F125cc.com
Velocidade "cruzeiro" F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Velocidade "cruzeiro" F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
66 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 66 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Velocidade "cruzeiro"

3 participantes

Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  AlexandreC Qua 12 Jul - 15:10

Olá minha boa gente, tenho aqui uma questão que me estou a fazer relativamente a uma viagem que vou fazer na minha NMax125

Ora questões de velocidades máximas a parte, como me iniciei a pouco tempo na mota e tenho conduzido em cidade e relativamente devagar devido aos limites de localidade, ao estar prestes a fazer a minha primeira viagem até ao Alentejo por nacional, cerca de 180km, coloco aqui a questão

A que velocidade posso considerar fazer a viagem para que a mota não esteja em grande esforço? ela aguenta a velocidade de 90 km/h? ou devo talvez manter-me nos 80?

Coloco mais a questão porque a mota não mostra as rotações, e ainda não lhe conheço bem o barulho de motor para saber o que ele me pede, e como sei que são motas de pouca potência, não se deve exigir muito delas

Já agora aproveito para mencionar que ela ainda está em rodagem, algo que também é para ser considerado

Agradeço desde já as respostas
AlexandreC
AlexandreC

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/05/2023
Mota : Yamaha NMax125

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Re: Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  Dias Qui 13 Jul - 15:47

Como parece que está toda a gente de férias, vais ter que te aguentar com a opinião do velhadas.
Já tive uma XMax 125, uma XMax250 e ainda tenho a minha primeira "menina", uma Cygnus 125 (de carburador). Na minha opinião (de velhadas e esquecendo a conversa de vendedor), a NMax 125 fica entre a Cygnus e a XMax 125.
Com a Cygnus, que num dia de Inverno, frio, sem vento e com humidade alta consigo chegar aos 105 km/h em plano, ando confortavelmente a 80 km/h, independentemente da distância... até os "problemas de coluna de um tipo com 74 anos" me mandarem parar.
Com a XMax 125, fazia AE a 100 km/h "na boa" até precisar de parar para "recarregar o nível de Super Bock". Já nas subidas das nacionais (leiam os meus Diários de Bordo!!!), não conseguia aguentar os 90 km/h e ficava com os TIR a "cheirarem-me" a traseira, pelo que mudei para a 250 (na altura fazia viagens frequentes Lisboa-Algarve).
Assim, acho que uma NMax 125 faz-te as viagens para o Alentejo nas calmas, com a grande vantagem de ser pouco provável que sejas multado por excesso de velocidade acima de 90 km/h (a menos que faças de propósito).

Não me canso de dizer que as minhas viagens Lisboa-Algarve (275 km) demoram sempre o mesmo tempo, independentemente de serem com uma XMax 125, Lifan 250, XMax 250, ou com uma "besta" de 74 HP, demoram sempre 3:45, porque paro sempre nos mesmos sítios e, se for mais depressa, fico parado mais tempo!

No teu caso, 180 km seriam uma brincadeira para a moto se ela não estivesse em rodagem!
Não consegues meter mais uns quilómetros na bicha e mudar o óleo antes de ir para o Alentejo? É que pode ser a diferença entre ires sem preocupações ou a pensares que "estás a matar a moto"!
Diga o que disser a malta que defende que rodagem é coisa do passado e que já se pode sair a queimar pneu do stand com uma moto nova, eu continuo a achar que a rodagem é uma espécie de namoro... isto é, quanto tempo é que querem que o casamento dure?
Se fossemos comprar um Bugatti, obviamente que queríamos o motor "rodado", os pneus sem goma e (se fossemos o James Bond) uma garrafa de Bollinger bem fresca no banco do pendura (ou uma alternativa mais quente). Mas como temos que nos contentar com motos, devemos tratar bem as nossas futuras "meninas" (penso eu de que).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

AlexandreC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Re: Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  AlexandreC Qui 13 Jul - 16:25

Precisamente pela opinião é que eu perguntei meu caro, e agradeço o feedback, infelizmente não consigo terminar a rodagem antes de ir para lá, portanto é uma questão de ir com mais calma na viagem, também não vou com muita pressa.

Mas qualquer coisa faço ali uma paragem extra no caminho, não é por mais ou menos 20 minutos na viagem que eu vou ficar muito mal, faço nas calmas a 80 que eu reparo que ela se põe ai até relativamente calma, é mesmo aquela situação do que tem que ser ter muita força infelizmente

Mas eu inclusive acho que a NMax e a XMax 125 partilham o mesmo motor, salvo erro, portanto se você fazia a viagem sem problemas a 100, eu não hei de dar grande esforço se for a velocidades mais baixas, amigo, nem têm a noção do quão descansado um homem fica  Velocidade "cruzeiro" 490668

Porque eu levo isto da rodagem a sério, e não queria arriscar muito, mas sendo assim, apesar de gostar mais de acabar a rodagem primeiro, fico mais tranquilo em fazer a viagem

Muito obrigado Dias, grande abraço
AlexandreC
AlexandreC

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/05/2023
Mota : Yamaha NMax125

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Re: Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  Trigueiro Qua 26 Jul - 14:58

Já fizestes a viagem grande?

A questão da velocidade é, na minha opinião, usares como velocidade máxima aquela em que sentes que o motor não vai a esforçar. Essa foi a minha experiência com a rodagem da minha 125 chinesa, que comprei em 2.ª mão, com cerca 250Km.

Desde que não esforçes demasiado o motor (nunca com o motor a frio!!!), não deverás ter problemas.

Para mim, o mais importante é o óleo que vais meter no motor após essa rodagem. Tem que ser especificamente o óleo que o fabricante recomenda ou seguramente superior! E a substituição do filtro do óleo é obrigatória! E cuidado que muitas vezes o óleo seguinte tem que ser mudado também num intervalo ainda mais curto do que aquele das mudanças de óleo normais (estes geralmente só começam a contar a partir da terceira mudança de óleo).

Eu fiz as mudanças do óleo da minha 125 chinoca durante a rodagem e uma coisa bem evidente era a cor mais prateada do óleo, logo na sua primeira mudança, resultante do desgaste dos componentes novos do motor. Tenho ideia de que essa cor prateada só desapareceu por completo quando a minha mota chegou por volta dos  5000Km.

Nota: Essa cor prateada no óleo numa mota já com muito quilómetros é sinal de motor a dar o berro.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

AlexandreC gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Re: Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  AlexandreC Qui 27 Jul - 13:19

Já fiz sim senhor, e ela até se portou bastante bem, mas infelizmente na falta do conta rotações tem que ser por ouvido o esforço do motor, e esse infelizmente ainda não o conheço bem, mas fui sempre pela casa dos 80/90 e até se fez bem, aliás, muito mais confortável e com menos consumos que andar nas estradas de Lisboa.
Reparei que ela claramente não aguentaria numa auto estrada, apesar de lá poder andar, se os camiões ali já faziam mossa, nem quero imaginar com aquelas velocidades, era meio caminho andado para ir parar ao meio do chão, agora realmente entendo a questão dos 15cv ou do aumento de cilindrada, para questões utilitárias será mesmo só para conforto de auto estrada, mas realmente faz alguma diferença, mas para nacionais, meu amigo, a NMax aguentou e bem, inclusive de noite, a iluminação é muito boa

Relativamente a mudança, como a mota é nova vou a marca, até por questões de garantia, já não falta muito, só mais uns 80km para fazer os 1000, portanto vou ver se consigo passar lá para marcar o serviço, acredito que eles lá sigam as instruções do fabricante, mas nunca fiando  Velocidade "cruzeiro" 314343

Mas para scooter citadina, ela realmente deu-me uma viagem bastante confortável
AlexandreC
AlexandreC

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/05/2023
Mota : Yamaha NMax125

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade "cruzeiro" Empty Re: Velocidade "cruzeiro"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos