não há duas pessoas iguais.

Outros dois pormenores importantes são a altura do banco e, muitas vezes esquecido, a largura do mesmo! Em duas motas diferentes, se uma tiver o assento 1 centímetro mais alto, mas um banco mais estreito no local onde o condutor se senta, pode ser mais fácil esse mesmo condutor assentar bem os pés no chão, ao contrário da outra mota que até tem o assento mais baixo, mas este é mais largo. Daí, outra vez, a importância de experimentar.

Uma mota pode ser mais pesada do que a outra, mas se o centro de gravidade for mais baixo, até pode parecer mais leve e fácil de manobrar nas manobras de parqueamento e na condução a baixa velocidade. Daí, mais uma vez, a importância de experimentar (sentamo-nos na mota e, com os pés no chão, inclinamos a mesma para um lado e para o outro, verificando se sentimos a mota muito "pesada" ou "leve").

E levar a pendura! É ela quem vai ficar no pior lugar, o lugar que cada vez mais os fabricantes de motas sacrificam no conforto em favor da estética Aquisição de Mota 125 750583, pelo que também deve dar a sua opinião. É possível que a primeira mota em que se sente seja uma experiência assustadora, pelo que depois de experimentar as 3 convêm voltar à primeira, pois nessa altura a opinião poderá já não ser tão má como provavelmente será da primeira vez.

Tem cuidado também com a forma como as tuas pernas ficam fletidas quando te sentas na mota (as mulheres suportam melhor as pernas fletidas para fora). Se o ângulo de abertura lateral das pernas for muito pronunciado, o que geralmente acontece quando as peseiras estão muito próximas do assento, poderás sentir desconforto na anca, passado pouco tempo de estares a andar na mota.

Verifica também se tens assistência da marca perto de casa ou se tens uma boa relação de confiança com a loja que te a vende. É um factor muito importante no pós venda!

Se nada do acima dito fizer uma grande diferença entre um modelo e outro, compra a que mais te apaixona!

Nota: Se não tiveres experiência a andar de mota, aconselho-te a pedires um par de lições numa escola de condução. Provavelmente vais diminuir a probabilidade de deixares cair a tua mota nova logo no primeiro mês, coisa que muitas vezes sucede nas manobras de parqueamento ou em curvas apertadas, especialmente em locais inclinados. E faz as manobras de parqueamento (ou de desparqueamento...) com a pendura fora da mota! A pendura também tem que saber como se entra e se sai da mota, quer para não te mandar a ti e à mota ao chão, quer para aprender como não tocar com a perna ou com a canela no escape, o qual vai estar a escaldar no fim da viagem!



Quanto a luvas, blusões e capacetes, ainda bem que pensaste nos mesmos, coisa que muita gente só se lembra à última da hora, quando já não tem o dinheiro. Não te esqueças que será uma despesa a multiplicar por dois, pois a pendura também conta! Digo-te só que na questão dos capacetes, o experimentar é fundamental, mais ainda do que experimentar a mota! É que não há duas cabeças com o mesmo tamanho e o mesmo formato. E os capacetes variam em tamanho... e também em formato!

O normal é o capacete ficar ligeiramente apertado quando o experimentamos na primeira vez, uma vez que os almofadados interiores vão acamar com o tempo. O capacete não deve ficar largo e também não deve ficar excessivamente apertado. Mete o capacete na cabeça e verifica se o consegues manter pelo menos durante um minuto. Se o desconforto aumentar ao fim desse minuto, então esse não é o teu capacete.

Evita os capacetes que custam menos de 150-200€, pois geralmente a qualidade e a segurança dos mesmos não compensa o baixo custo, especialmente se tivermos uma mota que chega aos 100km/h com alguma facilidade.  Faz o possível por comprar capacetes fechados ou, no mínimo, articulados. São os mais seguros e, especialmente no inverno, os mais confortáveis. Isso de levar com o vento na cara ser uma coisa muito gira e romântica, tem muito que se lhe diga! Não tem piada nenhuma levar com chuva na cara, com poeira nos olhos e muito menos com um moscardo quando se anda de mota, simplesmente porque usamos um capacete aberto que não tem forma de nos proteger a face e os olhos. E olha que levar com um moscardo na cara, a mais de 80km/h, é o mesmo que levar com uma pedra. Além de que se morares num local ventoso, descobrirás que em dias de rajadas de vento, este dá-te autênticas bofetadas, se a cara não for protegida.

Ah! E na altura de cair, nada como um capacete fechado para que os pêlos da barba que temos no queixo não fiquem agarrados ao asfalto. Ou os dentes e a ponta do nariz...

Quando a blusões, compra os que tenham alguma proteção de ombros, cotovelos e de costas. A partir dos 150-200€ já há opções bastante válidas, desde que não te queiras armar em piloto de corridas, pois neste caso as proteções do blusão e das calças já são para levar muito a sério!

Quando a luvas, geralmente as com um mínimo de qualidade custam de 50€ para cima, embora por vezes se apanhe alguma pechinchas a menor preço. Usar luvas e blusão é obrigatório, não porque a lei o diz, mas porque a segurança da pendura e de ti assim o impõe. Até no verão! Não te esqueças que mais vale suar do que sangrar.

Por último, usar sapatos ou botas sem cordões (para que estes não se prendem ao pedal das mudanças ou do travão de pé) e usar, no mínimo, calças de ganga mais grossa. Nunca, mas nunca usar chinelos e/ou calções na condução de uma mota! Só aqueles que nunca malharam no chão de chinelos e/ou calções é que dirão que não há problema nenhum em fazê-lo e a opinião destes não conta para nada.


Última edição por Trigueiro em Seg 17 maio - 11:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do português.)

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

ruiaraujo012 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Re: Aquisição de Mota 125

Mensagem  ruiaraujo012 Seg 17 maio - 11:54

Muito obrigado pela paciência, bem mais esclarecido.  Aquisição de Mota 125 1f60d 

Apesar de ter 24 anos e carta de carro, aos 16 tirei a de mota, mas andava só de vez em quando com a do meu pai, uma yamaha wr125r, só que era uma mota muito alta e não muito confortável para viagens em cidade, portanto manobras não é problema, quanto à pendura, também já andou comigo na mota do meu pai e porta-se muito bem em cima da mota, é quase como se andasse sozinho.

Agora que tenho o meu trabalho, gostava de comprar uma a meu gosto, dai pensar nestes modelos.

Proteção sempre achei essencial, ainda para mais em motas, portanto queria mesmo algo que protegesse, não estava a pensar em capacetes abertos, quanto muito um modular, não quero bater com os queixos. Luvas e casaco acho importante também, botas e calças já seria um acréscimo para depois.

Se não for pedir muito, capacetes, embora tenha de experimentar, que marcas/modelos aconselham? Só para não comprar gato por lebre, como não percebo muito desses assuntos  Aquisição de Mota 125 1f605

ruiaraujo012

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/05/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Honda CB 125 F

Mensagem  Kxadas Ter 18 maio - 12:37

Boas 

Caso te interesse, tenho uma Honda CB 125 F que comprei nova em Julho de 2017 e fiz apenas 1700 kms, dos quais 830 kms foram numa rodagem bem feita até ao Algarve. Está impecável. 
Tenho a mota parada e só anda em voltinha curta aos fins de semana para a manter saudável.. Vendo por 2.000€ já com a mudança de nome incluída no preço.
Caso não te interesse, bom futuro negócio e boas voltas  Aquisição de Mota 125 697124

Kxadas

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/09/2013
Mota : Honda CB125F

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Re: Aquisição de Mota 125

Mensagem  ruiaraujo012 Ter 18 maio - 13:05

Olá,

A ideia é mesmo comprar uma nova para manter uns bons anos. Mas obrigado pela oferta.

Abraço.

ruiaraujo012

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/05/2021
Mota : -

Kxadas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de Mota 125 Empty Re: Aquisição de Mota 125

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos