F125cc.com
Preciso de uma dica urgente (desabafo) F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Preciso de uma dica urgente (desabafo) F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
59 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 59 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Preciso de uma dica urgente (desabafo)

5 participantes

Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  RafaPinto Qui 13 Jul - 18:36

Boas, tudo bem? Eu sou o Rafa e nem sei por onde começar...
Tenho 16 anos, estou a tirar a carta A1 e tenho exame de condução marcado para dia 16 de agosto (infelizmente não consegui marcar para mais cedo..).
Eu tenho uma Keeway Speed 125cc do ano de 2012 e na escola de condução pratico com uma Benelli TNT de 2021.
O meu motivo de preocupação é que o meu exame está marcado para daqui a um mês e eu já só tenho 5 aulas de condução restantes.
Não sei se dou uma aula por semana, se dou as 5 aulas mais perto da data do exame...
Uma vez eu estive a treinar os "oitos" com a minha keeway num largo perto de casa e até que não estive mal, tendo em conta que nunca tinha pegado numa mota, só que quando cheguei á escola de condução deixei a mota de lá ir abaixo muitas vezes (umas 6 ou 7 vezes), isto porque as embraiagens são diferentes.
O que me dizem? Será que marco estas 5 aulas perto do exame? Será que vou treinando com a minha mota ou seria um erro?
Preciso mesmo de ajuda porque não sei o que fazer..
Obrigado, fiquem bem. Abraço.

RafaPinto

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2023
Mota : Keeway Speed 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Dias Qui 13 Jul - 22:56

Deixar a moto ir abaixo por causa da embraiagem (seja ela qual for), chama-se nervoso miudinho!
É óbvio que o ideal é treinares na moto com que vais fazer o exame, mas já pensaste que as manetas de embraiagem são todas iguais?
Não?
Então mete a tua moto a trabalhar, salta-lhe para cima, mete a 1ª e presta atenção aos dedos mindinho e anelar da mão esquerda! Marimba-te nos outros dedos (vulgo, cag?-te neles), excepto no polegar (que é o oponível, isto é, o que permite que o mindinho e o anelar possam apertar a maneta).
Agora, sem acelerar (não é preciso) e só controlando os dois dedos mais pequenos da mão esquerda, vai dar uma volta no parque de estacionamento (com uma moto qualquer, porque são todas iguais)!

Ia desejar "boa sorte" para o exame, mas "sorte" é só outro nome para "trabalho".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  AlexandreC Sex 14 Jul - 8:18

Quer em carro, quer em mota, acho que a embraiagem é sempre o que faz mais confusão a quem está a começar, mas como disse o Dias, depois de saber funcionar com uma, sabe-se funcionar com todas, a única diferença depois será só mesmo o quanto precisas de largar para que o motor comece a fazer força, mas sinceramente, depois de o saberes fazer, rapidamente te adaptas de uma viatura para outra, é preciso é ter calma que com a pratica isso vai lá Preciso de uma dica urgente (desabafo) 952112
AlexandreC
AlexandreC

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/05/2023
Mota : Yamaha NMax125

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Trigueiro Qua 26 Jul - 14:00

Rafa

Geralmente as escolas de condução dão mais aulas, para al´me do mínimo, só que... paga-se por aulas extras.

Na categoria de exame autoproposto podes levar a tua mota. No teu caso, se é a esola de condução que te propôs a exame, não sei se podes levar a tua mota. É uma questão de perguntar. Felizmente, perguntar ainda é de graça e por isso não paga imposto. Preciso de uma dica urgente (desabafo) 952112 

Boa sorte nisso!

Nota: Quando estiveres a fazer os "8", não te inclines para cima do guiador. Faz justamente o contrário! Mantém-te o mais afastado possível do guiador, com o teu tronco  o mais reto possível (até ligeiramente inclinado para trás), de maneira que o teu peso assente o máximo possível na roda traseira. Vais ver que manobras as curvas apertadas muito mais facilmente. E, sim, praticar os "8" com a tua mota ajuda muito. Logo que os domines bem, é só uma questão de te habituares à embraiagem da mota da escola de condução. É preciso ver também se o ralenti da mota da escola de condução não está demasiado baixo...

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Helder Cruz Qui 3 Ago - 11:53

RafaPinto escreveu:Boas, tudo bem? Eu sou o Rafa e nem sei por onde começar...
Tenho 16 anos, estou a tirar a carta A1 e tenho exame de condução marcado para dia 16 de agosto (infelizmente não consegui marcar para mais cedo..).
Eu tenho uma Keeway Speed 125cc do ano de 2012 e na escola de condução pratico com uma Benelli TNT de 2021.
O meu motivo de preocupação é que o meu exame está marcado para daqui a um mês e eu já só tenho 5 aulas de condução restantes.
Não sei se dou uma aula por semana, se dou as 5 aulas mais perto da data do exame...
Uma vez eu estive a treinar os "oitos" com a minha keeway num largo perto de casa e até que não estive mal, tendo em conta que nunca tinha pegado numa mota, só que quando cheguei á escola de condução deixei a mota de lá ir abaixo muitas vezes (umas 6 ou 7 vezes), isto porque as embraiagens são diferentes.
O que me dizem? Será que marco estas 5 aulas perto do exame? Será que vou treinando com a minha mota ou seria um erro?
Preciso mesmo de ajuda porque não sei o que fazer..
Obrigado, fiquem bem. Abraço.
16 de Agosto está quase... como vão esses treinos práticos?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  RafaPinto Sáb 5 Ago - 10:22

Helder Cruz escreveu:
RafaPinto escreveu:Boas, tudo bem? Eu sou o Rafa e nem sei por onde começar...
Tenho 16 anos, estou a tirar a carta A1 e tenho exame de condução marcado para dia 16 de agosto (infelizmente não consegui marcar para mais cedo..).
Eu tenho uma Keeway Speed 125cc do ano de 2012 e na escola de condução pratico com uma Benelli TNT de 2021.
O meu motivo de preocupação é que o meu exame está marcado para daqui a um mês e eu já só tenho 5 aulas de condução restantes.
Não sei se dou uma aula por semana, se dou as 5 aulas mais perto da data do exame...
Uma vez eu estive a treinar os "oitos" com a minha keeway num largo perto de casa e até que não estive mal, tendo em conta que nunca tinha pegado numa mota, só que quando cheguei á escola de condução deixei a mota de lá ir abaixo muitas vezes (umas 6 ou 7 vezes), isto porque as embraiagens são diferentes.
O que me dizem? Será que marco estas 5 aulas perto do exame? Será que vou treinando com a minha mota ou seria um erro?
Preciso mesmo de ajuda porque não sei o que fazer..
Obrigado, fiquem bem. Abraço.
16 de Agosto está quase... como vão esses treinos práticos?
Boas, tudo bem?
Então, muito obrigado pelas mensagem e dicas que me deram, realmente estão a ajudar muito.
Ponto de situação.. acabei hoje de ter 2 aulas, tenho mais uma disponível que vou gastar no sábado (dia 12), já que tenho 2 aulas reservadas só mesmo para o dia do exame. Portanto, estou bem organizado em questão de aulas.
Respondendo ao Dias e ao AlexandreC, têm razão, é mesmo nervosismo, atualmente não deixo a mota ir tanto abaixo, obrigado.
Respondendo ao Trigueiro, sim eu provavelmente posso ir a exame com a minha mota, ainda não perguntei mas sinceramente não é algo que eu pense fazer. Sinto-me mais confortável a fazer o exame na da escola de condução porque é a que eu mais uso para treinar e aprender. Sim, posso também comprar aulas, falei isso hoje com o instrutor, mas ele foi sincero e disse que não era "interessante" para mim fazer isso já que o exame está á porta e estou quase pronto (fora que cada aula são 25€, ainda é dinheiro)
Obrigado também pelas dicas que deste para fazer os oitos, realmente ajudaste muito e já estou a começar a conseguir fazer melhor os oitos.
Sugeriram-me também para praticar com a minha mota e obrigado por me convencerem. Antes estava com medo porque a minha mota é mais pesada e mais comprida que a da escola. Hoje nas aulas fiz os oitos muito melhor (tal como tinha pensado, se consigo fazê-los numa mota mais pesada, numa mais leve que é a da escola melhor os faço).
Atualmente acho que já consigo passar dia 16, sem certezas claro, mas acho que consigo. Admito que tinha pensado em falar com o instrutor para ver mais ou menos o preço que o examinador levava para me "olear as mãos", mas acho que vou arriscar fazer o exame sem essas coisas. 
Que seja o que Deus quiser!
Obrigado a todos pela ajuda. Depois eu atualizo com novidades :)

RafaPinto

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2023
Mota : Keeway Speed 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Trigueiro Sáb 5 Ago - 11:43

RafaPinto escreveu:
Helder Cruz escreveu:
RafaPinto escreveu:Boas, tudo bem? Eu sou o Rafa e nem sei por onde começar...
Tenho 16 anos, estou a tirar a carta A1 e tenho exame de condução marcado para dia 16 de agosto (infelizmente não consegui marcar para mais cedo..).
Eu tenho uma Keeway Speed 125cc do ano de 2012 e na escola de condução pratico com uma Benelli TNT de 2021.
O meu motivo de preocupação é que o meu exame está marcado para daqui a um mês e eu já só tenho 5 aulas de condução restantes.
Não sei se dou uma aula por semana, se dou as 5 aulas mais perto da data do exame...
Uma vez eu estive a treinar os "oitos" com a minha keeway num largo perto de casa e até que não estive mal, tendo em conta que nunca tinha pegado numa mota, só que quando cheguei á escola de condução deixei a mota de lá ir abaixo muitas vezes (umas 6 ou 7 vezes), isto porque as embraiagens são diferentes.
O que me dizem? Será que marco estas 5 aulas perto do exame? Será que vou treinando com a minha mota ou seria um erro?
Preciso mesmo de ajuda porque não sei o que fazer..
Obrigado, fiquem bem. Abraço.
16 de Agosto está quase... como vão esses treinos práticos?
Boas, tudo bem?
Então, muito obrigado pelas mensagem e dicas que me deram, realmente estão a ajudar muito.
Ponto de situação.. acabei hoje de ter 2 aulas, tenho mais uma disponível que vou gastar no sábado (dia 12), já que tenho 2 aulas reservadas só mesmo para o dia do exame. Portanto, estou bem organizado em questão de aulas.
Respondendo ao Dias e ao AlexandreC, têm razão, é mesmo nervosismo, atualmente não deixo a mota ir tanto abaixo, obrigado.
Respondendo ao Trigueiro, sim eu provavelmente posso ir a exame com a minha mota, ainda não perguntei mas sinceramente não é algo que eu pense fazer. Sinto-me mais confortável a fazer o exame na da escola de condução porque é a que eu mais uso para treinar e aprender. Sim, posso também comprar aulas, falei isso hoje com o instrutor, mas ele foi sincero e disse que não era "interessante" para mim fazer isso já que o exame está á porta e estou quase pronto (fora que cada aula são 25€, ainda é dinheiro)
Obrigado também pelas dicas que deste para fazer os oitos, realmente ajudaste muito e já estou a começar a conseguir fazer melhor os oitos.
Sugeriram-me também para praticar com a minha mota e obrigado por me convencerem. Antes estava com medo porque a minha mota é mais pesada e mais comprida que a da escola. Hoje nas aulas fiz os oitos muito melhor (tal como tinha pensado, se consigo fazê-los numa mota mais pesada, numa mais leve que é a da escola melhor os faço).
Atualmente acho que já consigo passar dia 16, sem certezas claro, mas acho que consigo. Admito que tinha pensado em falar com o instrutor para ver mais ou menos o preço que o examinador levava para me "olear as mãos", mas acho que vou arriscar fazer o exame sem essas coisas
Que seja o que Deus quiser!
Obrigado a todos pela ajuda. Depois eu atualizo com novidades :)


Não te metas nisso. Nunca e em circunstância nenhuma na vida!

O mais certo é sair-te o tiro pela culatra e nessa altura já vai ser tarde demais para te arrependeres. Se o examinador for dos honestos (e podes ter a certeza de que os há, só que não são notícia nos jornais), ele aproveitará todos as pequenas falhas para as contabilizar e te chumbar, como forma de afirmação de que ele não é corrupto. Depois ele passará a palavra de que tentaste corrompê-lo a outros examinadores e todos eles farão questão em te chumbar, pois o que te passar, ficará com a suspeita de corrupção a pairar sobre ele.

Se chumbares, chumbarás como muitos outros que chumbaram. Vais de novo a exame e passarás.

Não tenhas tanta obsessão com os oitos. Sim, é preciso treiná-los, mas nos exames práticos muitas vezes chumba-se por outras questões, que a pessoa esquece-se, por vezes só a pensar nos oitos. Uma delas que ajuda a dar pontos negativos para o chumbo, é, antes de iniciares a fazer a manobra dos oitos, esqueceres de fazer o pisca a assinalar o início da tua manobra.

Lembra-te que a vida continua para além do exame e que tu vais, um dia, ter a tua carta, demore o que demorar. Garantidamente não és menos do que muitos outros que já tiraram a carta e andam por aí a conduzir.

Não te esqueças também de que as regras que tens que observar no dia do exame são também para se observar depois quando já se tem a carta. É porque a maioria das pessoas acha que uma boa parte dessas são para não se observar depois de obtida a carta que em Portugal temos a alta taxa de sinistralidade que temos.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  RafaPinto Qua 16 Ago - 20:02

Boas, tudo bem?
Então, o meu exame foi hoje ás 16 e 30 da tarde e... foi o trajeto mais fácil que estudei com o meu instrutor, correu mesmo mil maravilhas.
Estava reticente com os oitos, mas foi a parte mais fácil do exame. Para além de ser numa estrada com pouco movimento, larga e plana, eu só fiz um e o examinador mandou logo seguir.
Pelas minhas contas tive apenas 2 faltas, uma por deixar a mota ir abaixo com o nervosismo e outra dos piscas (que não foi culpa minha, eu cliquei no botão para dar o pisca mas ele não acendeu, enfim).
Resumo, tirei a carta com facilidade e amanhã vou com um amigo dar uma volta até á serra do Marão.
Muito obrigado a todos pelo apoio, um abraço. Preciso de uma dica urgente (desabafo) 952112

RafaPinto

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2023
Mota : Keeway Speed 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Trigueiro Qua 16 Ago - 22:39

Parabéns por essa carta!

Cuidado com o meteres a mota em estradas que não são de alcatrão, caso a tua mota não esteja preparada para isso. É beija-chão certo!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Dias Qui 17 Ago - 16:15

Parabéns!
Como o teu "amanhã" se calhar foi hoje, provavelmente já chego atrasado. Contudo, nunca é tarde para um passeio pelo Douro (de preferência sem turistas, o que é impossível agora). A minha sugestão é desceres do Marão por Santa Marta de Penaguião - Régua (compra uma garrafinha para beber à chegada ao Porto) e regressa pela N222 (cautela com as cerejas no alcatrão em Resende)!
Atenção que ida-e-volta sem pagar portagens são 6 horas de viagem!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

RafaPinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de uma dica urgente (desabafo) Empty Re: Preciso de uma dica urgente (desabafo)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos