F125cc.com
peugeot kisbee 2t não anda F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
peugeot kisbee 2t não anda F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
35 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 35 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

peugeot kisbee 2t não anda

3 participantes

Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Seg 3 Abr - 17:50

Boa tarde a todos,

Devido a recomendação de dois amigos escolhi registar me neste forum e apresentar o meu problemas aos mais entendidos. Desde já obrigado.

Recentemente comprei uma peugeot kisbee a 2 tempos de 2018 com 2500km a um senhor com alguma idade que já não conseguia andar mais nela, até ai tudo ok.
Passado cerca de duas semanas comecei a reparar que a mota teimava em não pegar a primeira. Pensei que poderia ser o relanti que poderia precisar de ajuste no carburador e assim ajustei. Nos primeiros dias tudo ok, nada a apontar. No entanto, os dias foram passando e reparo que o problema além de persistir começou a agravar-se.

Costumo usar a mota para ir ao ginasio, ou seja, 10min ida e 10min de volta. A mota fica parada cerca de 40/50min. Algumas idas minhas ao ginasio a mota, quando eu queria vir embora, pegava, ficava a trabalhar durante 10s e ia abaixo. A medida que ia tentando que  mota desse ela ficava cada vez menos tempo ligada até não ligar mais. Dessas vezes que isso me aconteceu tive uns 5 min a insistir até a mota ligar e permanecer ligada para poder vir embora.

A mota está agora na minha garagem a ter o mesmo problema. Liga, fica ligada uns 10s e vai abaixo. Vou tentando liga-la e fica cada vez menos tempo ligada até não ligar mais. Engraçado que se a deixar "repousar" 1h ou mais ela volta a ligar e acontecer o mesmo.

Já experimentei trocar a vela, limpei o carburador duas vezes para ter a certeza, tirei a bateria e dei lhe ao kick e ela pegou e o mesmo de sempre. Já tentei também ver se chega combustivel ao carburador metendo a mão do lado da entrada de ar e fiquei com a mão cheia de gasolina, portanto chega combustivel ao carburador. 
Estou sem mais ideias. 
Alguém tem alguma sugestão? Cumprimentos

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  Dias Seg 3 Abr - 19:57

O que descreves parece o filtro ou a torneira da gasolina entupida (a gasolina que te apareceu na mão pode ser só a que estava no tubo).

Sugestões:
1) Se não tiver filtro, experimenta com a torneira virada para a reserva (pode ser que só um dos lados do depósito esteja sujo).
2) Fecha a torneira, desliga o tubo da gasolina do carburador, arranja um copo/lata e abre a torneira para ver se enche ou se "morre" a meio, o que quererá dizer que há porcaria no depósito.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

razzon99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Seg 3 Abr - 20:32

Dias escreveu:O que descreves parece o filtro ou a torneira da gasolina entupida (a gasolina que te apareceu na mão pode ser só a que estava no tubo).

Sugestões:
1) Se não tiver filtro, experimenta com a torneira virada para a reserva (pode ser que só um dos lados do depósito esteja sujo).
2) Fecha a torneira, desliga o tubo da gasolina do carburador, arranja um copo/lata e abre a torneira para ver se enche ou se "morre" a meio, o que quererá dizer que há porcaria no depósito.
Boa noite,

Obrigada pela resposta.

A minha mota não tem filtro, pelo menos a vista. A torneira que se refere ela não tem, tem a válvula de vácuo que está em baixo do deposito da gasolina que liga a dois tubos que vão ao carburador, assumo que seja um de gasolina e outro de vácuo. Será essa válvula que estará estragada? Fiz o seguinte, tirei o tubo que vai ao carburador com gasolina e liguei a mota, a válvula salpicou gasolina para fora assim que tentei dar ao kicks.
Lembrei me se também não pode ser ajuste de válvulas mas com 2,5k de km? Cumprimentos

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  Dias Seg 3 Abr - 22:04

ERRO MEU, porque não prestei atenção à moto que era, isto é, que tem a tal válvula de abertura por vácuo!
Como saiu gasolina assim que deste ao kick, a válvula parece estar boa, mas mantenho um eventual problema de entupimento (a moto trabalha enquanto está gasolina nos tubos, mas depois falha porque o débito não chega).

Atendendo a que é perigoso abrir a ligação válvula-depósito, porque não haveria nada a impedir derramar gasolina, sugiro:
- Arranja um tubo para substituir a ligação de vácuo, com comprimento suficiente para ir da válvula à boca (vê Nota abaixo); chupando a válvula abre.
- Desliga o tubo da gasolina do carburador e usa o copo e teste que mencionei no post anterior.

Nota: Uma seringa grande (custa 1 €) ligada na ponta do tubo que vai ao colector de admissão faz o mesmo efeito, mas é preciso ter mais cautela com fugas.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

razzon99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Ter 4 Abr - 13:34

Dias escreveu:ERRO MEU, porque não prestei atenção à moto que era, isto é, que tem a tal válvula de abertura por vácuo!
Como saiu gasolina assim que deste ao kick, a válvula parece estar boa, mas mantenho um eventual problema de entupimento (a moto trabalha enquanto está gasolina nos tubos, mas depois falha porque o débito não chega).

Atendendo a que é perigoso abrir a ligação válvula-depósito, porque não haveria nada a impedir derramar gasolina, sugiro:
- Arranja um tubo para substituir a ligação de vácuo, com comprimento suficiente para ir da válvula à boca (vê Nota abaixo); chupando a válvula abre.
- Desliga o tubo da gasolina do carburador e usa o copo e teste que mencionei no post anterior.

Nota: Uma seringa grande (custa 1 €) ligada na ponta do tubo que vai ao colector de admissão faz o mesmo efeito, mas é preciso ter mais cautela com fugas.


Boa tarde,

Hoje de manhã fiz o seguinte:

Com a ajuda de outra pessoa tiramos o deposito fora, escorremos a gasolina para um bidão e com a gasolina toda escorrida tiramos a válvula de vácuo. A única coisa "diferente" era o filtro de gasolina estar torto e poderia não estar a dar completa passagem para a válvula. Experimentamos então o seguinte, desapertamos o filtro de gasolina da válvula e metemos ao sitio tudo, apenas sem o filtro. Se realmente fosse o filtro que tivesse a matar a passagem da gasolina a mota funcionaria, a priori. De facto, ela como sempre ligou mas continua a ir abaixo e fazer a mesma coisa... 
Mesmo depois tirando o deposito fora para colocar o filtro novamente lá dentro o tubo do carburador tinha gasolina portanto estou a assumir que falta de gasolina ela não terá...

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Qua 5 Abr - 1:53

Update:

Tentei meter a mota a trabalhar apenas com a caixa de ar mas sem o filtro, para ver se não era o filtro entupido. Igual, liga durante um tempo e vai abaixo.

Por teimosia também tirei lhe o escape a pensar que as tantas não estaria entupido também mas nada, sempre os mesmos sintomas.

Devo referir uma coisa, quando ela decide pegar ela está um pouco acelerada ao ponto da roda de tras rodar, já que depois de lhe tirar o carburador para limpar não consegui ainda dar lhe o tune. Ela acelera sozinha e eu se lhe der acelerador logo nos primeiros instantes ela acelera normalmente e quer logo sair do descanso central, nota se que tem força... Mas eventualmente, mais segundo menos segundo vai abaixo. Se esperar uns 3/4 minutos já pega outra vez

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  ming.impiedoso Qua 5 Abr - 14:22


Lembrei me se também não pode ser ajuste de válvulas mas com 2,5k de km? Cumprimentos
Viva. Se é 2T não tem válvulas. Ela em andamento puxa bem? Não soluça? Se andar bem, não pode ser falta de gasolina, é problema elétrico. Que combustivel estàs a por? Isso tem mistura automatica, certo?
P.S. nas specs da moto aparece injeção electronica e disseste que limpaste o carburador?
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

razzon99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Qua 5 Abr - 16:56

ming.impiedoso escreveu:

Lembrei me se também não pode ser ajuste de válvulas mas com 2,5k de km? Cumprimentos
Viva. Se é 2T não tem válvulas. Ela em andamento puxa bem? Não soluça? Se andar bem, não pode ser falta de gasolina, é problema elétrico. Que combustivel estàs a por? Isso tem mistura automatica, certo?
P.S. nas specs da moto aparece injeção electronica e disseste que limpaste o carburador?
Boa tarde,

Não sabia desse aspeto dos 2t não terem válvulas, estamos sempre a aprender. Obrigado!

Posto isto, o que tentei fazer hoje que me deixou intrigado foi o seguinte:

Visto que ela pega sempre quando a deixo repousar, decidi tentar andar logo nela. Mal ela pegou dei umas voltas a garagem antes de ela morrer. Notei que se der gás a fundo ela abafa, tenho logo de tirar acelerador, no entanto se for muito gradualmente ela ainda alcança uma velocidade considerável ( dentro da garagem não da para muitoo..). Dei umas 2 ou 3 voltas e ela começou a querer ir abaixo. Tentei mante-la ligada dando lhe pequenas aceleradas e ela ainda tentava não ir abaixo, mas acaba sempre por ir.

Respondendo-lhe as suas questões, o combustível é 95 gasolina da marca jumbo. Ao limpar o deposito não encontrei nenhuns resíduos por ai além, nem no próprio filtro de gasolina. Esqueci me de mencionar que a mota ficou algum tempo parada no antigo dono, já que ele não andava regularmente após a pandemia. 
Sim tem mistura automática. Penso que este modelo tem duas versões, uma a carburador ( que é a minha) e outra a injeção eletrónica.

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  ming.impiedoso Qua 5 Abr - 17:09

Quando limpaste o carburador, viste se a boia estava solta? Se ela estiver presa, não deixa a gasolina entrar no carburador. O gigler estava limpo? Tenta po-lo noutra posição. (deve ter varias). Que óleo de mistura estás a usar? Pode ser oleo a mais, mas isso isolava a vela. A mota tem regulação da mistura? Quando tiraste a vela, como é que estava? Esbranquiçada, ou muito preta? Vê na net como a vela deve estar com boa queima.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  Dias Qua 5 Abr - 17:39

Ainda me lembro quando a minha Cygnus fez cerca de 5 km, até conseguir chegar à oficina, em que o motor só trabalhava com o punho ligeiramente acima do mínimo, e, quando finalmente cheguei à oficina, o mecânico disse "ou é falta de gasolina ou problema eléctrico"!... E era mesmo: cachimbo da vela partido.

Nota: A Cygnus é de carburador!

Aqui chegados, fiquei baralhado porque o que encontrei na Net é que a Peugeot kisbee (mesmo a 2T de 2019) é de injecção! Se for esse o caso, bem-vindo ao maravilhoso mundo novo de como complicar as coisas simples, e fazer o Zé pagar mais, com a desculpa (algumas vezes facciosa) da Ecologia.

Seguindo a dica acima para motos de carburador do mecânico da Yamaha, se não é da gasolina... só pode ser problema eléctrico, o que quer dizer vela, cachimbo, cabo ou CDI (ou equivalente). Como o cachimbo e o cabo costumam dar problemas quando estão frios (condensação), parece-me que os dados apontam para uma CDI que poderá estar a baralhar-se quando está quente (funciona bem quando está fria; fica maluca quando aquece; volta a funcionar uns minutos depois... quando arrefeceu)!

Sugestões:
- Como também há fugas de corrente que aumentam com a temperatura, limpa muito bem com um pano embebido em álcool toda a parte de alta-tensão, desde a vela até à CDI (é uma coisa de alumínio do tamanho de 1/2 maço de cigarros).
- Se possível, arranja maneira de manter um saco com gelo (ou um pano molhado) encostado à CDI, para aumentar o tempo que ela demora a aquecer, e compara os tempos em que a moto trabalha com ou sem arrefecimento forçado (ou se volta a trabalhar mais cedo quando arrefecida, ou usa um secador de cabelo para testar se demora mais tempo a voltar a funcionar quando aquecida).

Nota: Eu escrevi "secador de cabelo", não foi "pistola para decapagem de tinta"!

E se esta kisbee for de injecção?
Nesse caso, não há válvula de abertura por vácuo, mas bomba de gasolina; não há carburador, mas um injector, e há o "tudo pode acontecer e ninguém sabe o que é", mais conhecido por ECU, centralina, ou outros nomes desagradáveis!
Espero que não seja esse o caso, porque seria como um PC com Windows: tu é que compras o PC, mas o computador só faz o que "alguém" quer (seja da tua vida privada, empresarial, etc.).

Acabei de ver que já foram publicadas duas mensagens enquanto escrevia, mas parece-me que o que escrevi pode ainda ser útil.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Qua 5 Abr - 18:46

ming.impiedoso escreveu:Quando limpaste o carburador, viste se a boia estava solta? Se ela estiver presa, não deixa a gasolina entrar no carburador. O gigler estava limpo? Tenta po-lo noutra posição. (deve ter varias). Que óleo de mistura estás a usar? Pode ser oleo a mais, mas isso isolava a vela. A mota tem regulação da mistura? Quando tiraste a vela, como é que estava? Esbranquiçada, ou muito preta? Vê na net como a vela deve estar com boa queima.
Boa tarde,

Quando limpei o carburador tirei tudo fora, ou seja, o pequeno deposito que tem no carburador onde está a boia, o gigler que se refere, que se não me engano tem dois, um maior e outro mais pequeno ( em ingles é o main jet ) desapertei ambos e nos dois conseguia ver através do buraco minúsculo que tem no meio, no entanto, vou verificar tudo novamente para tirar a teima. 
Relativamente ao óleo, quando comprei a mota vinha com óleo 2t mas que não cumpria as especificações da marca que vem no manual, ou seja, rodou os 2500km provavelmente com óleos não adequados. Fiz questão de gastar mais um pouco e comprar um óleo 2t que cumpre as especificações ATI TC e JASO FC semi sintetico, sendo o que comprei ATI TC+ JASO FD porque a norauto não tinha especificamente um óleo com essas normativas . O deposito de óleo está cheio mas não a transbordar, o normal presumo.
 Regulação de mistura não faço ideia. Do deposito vem dois tubos da válvula de vácuo ao carburador e entra um outro tubo mais fino e transparente de óleo também no carburador. Essa tubo mais fino, vai dar ao que presumo que seja uma mini bomba de óleo que puxa o óleo do deposito que vai através de um filtro até a bomba.
Quando tirei a vela fora não medi os mm mas posso confirmo com 100% de certezas que ela estava com uma cor mais negra, não muito. Confesso que troquei a vela por descargo de consciência e por 3,5€ preferi faze-lo.

Vendo o lado positivo da coisa, com 22 anos e sem curso de mecanica, já desmontei a mota quase toda, so falta tirar motor (esperemos que não chegue a isso) Apesar de frustrante tem sido interessante aprender  peugeot kisbee 2t não anda 456796

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  Dias Qua 5 Abr - 18:54

Parabéns por seres o tipo de pessoa que "mete as mãos na massa"! peugeot kisbee 2t não anda 952112
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Qua 5 Abr - 19:03

Dias escreveu:Ainda me lembro quando a minha Cygnus fez cerca de 5 km, até conseguir chegar à oficina, em que o motor só trabalhava com o punho ligeiramente acima do mínimo, e, quando finalmente cheguei à oficina, o mecânico disse "ou é falta de gasolina ou problema eléctrico"!... E era mesmo: cachimbo da vela partido.

Nota: A Cygnus é de carburador!

Aqui chegados, fiquei baralhado porque o que encontrei na Net é que a Peugeot kisbee (mesmo a 2T de 2019) é de injecção! Se for esse o caso, bem-vindo ao maravilhoso mundo novo de como complicar as coisas simples, e fazer o Zé pagar mais, com a desculpa (algumas vezes facciosa) da Ecologia.

Seguindo a dica acima para motos de carburador do mecânico da Yamaha, se não é da gasolina... só pode ser problema eléctrico, o que quer dizer vela, cachimbo, cabo ou CDI (ou equivalente). Como o cachimbo e o cabo costumam dar problemas quando estão frios (condensação), parece-me que os dados apontam para uma CDI que poderá estar a baralhar-se quando está quente (funciona bem quando está fria; fica maluca quando aquece; volta a funcionar uns minutos depois... quando arrefeceu)!

Sugestões:
- Como também há fugas de corrente que aumentam com a temperatura, limpa muito bem com um pano embebido em álcool toda a parte de alta-tensão, desde a vela até à CDI (é uma coisa de alumínio do tamanho de 1/2 maço de cigarros).
- Se possível, arranja maneira de manter um saco com gelo (ou um pano molhado) encostado à CDI, para aumentar o tempo que ela demora a aquecer, e compara os tempos em que a moto trabalha com ou sem arrefecimento forçado (ou se volta a trabalhar mais cedo quando arrefecida, ou usa um secador de cabelo para testar se demora mais tempo a voltar a funcionar quando aquecida).

Nota: Eu escrevi "secador de cabelo", não foi "pistola para decapagem de tinta"!

E se esta kisbee for de injecção?
Nesse caso, não há válvula de abertura por vácuo, mas bomba de gasolina; não há carburador, mas um injector, e há o "tudo pode acontecer e ninguém sabe o que é", mais conhecido por ECU, centralina, ou outros nomes desagradáveis!
Espero que não seja esse o caso, porque seria como um PC com Windows: tu é que compras o PC, mas o computador só faz o que "alguém" quer (seja da tua vida privada, empresarial, etc.).

Acabei de ver que já foram publicadas duas mensagens enquanto escrevia, mas parece-me que o que escrevi pode ainda ser útil.

Vou tentar esses truques. Não me tinha ocorrido que o problema poderia ser elétrico. 
Deixo aqui uma imagem do "setup" da mota para verem  peugeot kisbee 2t não anda 697124  
peugeot kisbee 2t não anda 111

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  razzon99 Qua 5 Abr - 19:09

Dias escreveu:Parabéns por seres o tipo de pessoa que "mete as mãos na massa"! peugeot kisbee 2t não anda 952112
Obrigado Dias!

O trauma começou quando tinha carro e as pessoas que metiam as mãos ao carro nunca faziam o trabalho a 100%... desde ai que procuro sempre resolver primeiro pela minha mão, se não der que remedio...

Tenho pena que pela pesquisa que fiz na internet não encontro o manual de reparo deste modelo especifico. Era mais simples e até deveria ter os torques de aperto dos parafusos para ficar tudo impec  peugeot kisbee 2t não anda 113258

razzon99

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2023
Mota : peugeot kisbee

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  ming.impiedoso Sex 7 Abr - 20:33

Eh pá, eu olho para isso e não percebo nada, scooters não são o meu forte. Nem consigo ver o cabeço do motor, nem o carburador! Mas experimenta o que o Dias te disse. Se a parte da alimentação e escape estão bem, só pode ser problema elétrico.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

peugeot kisbee 2t não anda Empty Re: peugeot kisbee 2t não anda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos